Apesar de entrar em campo com o time reserva e sem entrosamento, o Flamengo jogou bem e goleou a Portuguesa com facilidade no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Destaque para o atacante Leandro Damião, que desencantou e marcou três vezes, o famoso “hat-trick”! O experiente Juan também deixou o seu, após um cruzamento de Matheus Sávio e no final da partida, numa bela cobrança de falta, Lucas Paquetá deixa sua marca.
O jogo
A partida começou sem muita emoção e sem a presença de Berrío entre os 11 que começaram, como boa parte dos torcedores esperavam. O técnico Zé Ricardo justificou explicando que “ainda acha muito precoce Berrío jogar 90 minutos”, mas deixou claro que iria utilizar o colombiano.
Nos primeiros lances, já dava pra ver que seria um bom jogo de Gabriel, que chamava a responsabilidade. Márcio Araújo, outro contestado pela torcida, foi mais um que se apresentou muito bem.
Na primeira oportunidade clara de gol, Leandro Damião perdeu a chance de marcar. Mas aos 19, o atacante começou a sequência que faria. Após toque de calcanhar do zagueiro Juan, Damião colocou a bola nos fundos das redes, abrindo o placar.
Aos 31 minutos, Damião fez o segundo, após linda assistência de Rodinei, de perna esquerda. Num vacilo da zaga rubro-negra, a Portuguesa descontou aos 33 com Marcão, subindo livre para desviar cruzamento na área.
Mais dois minutos foram necessários para Damião marcar novamente e pedir música. Hat-trick do centroavante rubro-negro! Foi o placar do primeiro tempo, a esta altura, 3 para o Flamengo e 1 para a Portuguesa.
Com o placar praticamente definido, o Flamengo voltou menos elétrico no segundo tempo. Mas numa jogada de escanteio, a bola sobra para Matheus Sávio, que cruza e encontra Juan, que marca o quarto, para coroar a boa partida do zagueiro.
Depois, ainda entraram em campo Ronaldo, Lucas Paquetá e Orlando Berrío, nos lugares de Márcio Araújo, Matheus Sávio e Damião, respectivamente. Nos últimos minutos, Berrío é lançado e derrubado fora da área pelo goleiro adversário, expulso. Como a Portuguesa já tinha feito as três alterações, Fabiano Oliveira foi para o gol. Paquetá bate com categoria e marca o quinto!
Mesmo com time reserva, mais uma goleada rubro-negra no Campeonato Carioca. Final de jogo, Flamengo 5×1 Portuguesa.
Ficha técnica
Flamengo
Thiago, Rodinei, Juan, Donatti, Renê, Márcio Araújo (Ronaldo), Cuéllar, Gabriel, Matheus Sávio (Lucas Paquetá), Vizeu e Damião (Berrío).
Técnico: Zé Ricardo
Portuguesa
Luciano, Erick, Índio (Pessanha), Marcão, Jacozinho, Marcinho Pitbull, Muniz (Fabinho), Silvano (Rodrigo), Maicon Assis, Romarinho, Fabiano Oliveira.
Técnico: Nelson Rodrigues
Um dos times invictos (o outro e o cruzeiro) – 12 jogos 10 vitorias 2 empates [89% de aproveitamento]
Melhor ataque – 33 gols [2,75 por jogo]
Terceira melhor defesa (tomamos 3 em um jogo só) – 6 gols sofridos [0,5 por jogo]
Damião desencantou.
to gostando dos gols de falta
Gostei MUITO do jogo de hoje. Não pelo placar, mas pela movimentação do time na frente. Foi a melhor partida desse time, chamado de B.
O jogo de hoje também me deu algumas certezas:
1. O Marcio Araujo é um ÓTIMO reserva, ou jogador de grupo. Jogou muito bem. Levou muito azar em duas jogadas de gol: uma no primeiro tempo, e outra no segundo.
2. O Gabriel também está numa ÓTIMA fase. Tem se dedicado na marcação, e tem jogado mais pra frente. Diminuiu as bolas pra trás. Tem sido MUITO importante.
3. Pelo pouco que jogou hoje, pra mim, o Ronaldo será nosso futuro cabeça de área.
4. O Vaz que abra o olho, pois o Juan e o Donatti podem assumir essa zaga.
5. O Lucas Paquetá é muito melhor que o Matheus Sávio.
6. O Renê jogou bem, e já está se movimentando mais.
7. O ZR está com o grupo na mão.
Uma pena o Adryan não ter entrado, ademais, vamos pro Chile no sapatinho, mas com a auto-estima no alto e podendo trazer os 3 pontos do Chile.
Pra cima deles Mengão!!!
Quando se improvisa o Vizeu para jogar aberto, função na qual não se destaca, tendo o Adryan no banco, significa que há algo errado aí. E o cara sequer foi para a lista da Libertadores. Vinha tendo chances e parou. Tudo indica que o errado está sendo o jogador. Uma pena, pq tem talento.