A fase de grupos da Copa Libertadores chegou. O estágio irá começar a partir desta terça-feira, com dois clubes brasileiros em ação: o Atlético-PR e a estreante Chapecoense. Além disso, outros times do país irão atuar na quarta e na quinta – apenas o Botafogo irá jogar na próxima semana, quando receberá o Estudiantes no dia 14.
Com isso, o ESPN.com.br apontou qual é a situação de cada um dos adversários dos sete representantes que irão a campo logo na primeira semana da Libertadores.
Sporting Cristal x Santos – 9 de março (quinta-feira), às 21h45
O time paulista visita um rival que vem de uma série de três jogos sem vitórias (duas derrotas e um empate), sendo que no último confronto foi goleado pelo lanterna Academia Cantolao por 4 a 1 em casa. Após sete partidas disputadas, o Sporting Cristal aparece na terceira posição do grupo A do campeonato nacional.
Atlético-PR x Universidad Católica – 7 de março (terça-feira), às 21h
Outra equipe que vem de uma série negativa antes de sua estreia na Libertadores é a Universidad Católica, que, após ter vencido o primeiro jogo do Clausura, sofreu quarto derrotas seguidas (2 x 1 do Everton, 3 x 0 do Santiago Wanderers, 3 x 2 do Unión Española e 2 x 0 do Colo-Colo). Depois do revés no clássico, que ocorreu no sábado, o goleiro Cristopher Toselli cheou a falar: “Estamos doloridos e muito afetados”. Um clima nada positivo antes de começar sua jornada na competição sul-americana.
Zulia x Chapecoense – 7 de março (terça-feira), às 21h45
Estreante na Libertadores, assim como seu adversário no primeiro jogo, o time venezuelano, liderado pelo meia Juan Arango, de 36 anos, um dos principais nomes da história do futebol nacional, chega embalado por uma série de quatro jogos sem perder no campeonato local, sendo três vitórias e um empate. Além disso, o Zulia vai descansado para o confronto com a Chape, já que o seu compromisso para este final de semana com o Caracas foi adiado. Assim, o último jogo da equipe ocorreu em 25 de fevereiro, quando bateu o JBL Zulia por 3 a 1, fora de casa.
Zamora x Grêmio – 9 de março (quinta-feira), às 19h30
Outro time que teve seu confronto adiado no Campeonato Venezuelano é o Zamora, que soma 11 pontos e é o vice-líder, com três pontos e um jogo a menos do que o primeiro colocado Deportivo Lara. A equipe não atua desde 27 de fevereiro, data em que superou o Estudiantes Mérida, e desde então tem se focado na estreia pelo torneio sul-americano.
Flamengo x San Lorenzo – 8 de março (quarta-feira), às 21h45
O adiamento do início do Campeonato Argentino impediu que o adversário da equipe carioca tenha disputado partidas oficiais em 2017. Foram apenas dois jogos pelo Torneio de Verão (empate com Boca Juniors e vitória sobre o Estudiantes) e quatro amistosos (vitória sobre o Argentinos Juniors, empate com FC Dallas e derrotas para Independiente e Gimnasia y Esgrima de La Plata). Enquanto isso, o elenco tentará fazer do maior período para treinamentos um trunfo para ter maior entrosamento na disputa da Libertadores.
Godoy Cruz x Atlético-MG – 8 de março (quarta-feira), às 19h30
Mesmo sem ainda poder ter jogado pelo Argentino, o Godoy Cruz teve um início de 2017 muito bom para seus padrões. Foram seis amistosos até agora, com quatro vitórias (sobre Tigre, Belgrano, Estudiantes de San Luis) e dois empates (com os modestos Maipú e Villa Dálmine). Há de ser agumentar, porém, que os adversários foram de menor nível. O fato é que a equipe de Mendoza chega invicta em 2017 para pegar o Atlético-MG.
Atlético Tucumán x Palmeiras – 8 de março (quarta-feira), às 21h45
Dentre os clubes argentinos, o Tucumán foi o único que já atuou no torneio da Conmebol nesta temporada, eliminando os favoritos El Nacional-EQU e Junior Barranquilla-COL nas fases preliminares do certame. Pela pré-temporada, a equipe ainda enfrentou Independiente e Racing pelo Torneio de Verão, tradicional competição de início de ano na Argentina. Empatou com ambos: 0 a 0 e 1 a 1. No total, os albicelestes estreiam na Libertadores tendo feito seis partidas em 2017: duas vitórias (ambas no torneio continental), três empates e somente uma derrota.
Fonte: ESPN
Não podemos perder temos que ganhar pra ser campeão e libertadores tem que fazer uma pontuação na fase de grupos maior que é quase todos os patroa participantes pra quando passar de fase fazer o segundo jogo sempre em casa, isso é muito importante no mata mata temos que ganhar hoje é todas em casa ganhar uma fora e empatar as duas pelo menos! Ansiosos pra esse jogão!
Ganhando todas em casa (3 jogos) e empatar pelo menos uma fora, podemos perder as outras duas que já estaremos nas oitavas. A maioria dos times se classificam com com no mínimo 10 pontos, matematicamente, com essa pontuação, ficaríamos no mínimo em segundo lugar, e dessa vez não existe time de melhor campanha vs time de pior campanha. Me corrija se eu errar o meu raciocínio, por favor.
Esse ano vai ter sorteio…. vão pegar os primeiros colocados e sortear pra jogar com os segundos colocados… mas em todo caso a melhor campanha dita o mando do jogo…. os times de melhor campanha jogam a segunda em casa…. faz muita diferença.
Aata, eu achava que teria sorteio no mando também, dessa forma o Flamengo tem que brigar pela primeira colocação.
Pessoal, sinceramente.
Não vejo o Flamengo campeão com a Zaga atual.
Foi o maior erro ter renovado o contrato Juan e não ter contratado pelo menos 1 Zagueiro provado para chegar e ser titular. A zaga do Flamengo não é confiável!
Passando da primeira fase, o Flamengo irá precisar contratar e inscrever um zagueiro para as oitavas de final.
O problema está na falta de um zagueiro veloz, o Réver é excelente como zagueiro tanque, mas na corrida tanto ele como todos os outros não dão conta de um atacante veloz.