Notícias

André Rocha: “Vinícius Júnior não pode ser Neymar. Porque Santos não é Flamengo”

Quando o Flamengo foi eliminado pelo Corinthians nas quartas-de-final da Copa SP – com Vinicius Júnior, joia da base e destaque do time nas fases anteriores, desperdiçando duas chances claras – este que escreve viu no Twitter comentários nesta linha: ”Fomos enganados pelo novo Negueba”.

Também foi possível pescar na rua a seguinte observação de um senhor, na casa dos 50 anos: ”O garoto até que é habilidoso, mas nunca será um Adílio”.

Vinicius Júnior tem 16 anos, foi artilheiro e craque do Sul-Americano sub-17. Entre os profissionais que trabalham com base – treinadores, auxiliares, observadores, jornalistas – é praticamente uma unanimidade: o menino é um fenômeno, com potencial para no futuro concorrer aos principais prêmios individuais. Não por acaso, Barcelona, Real Madrid e outros gigantes europeus estão atentos aos seus movimentos.

Em campo, a qualidade e versatilidade saltam aos olhos: o menino rende nas pontas, na articulação e até jogando como referência. É habilidoso, inventivo, preciso nos fundamentos e tem leitura de jogo. Serve tão bem quanto finaliza. Forte também na bola parada.

Por isso já desperta uma enorme curiosidade e, por conta da carência de um talento deste quilate no ataque do time principal, especialmente nas pontas, já há um lobby pela utilização do atacante pelo técnico Zé Ricardo.

O Flamengo trata com cuidado. Vinicius não está inscrito nem no Estadual, nem na fase de grupos da Libertadores. Mas o clube também vive um dilema: tem contrato até 2019, tenta prorrogá-lo por mais um ano, mas se demorar muito a utilizá-lo pode vê-lo partir sem entregar todo seu talento entre os adultos.

A grande questão é que o rubro-negro tem certas particularidades: a primeira é contar com a maior torcida do país e tudo que acontece de bom e ruim ganhar uma repercussão imensa. E dentro do imediatismo do nosso futebol, a urgência é amplificada também. Com toda essa expectativa, qualquer jovem talentoso pode ser execrado se errar em um jogo importante. E o erro é parte do processo de amadurecimento.

Por outro lado, se entrar brilhando a euforia pode deslumbrar, desviar o foco. O assédio aumenta exponencialmente e pode distrair até a boa cabeça que Vinicius demonstra ter. É preciso cuidado.

E lembrar que até o maior ídolo do clube não se afirmou imediatamente. Zico estreou no profissional em 1971, com 18 anos, voltou à base e só foi se consolidar aos 21 anos, ganhando o Carioca e sendo Bola de Ouro da Placar. A geração mais vencedora do clube, sem querer, também cria dificuldades.

Porque o Flamengo segue à espera do novo messias que conduzirá o time novamente ao titulo da Libertadores e à hegemonia nacional. Todo garoto que surge é comparado a Zico, Junior, Leandro, Andrade e Adílio. Como Vinicius pelo senhor que ouvi na rua. Essa nostalgia, essa régua tão alta na exigência já custou a carreira de muita gente boa formada na Gávea. Inclusive Negueba, citado no início deste texto. De ”alegria nas pernas” a ”peladeiro”.

As comparações são inevitáveis também entre Vinícius Júnior e Neymar, que coloca o ”Jr.” na camisa e inspirou o menino a fazer o mesmo. Alguns até avaliam o rubro-negro acima do santista, na mesma idade, em capacidade de desequilibrar.

Só que Neymar surgiu inserido em outro contexto. O Santos reverencia Pelé, campeão mundial aos 17 anos pela seleção e multicampeão pelo clube, mas sem tanto saudosismo. Porque existiu a geração de Pita e Juary, a de Diego e Robinho e em 2010 explodiu a de Neymar e Ganso. Com Robinho, que poderia ser um parâmetro de comparação, de volta a Santos e aceitando ser coadjuvante, no campo, das duas jovens estrelas nas conquistas da Copa do Brasil e do Paulista.

A repercussão é diferente, a cobrança também. Por ter dado certo outras vezes, quando surge um garoto talentoso ele ganha carinho e confiança para se desenvolver. Está no DNA do alvinegro praiano o apoio aos ”Meninos da Vila”. Se errar a crítica virá, mas não tão pesada. Sem massacre.

Por isso Vinícius Júnior pode conquistar na próxima década os prêmios que hoje Messi e Cristiano Ronaldo negam a Neymar e a qualquer terráqueo que jogue futebol. Mas certamente construirá sua trajetória de maneira bem diferente do atual camisa onze do Barcelona.

Porque Santos e Flamengo são gigantes vencedores do Brasil, mas têm diferenças cruciais. Na história, na quantidade de gente envolvida em suas coisas. Especialmente no trato com os garotos. Por isso a cautela com Vinícius precisa ser triplicada. Até excessiva. Para evitar um novo erro que seria cruel para o clube e para o futebol brasileiro.

Fonte: André Rocha | UOL

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Flamengo pós geração 2011 deslumbrada e hoje,jogando em times de periféricos,ou nem isso,mudou radicalmente. A atual Vizeu e cia, parecem mais esforçados, e o melhor pés no chão. Flamengo tem fornada de convocados a seleção de base.Além do Vinícius Jr. temos o Lincoln ,vice-artilheiro,o lateral Wesley.Tem que ir com calma sim,mas nunca minando suas esperanças. Adryan me parece carta fora do baralho. Agora Vizeu,é o mais raçudo deles.Thiago goleiro, pode dar certo.Sei que muitos acham que é tudo culpa do Flamengo o jogador dar errado o resto da vida,mas Djalminha, Paulo Nunes, Marcelinho Carioca e cia estão pra provar o contrário. Quem é bom arrebenta mais cedo, mais tarde em outro time,quem não é tão bom quanto pensa,vai parar num Tigres do Brasil ou Boavista.

    • Não concordo com essa estoria da torcida "triturar" craques.
      Nos ultimos 15 anos, com rarissimas exceções tais como Adriano e depois Renato Augusto, quais foram os verdadeiros craques formados na Gávea?
      Não é mais lucido acreditar que o trabalho realizado na base durante todo esse tempo foi muito RUIM.
      Alguem acha sinceramente que a torcida queimou "craques" como:
      - Vinicius Pacheco;
      - Erick Flores.
      - Diego Mauricio.
      - Paulo Sérgio
      - Fabiano Oliveira.
      - Negueba.
      - Adryan
      - Tomás
      - Rafinha
      - Muralha (volante)
      - Luiz Antônio (processinho)
      - Wellington (zagueiro)
      - Rodolfo e tantos outros.
      A verdade é uma só: A BASE DO FLAMENGO, ATÉ POUCOS ANOS ATRÁS, PRODUZIU APENAS JOGADORES MEDIANOS OU RUINS.

      • E pq o trabalho realizado na base é q foi ruim? Esses jogadores em outro clube se tornariam melhor? Dizer q o trabalho é ruim acho dmais, são as duas coisas na minha opnião, se os jogadores forem bons o trabalho na base flui.

        • Mas o trabalho era ruim justamente por ter esses jogadores de pouca qualidade. Eles tem milhares de garotos pra avaliar, o Flamengo é o time mais procurado pra testes e essa avaliação era muito mal feita. Tem muitos jogadores que foram dispensados da base do Flamengo e foram se destacar em outros clubes, como o Gabriel que foi campeão brasileiro pelo Palmeiras.

      • Concordo. A torcida sempre acha q a base na verdade é melhor do q relmente é. Mas de qq forma poderia ter se formado jogadores utilizáveis pelo menos como o Luis Antônio foi para compor elenco e substituir os "Valter Minhoca e cia" que passaram pelo Fla.
        Hj a situação é outra: Existe investimento na base, gestão é um time competitivo. Vão aparecer vários bons jogadores. Mas como já disseram no Real Madri, esse tipo de jogador (Vinícius Jr)nasce a cada dez ou vinte anos. Precisa ser bem cuidado sim.

      • Concordo. Os nossos jogadores eram superestimados, o único desses que você citou que eu acredito realmente ter talento é o Adryan, mas tem o defeito de não conseguir ser participativo durante a maior parte do jogo e não conseguir ajudar de forma efetiva na marcação, talvez por questões físicas, me lembra muito o Ganso, talvez com menos talento.
        Mas a maior problema era a falta de visão por parte de quem avaliava, um exemplo clássico foi o Andrade não recomendar a contratação do Suárez por ele não ser melhor que o Fabiano Oliveira, isso é um absurdo. Tinha também muita peixada na base, se você fosse filho de ex jogador sua vaga estava garantida, o filho do Bebeto, com seu talento extremamente questionável está fresco na nossa memória.
        Acredito que esses problemas terminaram ou pelo menos diminuíram consideravelmente.
        Hoje temos jogadores realmente bons e em condições de jogarem no time principal, mas temos que saber que craque, jogador do nível do Neymar, não é todo ano que teremos. O Santos sempre revela bons jogadores, mas quantos anos levou pra lançarem Neymar e Ganso depois de Diego e Robinho? Temos que levar isso em consideração. Teremos bons jogadores sim, podem se destacar no campeonato brasileiro, mas fora de série não é toda hora. Acredito que na nossa base uma dupla que pode ter esse destino é Vinícius Jr e Lincoln, mas temos que aguardar com paciência.

      • Torcida acha que todo jogador da base é craque e acha que só pq se destaco na base, vai ser o mesmo no profissional, n entende que existe uma grande diferença, muitos desses jogadores ai a torcida diz que o Fla queimo kkkkkkkk engraçado, que eles n jogam bem nem em outros clubes, sera que a culpa é do Fla msm? ou falta futebol?

        • última pergunta!! torcida queima jogador, mas se ele for bom, brilha em outro time!!

    • Com toda certeza. E com isso só quem perde é...O FLAMENGO!!!
      Tá certo que essa é nossa mística, nosso jeito Flamengo de ser, mas infelizmente acaba triturando tudo, inclusive o que tem muito potencial para ser bom...

    • Eu concordo, o flamengo pode até não ter formado verdadeiros craques nos últimos anos, mas formou jogadores com expectativa boa, posso citar dois nomes que eu vi, Luiz Antônio e Adryan, dois jogadores que tinham um ótimo potencial e foram queimados, o Luiz Antônio conseguiu até se destacar mais, e na minha opinião deu certo, só que muita coisa o atrapalhou até por sua própria culpa, já Adryan teve uma mistura de muita irresponsabilidade de técnicos, críticas da torcida, mau planejamento da diretoria, porque ele tinha muito potencial, jogava muito nas seleções de base, eu o assistia. O flamengo já perdeu sim, muito bom jogador que poderia ajudar e muito o clube..

  • O Vinícius Jr, na minha humilde opinião, é o melhor jogador do mundo na sua categoria, que é o sub-17. Vamos ver se eu estou certo no mundial. Mas daí a estar pronto pro profissional é bem diferente.
    O Flamengo te-lo colocado no sub-20 é um grande passo, aumenta a dificuldade pra ele, passa a ter adversários mais desenvolvidos fisicamente e mais experientes. Alí ele vai crescer e amadurecer e o mundial sub-17 também vai servir pra essa finalidade, vai enfrentar os melhores.
    Acredito que ele deve treinar entre os profissionais em algumas oportunidades esse ano, mas deve sempre voltar pra base, pra no ano que vem já iniciar a pré-temporada no time de cima.

  • "A grande questão é que o rubro-negro tem certas particularidades: a primeira é contar com a maior torcida do país e tudo que acontece de bom e ruim ganhar uma repercussão imensa. E dentro do imediatismo do nosso futebol, a urgência é amplificada também. Com toda essa expectativa, qualquer jovem talentoso pode ser execrado se errar em um jogo importante. E o erro é parte do processo de amadurecimento. Por outro lado, se entrar brilhando a euforia pode deslumbrar, desviar o foco. O assédio aumenta exponencialmente e pode distrair até a boa cabeça que Vinicius demonstra ter. É preciso cuidado"
    Ou seja, na opinião desse bosta de autor, qualquer coisa de bom ou ruim que acontecer com ele no Flamengo, será ruim, vocês acham mesmo que é assim ? Eu ja vi a nação comsagrar jogadores como Obina, transformar marcinho em protagonista, Brocador em artilheiro do Brasil, imagina o quão bom podemos ser se um craque brilha na gavea?

    • "...Ou seja, na opinião desse bosta de autor, qualquer coisa de bom ou ruim que acontecer com ele no Flamengo, será ruim..."

      Não foi isso que ele escreveu e muito menos quis dizer.

      Como você mesmo transcreveu: "A grande questão é que o rubro-negro tem certas particularidades: a primeira é contar com a maior torcida do país e tudo que acontece de bom e ruim ganhar uma repercussão imensa", ou seja, tudo o acontece no Flamengo, para o bem ou para o mal, tem uma repercussão ainda maior, se comparar com o Santos, por exemplo, pelo fato de ter a maior torcida.

      É preciso ler, compreender e não distorcer o que está sendo escrito, principalmente antes de sair falando besteiras.

      Só vale lembrar que "esse bosta de autor" é torcedor do Flamengo e coautor do livro "1981 - O Ano Rubro Negro", além de ser um dos melhores jornalistas/analistas táticos do país. SRN

      • E eu com isso que ele é autor de livro ou torcedor ? tem tantos aqui que são torcedores e nem por isso eu deixo de discordar da opinião, não vai ser um jornalistinha da uol que vem tentar desmerecer o clube que eu vou concordar com ele.
        Em nenhum momento ressaltou nada de positivo do Flamengo, muito pelo contrario, só citou gerações frustadas, Porque ele não ressaltou que Jorge entrando no time muito ruim de 2015, foi muito apoiado pelos torcedores? e o mesmo cara saiu daqui como MELHOR lateral esquerdo do país? Porque não falou da excelente preparação física que nossos profissionais vem fazendo com o pessoal da base, tendo como maior exemplo o Paquetá? porque ele citou que Vizeu é destaque na italia ?

        • Ah para né. Não me esqueço da covardia q fizeram com Jorge no começo do ano passado, inclusive vaiando ele no estádio. Não vem com balela q o pessoal não tem paciência sim

          • Me mostra quando vaiaram? Manda o link no youtube ? Problema de vcs é pegar meia duzia de torcedores e generalizar, se for assim a torcida do santos vaia os jogadores da base dele, sempre tem uns otários vaiando

          • flamengo x botafogo , campeonato carioca 2016. Citei os q vaiaram , mas aki msm na coluna a maioria tava querendo o mlk fora do clube

          • Analisando o caso do Jorge.
            O jogador chega em dos maiores clubes do mundo, tem as melhores condições para treinar e desenvolver seu futebol. Recebe, regiamente, em dia seu belo salário.E voce quer dizer que a torcida não pode vaia-lo quando achar necessário?
            Que este ato pode queimar o jogador.
            Não cabe ao jogador reverter essas vaias para aplausos?

          • vaiar eh covardia. Ponto. Pode criticar , mas vaia eh prejuízo na atuação e desenvolvimento do atleta

  • Na verdade as expectativas criadas nos garotos anteriores como: Rafinha, Adryan, Rodolfo e outros, foram apenas boas expectativas mas na realidade eram apenas jogadores medianos que não corresponderam.

    No caso desse garoto VJ, nos parece que ele já é uma realidade apesar da pouca idade (16 anos) não é a toa que existem 2 dos maiores clubes do mundo disputando o cara.

    Analiso assim, se a diretoria esperar muito para lançar esse menino, teremos quase 100% de certeza que não veremos ele brilhar no mais querido, mesmo prorrogando o contrato dele.

    Portanto eu acho, que a diretoria deve prepará-lo já pra lança-lo e em pouco tempo, se o flamengo conseguir passar de fase na libertadores, eu não pensaria 2x, escreveria o garoto na 2 fase, sem medo de errar.

    Esse menino pode nos ajudar a conquista a América novamente! Podem ter certeza disso.

  • O ideal é fazer pré-temporada com os profissionais ano que vem e daí ganhar espaço efetivo, mas pra alguns é absurdo esperar, sendo que ele tem 16 anos. Daí qualquer coisa que o flamengo deixar de ganhar esse ano é porque o moleque não subiu, sendo que muitos nem sabiam que ele existia no início do ano.

  • em jogos do carioca... com o flamengo ja classificado... porque não botar o mulek pra jogar ? ..deixar pegando experiencia junto aos profissionais .. o que custa isso ? é muito medinho, tem que ter medo de insistir em jogador esterco todo ano.... em gastar com jogador caneludo igual ao berrio, cirino entre outros..... ai não tem medo né ? vsf

    • Leia a matéria, o vinicius não está inscrito pra jogar o carioca.

      • eu sei disso..... mas pq não inscreveu, deixando ele no elenco... inscreveu o conca e ederson que so voltam em abril ? para né

        • isso vc tem razão... talvez nem o Fla esperava isso do Vinicius!! ele é muito acima da média, e isso vem sendo dito a muito tempo... não é de agora depois desse nível apresentado no sulamericano

  • Credo...
    Nunca li um texto tão iluminado neste site.
    Dou 1000 positivações

  • Exatamente, os caras acham que a mesma facilidade que um Santos, Fluminense e São Paulo tem em revelar 1 jogador de grande nível por ano todos terão. esse lema de que "craque o Flamengo faz em casa" hj e pura balela, pois vem um de bom nível de 10 em 10 anos como Renato Augusto em 2005 e Jorge em 2015, outra questão é, não podemos exigir o mesmo valor que os três times normalmente pedem, Pq e tão longo o intervalo de tempo que revelamos um jogador bom, que o Europeu até desconfia se realmente vale o investimento é se vai deslanchar, o Jorge pra um lateral foi por um preço muito bom. Vinícius já mostrou ter qualidade o problema é explicar pro torcedor flamenguista a ter paciência, pois como disse um erro e já veremos frases manjadas criticando o mlk, o próprio Jorge sofreu muito com isso ne um dia era Junior no outro João Paulo.

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024

Ídolo do Flamengo, Léo Moura manda recado a Filipe Luís e celebra ‘diferencial’ do treinador

Léo Moura gostou a escolha por Filipe Luís como treinador do Flamengo Filipe Luís foi…

22/11/2024