O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, apresentou a justificativa da entidade para a definição do novo peso de votos do colégio eleitoral, aprovada nesta quinta-feira como parte integrante do estatuto da entidade. Apesar de os clubes da Série B terem se juntado aos da Série A e às federações, a proporção na assembleia eleitoral gera um placar de 81 a 60 para as entidades estaduais.
– A decisão do colégio eleitoral é muito sensata, mantém o equilíbrio entre clubes e federações, a mesma que havia, incorpora democraticamente a Série B e dá o peso adequado à Série A, que é justo e muito próximo ao peso da federação. A ponderação permitida na Lei Pelé e no Profut é ter a proporção até seis votos para um. A decisão foi três, dois, um. Nem o limite de seis, nem manter. O filiado à CBF é a federação. A CBF é a única confederação esportiva no Brasil que abre a possibilidade de voto a clubes. Os clubes votam na federação e votam com peso ponderado na CBF – argumentou Feldman, que falou após a reunião na sede da entidade.
O secretário-geral, que também presidiu o Comitê de Reformas, onde a discussão do ajuste no estatuto começou, citou a proporção anterior de votos, quando os clubes da Série A e federações tinham peso de voto igual.
– Na correspondência 27 a 20, dá 42,5% de peso para os clubes. Com essa nova estruturação, que dá peso dois à Série A e a inclusão da Série B, se mantém a proporção 42,5% – afirmou.
O que não mudou foi a cláusula de barreira que exige o apoio de cinco clubes e oito federações para registro de uma chapa na disputa presidencial da CBF.
– A cláusula de barreira foi reduzida, à medida em que você aumenta o número de clubes. Continua se exigindo cinco. Não dá para imaginar que se participe de uma eleição e escreva uma chapa sem o mínimo de representação. Uma chapa que não tem pelo menos oito federações para se legitimar…. – completou o dirigente, braço direito de Marco Polo Del Nero.
Fonte: Lancenet
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Ver comentários
Cambada de FDP, Esses caras querem manter o esquema e pensam que nós somos otários; na verdade alguns de nós são, já que muitos torcem para a seleção da CBF sem se importar se Del Nero continuará acabando com o futebol brasileiro; comportamento tipicamente brasileiro, fingir que não tem responsabilidade na sacanagem, como dizia Martin Luther King Jr: Um homem não pode montar nas suas costas a não ser que elas se inclinem. Todos sabem que a CBF é um antro de FDPs, mas todos contribuem para o seu fortalecimento, se vocês conseguem separar as coisas (time e dirigentes) meus parabéns, pois só consigo fazer isso com o Flamengo, é ruim de eu torcer pelo sucesso desse time, eu quero é mais que se fodam!
Apesar dos FDPs Eu amo meu país, só não dou moral para FDP.
SRN #MeIncluaForaDisso