André Rocha: “Segundo tempo no Maracanã deixa claro… Flamengo é o time dos pontas”

Compartilhe com os amigos

O gol de falta de Diego logo aos três minutos e o fato do San Lorenzo não estar em plena competição na Argentina por conta da greve no país condicionaram a disputa no segundo tempo e ajudam a explicar os 4 a 0 na estreia da Libertadores no Maracanã.

Mas ficou claro desde a entrada de Berrío na vaga de Mancuello que o jogo rubro-negro flui melhor quando o 4-2-3-1 tem jogadores rápidos pelos flancos. Zé Ricardo até tentou encaixar o meia argentino como um ponta articulador, mas a experiência em jogos mais parelhos não deu certo.

Muito pela falta de mobilidade em progressão do quarteto ofensivo. Ou seja, quando o time tem a bola e ataca. Esse meia na ponta vem para o centro, alguém se desloca e ocupa o espaço, o lateral faz a ultrapassagem no corredor. Não funciona pelas características de Diego e Mancuello, que são jogadores que correm mais em direção à bola que atacam os espaços à frente.

O primeiro tempo foi de erros de passe, falta de intensidade e alguns sustos do San Lorenzo de Diego Aguirre armado no 4-1-4-1 e atacando pela direita com Cerutti e o suporte de Belluschi. Ainda assim, Everton teve chance clara e carimbou a trave de Torrico.

Com os velocistas se projetando, os jogadores do meio e Guerrero têm opções mais fáceis de passe. O jogo fica mais previsível e isso é um problema diante de times mais organizados e compactos. Algo que poderia melhorar com Diego tocando de primeira e arriscando passes mais verticais e os pontas buscando as diagonais. Mas é inegável que a equipe ganha volume.

Foi às redes ainda com um chutaço de Trauco, que voltou a se aventurar pelo centro. Depois Rômulo em mais uma jogada de bola parada – escanteio cobrado por Diego – e finalizou com Gabriel, que sofreu pênalti que Guerrero desperdiçou, mas depois o ponta que substituiu Everton acertou o ângulo, quando o time argentino estava entregue.

Foram 15 finalizações contra seis apesar da posse de bola praticamente igual. Também quinze cruzamentos, número bem inferior ao das partidas anteriores. Muito porque o time não precisou partir para o ”abafa” na segunda etapa.

A goleada é importante pelo reencontro com o Maracanã para resgatar confiança depois da má atuação e do revés nos pênaltis na final da Taça Guanabara. O time, porém, ainda precisa de ajustes. Mesmo com a sequência invicta de 18 partidas, a maior do país entre os clubes da Série A. Com Everton e, bem provável, Berrío na vaga de Mancuello.

Pelo que se viu até aqui na temporada, Zé Ricardo não terá como aguardar Conca com um ”dublê” fazendo a função que espera do argentino. Porque o Flamengo é o time dos pontas.

Fonte: André Rocha | UOL

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu já critiquei muito o nosso Zé por aqui e por ali sobre esta insistência dele com o Mancuello por ali que não ia dar e não vai dar certo porque trava o time na frente e ele além de ser um a menos em campo ainda anula o Diego que fica sem espaço pra flutuar como ele gosta, mas a gente tem que procurar sempre entender os professores e a algum tempo já vem me ocorrendo que faz isso para poder usar o Berrío ou o Gabriel como “arma secreta” no segundo tempo quando pega as defesas opostas cansadas, até ai tudo bem, agora uma coisa que continua imperdoavel no Zé é ele não chamar a atenção do Vaz naqueles falsos lançamentos que ele tenta dar o jogo inteiro e o tanto de saída de bola que ele erra nos jogos, e isso parece que só vai acontecer no dia que ele der um “lançamento” desses que termine em gol do adversário. E aliás ele já fez algo parecido num com contra o florzinha.

  • Eu falei que o Berrio nao era Cirino Colombiano 😀 Berrio ahora llego el momento anota el tuyo en la libertadores 😀 Berrio chegou o momento marca o seu na libertadores Goooooool 😀

  • O Mancuello não estava mto ligado no jogo ontem. O ideal é comparar um Berrio 100% com um Mancuello 100%
    Acredito que os dois podem dar certo e que tudo vai depender da característica do adversário. SRN

    • Se jogar Mancu na esquerda ele responde bem, temos apenas 2 jogadores de habilidade, Mancu e Diego, só eles e o Adryan tem o cacuete de partir para cima e tentar o drible, a finta, os outros são mais velocistas dos titulares.

    • Acho que o André Rocha está correto. Mancuello não possui velocidade e resistência para fazer o vai-e-vem de uma ponta a outra.

      • Dentro desse esquema do flamengo atual visto pelo andre rocha, nem o conca jogará, quanto mais o mancuello. Voltamos ao esquema dos pontas. Claro que o berrío mostrou muita qualidade até agora, mas pra esse vai vem, é Cirino, everton, Gabriel e berrío e fechou.

  • Nesse mapa eu só discordo um pouco do posicionamento do Éverton. Eu vi o camisa 22 um pouco mais atrás do que de costume, formando uma espécie de “falso losango”. Lembro de um posicionamento semelhante na época do CAP em 2013.

    • Muito bem observado.

    • Essa sua observação é na saída de bola, quando romulo ou arao voltam pra pegar a bola, um volta, o outro abre na direita, everton na esquerda e é diego no meio fazendo esse losango. Mas a formação tatica básica/inicial é essa do desenho mesmo.

      • Não só na saída de bola, mas quando estamos armados defensivamente. Éverton só vai para os lados quando o lateral adversário está construindo a jogada.

        • sim…mas ali na prancheta ele dispoe o time na formação inicial…
          quando o time está se defendendo o desenho é outro, e quando está atacando o desenho é outro. sem contar as substituições que podem mudar ainda mais.

  • Berrío Carabao, tem força, velocidade e sim, tem visão de jogo.
    Já fiz essa pergunta aqui, alguém sabe a última vez que o Berrío Carabao jogou os 90min?

    Sério ele ainda nem está na sintonia certa, imagina quando estiver, seria titular em qualquer time da América!

    • Desde que soube de sua contratação, já tinha uma espectativa boa pelo seu futebol, ele não é egoista e só falta um pouquinho de entrosamento para aumentar nosso favoritismo na frente.

  • Eu acho principalmente ontem, que a maior mudança foi a de postura. o time do primeiro tempo encarou o jogo mais com medo de levar um gol do que tentando fazer um.
    E mostrou uma deficiência na zaga, principalmente com o Vaz e na compactação que podem complicar no futuro.
    Já o time do segundo tempo, foi muito mais agressivo e partiu para o ataque desde o apito. É claro que essa entrada do berrio ajudou nessa agressividade e deixa o zé mais a vontade porque o time volta para os pontas.
    Quanto ao placar, até os 2×0 beleza. mas 4×0 também se deveu a falta de pernas do time do san lorenzo que pregou na metade do segundo e isso facilitou muito.
    o zé sempre arranja um jeitinho de colocar o Gabriel e que bom que deu certo ontem, mas juro que não entendi o marcio araujo. Com os argentinos pregados, ele poderia recuar o diego e por vizeu por exemplo. para tentar mais gols e logo, ter maior saldo. Achei conservador, o que é bem do perfil dele.

    • Eu odeio o Caramujo, quando eu vi ele na beira do campo, já pensei pra quê fechar o time, mas na verdade foi o Rômulo que pediu pra sair.

      • Rômulo teve dó do MA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Kkkkkkkkkk

        • O Rômulo não tem noção do perigo.

          • kkkkkkkkkkkk

  • Quarta feira é outro jogo, outras condições. O U.Católica está com ritmo de jogo, vai jogar em casa e pressionar muito. Se o Flamengo continuar dando os espaços que dá no meio vamos perder nossa invencibilidade.

    Podem me xingar, mas não acho uma boa ideia começar o jogo na quarta que vem com o Rômulo em campo, muito menos o Mancuello. O time precisa ser rápido na recomposição e na marcação.

  • Eu tenho outra percepção sobre o Vaz, vejo ele com excelente passe, para o nível do futebol brasileiro, mais ainda, se tratando de zagueiro. Me enche os olhos ver um zagueiro não dar chutão a todo momento. O Vas as vezes me lembra o Punhol do Barça jogando, outras vezes me lembra o Aldair da seleção de 94.
    Contra o Fluminense vi dois lançamentos longos milímetros pela esquerda, um pelo alto para o Trauco e outro longo e rasteiro para o Everton se não me engano.

    Vejo ele como zagueiro nível europeu.
    Se aperfeiçoar mais um pouco na marcação será excelente.

    • Concordo, vejo o Vaz como vc, um zagueiro estilo europeu, os caras confunde lançamentos com chuões, ele busca a ligação direta, tenta sempre surpreender a zaga adversária, lançando do nosso setor defensivo ao ataque e as vezes ele arma vários contra-ataques nestas ligações!.

      • Muito bom saber que mais pessoas fazem essa leitura do futebol classe A.
        Interessante é que se um jogador europeu joga nesse estilo, logo irão chamá-lo de craque.
        Porém, se for da nossa terra, costumam dizer outras coisas.

        • Pois é, aqui ainda acham que zagueiros e volantes devem ser brutus! Destruidores! E lançar como o Vaz a 30, 40 ou mais metros, necessita saber bater na bola bem.

      • Pensei que só eu pensava isso. Vejo muitas críticas aqui. Penso inclusive que Donatti não é titular em função dessa característica do Vaz. Você citou muito bem: chutão é diferente de lançamento. Claro que nem todo lançamento vai ser certo.

        • Sim, claro, mas a maior intenção dele é fazer uma ligação direta com Guerrero ou com quem estiver bem próximo do gol e quando Berrío estiver e receber um desse atrás da zaga? Eu acho que isso é treinado, Thiago silva faz isso com Cavani, os zagueiros do Barça as vezes fazem também, Sérgio Ramo as vezes faz com Cr7.

    • Eu acho que a galera tá pesando muito pesado com ele.

      Ele tem técnica e as vezes desafoga a defesa com seus lançamentos. É claro que ele erra, pois exagera nas tentativas, mas principalmente nesses dois jogos o meio campo não conseguiu criar e a bola acabou indo e voltando toda hora.

      • Sim.
        O Departamento Técnico pode e deve fazer um trabalho específico para desenvolver a velocidade do Vaz.
        (ESSE PONTO É FUNDAMENTAL)

        E se esse ano vier um título de expressão o passe dele irá valorizar muito.

        • É uma implicância com Vaz, quem é canhoto para jogar ali? Só o Juan, apesar de não influenciar muito, tem a deficiência do Trauco em marcar que as vezes faz o Vaz sair de sa posição e ir lá cobrir! Veja se o Réver vai cobrir Pará! Ambos estão bem e vão melhorar muito, vamos ao Chile buscar mais 3 pontos, U.C é boa, mas também somos o líder, eles tem algo a mais, joga do começo ao fim em busca do gol, nunca recuam, é o jogo mais difícil do Flamengo, temos que ter mais raça e empenho 2x mais que ontem para bater os chilenos!

          • Creio que seja um jogo mais aberto.

            A Católica está mal no nacional e precisa da vitória. A tendência é eles buscarem mais o ataque e com isso deixar o jogo mais aberto.

            • Flamengo gosta de um jogo aberto. Acho que dá pra vencer.

              • Dar sim, o que preocupa é o corredor do Trauco, gostam muito das jogadas de lado. Mas Trauco estar surpreendendo, marcando melhor.

                • Para mim é jogo para Renê e Márcio Araújo.

            • Eles jogam do jeito que vimos contra o CAP, não sai do seu esquema e nunca desistem, a escola Chilena não tem medo de tomar gols, mas também são determinados para buscar o resultado a todo momento, o jogo contra o CAP deu para se ter uma ideia de como jogam, independente das derrotas no Chileno o time é bom, na minha opinião é melhor coletivamente que o SL.

            • O complicado eh q os estrangeiros que tao mal no camp local, comem a bola na Liberta..

      • Concordo

  • Vaz não me passa segurança, ele não é um jogador ruim, mas parece um tanto disperso em alguns momentos. O flamengo é Réver + 10, esse cara joga muito.
    Um problema que eu ainda vejo são as linas de defesa e ataque separadas, dando muito espaço no meio campo. Tem que compactar mais pra melhorar a marcação de Arão e Rômulo. Outro problema é o lado esquerdo Trauco sofreu ontem pois não teve cobertura adequada, tinha sempre um corredor por lá (no 1º tempo), contra o fluminense foi a mesma coisa.
    Melhorando esses 2 aspectos ai fica beleza demais.

    • Quem não nos dá nenhuma segurança é o Muralha, esse é ruim de pênaltis e nas saídas de bola é um desastre!

  • Enquanto o Zé estiver ganhando. Pode escalar quem ele quiser!!
    Torcida do Mengão de arrepiar. Moro em Curitiba e minha vontade era de estar lá.
    Na Arena da Baixada, estarei lá!!!

  • Estou muito satisfeito com a dupla de zaga, Réver e Vaz estão com o saldo muito positivo, Eu mesmo há pouco tempo, teria gostado de ver o argentino Donatti no lugar do Vaz. Hoje vejo a atual dupla de zaga calejada e por isso não vejo como mudar, não tem jeito, os caras estão eficientes.
    O que houve no jogo com o Fluminense foi um erro de posicionamento dos volantes.

    Rafal Vaz e Réver > Titulares
    Donati e Juan > Boas peças para reposição.

    • Donatti está no nível de Réver, mas Réver avisou antes da chegada dele, que teria que lutar pelo seu espaço e que Donatti não o preocupava, realmente ambos os zagueiros não estão dando espaço aos concorrentes, mostram bom entrosamento.

    • O entrosamento entre os volantes vai melhorar com o tempo. Espero que seja o quanto antes possível. Me preocupa as bolas nas costas do Trauco. Ele como qualquer lateral que tem qualidade ofensiva deixa espaços e os adversários estão usando isso, então tem que haver um esquema para cobrir as subidas dele.

      • O próprio Trauco precisa fazer essa leitura para marcar mais junto, se ele perceber a intenção, e claro é preciso ficar atento, tenho certeza que ele próprio não irá deixar a bola passar por ele , consequentemente não terão sucesso em lançar bolas nas coatas dele.

        É simples. No momento de marcar, não dar espaço para essas enfiadas.

      • Pelas qualidades ofensivas do Trauco, como ele parte pra cima, como bate bem na bola e faro de gol eu gostaria de vê-lo na ponta esquerda no lugar do Everton em algumas partidas. Poderiam fazer inversões durante o jogo já que o Everton atua na lateral ou entrar outro na LE e o trauco ir para PE.
        Trauco com dribles, passe e faro de gol pela esquerda e Berrío com velocidade, força e raça pela direita poderia ser testado no Carioca e Primeira Liga para termos outras opções de formação.

  • Aí depois o Diego fica sobrecarregado na armação e essa ideia muda.
    Fato é que o Mancuello não rende aberto pela direita, pois fica muito limitado em abrir espaço para o Pará chegar à linha de fundo. É melhor escalar o Berrío que é da posição do que improvisar alguém ali.

    • Em jogos onde o adversário jogar muito fechado, o Mancuello pode ser muito mais útil do que o Berrio.

  • Berrío na direita e o Conca no lugar do Everton pela esquerda.

    • Calma. Isso só em maio…

    • Calma, Conca tem que mostrar serviço para ser titular e não titular sem nem se recuperar!

      • Concordo, mas pela insistência com o Mancu, na cabeça do ZR Conca é titular absoluto.

        • Aquele lugar já tem dono, Mancu estava tapando um buraco, o lugar é do Carabao Berrío! Conca precisa se recuperar fisicamente para depois vermos se encaixa! Não adianta querer escalar quem ainda está no DM!

          • Ainda tem o Ederson, que bem vai dar muito trabalho!!

      • Até mesmo porque ele ainda tem que se entrosar com os demais jogadores.

  • Mancu leva uma porrada na cabeça no começo do jogo. Fica tonto, minutos depois cai no gramado é substituído e o “especialista” faz sua avaliação em cima disso? Pode isso Arnaldo?

    • Até essa porrada era peça nula no jogo, assim como foi no jogo contra o flores em que o Berrio entrou e deu uma válvula de escape pro time do fla.

    • Não mesmo, ele não tomou Carabao, por isso ficou grogue depois de uma porrada.

  • Muralha, Pará, Réver, Donatti, Trauco, Cuellar, Diego, Mancuello, Éverton, Berrio , Guerrero.

    OBS: Não tem mistério é Mancuello solto com Diego e mandar os dois Zagueiros e o Volante sossegar e não subir.

    • Digo solto, tipo o Pet , Zico e etc… essa é a posição deles , se for querer inventar mode de futebol moderno vai derrubá-los.

    • Cara o Donatti é horrivel, antes de Donatti deixa o Vaz se for pra substitui-lo que seja pelo Leo Duarte.

    • o cuellar precisa de escalacoes seguidas no ferjao para entrar no ritmo novamente. Ano passado antes de se machucar estava muito bem nessa protecao à zaga.

  • o que acham do Éverton recuado no lugar do Arão, fazendo função parecida com Elias e o Conca na esquerda???

    • Éverton rende naquela faixa do campo onde está jogando,não possui um toque de bola refinado, na posição do Arão eu testaria o Mancuello ou talvez o Cuellar.

      • Na posição do Arão não tem que testar ninguém. Ele é melhor do que Rômulo, e Rômulo está longe da forma ideal. Incrível como agora virou moda falar que o Arão tem que sair do time.

        • Arão é melhor que o Rômulo mas jogam de forma diferente, não é moda falar que o Arão tem que sair do time, moda é falar mal do MA. Arão tá jogando mal, isso não é de hoje, colocar ali numa forma de teste (até por que o Arão pode estar suspenso ou machucado num determinado momento) Mancuello, Cuelar ou até mesmo o Ronaldo seria interessante, aliás, colocar o Mancuello na ponta direita torna o time muito previsível, pois o argentino não entende bem o que tem que fazer naquela faixa do campo.

          • Colega, só vejo torcedor nesse fórum aqui falando que Arão está mal. Não vejo ninguém do jornalismo esportivo se esforçando em afirmar isso.

            • Jornalismo esportivo vê times como um todo, nós só acompanhamos o Flamengo, fica mais fácil fazer uma avaliação detalhada,mas isso também é um opinião, podemos concordar ou não,eu vejo um meio campo espaçado e com dificuldades de marcação quando o time adversário faz toques rápidos, geralmente em times que jogam com dois volantes, pelo menos um deles tem que vir buscar a bola e caminhar para a frente, no Flamengo nenhum dos dois fazem isso, então acaba sobrando para Rever ou Vaz tentar sair com a bola, resultado: Chutão pra frente. Mas torço pelo Arão, ainda que esteja achando ele mal nos jogos, é um ótimo jogador.

        • Veio…Vc está certíssimo!
          Eu meio que que ignoro a maior parte desse tipo de comentário pois é caso de birrinha. Não é exclusividade da torcida do Fla, nem dos entendidos virtuais mas é um saco.
          Observação 1: já reparou que essa “moda pegou” após a reserva do Caramujo?
          Observação 2: existem jogadores que sequer se firmaram como opções no banco e são quase idolatrados.

  • Ligação direta defesa-ataque (haja chutões!), alternativas táticas ao 4-2-3-1, lentidão e desencontro dos volantes, Trauco na defesa ainda é uma temeridade, tocar mais fácil de primeira no meio. Tudo isso pode e será solucionado!

    Mas o Muralha…Sei não…

    • Muralha não nos dar segurança.

  • Ufa! “Falou tudo”, até que enfim!
    Eu adoraria ver Mancuello jogar tudo nessa posição ingrata mas não da…Vários da mesma opinião chamavam a atenção que o nível técnico do FERJÃO não serve de parâmetro blá, blá, blá…. Tá aí.
    P. A. “Obrigado” tricoletes.

  • Berrio tem que ser titular. Não porque seja exatamente melhor que Mancu mas porque se encaixa melhor nesse esquema, essa formação é ideal pra jogadores de velocidade.
    A sistema defensivo ainda me assusta um pouco, parece que o time ainda tá meio espaçado e dá campo pro adversário jogar. Se arrumar isso daí fica show.

    • A falta de timing e lentidão da dupla de volantes me preocupa. Assim como os penais

      • Éverton poderia jogar recuado no lugar do Arão? como faz Elias e Zé Roberto, o que acha?

        • Acho q não.

        • Dá não.
          A proposta do Zé é a de que o volante volte a ser um armador defensivista. Está certo!
          Para que Éverton pudesse fazer tal função não basta a boa vontade tática, velocidade e razoável técnica do ponta flamenguista. Éverton não possui a capacidade de enxergar o jogo, de tocar ao invés de “simplesmente” carregar a bola e fazer as famosas viradas de jogo.
          Zé Roberto era craque, além de um fenômeno físico não é de jogar com a cabeça baixa.

          • ok

      • Na verdade os volantes não são tão lentos, o problema deles é ter uma forma idêntica de jogar,ambos saem pro jogo e demoram pra recompor. MA é fraco, muito inferior ao Rômulo, mas tem a seu favor o fato de compreender a cobertura dos laterais e a proteção à zaga. Hoje eu tiraria o Arão do time e tentaria colocar o Mancuello ou o Cuellar no lugar dele, Arão tá jogando muito mal e isso não é de hoje.

        • e talvez um banco seja um otimo tratamento para ele.

        • O Ronaldo é um jogador muito disciplinado taticamente. Não sei como ele está se saindo nos treinamentos, mas se estiver jogando o que jogava na base ele seria a melhor opção para substituir o Rômulo em caso de necessidade.

        • Concordo com quase tudo, mas ainda não vejo o Aarão como essa nulidade que parte da torcida aponta. Nao devemos esquecer que a entrada do Diego já havia feito o futebol dele cair pois deixou de ter um papel mais ofensivo. Aumentou a responsabilidade com a defesa, assim como o seu posicionamento. Na sua melhor fase, o cara jogava quase como um meia direita no transitório 4-1-4-1.
          Ainda acredito que a subida física aliada ao encorpamento tático possam estabelecer o Aarão como um jogador imprescindível novamente.

      • Mas desde a saída do M. Araújo, isto era esperado… &;-D

        • Hum…Juro que fui muito entusiasmado com . Imaginei-o numa posição e estilo semelhante (embora não o mesmo futebol, é claro) ao do Xabi Alonso.

    • Aq está os comentários mais sensatos.. . Para alguns tudo é perfeito qdo ganha e qdo perde qr meter o pau… não consegue analisar o q o time está produzindo nas vitórias e derrotas!

      • “está produzindo nas vitórias e derrotas!”
        Você não quis dizer “está produzindo nas vitórias e *empates*!” ?
        A última derrota foi contra o Inter, ano passado. ?

        • kkk… isso Glauco… na verdade me referi derrota contando com os pênaltis, mas isso mesmo!!

  • zé tem que arrumar a posição dos volantes, tão subindo muito!!!

    • O Arão até chamou a responsabilidade em alguns momentos, a falta do gol do Diego começou num passe vertical dele, e também deixou o Éverton na cara do gol

      • o que eu mais gostei no jogo foi o réver dando uns carões no vaz e nos volantes, depois do segundo gol que o time acertou os volantes, mas o flamengo nesse jogo abusou de bola “rifada de zagueiro”, zé tem que arrumar isso aí, time tem que fazer triangulações pelas laterais, e infiltrações pra abrir o meio campo, pro chute de fora da área

        • Verdade, mas o gramado não colaborou também

        • Olhe o gramado. Estava difícil sair jogando.

          • E ninguém lembra que tava chovendo no RJ desde a madrugada até a hora do jogo? Deem um desconto.
            Tava melhor que me muito pasto por aí depois de 23 dias

            • Tava um pasto também…

      • Pois é… Aarão não tá arrebentando mas tem jogado entre o bom é razoável.

  • Depois dessa partida, se eu sou o Zé, só colocaria o Mancu na vaga do Diego, de centro-campista pela esquerda, adiantando o Arão ao lado dele e plantando o Rômulo na frente da zaga, num 4141. Pelas beiradas ficou claro que ele só funciona em jogos contra times menores.

    • Faz favor de desenhar, pq eu não entendi. O que vc pretende é mudar o esquema, ao tirar o meia pra botar um volante? pq aí vamos jogar no 4-3-2-1 (árvore de natal). Como atualmente tá jogando o botachoro (3 vol + Camilo e Montillo + Pimpão).

      SRN

      • Não, 4141: Rômulo pra limpar na frente da zaga, segunda linha de 4 com Éverton, Mancu, Arão e Berrio. Mancu e Arão por dentro, de área-à-área. Com liberdades e responsabilidades. É a única posição que vejo o Mancu se encaixar que não estupra o 4231 atual. Em resumo, é a volta do esquema de jogo de antes do Diego chegar, com AP em linha com Arão. SRN.

        • Mas nessa altura do campeonato vc vai mudar a posição do Arão?
          Parece até que não temos elenco. Se o jogador não é da posição, troca.
          Se a idéia eh mudar um jogador do meio campo, troca o jogador. Pois avançar o Arão foi um dos grandes erros do Muricy em 2016.
          Se o objetivo é ter 4 meias ou pontas, não dá pra comparar o Everton com o Arão, por exemplo. Então tira Arão e põe o Paquetá.
          SRN

          • Não, jovem. O Arão não vai mudar de posição, a ideia seria ele ter mais liberdade. Acho que me expressei mal. Eu não quero que o Zé altere a forma do time jogar só para encaixar o cara. Estou somente colocando uma situação tática para se usar o Mancu. Como nas beiradas ele não funcionou, que seja por dentro, CIRCUNSTANCIALMENTE.

            • Sem brincadeira, não dá para entender como alguns torcedores são tão “bonzinhos” com as péssimas atuações do Mancu e intolerantes com qualquer falha de outros jogadores.
              Pela bola que mostrou nos únicos dois jogos complicados da temporada o ÚNICO LUGAR QUE O MANCU SE ENCAIXA É NO BANCO DE RESERVAS.

              • Tô contigo e não abro.

        • Diego foi convocado e desfalcará a equipe em 3 jogos; então, não haverá momento melhor para testar esta formação (obviamente, com Gabriel no lugar do Berrio)… &;-D

    • Conseguiu ver isso em 15 minutos antes da porrada na cabeça? Ou nos 15 min depois com o cara tonto em campo?

      • Desde que ele foi sondado pelo Galo em 2014.

    • À meu ver, o Mancuello deveria ser o substituto imediato do Éverton… &;-D

      • Pode ser, sem ficar muito aberto. É uma alternativa. Ele sabe jogar, mas é azarado. Se machucou, Muricy saiu, depois não teve sequência… Hoje no esquema do Fla não há lugar pra ele, mas ele pode ser útil. Ele tem poder de definição no último terço de campo, seja com um passe de primeira ou com chute de fora da área.

        • “Hoje no esquema do Fla não há lugar pra ele, mas ele pode ser útil.” — Disse tudo! &;-D

    • É uma boa esse 4141. Talvez eu optaria pelo Diego na esquerda sem a bola e com ela ele iria flutuar por dentro dando o corredor para o Trauco e também encostando com o Arão e Mancuello no meio. Sem contar na opção em lançar o Berrío em profundidade pelo lado direito.

  • ZR vai voltar com os pontas. Tendo Everton e Berrio, pode ficar tranquilo, o problema é a falta de reserva.

    • Pelo menos até o Conca, é o melhor a se fazer mesmo

      • Com certeza. Gosto do Mancuello e será um bom reserva. Mas essa posição não é a dele.

    • Era bom testar em um clássico no campeonato da Feri… um 442 com 4141 na marcação. ..
      Sacar o Everton, Colocar o Mancu na esquerda como meia e não Ponta…Berrio e Guerreiro no Ataque

      • É sempre bom ter variação de esquema tático.

        Mas o principal manteria esse que está.

        Pra posição de ponta temos: – berrio, everton, Gabriel, Cafu e Adryan (jogando como meia e sem muito espaço no flamengo).

        Meio do ano temos que trazer um outro ponta com bom nível, ou subir no Vinicius e ele ser o quinto jogador da posição.

        • Sim, a formação principal não vão mudar, o 433 foi adotado em todas as categorias de base e no profissional, isso é muito bom a médio e longo prazo para ter um melhor aproveitamento dos jogadores da base, mas durante a partida não só pode como deve ter variação.

      • Eu defendo Berrio e Everton nesse 4-4-2, tem noção da correria e muita movimentação que eles podem causar! Agora tem que os orientar a partirem para o gol!

Comentários não são permitidos.