É com a célebre frase de Rodrigo “Bigodón” que inicio a coluna ao maior estilo Vinny Dunga. Não é pra tanto, talvez, mas que a situação chega a ser constrangedora, chega.
Foi com estranheza que alguns colegas e leitores receberam meu posicionamento sobre Renê no Flamengo. Para quem ainda não está a par, em minha avaliação, não era necessária a contratação do jovem e promissor lateral. Por que pensaria assim?
Vale para o Renê, mas vale para um possível goleiro. Vale para alguma outra posição em que temos jovens valores pedindo passagem. Vamos nos ater ao Renê, por hora.
Renê é uma grande aquisição, não tenho dúvida. Preocupa a experiência com outros jogadores que não tiveram base em nosso elenco, mas me parece sim um jogador promissor. Talvez lute pau a pau com Trauco pela titularidade.
O grande problema é que o Flamengo fez uma pose de time mudado, com uma postura de valorização da base. A chegada de Renê rema no sentido contrário.
Na nossa base há dois jovens jogadores promissores. Michael é o que mais agrada. É muito incisivo e dribla fácil, procurando o fundo e outras vezes na diagonal. Moraes é mais velho e acabou substituindo-o na copinha deste ano. Teve um início atabalhoado, mas se recobrou e fez um resto de copinha bastante digno, fazendo duas ou três assistências ao que recordo.
Alguém aí acha que Trauco vai se machucar tão gravemente que justifique esse desespero em contratar? Porque como, já disse, este ano só haverá dez datas fifa e a libertadores para nestas ocasiões. Não seria interessante usar estas oportunidades para testar um garoto? “Ah, mas o garoto não pode ter que jogar uma libertadores”, “Vai queimar”… Aí fica difícil. Melhor, como disse um leitor nos comentários da última coluna, fechar a base.
Sabe quantas vezes a terceira opção joga? O Thiago Ennes, por exemplo ficou a ver navios, nem apresentado à torcida foi. Ronaldo ano passado fez duas partidas em que o Flamengo atuou com time reserva. A soma das duas atuações não chega a 43 minutos. Você tem mesmo esperança de o clube testar os dois laterais? Vai esperar até quando? Moraes já tem 19 anos.
O Flamengo tem jovens promissores também. Será que não daria para esperar ao menos o fim do campeonato carioca? Renê vale tanto assim o desespero? Ou será que isto já não é um reflexo de um Mea culpa, afinal, no ano passado havia dois jovens promissores que acertaram com outros clubes de graça e poderiam ter aportado aqui no Mengão? Diogo Barbosa e Marcelo Hermes.
Assim, não é culpa de Renê, mas minha postura se deve ao fato do desejo de que o Flamengo valorize mais a sua base. Testou? Deu um bom número de partidas? Não funcionou? Aí sim, contrata outro e manda embora o menino. Para de ficar iludindo o garoto e o torcedor! Mas pagar de clube formador, do famoso “Craque o Flamengo faz em casa”, não rola. Porque o Flamengo até não tem formado craques, e mesmo os bons e médios jogadores têm vivido de procrastinação e empréstimos mirabolantes para times sem expressão. Hoje, não há, no time principal nenhum prata da casa. E mesmo entre os reservas diretos apenas Juan, que não é revelação, e Thiago figuram sem muita estima.
Enquanto isso renovamos com Everton, Baidu antivírus e Gabriel. Tentamos até ficar com Fernandinho. Assim que valoriza a base?
E você? Acha que o Flamengo está atuando de forma satisfatória neste ponto? A base está sendo valorizada? Chega mais. Vamos bater um papo.
Anderson Alves, O otimista
Follow @andersonroch
que texto sem importância…o que você pensa não é o que se vive no ambiente rubro negro..ainda bem que vc não é pai de um garoto bom de bola, por sinal nem de bola talvez vc entenda!
Beleza, Daniel? Então, mas não deu pra entender qual seu posicionamento. Você é contra ou a favor da base?
Deu a entender que é a favor, desde que seja Renato Augusto, Julio César, Jorge, jogadores de real qualidade e não apenas jovens com idade estourada. Concordo com o pensamento dele
Ok. Você lembra quando o RA foi lançado? Na verdade só vimos o potencial dele, porque ele jogou. Nem vou entrar no mérito de ele ter aparecido mais em outro clube. Mas o jogador tinha até que jogar como atacante na época de Joel Santana. Será que dá pra comparar Ronaldo à Jorge? Quantas partidas cada um fez? Como saber se ele não jogar?
Jogou pois acompanhavam o potencial/trabalho do mesmo nos treinos, grande parte dos torcedores acompanha apenas via TV, onde não dá pra ter muita noção de quanto o atleta pode render ou está pronto
E como vamos mudar isso? O treino vai ser televisionado? Só dá pra ver se botar no jogo.
Acontece que não somos nós que devemos escolher quem prossegue no clube ou ser escalado, podemos ter preferências pessoais, mas escolhas competem à comissão técnica e diretoria, independente se acertadamente ou não
você viu meu comentário: “Eu defendo a base, defendo garoto da base, eu adoraria ver os 28 atletas do carioca ser jogadores revelados na base”. defendo muito mais do que vc imagina….pergunto a vc amigo: vc achou legal a postura da diretoria em rescindir com o Rodolfo? e a não renovação do Luis Antonio?
tsc, tsc, tsc, tsc, tsc…
Nego não aprende. Acha que pelo fato do jogador ter 20 anos ele deve jogar só por isso…
O Fla é mestre em queimar jogadores ao longo dos anos. em 2011 todos eram lançados no time e sempre sumiam. Aí chegaram ao absurdo de dizer que a base era fraca. Claro! jogador pula etapas e se queima.
Deixa os garotos lutarem por espaço natural. Não põe no time na marra!
Só que 3 ou 4 reserva nunca recebem chance… testanaram ninguem ainda nesse carioquinha…
Exato. Será que vale a pena assim? Do jeito que anda, vai ficar difícil.
O que não entendo Anderson, um jogo como tivemos contra o Gremio, colocar MA e Gabriel no final da partida.
O jogo ja estava ganho, pq não colocar Ronaldo ou qualquer jovem da base. por isso sou mais contra a renovação de Gabriel e cia.
Vi isso e me aborreço com o ZR com essas mudanças, ele nem escalou Ronaldo pro jogo, mas tinha 2 opções melhores do que os citados, Cuéllar e Adryan! O time ficou sem criatividade com as saídas de Mancu e Diego, por isso eram Cuéllar+Adryan para não perder 100% de criação, ouvi os berros de desespero dele pela pressão no final do jogo!
No caso do Gabriel, tinham poucos jovens por aí. O Flamengo desistiu do jogo contra o Grêmio antes do primeiro gol. Cozinhou a partida. Só tinha o Cafu para o lugar, então… Sobre o Baidu, por mais que eu não goste, imagino que ele esteja fazendo um rodízio. No jogo anterior ele não entrou, se não me engano.
Opa. Então o ideal é encher o time, inclusive com reservas e os garotos procurarem espaço assim?
Esse papo de queimar é mto relativo, em parte concordo, mas discordo de espaço natural…o próprio Jorge é exemplo disso… Só jogou por um acaso e se manteve, mesmo sendo muito melhor que os que estavam na posição.
Se for deixar o moleque da base para concorrer com 2 ou 3 jogadores é complicado e outra se for ficar nessa de não queimar não vai jogar nunca(só queima jogador quando entra na fogueira). Deveria usar o carioca ou a primeira liga como teste aí saberíamos se poderíamos ou não contar com os moleques da base.
SRN
Discordo. O Jorge não jogou por acaso. O Pico foi emprestado em 2015 e ele ficou como reserva do Armero. Quando o Armero foi convocado ele jogou e não saiu mais da equipe. Tanto que o Armero ficou na reserva dele.
Mesma coisa aconteceu com o Samir. Entrou naturalmente no time.
O problema do texto, é que o torcedor por achar que passaram algumas partidas do estadual e os jogadores não entraram, quer dizer que não entram mais. Não é por aí: O 2º turno do Carioca vai conflitar com a Libertadores.
O grande problema de tirar um caramujo e colocar um Ronaldo, é que ele se deslumbra rápido.
O pico não foi emprestado antes do Jorge assumir a titularidade (ele foi enrpesatado em agosto de 2015)…depois de lesão e uma expulsão ele foi encostado…E em seguida o armero foi convocado e a vaga surge para o Jorge. Não teve espaço, entrou de improviso, pq se o pico não tivesse tido esses dois problemas o Jorge não teria jogado.
SRN
mesmo assim! O Pico eve um problema. Vc falou exatamente o que eu penso.
Os jovens tão lá pra isso.
Ano passado o Cesar Martins já descartado, voltou às pressas por não ter opções. E o jogo foi justamente contra o Palmeiras. Entendeu agora? Os jovens precisam ser sempre a 3a opção, pois se forem a solução, terminam como o Luiz Antônio, tá lembrado dos processos? Ou do Rodolfo, lembra da marra?
SRN…
Pois é, se não for oportunando a mulecada eles nunca vingarão!
texto sem contexto
Bom tema, Anderson!
Tenho uma visão um pouco diferente.
Não me parece haver no Flamengo diferenças entre jogadores formados na base ou contratados. E acho certo, não deve haver mesmo!
Tenho confiança de que antes de contratar o Renê, os dirigentes consultaram o técnico e os assistentes sobre a qualidade e maturidade do Moraes e do Michael.
Se julgaram a necessidade de contratar, provavelmente deve ter sido uma decisão técnica. Até porque, para o Flamengo é sempre melhor revelar do que gastar comprando passes.
Confio que se um jogador da base se destacar nos treinos, terá sua chance!
Se o Moraes ou o Michel forem melhor do que o Trauco e Renê, por que o Zé Ricardo não daria chances?
Agora, se temos a possibilidade de contratar jogadores melhores do que temos na base, devemos manter o time mais fraco para dar chances aos garotos?
verdade o que vc falou Breno, só que esses textos sobre a base ainda deve ser pertinente? Um time recheado de bons jogadores, se chegarem os títulos certamente esses textos vão sumir! Se os jogadores principais não estam ganhando títulos o que dizer da Base, ela não ganha título de libertadores, carioca, brasileiro, etc!
Não? Quantos jogadores da base o Flamengo campeão mundial tinha? Ou hoje, é essa a verdade mesmo? É para fechar a base porque eles não ganham títulos?
Não creio que seja essa a questão.
Pode haver times campeões somente com jogadores da base. E, do mesmo jeito, sem nenhum jogador da base.
Quantos jogadores da base o Barcelona e o Real Madrid possuem em suas equipes? Creio que sejam poucos.
Seria melhor eles não terem contratado o Neymar ou o Messi pois tem um jogador da base do Barça que tem potencial?
Opa. Beleza, Breno. O Real tem dois, acho, mas o Barça é recheado. Messi foi para lá na base ainda
Foi sim, com 12 anos! O cara é impressionante mesmo!
O Flamengo hoje tem uma posição financeira que o custo de oportunidade de testar jogadores novatos (Adryan, Jajá, Douglas Baggio, etc.) ao invés de contratar jogadores já testados e com resultados (Trauco, Renê, etc) fica mais difícil.
Só mesmo quando é uma grande promessa, como o Vinícius, Vizeu e outros poucos.
Entendo o argumento. Só acho que ou o clube valoriza mais a base ou muda a postura na mídia. Não dá pra bradar por aí que é clube formador.
Agora sim concordamos 100%!
Essa diferença entre o que se fala e o que se faz é péssima.
O mais correto seria falar sobre meritocracia e que aqueles que se destacassem teriam sua oportunidade.
Mas falar que irão aproveitar mais a base neste ano e não colocar nenhum garoto nem como 2º reservar, é muito ruim!
Vamos ver com será o restante do Carioca, principalmente com a volta do M. Sávio e Vizeu.
O problema é que a galera não quer aceitar que o Fla só revelava jogador ruim. Pode dar as oportunidades que for o óleo não vai virar azeite. Exemplos não faltam para confirmar que o cara quando sabe jogar, chega no profissional e dá certo. Por outro lado, com a absurda evolução do Flamengo em todas as áreas nos últimos anos, a tendência é que comecem a aparecer grandes jogadores nos próximos anos.
Eu te entendo. O Flamengo tem uma profunda dificuldade em se livrar de jogadores medíocres. Se falam de Muralha (volante), mas alguém duvida que ele é melhor que o nosso titular de 2016? Acho que podemos começar a revelar melhor, se não for na técnica, começará a aparecer na força física de um CEP sensacional. Jogadores até pouco técnicos, mas que têm muita intensidade os 90min. Prefiro técnicos, mas pensar que os técnicos terão uma preparação física de grandes me anima muito.
Pode ter ctz que vamos revelar melhor. Vivemos outros tempos, jogadores querem jogar aqui, temos ct, temos organização e boa administração. Tudo isso influi até mesmo na base e os resultados vão aparecer aos poucos.
Não sei bem qual é o planejamento para a segunda parte do Carioca. Se for disputar com time alternativo, a base ganhará minutos. Queria isso se fosse o campeonato todo. Imagina a pressão que é perder, quando o clube está invicto? Ainda assim, com um planejamento inteligente, podemos usar Misto e ser felizes.
Sim, que assim seja!
Estou nessa torcida também.
Torcedor tem memória curta. Vcs devem ter esquecido dos times do Flamengo de 5 anos pra cá. Aquele time que ganhava tudo com Rodolfo, adryan, Rafinha, Luiz António, Samir, muralha, Welinton, César, Matheus, Thomas entre outros que tenho a felicidade de não conseguir lembrar.
Tenho boa memória. O Flamengo com base ou sem base não tem feito bom papel de 92 para cá. Um título esporádico não me compra. Quero um time como o Flamengo tem se planejado para ter. Só não quero que o presidente, que é maravilhoso na maioria dos quesitos do clube, venha a público dizer que vai valorizar a base e não o faça! SRN
leia a história daquele time demorou quase 10 anos pra formar! Aposto que vc é um daqueles que saltou de alegria quando não renovaram com Negueba, Luis Antonio, e diz que Adryan não têm sangue etc.
Luiz Antônio ainda é do clube. E não. Não tenho mais esperanças no Adryan, mas acho melhor que Gabriel e Cirino. Inclusive tenho começado a gostar de suas apresentações
se informe um pouco a diretoria já deixou ele livre
Ótimo ponto. Em relação a dar chances se for melhor, o Jorge já vinha sendo elogiado uma temporada antes. Mesmo assim o Flamengo contratou Pico, Thalysson e Armero. Fazer transição de jogador é difícil e, como o Flamengo não tem time B, o único jeito é ver o jogador com o time principal. Muitas vezes o técnico o coloca com o time cheio de reservas, aí não há quem se destaque e fica jogado de lado.
Sobre se pudermos contratar melhores, Concordo plenamente. Mas se o Renê, que fez um 2016 muito abaixo é melhor que o Moraes, libera o garoto. Não há porque segurá-lo. Este ano tem o Moraes e o Michael, ano que vem já subirá um reserva para o Michael. O ciclo é anual. Se gasta muito dinheiro com jogador que não poderá ficar no time. Compreende a ideia?
Eu não sou contra o Renê. Já torci para Tuta, Djair, Mozart. Agora que está no elenco vou torcer demais que dê certo. Só acho incompatível manter a pose de clube formador.
Parei de ler esse “texto” no título.
eu ainda fiz a leitura…rsrs
Opa. Seria interessante a leitura. Às vezes você pode se surpreender.
Moraes não tem condições de jogar uma libertadores pelo time principal e o Michel ainda é muito novo.
No caso da lateral eu concordei com a contratação.
Nas demais posições concordo com o cronista.
A minha primeira impressão do Moraes também foi essa, mas ele subiu de produção. Quem sabe faria bom papel num jogo do Carioca. Agora não mais
Acho que a contratação do Renê foi boa, o Moares não é tão bom assim, o Michael sim é bom, mas ainda tem muito tempo pra ele ser lançado no time principal, o que não dá pra entender é querer renovar com Fernandinho, Gabriel, Baidu e Juan, além manter Damião no elenco, e ainda ficar dizendo que vai aproveitar a base, sendo que o Vizeu mostrou ano passado que já é melhor que o Damião, mesmo com menos oportunidades.
Concordo. Só acho que não precisava correr com a contratação para agora
Vdd, a contratação do Renê não precisava de tanta urgência, mas foi talvez uma oportunidade pra trazer um bom jogador, por um bom preço.
Não pareceu bem uma oportunidade. Pareceu um desespero mesmo. Mas podemos discordar xD
Ok, então não contratava ninguém e quando o Trauco fosse pra seleção, cansasse, ou machucasse, íamos de Morais né? Ou improvisamos alguém ali na libertadores e tudo certo.
Everton ou Pará assumia com responsabilidade!
De novo, não haverá datas fifa assim. Noutras oportunidades, Everton na cabeça
Mesmo assim temos previsão de disputar quase 80 partidas na temporada. Não tem como ter apenas um jogador confiável na posição. Everton eu não confio nem na Ponta, quanto mas na lateral, mesmo ele tendo um belo início de temporada.
O Jorge q já tinha uma grande expectativa só foi vingar aos 19 então vamos esperar o Michael
E mandar o Moraes embora, correto? Não acho o fim do mundo. Apenas que fique claro, que nós fomos atrás do Renê, porque achamos que o Michael é muito jovem e o Moraes não satisfaz.
Não axo q moraes vingue sinceramente , e sim, Michael eh jovem e tenho ctz q esse vinga
Ok. É só liberar o rapaz.
Melhor falar do que existe que são gabriel, ma, Juan e Damião… Juan até dá pra entender pq tem um projeto pra ele, agr gabriel e ma n…. já o damião ainda n saiu pq tem contrato até o meio do ano e, quando terminar, deve sair. SRN
Vão tentar manter o Damião no meio do ano…
Anota aí.
Será! Não dar para duvidar de nada assim.
Pode me cobrar depois…
Quem tenta renovar com César Martins e Fernandinho, é quase certo que vão querer renovar com o Leandro Canelão.
Carlos Leite é seu empresário, como é também de Everton, Gabriel, Paulinho e Rômulo, certamente será renovado.
Anotado.
E se bobear o Vizeu vai pra Europa sem nem ao menos jogar uma temporada no time titular, e ficaremos com o Damião caneludo, velho e caro.
Curioso é que enquanto tratamos a base como refugo, os times europeus os tratam como futuro.
Exatamente…
Juan é conciente e está por amor ao clube, sinto que ensina muito ao Léo e a todos da base.
Eu vejo que o Trauco ou Renê pode não terminarem seus contratos ou a temporada, o Trauco se manter ou subir ainda mais o seu nível, pode ter certeza que vai ser vendido depois da libertadores ou no final do ano.
Futebol apresentado até agora e a idade, credenciam ele à uma transferência para um clube médio da Europa.
Acredito muito que devemos com trabalho bem feito de transição usar a base, eu fui uns do que defendi que deveria sim dar oportunidades e aproveitar o Moraes, porém aprovo a contratação não só pelo preço e por ser jovem, mas também ppr entender que o Trauco será convocado para sua seleção e com competições importantes e difíceis que teremos esse ano com certeza ele estará treinando com o profissional e sendo utilizado em casos extremos caso vá bem nos treinos.
Beleza, Remuth. Pelo que tenho visto vai ter parada no brasileiro para as datas fifa. Então não havia motivo para muito alarde
Concordo em parte anderson com seu texto.. no caso do renê, foi uma oportunidade de mercado e temos dois laterais com valores de venda futuramente muito bom, pois são novos!
Michael é muito novo ainda e o morais, sinceramente não vi muito potencial no mlk!
Agr o marcinho e o Gabriel peteleco, não entendo suas renovações! A do everton eu entendo e o Damião tem contrato ainda! SRN.
OBS: Espero te ver no próximo papo di buteco!
Abraços!
Valeu, Jonatha. Tamo junto!
Juro que daria uma chance ao moleque. No mínimo é mais barato que contratar. Caso não funcionasse no carioca, iria atrás de outro. Na verdade eu teria pelo menos contratado o Hermes, mas já passou!
Sobre o Everton, ainda que não seja bem o nosso tema, concordo com a renovação pela versatilidade, e por isso mesmo vejo que não precisava contratar. Mas a briga pela vaga fica ainda maior esse ano, porque uma vaga acabou. Agora Everton, Cirino, Gabriel, Ederson, Berrio, Paquetá(?), Thiago Santos, Cafú brigam por uma vaga! Talvez por isso e pela contratação do Renê eu concorde menos com a renovação. Apesar que na minha concepção ele esteja a frente de pelo menos quatro da lista.
se eu fosse pai e empresario do jogador tiraria do flamengo…sem duvidas !!
lugar aonde renovam com gabriel.. que mantem o cirino.. vendo o historico de nulidade durante 3 ,4 anos e desanimador… prejudicial as carreiras desses garotos !!
Anderson Alvez
Concordo completamente com seu texto
quando você cita as poucas datas fifas não faz sentido algum contratar alguém nesse desespero todo
Dizer como disseram que Moraes não é tão bom, Pará não é um primor e ganhamos com ele várias
Tem que dar chances aos moleques
Ronaldo joga o fino da bola, Jean Lucas vem na mesma levada, Hugo Moura, Michel, Vizeu, M Sávio, Paquetá, Cafu, Trindade… Enquanto isso Gabriel há 5 anos, Cirino encalhado.
Procuro um horizonte de valorização da BASE e não enxergo nem de luneta.
Parabéns pelo texto
confesso que me assustei com o titulo
Mas foi perfeito!
Imaginei que o título fosse dar esse baque mesmo. Mas lendo dá para ver que segue uma linha de raciocínio. Créditos do título ao Grande Rodrigo Ferreira!
Que pensamento bom, hein?
Em que sentido? Gostou, não gostou?
Ironia.
Moraes é e se tornará um jogador comum.
“Michael é o que mais agrada. É muito incisivo e dribla fácil, procurando o fundo e outras vezes na diagonal.” Sim, mas tem apenas de 17/18 anos, ano passado teve problemas na parte física na copinha e se machucou na edição atual, é bom jogador, mas isso demonstra o quanto precisa desenvolver para jogar em bom nível profissional
Beleza. Se é comum manda embora. Eu não sei. Só queria ver no profissional para saber. Em qual competição o Michael teve esse problema? Quanto tempo tem? Imagino que com o CEP hoje já deve estar solucionado, não? Não quis dizer que o Moraes é craque, mas que não havia essa pressa e se poderia testar um menino, num ano em que não vamos sofrer com as convocações.
Não são só convocações q desfalcam em.. tem lesões, prevenções e suspensões … nunca sabemos qnd vai ter outro fagner por aí . Mas aí qnd o trauco n jogar e for o Rene o reserva do Rene tem q ser da base
Ok. Numa eventualidade se o moleque não agradou, coloca o Everton. Sabe jogar por ali e fomos campeões com ele ali.
Sobre o Moraes, entendo que não o superestimas e apenas queria ver jogando com os profissionais, mas testar como e quando? Pois com a torcida que temos (não em sua totalidade), derrota em jogo amistoso já é motivo de crise, e se dermos poucos minutos vão dizer que tem pouca cancha e não é avaliado devidamente… Michael tinha “cansaço” na copinha de 2016, se contundiu na desse ano, por isso trouxeram Moraes as pressas, mas Michael é bom jogador, tomara que o CEP identifique o problema e resolva.
Na minha coluna anterior fiz estas supostas oportunidades de lançamento. Salvo engano, sugeri que jogasse ou contra o Nova Iguaçu ou contra o Madureira. Depois contra Ceará ou América MG. Espero mesmo que o CEP resolva. Me agrada muito o moleque
A meu ver, para testes seriam necessários ao menos três jogos em sequência, isso para uma avaliação inicial. Se estiver classificado após o clássico de domingo, seria uma boa hora. Na primeira liga discordo, por questões políticas
SEMPRE LEMBRANDO QUE O JORGE ERA RESERVA DO ANDERSON PICO KKK
Triste demais
Era reserva e quando teve sua chance mostrou que sabia jogar, ao contrário dos demais perebas que a torcida cisma de venerar achando que jogam alguma coisa.
O problema não é esse. É que a chance dele foi uma situação fora do comum. Não fosse um episódio de desventuras em série ninguém ouviria falar dele.
Eventualmente a chance ia surgir, como surgiu. E o mlk bom de Bola aproveitaria, como aproveitou. Quem sabe, sabe. Não fica nessa de ser queimado.
A base esta sendo mal usada , com esta desculpa de queimar ou de adaptação. Víde outros clubes lançam os garotos e sao correspondidos no Fla tem que ser assim também , o Gabriel Jesus é um belo exemplo chegou no porco sem status cresceu muito vendido estreitou voando e derrubou este mito de adaptação , quem é jogador é jogador é ponto. Se é pra ficar com medinho de jogar pra grandes públicos fica em casa e mais quentinho e a mamãe tá do lado.
E onde colocaria seu filho? No Va2co?
cara
pra ser bucha do Gabriel
sim,melhor no vasco
Kkkkkk
Kkkkk boa
Obrigado pelo comentário.
Eu também achava que deveriam subir o Michael, mas aí descobri que ele só tem 17 anos. E soma-se o fato de que ele está lesionado, não sei quando volta. No final das contas foi muito pertinente a contratação do Renê. Até porque, se não fosse o Flamengo, seria outro grande clube do Brasil a levar o ex-lateral esquerdo do Sport.
De qualquer forma, acho que a “base” que deve ter mais chances esse ano é composta pelos garotos que estão na Seleção sub-20, mais o Ronaldo. Só que o volante tem a concorrência do “imbatível” Márcio Araujo. Por outro lado, Paquetá e Sávio devem ter muitas oportunidades, visto que são segunda opção de muitas posições do ataque.
Pelé. Neymar, Robinho
já pensou se só jogassem aos 22 anos?
Tu quer comparar mlk comuns com fora de série? Brincaidera.. compara esses aí com Vinicius , aí estaria concordando contigo
Com quantos anos será que o Viícius jogará? Tem uma pressão, mas se a poeira baixar ele vai ficar encostado.
Eu testaria sem pena o Michael se o Moraes não vingasse.
Axo q ano q vem ja tera uma boa frequência
Vou torcer, mas não acredito em frequência
Com o Zé Politico ele estreia com 25 anos
kkkkkk
E olhe lá kkkkkkk
Olha a comparação que você está fazendo. Coloca uma coisa na cabeça amigo: o Gênio abre o caminho, na força, porque ele é muito bom, muito acima da média. Algo avassalador e que não consegue ser escondido, então o traçado se abre automaticamente.
Pelé, Maradona, Ronaldo Fenômeno, Romário, Neymar, Messi; esses caras estão em outro nível. Não dá pra fazer uma comparação dessas.
O Jorge que é o Jorge só despontou com 19, e só agora estava começando a ser constante.
Sei não. O Flamengo recusou o gênio fenômeno, infelizmente. Acho que se não tiver uma cultura de utilização, cada vez mais os gênios e os pais dos gênios vão para outros clubes.
Po mas tu fala como se “pais dos genios” tivessem ctz de q os mlks vao vingar.. Todos os mlks sao uma incognita ate q se firme no profissional
O mundo é uma incerteza só. Mas o que eu falei foi só uma constatação. Se o Flamengo não utilizar a base, não vão mais querer jogar nela. Talvez só por status, alguém que more perto, etc
Tira o Ronaldo F dessa lista então por favor.
Nenhum moleque por melhor que seja se adivinha que vai despontar, mas também não se descobre se não der chances.
A nossa DIRETORIA enxerga Rene como promessa a dar certo e não acredita no michel
Prefere Pará do que tentar o Ennes
Quer o Gabriel e deixou o Adryan perambulamdo por aí
Renova com MA e deixa o Ronaldo mofar
Vive falando em mais 1 ou 2 zagueiros
E depois veem com discurso de valorizar a base.
E isso que o texto aborda.
Você tá louco, Ronaldo foi um do melhores jogadores da história. Você não viu o mesmo Ronaldo que eu, não é possível.
Lá não tem jeito. Tem que jogar até com 15
Michael já voltou a jogar, tá jogando no Carioca sub-20.
Ótimo. Moraes voltou a descer né?
Tem certeza de que este Michael é essa “brastemp” toda?
Assisti a alguns jogos do Flamengo na Copinha/2017 e achei o time bem fraquinho, incluindo o lateral-esquerdo Moraes, que o substituiu.
Achei que, como sempre é feito, a base do Flamengo foi superestimada.
O Vinicius Jr. é bom jogador, mas precisa ser bem trabalhado nos fundamentos básicos do futebol.
Não entendo porque equipes como o Santos, conseguem produzir bons / excelentes jogadores, enquanto o Flamengo só revela jogadores medianos, exceção, talvez, feita ao Jorge.
Não olho assim para o time da base. Há peças que não podem jogar e há outros médios e bons. Se deixarem, Vinícius será craque.
Como voce olha para o time da base?
“Se deixarem, Vinicius será craque”. Quer dizer que se não deixarem ele jogar aqui no Flamengo, o futebol dele simplesmente desaparecerá??
Não vejo o time fraquinho que disseste. E, se não deixarem, renovarão com o Vinícius, vão dizer que estarão colocando-o aos poucos no time por causa da pressão, o moleque fará algum jogo ruim, vão dizer que vão poupá-lo, contratar um cascudo e encostálo. Aos 25 anos estará encerrando seu contrato. Isso é o que pode acontecer se não deixarem.
Philippe Coutinho no Vasco, Kaka e Lucas no São Paulo, Pato no Inter, Douglas Costa no Grêmio.
Mesmo com esses exemplos, vc não acha que os nossos clubes deveriam ter revelado quantidade maior de bons jogadores?
Sem contar ai que:
– Kaká praticamente é contemporaneo do Adriano – inicio dos anos 2000
– Philiipe Coutinho, tem quase 10 anos que surgiu no Vasco;
– Pato – tem 10 anos que surgiu no Internacional;
– Lucas, do São Paulo e Douglas Costa, do Grêmio, realmente são revelações mais recentes, apesar de que eu não ache Douglas Costa um grande jogador.
Coutinho subiu pro profissional do Vasco em 2009 (mesmo ano que o Neymar subiu pro profissional do Santos), mas como o Vasco tá sempre precisando de grana, ele já foi vendido no mesmo ano.
Por isso falei quase uns 10 anos………
É, mas ele é da mesma época que o Neymar.
Olha, acho que os melhores são Atlético-PR, Santos e São Paulo.
E porque eles revelam melhor? envolve muita coisa. Uma delas, que me chama muita atenção, é a preparação física.
Nossos garotos, definitivamente, são garotos na idade e no físico. Magros, sem musculatura, sem força; sem “shape ” de homem.
O Adryan até hoje parece uma moça, com peitinho e tudo. Não dá.
Você vê os caras do São Paulo, do Santos, o desenvolvimento é outro. Fatalmente a adaptação deles ao profissional acaba sendo muito mais natural, sem maiores obstáculos.
Acho que dá até para incluir o Fluminense. Eles não revelam craques mas revelam bons jogadores, que hoje são titulares em muitos clubes brasileiros. Gerson, Kennedy, Wellington Nem. O próprio Scarpa.
E você se engana quanto ao Internacional. Eles revelaram Pato, Nilmar, Valdívia; nenhum craque, mas todos jogadores que seriam titulares em muitos clubes do Brasil.
Enfim, penso que o Flamengo está bem atrás nesse sentido. Melhores resultados devem aparecer daqui a 3, 6 anos.
Opa. Paquetá e Sávio são segundas opções? De quem? No setor de ataque tem Diego, Conca, Mancuello, Everton, Berrio, Ederson, Thiago Santos e o renovado Gabriel. Olha que ainda tem mais que eu fiquei com preguiça. Eu espero que tenham chances sim. Esse planejamento precisa ser feito para acontecer, mas vejo cada vez mais distante.
Não vejo problema na idade. Se tiver como, sobe com menos até. Adryan foi assim.
Tanto Sávio quanto o Paquetá são segundas opções para a posição do Diego. Acho que o Gabriel só jogou aquele jogo em função da ausência deles.
Faço as palavras do Rodrigo as minhas.. “Se eu fosse pai de um jogador da base do Flamengo, eu o tiraria e colocaria em outro time”. Pois o Ronaldo não pode ser a 5° opção para a volância, o Vizeu não pode ser reserva do Damião, o Paquetá, hoje, não sei nem de quem é reserva, do Gabriel(que é reserva do Berrío ou Éverton, ou seja 3° opção), do Mancuello, do Diego e posteriormente do Conca e do Éderson, (ele pode atuar como esse falso ponta direita ou centralizado como o Diego) e ainda tem o M. Sávio que é mil vezes melhor que Gabriel e Adryan, hoje deve ser a 6 ou 7° opção, nem tenho esperança mais que estes jovens jogue, infelizmente. Nomeio do ano, o Fla tem que deixar o Damião ir para dar chances ao Vizeu, Emprestar/vender/dar o Gabriel e o Adryan(sim, já tem 23/24 anos e nunca disse a que veio, se fosse bom o Nantes compraria por 10M) pra dar espaço pro M.Sávio e tb pro Paquetá, além de mandar embora no final do ano o Éderson se não render. Além de trazer de volta o T.Ennes no final do ano, vendendo ou o Pará ou Rodinei para que o mesmo também tenha chances.
São todos bons jogadores pelo que apresentaram na copinha e nas seleções de base, se fosse no Santos no mínimo seriam 2° opção! Isso é fato. Hoje mandaria o mu filho ir para o Santos, mesmo meu coração pedindo que ele jogue pelo Flamengo, pois quero ver meu filho vingar como jogador de futebol.
Faz um filho e manda para lá eu hein..
Todos temos direito a concordar ou não, Carlos. Obrigado pela participação
É bem por aí, apesar que tenho me deixado convencer por algumas jogadas do Adryan. Não sofreria se fosse embora, claro. Para a lateral direita o Flamengo vai ter que pensar sim no fim do ano, porque o Kleber terá que subir no ano que vem.
Para mim jogador de verdade se destaca novo com mais ou menos 15 para 17 estreia no profissional aos 18 e continua seu crescimento físico e tático , jogador que se destaca com 22 a 25 anos e tarde demais . Ficam sempre com esta desculpa de adaptação , este tipo de jogador terá lampejos na carreira se destacando de vez em quando e enganando torcedores e clubes que acham que” vai vingar no meu time” mas nunca vinga e continuam pulando de clube em clube enganado a todos.
Beleza, Carlos? O que dizer, então de Berrio que só se destacou no ano passado e o Flamengo comprou por 11M? Tem 25.
O Cirino (não o colombiano, mas o verdadeiro) tbm se destacou no CAP com mais de 20 anos completos.
Polêmica é vida!
Boa, confrade!
Abraço!
Grande, Vinny. Valeu cara. Não era bem a minha intenção, mas foi como tomou corpo.
Entendo que o Michel é promissor, porém muito jovem para ascender aos profissionais. Moraes tem mais idade, é reserva do Michel nas categorias de base e nem estava relacionado no elenco da copinha, só foi chamado devido à contusão do Michel, portanto é fraco.
René foi uma ótima contratação… é jovem, foi eleito um dos melhores laterais do BR15 e tem rodagem para suportar a pressão imposta pelo Manto Sagrado.
A transição para os profissionais deve ser feita de forma espontânea e com base na meritocracia… se for bem nos treinos fará jus a uma chance no time titular. O problema da base do Flamengo é a supervalorização dos atletas. Torcedor não acompanha os campeonatos de base, vê um jogo e acha que o cara é craque. Tem que ir com calma! Muitos jogadores não corresponderam à expectativa criada por serem jogadores fracos. Um belo exemplos são os três jogadores que estão na Seleção sub-20. Paquetá e Matheus Sávio não conseguiram segurar a vaga de titular mesmo com um elenco mediano. Só o Vizeu está mostrando serviço. Da Geração campeão da copinha só aposto no Vizeu. O restante é tem um nível técnico baixo. SRN!
Beleza, Marcelo? O Moraes não foi chamado pela lesão do Michael, inclusive o substituiu no jogo em que se lesionou. Tem mesmo uma coisa de não ter sido relacionado para a copinha. Desconfio que fosse pela idade. Não acho que o Sport dê base para jogar no Flamengo. A transição precisa ser feita com planejamento, ou você acha que o reserva só joga quando é melhor que o titular? Tem que ver o calendário e saber quem está jogando muito e poderia descansar. Ver qual é o jogo mais fácil para o cara entrar etc. SRN
O Morais estava incrito, mas não estava com o time em São Paulo, e quem entrou no lugar do Michael no intervalo foi o Wesley lateral direito.
Verdade. Vou mais a fundo na história
Muitos ai dizem que são bons, o Flamengo empresta eles para times pequenos e nem lá eles conseguem ser titular,
mas no flamengo tem que botar o cara de titular kkkk
Pois eh, isso q não entendo. Nego axa q todos os mlk da base são bons sendo q se vinga 3 de uma geração já eh muito!
Titular? Quem falou isso? Sinceramente acho meio estranho o cara estar acostumado a um tipo de futebol e ter que jogar outro. Me explico. O Baggio emprestado ao Luverdense. Qual o tipo de futebol que o time da Luverdense sabe jogar? É chutão de lá de trás para o Centroavante matar e segurar; É bola na área para cabecear. Entende um jogador desses não se criar?
O Flamengo até o final do ano passado jogava assim também…
Você acha? O período que todos diziam que o Flamengo jogava o futebol mais bonito do Brasil era assim?
Teve um período que sim jogava bonito, mas nesse período só não tinha o chutão, mas o chuveirinho sempre foi a jogada principal no ano passado.
Imagina q vc é um moleque de 18 ou 19 anos, q não é usado pelo seu time e em poucos meses é emprestado para um penapolense da vida… como vc iria se sentir?
No futebol a autoestima conta muito!
Que espere a chance! Tirar o mlk e colocar em outro time? Tipo o jean chera? Mais um pai q estraga a carreira do mlk? Fique a vontade. O mlk não pode ter esse pensamento, se não não vinga. Se ele realmente tem nível pra jogar no Flamengo a hora dele vai chegar, paciência
Também penso dessa forma. Se for assim, onde ele não tiver espaço ele vai sair do clube… nunca vai querer brigar por uma vaga.
Pois eh… qnts já fracassaram axando q eram mais do q realmente eram?
O que tem acontecido é que eles fracassam sem nunca ter jogado. Não pode ser assim.
mas não podem tentar a sorte em outro clube menor??
Um emprestimo para Goiás, Bahia, Sport, Ponte Preta da vida?
Vão lá, mostram o seu valor e voltam para o Mengão.
Não seria melhor se um clube menor fosse nosso? Um Friburguense, Americano talvez. Assim teríamos toda a base lá. Com técnico deles. Só seria um clube diferente ( assim poderia jogar a mesma divisão)
Sabe oq eu axo?a gente nao sabe ABSOLUTAMENTE NADA desses mlk,enquanto a comissao ta c eles todos os dias, chegara o dia em q os mlks estarão melhores q os titulares e eles jogarão.Agora,fracassar sem nunca ter jogado eh uma prova de q ele n tinha nível p jogar aki
Então, eu não consigo confiar tanto assim. No mínimo o Ronaldo era muito melhor que o Baidu e ficou o ano todo a ver navios
Acho diferente.
Diferente demais. Estamos falando de Michael, Ronaldo e cia. Jogadores que têm alguma qualidade e não forçam nada. Não estamos aqui pleiteando que o Diego seja banco do Paquetá. Era o que o Chera queria. Aqui estamos querendo planejar lançamento de jogadores, só isso. Caso ele não preste. Aperto de mãos e até logo. Não precisa enganar nem ele e nem a torcida. Deixa ele procurar o Duque de Caxias.
A base não é bem utilizada mas cada caso é um caso.
O Flamengo precisava contratar o Rene por alguns motivos.
1-Ninguém sabe se o Trauco manterá o nível de atuação quando o bicho pegar de verdade.
2-Foi uma boa oportunidade por um bom jogador.
3-Os jogadores da divisão de base que jogam na posição não tem nenhuma experiência entre os profissionais.
4-Trauco será convocado algumas vezes.
5-Contratar sem desespero faz com que se compre melhor. Já imaginaram a negociação com o Trauco jogando mal?
É um caso diferente das renovações do Gabriel e Márcio Araújo , por exemplo, existem jogadores na base que podem ocupar o espaço deles e já foram testados nos profissionais como Savio, Paqueta e Thiago Santos (se estivesse disponível),no caso do Gabriel e Ronaldo,no caso do Márcio Araújo.
Não dá pra colocar tudo no mesmo saco.
Esse sul americano sub 20 q só deu raiva ficou ocupando tempo dos mlks… tenho certeza q pelo menos o paqueta seria utilizado, contra o Nova Iguaçu em q. O Diego foi poupado
Vizeu também.
Pro Zé Ricardo o Damião está na frente, mesmo com o Vizeu entrando e jogando melhor que o Leandro Canelão.
Impressionante!
Gostei da sua lista. Eu não concordo, mas é bom para organizar:
1 Ninguém sabia do Jorge também. Hoje o Peruano é melhor que ele e o Renê 2016 não é solução.
2 Também foram Marcelo Hermes e Diogo Barbosa. Eram grátis
3 Já vi gente dizendo que o futebol de recife não credencia jogador também. No mais, Renê foi reserva a maior parte de 2016
4 Só teremos convocação em março, no meio do carioca. Em Agosto, setembro e outubro não haverá rodadas do Brasileiro. Não há motivos para alarme.
5 Aí já foi culpa do Flamengo, mas se o Moraes não dá, tem que liberar o cara e contratar. Temos que ter uma cultura de jogadores que servem para a base também. Tá com um jogador que não vai vingar? Para quê? É igual ao Gabriel, uma hora vai ter que jogar.
Espero que todos entendam que somos Rubro negros querendo o melhor para o time. Vou torcer para a contratação ser um sucesso, mas se não fizermos essa reflexão agora, quando faremos?
Os exemplos escolhidos para lateral esquerda não são bons exemplos. Michel é bom mas tem apenas 17 anos. Deixa ele seguir a carreira sem atropelos. E o Morais é fraco fraco fraco. Esforçado mas fraquinho.
O problema é que a base do Flamengo ficou para trás durante anos. Quando o Zico tentou enfrentar o problema foi destroçado internamente. É óbvio que existiam muitos interesses por trás disso.
QUANDO FOI A ÚLTIMA VEZ QUE JOGADORES REVELADOS NO FLA FIZERAM SUCESSO FORA DO FLA SEM TER MUITAS CHANCES ANTES NO FLA?
R: FELIPE MELO E ADRIANO, HÁ 15 ANOS ATRÁS!!!!
Fala-se muito que nossos jogadores não tem chances, mas a verdade é que eles não fazem sucesso em lugar nenhum. Thomas e Muralha por exemplo não conseguiam nem encerrar os empréstimos em outros clubes por indisciplina.
Antes da turma da copinha do ano passado, nossa grande revelação desde o Renato augusto foi o Adryan. O mesmo Adryan que foi um fiasco ridículo na Inglaterra, mal na Itália e medíocre na França. Adryan que foi precipitadamente lançado antes de estar fisicamente pronto pelo Luxemburgo, do mesmo modo como agora querem fazer com o Vinicius Jr.
Os jogadores do Fla são emprestados e fracassam em todos os lugares. Se fossem bons de verdade, dariam certo e voltariam valorizados. O flor emprestou o Welington Nem para o Figueirense e o cara deu certo. Os jogadores do Fla não conseguem mostrar bola nos outros times.
Isso que falo para aqueles q vivem pedindo rafinha de volta…
Rafinha, não.
Boa! Sempre falo isso. Nos último anos vimos no time titular Luiz Antônio, Paulo Vitor, Samir e Jorge, nenhum fora de série, embora o Jorge tenha ido bem. É muito pouco… Alguém tem saudade do Recife, Negueba, Frauches, Thomas, Nixon… ? Caso tenha, procure um psiquiatra.
Gosto bastante do Nixon. Mas essa avaliação precisa ser feita. Os outros que você citou, depois de testados, já podiam ir embora. Mas o Flamengo segura jogador pereba. Como gosta xD
Saidades desses aí ninguém tem, mas eu tenho raiva de Gabriel, Cirino e Márcio Araújo.
Parabéns pelo ponto de vista. O pessoal viaja demais, por um lado reclamam quando o time é ruim, por outro reclmam quando contratamos jogador pq tira espaço da base. Será que eles pensam que ganharíamos alguma coisa com esses mlks de titular? Será que não lembram dos nossos times de uns 3, 4 anos atrás que tinham vários garotos da base? Michael e Morais? Esse rapaz não deve assistir os jogos, não é possível. No mais vc foi perfeito em suas colocações, a verdade é que o Fla não revela bons jogadores a tempos e o problema está longe de ser falta de oportunidades, o cara quando é bom, da certo.
Titular não. O Flamengo tinha um time ruim antes do Renê? Pior é que o time de 2011 com vários garotos e o Ronaldinho levou o clube a uma libertadores né?
Aquele time com peças caríssimas que não chegou nem perto de um título Vc diz?
Esse mesmo. Mas o Assunto não era a base? Os jogadores corresponderam. O time todo caiu devido a atrasos de salário
Exatamente era a base, um time com metade craques e metade perebas, por isso não ganhou nada.
Valeu pelo elogio. Pena que eu não consigo entender porque não conseguimos revelar, já que não tenho como acompanhar o dia dia da base. Mas o caso Adryan é didático. Mostrava muita habilidade na base. Mas novinho já tava gorducho e casado. O cara não tinha nem 20 anos e já tava casado!!! Quem diabos orienta a cabeça destes moleques? Outra coisa: não é muita coincidência tanto filho meia boca de ex jogador arrumar uma boquinha? Alcindo, Bebeto Donizeti. etc
Eu acredito que acontecia pelo mal desempenho do time em geral, má administração e organização. Com BEM evoluímos em todos os âmbitos e a tendência é que passemos a revelar novavamente grandes jogadores.
Temos que separar um pouco os pontos.
À sua pergunta foi respondida por você quando falou do RA, titular da seleção. Mas eu adicionaria o Lomba que é bom goleiro e por mais que não faça grande sucesso é útil em vários clubes. O Camacho foi disputado e acabou indo para o Corinthians.
Concordo que os jogadores tenham que responder isso com sucessos em outros lugares. Não é bem o caso. Mas é impossível que o clube tenha jogadores que façam ao menos boas campanhas e sejam vendidos e valham alguma coisa? Na bagunça do Flamengo 2011-2012 Thomás, muralha, Welinton não vingaram, mas o Santos não vendeu André e Zé Love? Onde está o Rafael que foi vendido por eles e nunca mais se ouviu falar? Entende que um time arrumado como o Flamengo de hoje pode vender um Matheus Sávio por um bom valor? Mesmo um jogador contestado em um time arrumado podem gerar lucro.
Discordo sobre o Adryan também, apesar de que já não tenho esperanças. Parece que está melhorando, mas…
Sobre o final, temos emprestado jogadores indiscriminadamente ou para economizar. O Flamengo tem jogadores estourando a idade todos os anos e precisa de um planejamento para isso. Eu sugeri há muito tempo um time B
Parei de ler quando chegou nesta parte: “ao maior estilo Vinny Dunga”.
Kkkkk
Kkkkkk eu também parei nessa parte.
Rapaz, o Vinny é uma peça. Mas vale a pena ler o texto
Essa choradeira toda foi por causa da contratação de Renê, concordo que não precisava de dois laterais do mesmo nível, por mim contrataria outro atacante com esse dinheiro. Mas ja foi, temos que apoiar e confiar no trabalho dos atletas.
Mas qual atacante bom contratariamos com 3 milhões?
Eu aguardaria até o meio do ano. Estamos bem de atacantes já
Concordo. Não há choradeira alguma. Só uma cobrança por personalidade. O clube diz por aí que vai valorizar e na hora de acontecer, contrata. Era bem simples. Libera o Moraes e pronto. Eu queria que testasse.
No mais, vou torcer até para o rei momo se colocar a camisa e estiver jogando. Não torci pelo Baidu?
Outra coisa é aquela estória de que craque o Fla faz em casa. Isso funcionou mas do seguinte modo.
O Zico subiu em 72, voltou para a base e subiu em definitivo em 73, se minha memória não falha. Já o Leandro subiu em 1980, se minha memória não falha.
Ou seja, para montar aquele supertime, foram sendo aproveitadas nossas melhores revelações durante uns 8 anos. Isso não ocorre mais desde os anos 90.
Se ocorresse, poderíamos ter juntado no início dos anos 2000 Um time com Julio Cesar Juan Marcelinho Djalminha, Paulo Nunes e Adriano.
Ou poderíamos ter juntado em 2006 um time com Julio Cesar Juan Felipe melo Renato augusto e Adriano. Nada mal, né?
Mas temos que aceitar que revelar e manter nossos jogadores como mantivemos nos anos 70 para montar o supertime campeão de tudo entre 80 e 83 não tem mais jeito.
E um detalhe adicional: nos anos 70, quando o supertime foi sendo montado, não conseguimos nos classificar em nenhum momento para a Libertadores. E mesmo assim conseguimos manter os jogadores, resistindo a corneta de gente como Washington Rodrigues em 1978 dizendo que o Júnior não tinha futebol para vestir a camisa do Fla.
Haroldo, parabéns, melhor comentário que já li aqui sobre algum assunto. Perfeito
SRN
Bom comentário mesmo
Valeu, Léo. Por isso que temos de ter memória. Júnior Capacete já foi cornetado no Flamengo! O passar dos anos faz com que a gente relativize muito essa mania de alterar entre euforia e depressão. Quando comecei a acompanhar nos anos 70, tínhamos Zico e Geraldo! Mas também tínhamos Merica, Manguito… E conseguimos ganhar nosso primeiro brasileiro com Manguito na final em 1980 por causa da contusão do Rondinelli no primeiro jogo no mineirão. Quem xinga o Márcio araújo hoje, não faz ideia a emoção que era ter o Manguito na zaga.
vc falou certo falta dá tempo a essa molecada!
Entendo. De fato, o futebol mudou. O time dos anos 80 será montado comprando jogadores. O que não quer dizer que não vamos revelar ninguém como temos feito. Não sei se acompanhaste as minhas últimas colunas, mas eu tenho defendido a entrada dos garotos dois, três por jogo. No time titular. Não adianta colocar o reserva. Hoje é impossível montar o time como aquele. Mas no mínimo podemos ter os reservas diretos oriundos da base. Ou não podemos? Hoje o titular da ponta esquerda é Everton. Tem que contratar? Não pode ser o Adryan? Thiago Santos?
Nego critica tanto a diretoria do mais querido, como se o Brasil fosse um exemplo de gestão de categorias de base….olha o bando que é a seleção sub-20
Trabalho louvável só o Santos q faz…
Uma andorinha só não faz verão, santos é mais que exceção no futebol brasileiro.
Por issso q só citei eles ue
eles não criticam a molecada por causa de um a partida ruim..quem viu a entrevista do Elano no Bem amigos sabe do que estou falando, moleque não têm pressão, a torcida apoia o jogador mesmo que ele não esteja bem. Luis Antonio crucificado, Negueba ninguém quis, Kayke bom jogador, mas só retornou mais maduro, Paulo Sérgio, foi bem no Paraná, no Avaí, hoje está no futebol sul-coreano, com 27 anos em bom nível, jogador driblador, bom de gols hoje certeza teria vaga do Cirino e do Gabriel, mas a paciência…nossa torcida é impaciente, se mudarmos certamente essa nova safra de jogadores estaria dando retorno técnico, quantos comentarista desse Coluna vimos em 2016 criticando o jorge, moleque de 19, depois vem e corneta a diretoria por vender…vai entender né é por aí amigo SRN
Pois eh…sao os msm q vivem pedindo os mlks
Mas Daniel. Não pode criticar? Sempre tenho visto os colunistas criticando e completando com: “mas tem 20 anos, subiu agora”…
Acho que o Santos só pode fazer isso
Sim,sem a base seriam uma ponte preta
Beleza, Ryan. Eu torço pelo Flamengo. Seleção é só pra levar nossos jogadores
O que eu quis dizer é que os clubes são um reflexo da federação, que não tem nenhum projeto, ou algum tipo de gestão de base.
Compreendo. Mas a ideia é mudar isso, não? Não podemos ficar assim pra sempre.
Esse blablabla de base não ta colando mais com grande parte da torcida, muita decepção nos ultimos anos….SE FOR BOM JOGA MESMO COM 3 OPÇÕES NO ELENCO……jorge mostrou isso…..
Só jogou porque os outros 2 laterais se lesionaram.
Sério?
A culpa é da torcida. Nos mesmos queimamos os jogadores da base vide Adryan. Camacho e tantos outros
Mas a gente não vive queimando Baidu, Cirino e Gabriel e eles estão aí? Temos que mudar
Axo q isso vai de perfil de jogador…. Tem mto mlk q nao aguenta ser vaiado…esses ai tao acostumado
Não é bem vaiar. É queimar mesmo. Até que esses não recebem tanta vaia, como foi com o Wallace por exemplo
a base é uma incógnita porque não joga. as chances são poucas e sem continuidade. quase sempre acontecem quando a opção é entrar o garoto ou jogar com dez, pois até improvisação acontece. e falta sobretudo continuidade. o tempo entre uma participação e outra é enorme e isso não da segurança nem valoriza o atleta. falta um processo bem claro de levar a base ao profissional.
Exato. Até quando? Insisto. A melhor coisa para o Flamengo era ter um time B. Poderia testar os moleques longe da pressão de ser campeão.
até quando o flamengo parar de ter como primeira opção contratar sob pressão de empresários amigos
A alguns anos atrás, seria ótimo,Flamengo pouparia muito dinheiro com a Perebada,e eternas promessas que fez por muitos anos.Nossos melhores jogadores dos últimos 15 anos,foram Adriano, Renato Augusto,Felipe Melo , Athirson e Samir.O resto deu Zero de Retorno. Drogbinha deu um pouco de lucro,o resto Erick Flores,Negueba,Adryan, Paulo Sérgio, Thomás, Vinícius Pacheco, Fabiano Oliveira e etc…Não são titulares em times de série C.Alguns jogam no poderoso Boavista,Gonçalense e por aí vai.Hoje tem bons jogadores, mas vamos com calma,fora o Vinícius Júnior, que parece muito bom,o resto são alguns bons jogadores, e nenhum é craque.Paquetá que eu achava que ia arrebentar,tá jogando nada na sub-20.
Concordo com vc
E bons jogadores não entram? Em que categoria fica Gabriel e Cirino que estão jogando no nosso time?
Não concordo com nada. Desculpee
Beleza. Essa é a maravilha da democracia. Não quer colocar os pontos que você não concorda?
Vide 2014. Concordo com o seu comentário e acho o Everton bom jogador inclusive para ser lateral. Se olharmos 2009, ganhamos com o Everton fazendo a função que hoje o Trauco faz. O Everton é ainda bastante útil ao Flamengo.
Entendo q o ideal seria criar uma espécie de FlaB ou fazer uma parceria com um time como o CFZ para dar a oportunidade dos garotos jogarem mesclando com uns caras mais experientes. Um bom treinador, como o Fernando Diniz do Audax SP e o resto é com eles. Entendo q futebol é sequência. É covardia exigir q o cara entre voando e acerte tudo em um jogo com a torcida sem paciência como é a nossa. Sendo eu pai de uma revelação da base, e surja a oportunidade de transferência para um time como o Santos ou até mesmo o São Paulo, não pensaria 2 vezes. SRN
Gostaria de saber quanto o Flamengo gastou com a base nos últimos 5 ou 10 anos e saber quanto arrecadou com vendas. Lembrando q em alguns casos (talvez na maioria deles) nós bancamos os salários dos q são emprestados. Provavelmente , somando as vendas feitas ainda assim tenhamos prejuízo.
Todo erro começou quando o ZR falou que o MA tinha muito a evoluir e não entendia a irritação do torcedor, sabendo da contratação do Rômulo ele solicita a renovação do MA e sabendo muito bem do potencial do Ronaldo, pois o mesmo foi campeão em 2016 com Ronaldo na volância, por que duvidou de seu comandado de anos e se encantou com MA? Ao meu ver está queimando o garoto e se queimando, porque ele está perdendo a oportunidade de se protagonizar com uma revelação! Caso Renê, o próprio não tem culpa, é um bom jogador que se destacando pode render financeiramente, acho que Trauco vai ser vendido daqui para o final da temporada ou o próprio Renê, mas não havia uma necessidade urgente, dava para subir um garoto, mas como Trauco é titular absoluto na seleção peruana, sempre haverá uma oportunidade para um deles se destacar. Léo, ao meu ver ainda não passa confiança de ser titular, com a chegada de Berrio e Mancu indiscutivelmente voando improvisado na direita, Berrío vai ralar para tomar aquele lugar, Thiago Santos vai ficar o ano todo a deriva, Paquetá e Matheus Sávio e Adryan são banco para Gabriel e Cirino que não tem nenhuma serventia, Vizeu, eu acredito que também será queimado pelo Damião até o final de seu contrato, Muricy avisou que podem queimar o Vizeu, mas teve gente que falou que foi por ele e Guerrero desfalcar nas convocações as suas seleções, mas bastava mudarem a formação em 2016! A promessa de usar a base, certamente nunca vai acontecer, não sei quem são os empresários desses garotos, se não estão jogando, acho que é soberania de empresários, aí fica dúvidas para o torcedor, RC e ZR falam a prioridade da base e o que estamos vendo é o inverso seguido de jogadores que já deveriam ter vazado, dispensado! Porque vc tem um monte de volante emprestado e renova com MA, vc tem uma base já treinando e renova com Gabriel sem futuro nenhum, aí a garotada fica triste!
Eu já acho que o erro começa na diretoria que diz que vai valorizar. Mas estou torcendo para que alguma coisa aconteça que me prove o contrário.
O problema da base são os empresários, os caras já influenciam em moleques de 13 anos, e até escalam jogadores. Trabalho bom na base mesmo só Santos e São Paulo, e razoável Fluminense e Atlético Paranaense. O resto só faz merda, o próprio Corinthians ganha a Copa São Paulo direto, mas usa meio de que já estava no principal e seus jogadores são quase 100% de empresários. As categorias de base do Brasil tão uma boa bosta.
Mas não é impressionante que o Brasil sempre esteja na mira dos europeus? Eu quero um Flamengo revelador. Não é possível que do time da copinha do ano passado só sobreviva o Vizeu.
Matéria imbecil… a base sub-20 do Flamengo é uma bela porcaria! Fato!!!
Pode mandar todo mundo embora?
Se eu fosse pai de algum tiraria tbm, renovações desnecessárias, despensas não feitas, buscas por jogadores medianos… mas há casos que necessita de contratação,como foi o caso da LE, nem Michel nem Moraes se mostraram prontos o suficiente para subir, eu gosto bastante do Michel mas ele tem algumas dificuldades que prescisa ser melhorada antes de subir, oque não é aceitável e renovar com um velho 32 anos que não evoluirá mais nada, enquanto tem uma promessa que já mostrou qualidade no profissional.
Vinicios, o Thiago ENNES, lateral direito da base que tem mais futebol que o PARÁ e o RODINEI, foi emprestado para um time de segunda divisão portuguesa da ilha da Madeira. Como esse jogador vai evoluir emprestado para um time desses?
Thiago ennes eh horrivel÷!!!!!!!!!! Dispensado das flores terríveis
Horrível não é. Fez ótima copinha. Sempre achei ótimo lateral. Defende e ataca com precisão.
Copinha depois do estadual eh o pior torneio sub20. De uma olhada no br,cdb,copa rs..esses sim vc pode ter uma ideiq melhor dos mlks
Como eu disse há casos que necessita de contratação, outros não, Ennes poderia ser muito bem aproveitado mesmo, mas oque conta lá em vários casos e a experiência do atleta, seja ele mediano ou não.
Ainda não entendo essa ideia de experiência. O Gabriel teve experiência no Bahia e é isso aí.
Também não é para tanto em relação ao Ennes. Mas merece jogar. Tem jogador que explode mais velho.
Ináceitável mesmo
Deixa os mlks evoluírem em paz, se valer a pena utiliza -los, a comissão técnica saberá fazer
Saberá? O que temos visto é serem emprestados para a Índia e Portugal, quando não para um time pequeno do Brasil.
Se n vingarem nesses sao fracos
O Robinho é fraco? Era reserva na china. Voltou e foi o cara do brasileirão.
Axei q estavamos falando de mlks da base… Robinho conquistou o br em com 17 anos sendo protagonista
Você estava falando de jogador que vai para outro clube e não vinga. Robinho não vingou. Estou errado?
Axei q estavamos falando de jogador da base ter chance pro profissional.. Robinho ja vingou ha mto tempo amigo
Me surpreendi quando vi que o texto não era do Vinny…
Até eu. Reconheço. Mas o Vinny é fera. É importante ter alguém que problematiza algumas coisas e provoca um pouco. Duvido que ele ia querer o Tiago Carleto mesmo xD
Na questão do Renê eu discordo, não podemos nos dar o luxo de testar a base com uma libertadores pela frente, já no caso de atletas que já provaram seu valor na base eu concordo,temos o Vizeu voando e anos luz a frente do Damião, temos o Paquetá e o Matheus Sávio comendo a bola na seleção sub 20, esses podem ser usados mesmo em momentos de pressão que ainda sim mostrarão seu valor.
Mostrarão mesmo? Os dois estão rateando lá. Tá certo que o time desandou, mas…
Por outro lado, nunca mais vamos promover ninguém? Porque, na minha cabeça, arrumados como estamos, nunca mais ficaremos fora da libertadores. Não esqueça que sou O otimista xD
Eu concordo plenamente e penso da mesma forma com relação à manutenção de jogadores medíocres, que vão atuar e certamente vão tirar a vez dos garotos. Temos três nomes na sub-20 (sávio, paquetá e vizeu) e poderiam junto com Ronaldo serem mais testados. Já fiz uma reflexão a esse respeito, com relação aos garotos da base (que perspectiva terão para o futuro?), para que existe a base então? Quantos nomes maravilhosos o Flamengo revelou? Imperador, Djalminha, Zinho, Sávio…lembram do “mantra”? CRAQUE O FLAMENGO FAZ EM CASA. O ultimo jogador da base que vingou foi Jorge, e fazia muito tempo que não temos um jogador revelado no Fla sendo vendido para Europa…o Fla esta virando um “time de estrangeiros”, contratando caro e a base ficando de lado. OK, tem que trazer bons jogadores, mas tem que mesclar e dar oportunidades para que Ronaldo, Vizeu, Sávio, Paquetá joguem, ai sim avalia se vale a pena. SEM OPORTUNIDADES DE JOGAR NÃO TEM COMO AVALIAR.
*Renê é sim necessário, pois Trauco pode ficar suspenso, tem convocações para a Seleção do Peru…Planejamento correto.
Temos concordado bastante ultimamente, hein, Almir?
Era só testar os moleques. Nunca te pedi nada, Flamengo xD
Com todo respeito. Eu acho que você foi infeliz na matéria. Digo isso porque o Flamengo trabalhou bem o Jorge e vendeu ele muito bem. A Diretoria vem fazendo um excelente trabalho na base. Esse ano vamos disputar titulos e temos sim que ter jogadores com maiores personalidades com maior experiencia. Não podemos trabalhar com hipoteses. Se o trauco se machucar botarmos um menino da base poderiamos estar jogando todo um trabalho fora. Então a diretoria preferiu não arriscar. Concordo com eles. Mais uma vez acho que você foi muito feliz na materia, e se eu fosse pai de um Garoto com certeza iria querer ele no Flamengo que hoje é referência para o Futebol Mundial.
Você está confundindo as coisas, Leandro. De baixo para cima. O Flamengo é referência em muita coisa, mas na base, me desculpe. Não é. Os jogadores da base não têm personalidade? quando nós vimos isso? Eles não jogam, então fica difícil ver. E o Jorge? Podem reclamar de muita coisa dele, mas ele tinha personalidade. Me matava a frieza do garoto, até para ouvir críticas. Para completar a diretoria não fez trabalho algum com ele. Foi uma surpresa. Precisou o Armero ser convocado e o Pico emprestado ou lesionado… Tanto não confiavam no garoto que contrataram o Thalysson. SRN
O Flamengo está voltando agora a ser referência na base sim caro Anderson. Ficamos em um hiato de 1990 até 2011 sem ganhar uma copinha, tínhamos um chiqueiro para os garotos da base se formarem e mal se lançavam eles ou lançavam em péssimas condições. O Adriano mesmo que hoje nós referenciamos orgulhosos como prata da casa do Flamengo saiu execrado do clube e somente na Europa se tornou o imperador. Aqui preferíamos o Reinaldo a ele. As coisas mudaram muito de uns tempos para cá e é necessário se reconhecer essas mudanças amigo. São notórias. O Flamengo nas copas sub20 para baixo está sempre nas cabeças brigando por títulos, logo o trabalho está sendo muito bem feito.
Falou pouco, mas só falou bosta.
Obrigado pela participação, amigo.
Um cara que escreve a frase “Alguém aí acha que Trauco vai se machucar tão gravemente que justifique esse desespero em contratar?” não pode ser levado à sério.
Ninguém pode afirmar absolutamente nada sobre isso. Por isso mesmo não se pode correr o risco, pois estamos disputando pra valer vários campeonatos esse ano.
Se o Flamengo não contratasse outro lateral e o Trauco se machucasse ele seria o primeiro a reclamar da falta de iniciativa da diretoria.
Lamentável.
Para mim erro foi, por exemplo, vender o Jorge agora seguindo o pensamento “Elenco Forte”. Entre ter o Jorge e o Trauco seria bom ter os dois, mas como um precisou sair porque a diretoria assim quis, era necessária a reposição, porque precisaremos do Trauco, do Renê e também da base. Só contar o número de competições que teremos.
Opa. Beleza, Igor. Você acha mesmo? Ano passado disputamos o mesmo número de competições e o Ennes não teve chances. Não gostei da venda do Jorge, mas acho que o Flamengo precisa ser lembrado no Novo mundo como clube formador. Vale um futuro cheio de boas negociações. SRN
Lançou o Vizeu e o Leo Duarte. Um se mostrou, na minha opinião, nosso melhor centroavante e não será o titular porque o Guerrero teve centenas de oportunidades não aproveitadas, mas custa caro e precisam usar. Critério injusto. O Leo Duarte entrou numa barca furada tendo como seu companheiro de zaga o Cesar Martins e pagou o preço caro de ter um péssimo companheiro de zaga. Como Rafael Vaz e Rever agradaram ao técnico o leo Duarte foi para o banco. Isso foi justo.
Resumo: Se usou a base sim, só que não dá pra por todo mundo ao mesmo tempo como o torcedor quer.
Ué? Só eu que não posso exercitar a imaginação? Você acabou de falar que se acontecesse eu seria o primeiro a reclamar. Se pode afirmar isso? Tô zoando.
Rapaz, quando se contrata se olha tudo de um jogador, inclusive o histórico de contusões. Não é o caso do Trauco.
Dois textos polêmicos no mesmo dia. Parece sexta-feira 13.
Sobre o texto, entendi o raciocínio, só que ele foi mal colocado.
Tudo bem, Giulia. Estava meio sumida. Então, não era a minha ideia fazer polêmica. Ela saltou no texto xD
Você tem alguma sugestão de como eu poderia colocar o texto?
Concordo com o texto !
Talvez nem o vínicius júnior tenha oportunidade.
Olha, se a proposta do barça é real, a família do garoto já deve arrumar as malas e partir logo sem nem olhar para trás! A realidade não é favorável a permanecer, pois assistimos o inverso do prometido…espero que eu esteja enganado.
Concordo !
Já tô vendo o Vinicius com 20 anos com menos de 1 h de jogo, enquanto isso o jamal com dezenas de partidas.
Acredito, lá a base existe para conquistar títulos pelo clube, Messi, Xavi e outros são exemplos disso!
Em 2025 seremos nós.
shuashuashuashua
Não, cara! Faz isso comigo não. O meu sonho é aparecer um clube chinês… Povo acha graça, mas ganha a libertadores pra ver se até o Baidu não é vendido… auhauhauhauh
kkkkkkkkkkkkkk
Também espero. Problema é que não podemos renovar com ele até os 18.
Aí complicou de vez!
Se a base entrar e não formos campeões vão culpar a diretoria. Se a base não jogar e formos campeões faremos festa e não se discutirá mais esse assunto. O Flamengo tá pressionado por títulos, e creio que os garotos serão usados em competições secundárias para serem avaliados e jogarem as principais. Não é só porque está na base jogando bem que irá despontar nos profissionais. Muitos decepcionaram. Tem que se fazer as coisas com cuidado.
Igor. Calma! Não precisa colocar os 11 da base. Vou ser polêmico outra vez. Você não acha que o centroavante do Flamengo poderia ser o Vizeu? O Léo Duarte não poderia, ao menos, ser um reserva mais participante no lugar do Vaz? O Ronaldo não poderia ser o do Rômulo? Paquetá do Diego? Isso já bastava.
Eu concordo com o cuidado, mas tem sido tanto que eles nem têm jogado. Quais competições vão jogar? O Carioca já está chegando à metade. Vamos voltar a falar dessas chances no próximo mês, onde já disputaremos a Libertadores. Tomara que vingue
Anderson, parte de sua pergunta eu respondi para o Evandro. Ano passado eu colocaria o Vizeu titular. Esse ano talvez, se o Guerrero não vingar já que esse já teve 1 milhão de chances e somente agora tá tendo um início melhor (vamos ver se isso será também nos grandes jogos). O Leo Duarte para mim é o reserva natural do Vaz, apesar que na Copinha vi um zagueiro muito bom da base que também poderia ser, mas para não queimar etapas colocaria o Leo Duarte como o reserva do Vaz.
Paquetá, gosto do futebol dele e até o colocaria como reserva do Diego AGORA, mas não quando Ederson e Conca voltassem se voltarem jogando bem. O Ronaldo acho melhor que o Márcio araújo e colocaria como reserva do Rômulo, mas já que renovaram com o Márcio Araújo, não vejo como o fim do mundo a entrada dele na reserva do Rômulo. De qualquer forma nenhum dos jovens eu lançaria na Libertadores.
Resumo: Eu não renovaria com MA e Gabriel, mas podem ajudar em um momento ou outro por já terem alguma experiência. Os jovens lançaria em primeira Liga, Copa do Brasil e Estadual, mas aos poucos. SRN.
Tinha necessidade de renovar com Gabriel e MA? Vc acha certo o treinador se preocupar em recuperar um galo duro Cirino ou trabalhar um jovem?
O Márcio Araújo e o Gabriel não são jogadores, na minha opinião, de um nível de titularidade no Flamengo, mas dependendo do custo benefício no atual cenário que estamos, poderiam ser peças de composição e bons reservas, afinal não dar pra ter um elenco inteiro de jogadores top de linha. Daria até confusão entre eles. Só isso.
A base eu usaria por exemplo, no momento do Estadual ou primeira liga em que precisássemos rodar o elenco para fazer um misto entre profissionais e ALGUNS GAROTOS.
Eu aproveitaria Vizeu, Paquetá. e Ronaldo para esse ano ainda no primeiro semestre. O Vinícius Jr. eu daria mais um pouco de bagagem nos torneios sb 20, prepararia melhor ele fisicamente e sua estrutura muscular durante o ano para fortalecê-lo e o lançaria nos profissionais no ano que vem na mesma linha que eu usaria esse ano. SRN.
É isso que deve ser feito, vc acha que Ronaldo não dá para compor elenco em vez de MA? Vc acha que o Adryan não dá para compor elenco em vez de Gabriel?
Poderia muito bem dispensar os dois, e da mais chances para Adryan e Ronaldo, tbm n entendo pq renovar com esses perebas
Acho que não vai ser o caso, porque já há muita pressão para colocar o garoto. Espero mesmo que não aconteça.
Assim espero….o garoto tem um potencial gigantesco.
Vamos bater na seguinte tecla: Temos 5 ou 6 campeonatos para disputar durante o ano. É válida a contratação do Renê, e com planejamento, a base será inevitavelmente colocada em campo. Acho essa matéria precipitada porque o ano só está começando. Primeiro se analisa o trabalho e depois se critica ou aplaude. Precisaremos de opções durante o ano, não necessariamente por datas fifas, mas será Copa do Brasil, Libertadores, Brasileiro e mais alguma coisa que por ventura exista para disputar. O Flamengo não está se preparando para ganhar uma Libertadores. O Flamengo quer montar um elenco para disputar todos os campeonatos com qualidade e brigar por esses títulos. A contratação do Renê não é desespero, é PLANEJAMENTO.
Entendo o pensamento do colunista, mas não concordarei com o ponto de vista dessa vez por achá-lo precipitado e muito prematuro. SRN.
Então hoje eu só posso falar de 2016? Quando olho para trás, gosto de ver a década de ouro. Não quando perdemos para o palestino.
Te peguei, rapá. Você disse que não estamos montando um time pra ser campeão da libertadores, mas disse que iremos disputar seis campeonatos. Ou seja, Carioca, Liga, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e……….. Mundial. Rá!
Ok. Espero que todo mundo encontre uma vaguinha. Só acho que não vai acontecer. SRN
Eu também sinto falta da década de ouro quando não se tinham tantos empresários se metendo na formação dos jogadores e os clubes revelavam com mais frequência sem perder tanto dinheiro. Muitos jogadores saem para países estrangeiros com 14 ou 15 anos para empresários ganharem dinheiro e quando voltam, até mesmo na seleção brasileira, nunca ouvimos falar neles (sem contar os brasileiros naturalizados que jogam em outros lugares e se tornam poloneses, croatas, japoneses, russos…).
Voltando ao assunto, o problema é que a dinâmica do futebol mudou e as coisas não são mais feitas como eram há 30 ou 40 anos. Não curtimos nossos craques e jamais teríamos um Zico nos dias de hoje porque ele estaria em algum grande europeu com 19 ou 20 anos. Muitos nem estouram no clube formador e quando fazem sucesso é que sabemos que eles existiram em algum clube e se foi ainda adolescente para a Europa.
Gabriel, MA e Cirino não servem para compor nem elenco!
Só acho que qualquer jogador vindo da base tinha que ter, no mínimo, metade das partidas que o senhor Gabriel teve no Flamengo, antes de ser chutado pelo clube.
O problema de tudo é o Flamengo dar chances infinitas para Gabriel, Cirino e Márcio Araújo.
Eu acho que jogador ruim, tanto da base ou não, não deveria ter chances no Mengão.
Campeão! Esse é o meu pensamento. Jogador ruim, mesmo no fraldinha, tchau! SRN
Se o jogador é ruim, sem possibilidade de progresso, e chega até a idade dos profissionais no clube, falha dos responsáveis pela base, agora, dificilmente um jogador vai estar 100% aos 19, 20 anos, são raros os casos, diferente do jogador ter chance durante 5 anos, e acharem que terá uma evolução aos seus 27 anos de idade.
Metade talvez não. Essa praga já tem muito jogo pelo Flamengo
E com uma evolução pífia, acho situação dele um absurdo
Não concordo com a matéria. Até acho válido suscitar essa discussão de se valorizar a base, mas a matéria traz um viés negativo, criticando a diretoria e suas contratações. Faz um desserviço ao Flamengo. Zé Ricardo foi técnico da base e campeão com os moleques. Com certeza ele e sua comissão técnica conhecem o potencial dos garotos mais do que qualquer um aqui. Criticar é muito fácil, qualquer um faz, quero ver sentar na cadeira dos caras lá e fazer o que eles fazem e ainda ter que ficar ouvindo um bando de corneteiros metidos a especialistas em futebol… Os que cobram a presença imediata dos garotos no time profissional serão os primeiros a vaiá-los quando eles errarem numa partida importante. Lembrem-se: Pelé, Ronaldo, Neymar, Jesus, Jorge (e alguns outros) não fazem parte da regra, mas da exceção!!!!
Show, muito bom!
MA,Gabriel e Cirino, esses lixos não vem acrescentando em nada, não servem, vejo 3 garotos que precisam e tem potencial para vingar daqui para 2018 de certeza se trabalhar como o Gabriel foi, ou seja, sempre joga 10,20 a 45 minutos, se uma vez que tiver um bom momento em qualquer campeonato os colocar, vai motivando eles!
O Pará foi perseguido por anos e de uma hora pra outra virou xodó e a solução pra LD. Deixa os caras trabalharem sossegados… O Flamengo tá tentando passar o Cirino, mas o negócio é difícil. Não adianta ficar criticando. Isso não ajuda nada. O MA é importante pro time. É melhor que o Cuellar que só faz falta! Quanto ao Gabriel, já faz tempo que não é titular… com certeza assim que tiver uma oportunidade o Flamengo vai repassar ele. Além disso, ele não é caro pro clube.
As coisas estão se encaixando ao seu tempo. O CT está quase pronto para os jogadores da Base. Existe um projeto de plano de carreira para os jovens e principalmente para as promessas da base. As coisas não acontecem do dia pra noite. Já erramos demais, é verdade, mas eu confio nessa diretoria e na comissão técnica. Tenho certeza que eles olham pros moleques com carinho e cão fazer um trabalho legal com eles. Tem que ter paciência. Tem que apoiar, não criticar.
Quem te disse que estou impaciente com a base? Quanto a criticar os renovados vc me desculpas, mas esses não ajudam, não tem futebol para compor elenco, estamos para jogar uma libertadores e insistir com MA e Gabriel é mesma coisa de permanecer o erro, nas 2 últimas participações o Flamengo não passou da 1° fase, somos recordistas entre os times brasileiros de eliminados na 1° fase! Esses caras tem feito mais raiva do que alegrias ao torcedor, estamos no jejum de 2 anos só tendo raiva, sem ganhar um título, nem o estadual! Não é reclamação, é sede de vencer jogos, campeonatos! Todos os anos temos 5 a 6 campeonatos e se tratando de um gigante mundial Flamengo, não se pode jogar para fazer bom campeonato e sim para ser campeão. Agora vc pedir para alguém ter paciência com Gabriel e MA é difícil alguém dizer que sim!
O problema é que a exceção é só o que está sobrando. Qual é o jogador formado na base no nosso time, hoje? Não vejo com viés negativo não. Na verdade, elogio mais a diretoria do que critico, mas quando está errado, está. O texto não critica a diretoria por não colocar a base, mas por posar de quem iria valorizá-la. Você acha o Ronaldo melhor ou pior que o Inominável Baidu? Se ZR foi técnico dele e o conhece tão bem, porque não o colocou? SRN
Concordo com o artigo.
Essa foi uma das maiores decepções com o Zé Ricardo, porque na época em que foi efetivado fiquei empolgado justamente pelo fato de ele ter vindo das categorias de base, achando que agora sim teríamos um treinador que valorizaria a prata da casa.
Que nada, o cara ignora a base, preferindo optar por jogadores pífios, como vsq, peteleco e cirino já morreu, sem dar chances a Ronaldo, que foi seu atleta e considerado o melhor jogador da copinha 2016, Paquetá, Mateus Sávio, entre outros.
Isso é um fato. Um fato lamentável, porque seria vantajoso financeiramente e ainda por cima teríamos jogadores com o dna e a identidade rubro negra.
Lembro muito bem daquela geração de 89/90 de Djalminha, Paulo Nunes e Marcelinho, que foram desprezados no Fla e brilharam em outros times.
A pergunta que não quer calar é porque os garotos não jogam os jogos do Carioca a partir de agora…já estamos classificados mesmo, o melhor é usá-los durante os jogos para saber o quanto podem render, em especial Ronaldo, Cafu, Moraes e etc….
Enquanto isso… renovamos com aqueles que 99,9% da torcida rejeita. Muito estranho mesmo.
Desprezados? Eles foram campeões de 92. Faziam parte do elenco e ajudaram como puderam.
Nessa época o Djalminha já tinha sido espirrado depois daquela confusão com o Renato Gaucho, e o Marcelinho e Paulo Nunes saíram logo depois de 1992, sendo que eles podiam continuar por muitos e muitos anos, de modo que foram brilhar em outros times. Já vi o Djalminha e o Pailo Nunes no Resenha da espn falando isso aí mesmo, que o Flamengo não soube valorizar a prata da casa, e os caras saíram de graça, desprezados.
QUANTA MERDA EM UM TEXTO SÓ KKKKKKKKKKKK, COE COLUNA DO FLAMENGO FALA PARA OS CARA NAO FUMAR ESSA MACONHA MOLHADA ANTES DE ESCREVER UM TEXTO NAO !
Mano você quer formar jogador ou quer título ?
Acha mesmo que Moraes na hora que precisar substitui o trauco vai dá conta em uma libertadores ? Acha mesmo que Vinicius Jr iria ser frio o bastante para aguentar catimba de argentino, uruguaio ou chileno?
Outra coisa de titular novos temos mancuello, Rômulo, trauco você acha que os cara vai conhecer um ao outro nos treinos ? Tem que por equipe titular para pega entrosamento.. o esquema mudou tbm não são mais 3 atacantes e o guerreiro com 3 meias OFENSIVO tem que por para jogar ..
VOCE ESCOLHE AMIGO VENDER O VIZEO, PAQUETA, MATHEUS SAVIO PARA UM TIME DE MEDIO PORTE NA EUROPA OU SER CAMPEÃO .
Vizeu, Ronaldo e Adryan tem condições de jogo já, se os usarem com inteligência podem ser 2° opção sim, nós jogava direto com o peso morto e menos 1 em campo Alan Preguiça…mas concordo com vc, libertadores é pesado mlk, os 3 que citei é 1 ou 2, nunca os 3 e em desfalque forçado, o elenco tem qualidades e podem abraçar eles.
Quanto ao Ronaldo acho que ainda precisaria ser testado numa competição de profissionais menos exigente pra ter uma noção do seu potencial, mas os outros 2 concordo com o que disse.
Eu falo com prudência, vi Ronaldo ano passado e contra o vila nova ele jogou bem ao lado do Cuellar, ainda não é para serem titular, mas 2° opção já dar, vc só aprende jogando no meio dos bons, experiência própria, mas eles precisam querem, esses 3 eu vejo vontade e talento.
Essa porra mesmo! Quer fazer teste põe os muleques em campeonatos de menor expressão, jogos não decisivos ou goleando. Agora libertadores batendo na porta vai usar os muleques pra quando pegar a primeira porrada pipocar? Time tá entrosado pô.
Tem colunista bom, mas também tem cada um.
SRN!
Comentário muito lucido!
Carioca mitou!! kkkkkkk
Excelente comentário. Tendo em vista que o próprio Santos – que é exemplo de como fazer a transição da base para o profissional -, coloca os jogadores para jogar inicialmente no campeonato paulista. Estão preparando o Arthur Gomes assim, colocando às vezes, e não como reserva imediato de Copete, Bruno Henrique etc.
Quem disse que pra ter títulos não se pode formar jogador ? Desculpa medíocre, inclusive passamos 2016 sem título e sem formar jogador.
Achar não muda nada, o Moraes poderia substituir o Trauco e mostrar ser bom jogador, ou poderia entrar e sentir a pressão, a questão é que se existe categoria de base e o clube não usa, isso merece ser criticado.
Desde quando testar um jogador da base atrapalha o entrosamento do time ? Acho que deve ser isso que atrapalha o Santos né? Ops não, o Santos testa a base e mesmo assim entrosa a equipe, mas so no Flamengo não pode né ?
Com certeza usar Vizeu, Paquetá e Mateus Sávio ao invés de vender pode nos trazer títulos, ao contrário de Gabriel, Cirino, Marcio Araujo, Juan.
O São Paulo do Tri-Campeonato não tinha ninguém da base.
Kkk e foi ? Quem revelou Hernanes então?
Sem falar no Rogério Ceni…
O cara comentou com o intestino, só pode.
Rogério Ceni, está lá desde 1993. Mas foi revelado no SINOP.
Aham.
Hernanes já tinha rodado quando voltou pro São Paulo.
Mas era da base
Jogou uma temporada inteira no santo andre. Não ganhou o primeiro ano do título.
https://uploads.disquscdn.com/images/d4c1a64261dd4c9e276bab725006474f9759f15e6a27c3838fde281f679a6d6b.png
Sua afirmação foi de que não tinha ninguém da base, e tinha.
Aliás, tinha o Breno que é craque. E o Hernanes apesar de já ter rodado.
Moraes é piada de mau gosto. Ainda se fosse o Michael(embora ache ele muito novo para integrar os profissionais ainda)
Piada de mau gosto então é a nossa categoria de base né ? Pois ele era do time, fez duas assistências e um gol. Agora outra piada de mau gosto foi o péssimo ano que teve o Renê no sport!
Neymar com 20 anos tava jogando Libertadores e 21 Mundial.
Tô contigo meu parceiro.
A promessa era valorização da base esse ano. Já sentia o cheiro de migué com a renovação do Detestável da camisa 8, mas agora com a renovação de Gabriel e a contratação do Renê eu tô vendo que os garotos vão sobrar de novo.
O maior exemplo é o pobre do Ronaldo, destaque absoluto, muito elogiado na Copinha, e se fosse de qualquer outro clube já estaria nas cabeças, brigando pela titularidade. Mas estamos falando do Flamengo, e no Flamengo um jogador desse quilate só serve pra completar vaga em rachão no treino da tarde.
Só vou esperar mais um pouco pra ver o que será de Viseu, Paquetá e Sávio quando eles voltarem do torneio sub-20.
Esse Rodrigo Caetano vai meter onde? Tem que trazer essas porras de empresário para embolsar. Essa porra de futebol no Brasil é igual politica, só tem safado e corrupto.
Isso, tira e coloca no Vasco, botafogo… só consulta seu filho antes para saber se ele quer ir
Bastante merda em um texto só. a desinformação aqui é grande.
Realmente muito ruim
Agora é obrigatório colocar jogador da base para jogar é? Se o cara for realmente bom, uma hora ou outra ele vai jogar.
É isso mesmo Juan.
Juniores não é solução. Flamengo vai jogar importantes campeonatos, como libertadores, Copa do Brasil e campeonato brasileiro. Não são campeonatos para recém promovidos dos juniores. Precisam pelo menos saírem bem contra os profissionais no dia a dia nos treinamentos durante algum tempo para aí sim terem oportunidades nos profissionais.
Imagine colocar Ronaldo, Michel, Vizeu, Moraes…numa libertadores? Não concordo com esse texto.
Ano passado, estavamos sem disputar libertadores, Vizeu correspondeu e recebe como prêmio o terceiro lugar no time, esse papo de libertadores não cola!
Concordo com quase tudo que o colega escreveu, com ressalvas ao Vizeu, mas não dá para jogar a responsabilidade no colo da molecada. O cara que escreveu esta “matéria” pode mudar a alcunha de “o otimista” para “discípulo do Vinny Dunga”.
A questão da base é muito simples, vemos jogadores medíocres e medianos sendo utilizados (leia se Gabriel, Cirino, Márcio Araújo) e jogadores com excelentes potênciais ser ignorados, Alguém conseguiu ver uma sequencia de Partida de Baggio? Do Jajá? Do Lucas? Do igor sartori? Eu nunca vi, inclusive ja vi jogadores subirem e irem bem e do nada descer e nunca mais ser utilizado, prova disso foi o Mateus Savio que entrou duas vezes e duas vezes fez gol, o que aconteceu ? NADA! nunca mais jogou.
Lucas jogou umas 20 partidas. Torcia para ele, se marcou 2 gols foi muito.
Jajá entrou numas furadas… mas não teve foco naquele momento.
Baggio, nem na luverdense tá jogando bem.
20 partidas ? Duvido, único que podem ter esses números foram Thomas, Negueba
Verdade. Confundi o Thomas com o Lucas.
Thomas fez 21 partidas e nenhum gol. https://uploads.disquscdn.com/images/3b0646aa6180d67fc816cab693f026961fa660976192000dc4268c3cc7839f30.png
Esse era fraco mesmo, teve mts chances.
Baggio era titular do Luverdense, agora vai jogar no Ceará.
Jogar bem e ser titular são coisas diferentes. O que esperávamos dele é muito mais.
Lá ele jogava de ponta, talvez ele tenha um desempenho melhir esse ano.
6 gols na carreira. Torço pra ele… Mas cara… Ele não é o que a base fabricou.
https://uploads.disquscdn.com/images/47bbca6d0e4184169f5ff070e8f4bc8dacf4822b45f75df1b8c5131f12537eb2.png
Aí é que está o X da questão. Isso precisa acabar. Quando acontecer de o Flamengo emprestar o Sartori, a torcida saber. Está sendo emprestado, porque nas oportunidades não foi bem. Ou quando no fim do ano o contrato do Baggio acabar, poder dizer, ele não era tudo isso, mas como, se no Flamengo só fez 10min contra o Bagu em 2014 e tão poucos outros 4 jogos que mal se consegue encontrar? Queria ter visto o Baggio jogar. Assim como muitos outros. Se não dá pra ser com os que já foram, ao menos com os que ainda estão.
É verdade Anderson, mas não vejo isso mudando, a comissão técnica continua ignorando a base.
Concordo, só que parcialmente. “Se eu fosse pai de um jogador da base do Flamengo, eu o tiraria e o colocaria em outro time” foi uma das frases mais anti-Flamenguistas que já li ou ouvi em toda a minha vida.
Porque parto do princípio que basta ser jogador do Flamengo para se ter a maior bença que poderia acontecer na carreira de qualquer um deles, mesmo que seja a vigésima opção.
SRn
Discordamos. Bom é ser peça ao menos útil ao elenco do Flamengo. No futuro o filho desse garoto dirá aos colegas: “Meu pai jogou no Flamengo. O nome dele é Fulano” E a resposta fatal será: “Quem”?
Não há amor pelo clube que resista. Somos todos rubro negros, mas temos que refletir sobre alguns pontos em que podemos melhorar, ou não há o que melhorar?
Assino em baixo Anderson. Em gênero, número e grau. Ótimo texto.
Valeu, Bruno. TMJ
Título muito infeliz.
To com você mano o flamengo tem muito jogos no mínimo 3 por posições cara doido envies de dar força fica ai empurrando para baixo sai dai quer ibope tai… SRN
Onde que o texto empurra para baixo? É uma cobrança por postura. Se o clube diz que vai valorizar e não valoriza, fica muito feio, ou como disse um leitor em seu comentário: ” Melhor fechar a base” SRN
Esse título foi muito infeliz, mas o texto até que ficou bom e não há como discordar de muitos pontos dele, agora termos que ser realistas e ver que nós não temos a base do Santos, os nossos garotos que estão na Seleção Sub-20 estão jogando pior que o resto do time que é muito ruim e parece que falta personalidade ao nossos garotos quando sobem para o time principal dá um amarelão e eles não produzem quase nada igual está acontecendo na Seleção Sub-20.
E por falar em Santos o time da Vila Famosa é brincadeira pra revelar e consagrar jogadores, os moleques já entram quase prontos é incrível a formação que dão a eles lá, um dia desses assistindo um jogo do Santos me surpreendi com um garoto que mal entrou no jogo na primeira bola que pegou partiu para cima da marcação deu umas três ou quatro peladas e marcou o gol é impressionante a personalidade daqueles garotos da Vila se os nosso fossem assim ou pelo menos parecidos ai sim este texto se justificaria completamente mas como não é ainda temos que depender do jogadores mais cascudos mesmos.
A coisa mais chamativa de todo este texto, e o que gerou mais polêmica, foi o título, que é uma paráfrase. Já imaginava que aconteceria. Mas o texto, embora reme em direção ao título é bem explanado. Quanto aos garotos do sub20, caíram junto com o time do Micale. Tem jogos que o Vizeu se perde e some. Fica nervoso, mas também acontece com Guerrero. Paquetá começou bem, depois fez escala com Matheus Sávio, que também é disperso. Falta intensidade. Entrar em um jogo ou outro lhes fará bem.
Rapaz essa nossa fixação pela prata da casa já beira a loucura. A participação do Vizeu, do Matheus Sávio e do Paqueta beiraram ao ridículo nesse Sul-Americano mas tem um monte de gente que ainda defende a efetivação deles no time, embora eles estivessem num time em que ninguém jogava nada mas eu estou me referindo ao corpo mole deles as quedas as tiradas de pé nas divididas e a dispersão deles nos jogos que me parecem não são só um fenômeno momentâneo mas uma características pelo menos atual deles.
Sinceramente não!
O poder que o Flamengo tem para lançar jogador é o mesmo que tem para poder queima los. Com tudo isso ocorrendo à muitos anos, meu pensamento é insistir!
Zé tem esse poder, assim como tinha Luxa, bater de frente com Diretoria e Empresários…basta mesclar os ´´medalhões“ com a base. Isso o Santos vem fazendo à anos!
Lembro na época de Neymar, que jogou com Léo, Giovanni e Robinho…Sem Clubismo, mas quantos jogadores do Santos foram lançados naquela safra…Neymar, André Ganso, Wesley, o goleiro Rafael, Madson e a zaga com medalhões Edu Dracena e Durval.
Minha insistência é mesclar a base com os demais, se vai render aí são outos 500.
S.R.N!
A palavra de ordem é planejamento. Se o clube quer valorizar, tem que colocar num jogo ou outro. Para na hora que precisar, saber com quem pode contar. Se não pode contar, libera. Não é escalar porque é da base, e sim escalar para saber se vale. Não é em Libertadores, mas dá pra testar em vários jogos.