Notícias

Clubes se unem para negociação de TV; Petraglia critica Globo e Flamengo

Em reunião para uma associação de sócios do Atlético Paranaense, publicitada no YouTube, o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia, anunciou nesta terça (21) que o Furacão e os outros quatro clubes da Série A que assinaram com o canal Esporte Interativo, Palmeiras, Santos, Bahia e Coritiba, firmaram compromisso jurídico de negociar em conjunto as cotas de TV para a transmissão de seus jogos em TV aberta e PPV.

“Hoje nos concluímos o G5. Os [departamentos] jurídicos terminaram a reunião. Nós fechamos esse grupo para negociarmos com o mercado a TV aberta e PPV”, anunciou Petraglia, citandop os demais clubes do Pool. “Há uma grande injustiça na divisão do PPV. O Atlético não se conforma com isso e vamos melhorar, assim como melhoramos a TV fechada, vamos melhorar aberta e PPV. Acreditamos que em 2019 vamos dobrar o que recebemos”, avaliou.

O canal Esporte Interativo, em reunião anterior, já havia liberado os clubes para negociarem esses dois produtos em separado. A emissora, que assinou com os cinco clubes de 2019 a 2024, irá transmitir os jogos em TV fechada. Ainda não se sabe como irá funcionar o conflito de direitos com a TV Globo/SporTV, detentora dos direitos dos demais clubes.

Críticas à Globo e ao Flamengo

Petraglia não poupou a TV Globo de críticas pelo modelo atual de divisão de cotas de TV, e também foi duro com o Flamengo, a quem culpou pelo “fim da Primeira Liga”. “Em 1996 nós trombamos com a Globo, uma briga que permanece até hoje, 20 anos depois, pela injusta divisão das cotas de televisão”, relembrou, citando o episódio em que barrou a emissora de transmitir o jogo das quartas de final do Brasileiro daquele ano contra o Atlético-MG.

“A TV é fundamental”, avaliou Petraglia, “O PPV ainda o direito no Brasil é dos dois clubes, do mandante do visitante. Na Europa é só do mandante. Cada jogo do Flamengo lá, conosco, eles ganham R$ 3,2 milhões por jogo, e nós, R$ 150 mil. Quando é na nossa casa, a mesma coisa. Na mesma competição, concorrendo com a gente, é uma injustiça. Os países que cresceram no futebol equalizaram isso. Na Inglaterra quem mais ganhou, ganhou 92 milhões de Libras. O último, que caiu, ganhou 60 milhões. É muito próximo. Hoje não há como concorrer. Tentamos na Primeira Liga, mas não foi possível, trombamos com a Globo e com as Federações”.

Ele seguiu em análise do quadro: “A Primeira Liga mudou os estaduais. A Globo reforçou e priorizou Rio, Minas e Rio Grande do Sul. ‘E não sobrou dinheiro pra vocês, se quiserem essa migalha aí, levem’. A Globo, os cariocas, os gaúchos e os mineiros usaram a Primeira Liga para melhorar seus estaduais. Na hora do primeiro bom dinheiro que conseguimos, na hora de decidir, quiseram dizer que o Flamengo valia duas vezes o que nos valíamos. Dentro de uma visão moderna de divisão nós nos retiramos. Felizmente o Coritiba foi parceiro e a Liga virou pó, ninguém fala mais, estão jogando com o terceiro time. Já se fala no ano que vem ter um torneio de verão. Então, acabou.”

Fonte: Uol

Ver comentários

  • Engraçado! Se for pra ganhar igual a times menores ninguém quer, agora se aproximar dos valores recebidos merecidamente pelo mais querido todo mundo quer!

  • Velho gaga FDP! Sempre faz de tudo pra desmerecer e prejudicar o Flamengo! Comparar esse timeco q não deve ter nem 1 milhão de torcedores com o Mengão é insano hahah.
    SRN

  • Se for aprovado que a TV só precisa ter acordo com o clube mandante, a Globo vai fechar com uns 4 ou 5 clubes apenas e vai transmitir todos os jogos quando o Fla for mandante e quando o flamengo for visitante, ela vai transmitir os jogos dos outros 3 ou 4 clubes que ela fechar. ..
    Vai ser ainda mais fácil a hegemonia flamenga!!!

    • Se a globo resolver transmitir só os jogos do Flamengo ela baterá sempre a maior audiência. Simples assim.
      A conta é clara e proporcional: o contrato será sempre maior para quem dá mais audiência (lucro).

      Obs: e o Fla ainda deveria dificultar ao máximo essa negociação com o lateralzinho nosso que eles tanto fazem questão.

  • O dia q o Atlético Paranaense jogar em Brasília, Manaus, Natal, Etc e lotar os estádios só com torcedores q tem nestas cidades, daí eles pode pensar em receber uma cota de TV perto ao q o Fla recebe.

  • G5, AT. Paranaense, Coritiba, Bhaia, Santos e Palmeiras. Kkkkkkkkkkkkkk
    Que G5

  • A única coisa que concordei com ele foi que o Fla tem culpa nessa desvalorização da Liga! Lutou tanto para fortalecer uma liga independente das federações, mas joga com o time reserva... isso não fortalece campeonato nenhum, muito pelo contrário! E nesse bolo não entra só o fla não, entra Grêmio, Atlético e outros!

    Galera, vamos admitir, nesse ponto o fla vacilou msm! Infelizmente no próximo ano isso vira um torneio de verão e em 2019 acaba

    • Entenda, essa liga foi idealizada para tentar fazer uma grana em substituição aos estaduais deficitários.
      Com a impossibilidade de evitar os estaduais e a participação dos clubes na libertadores e na copa do Brasil, fica claro que a liga perdeu valor e isso não é culpa do Flamengo e sim da evolução das coisas.

      • Essa liga foi idealizada para que os clubes não se submetessem as federações e foi só o fla ganhar algumas migalhas que já esqueceu o objetivo principal. O clube pensou a curto prazo, uma liga fortalecida não precisaria de federação para nada. Não seria sacrifício nenhum para o fla pegar seus titulares e os colocarem para jogar!

        É só vc ver que a FERJ lucrou mais que o Flamengo em todo o campeonato carioca, como justificar isso? evolução natural das coisas? Toda vez que o fla querer alguma migalha vai se juntar com outros clubes e criar uma liga agora?

        Sou flamenguista, mas parece que a torcida acha que o Fla nunca faz coisa errada! Pegue os discursos iniciais do Bandeira de Melo e dos demais presidentes dos outros clubes e compare com seus atos atuais, vc vai ver que são opostos, que contradizem tudo o que foi dito inicialmente.

        Querer justificar o injustificável como "evolução das coisas" é totalmente sem sentido

        • Você tem grande parte da razão. Moralmente ficou feio... Entretanto, embora NÃO justifique e o melhor sem dúvidas fosse o quadro por você descrito, nesse baile não há "gente bonita e bem vestida".. São um bando de cobras criadas...Globo e os dois chorões cariocas, federações, prrsidentes...Eu adoraria ver esse carioquinha naufragar junto a todo estabelecimento do futebol brasileiro. Mas o diacho da História demonstra que das últimas vezes em que o Fla liderou algo de bom, acabou sozinho e com uma faca nas costas. A Copa União e o clube dos 13 (que nunca mostrou a que veio) exemplificam isso.

          • Concordo, por isso que citei os outros clubes! A culpa não é só do fla! Só gostaria, assim como vc, de ver o fla cada vez mais independente dessa FERJ.

          • Mas, sendo o Flamengo o maior clube do país, o natural é que os outros tivessem maior interesse nisso;
            No Rio ainda existe, em tese, quatro grandes (três são médios, eu sei);
            Com um campeonato decente (diferente do da FERJ) teríamos minimamente jogos de ida e volta e então seriam, no RJ, 12 jogos interessantes;
            O próprio CAP possui no estadual como rival apenas o Coxa, estando um degrau abaixo o Paraná e dois degraus abaixo os demais times; no mesmo sistema de montagem de campeonato (jogos de ida e volta) são apenas 2 jogos interessantes;
            São SEIS vezes menos jogos interessantes, situação que se repete em todos os estados;
            Ademais, pequeno por pequeno o Flamengo enfrenta o Bangu mesmo, não precisa enfrentar o CAP;
            Já o CAP não tem tanta escolha, ou enfrentar os minúsculos times do interior do PR (sem desmerecer o futebol local, que é local em qualquer local do país, mesmo porque também sou paranaense) ou poderia enfrentar times grandes e mesmo o gigante Flamengo;
            Enfim, percebo que com o fim da Primeira Liga o Flamengo deixa de ganhar; Mas os demais times perdem muito, mas muito mais.

        • Esquece primeira liga, isso nunca vai dar certo. Não percebe que esses clubinhos viram na primeira liga uma oportunidade de roubar o dinheiro do fla?

        • Tá esquecendo do terceiro ator na questão que dá o peso real da questão dos estaduais. Lembrou? Se fosse só pela grana das bilheterias é óbvio que o Fla não admitiria ganhar menos que a Ferj. E ainda tem a grana das placas publicitárias que também não entrou nessa conta que a Ferj ganhou mais.
          Apesar do campeonato deficitário em bilheteria, ele é mais vantajoso em televisionamento e em premiação ao campeão. Ainda mais pelo fato de todos os outros clubes também terem priorizado as outras competições. Ou seja, a culpa não cabe ao Flamengo, pura simplesmente porque ele não joga sozinho.

  • Sou a favor que as diferenças de valores sejam menores. Acredito que isso fortalece um campeonato como um todo. No entanto, quem paga os patrocinadores sao os maiores clubes e eles não podem ganhar menos. Quem gera audiência?

  • Estratégias para aparecer, atrapalhar ao outro e ficar de bem com sua medíocretorcida: Imitar as manias do Euvirus. Mitomania e Megalomania além da conta, oras!
    Engraçado...Quando o tal Clube dos 13 surgiu a segunda providência foi a de lavar as mãos ou acintosamente como o Vasquim (oia aí de novo!) renegar o título de 1987. Criticam a TV ou quem mais for quando lhes é conveniente. Nada contra as federações ou a Canalha Mor do futebol brasileiro, a dona CBF.Nada a respeito do Profut ou parecida.
    Quando o C-13 implodiu poucos lamentaram e a maioria comemorou efusivamente com a grana entrando a todo por conta da...TV! Importava pouco se o Fla e os Gambás possuíam uma diferença boa, blá, blá...Agiram que nem gente miserável em dia de promoção.A maioria torrou a grana do jeito tradicional: botando para F... Com os pobres clubes. Poucos utilizaram para estruturarem-se física e financeiramente. E foi uma coisa de ir ao "Supermercado da Bola" que...Nossa!
    Há de se admitir: a turma da Patty nesse sentido foi inigualável! Houvessem sido minimamente competentes, ainda estariam lá roubando.Com o clube de Pires na mão estariam trocando afagos com essas assombrações e, provavelmente, peidariam na primeira careta de Rubinhos, foguinho e congêneres. A Globo então... Após jogar a isca que 99 ℅ desses perebas agarraram iria enfiar a revisão que fosse nos contratos, sem chance alguma do Fla impor direitos e garantias.
    Mas aí...A insolvência foi tal, o massacre e as oportunidades perdidas com Patty Cia. & antecessores que a providência divina, a boa vontade, o flamenguismo inato...Enfim, os Blues apareceram e o negócio foi para 180 graus. Os abutres esfomeados estão agora desesperados. A profecia do DOIDO do Kalil (quem diria, um galináceo?!) parece cada vez mais uma inevitabilidade. E o que eles fazem?
    Imitam o Chorafoguinho?!?!?!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    Já era!

    • Também tinha lembrado do C13 e da lavada de mãos em 87. Mas vc foi além e mandou muito bem.

  • Ganha mais quem da mais visibilidade...simples assim!!!
    Aceita que dói menos.
    SRN