Notícias

Entre os 12 grandes, Fla é o 2º que menos usa a base em 2017

O Flamengo sempre teve a fama de revelar grandes jogadores nas suas divisões de base, dar espaço para essas revelações evoluírem, jogarem mais, se destacarem. Tal fama gerou até a famosa frase “Craque o Flamengo faz em casa”. Porém, não é bem isso que vem acontecendo esse ano.

Em dados feitos pelo Footstats, o clube da Gávea é o que menos deu tempo em campo para os jogadores vindos da base entre os 12 grandes do país. O estudo levou em conta os minutos em campo em que cada clube utilizou suas revelações em partidas oficiais. Segundo o estudo, o Flamengo fica à frente apenas do Palmeiras, que não deu oportunidade para nenhum jovem criado no clube paulista em jogos oficiais neste ano.

Em 14 partidas, 9 jogadores oriundos da base entraram em campo com a camisa do Flamengo, ficando ao todo 1,423 minutos em campo. O Fluminense, líder dessa estatística, teve o dobro de jogadores utilizados em 15 partidas e 6.613 minutos com jovens em campo.

Vale ressaltar que o os minutos em campo é o mais importante dado desse estudo. Por exemplo, o Santos está à frente do Flamengo mesmo com apenas 6 jogadores criados na Vila utilizados, porque esses poucos tiveram mais tempo para mostrar serviço do que os 9 do clube carioca. Assim como o Cruzeiro, que, como o Fla, disputou 14 partidas este ano. O clube mineiro utilizou 7 crias do clube, mas esses tiveram mais que o dobro de minutos que os criados no Ninho do Urubu em campo.

O que é curioso nesses dados, é que os 5 clubes que menos deram minutos aos seus jogadores revelados na base em campo, são os que mais tem se destacado na temporada.

Ontem, nosso colunista Anderson Alves, falou sobre a utilização dos jovens em sua coluna. Você pode ler aqui:

Hoje, contra o Bangu, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu, ambos vindo da base, vão começar de titular no lugar de Diego e Guerrero, convocados pelas suas seleções. É a oportunidade do Flamengo em melhorar essa estatística e resgatar a fama de revelar e dar oportunidade para a garotada.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • A diferença é que o Flamengo usa a base para dar rodagem aos jogadores. Os outros clubes usam porque não há outra opção.

    • "O que é curioso nesses dados, é que os 5 clubes que menos deram minutos aos seus jogadores revelados na base em campo, são os que mais tem se destacado na temporada." -- Este parágrafo já diz tudo! &:-D

    • Isso que eu ia dizer, se olharmos bem, com exceção do faísca, os times com o melhor poder financeiro são os que menos usam a base pois têm condições de trazer jogadores mais qualificados para cada posição, e com isso um destaque maior nas competições.
      Isso de usar a base é muito parcial, de que adianta usa-la se não tiver retorno dentro de campo?
      Essas matérias só servem para instigar os cornetas.
      SRN

  • Não gosto desse tipo de matéria,são coisas q não somam em NADA ao contrário só atrapalha.Um garoto ou o empresário dele vê uma matéria dessa vai pra cabeça do jovem e enche a cabeça dele" tá vendo não te falei aqui vc não vai ter chance,vamos pra outro clube q lá vc vai ser valorizado" Pow coluna do Flamengo tem certas matérias q não podem ser exibidas ou dar Ibope pra isso,se coloca um garoto e não vinga aí vcs da imprensa caem matando em cima..Q botou na hora errada,queimou mais uma promessa e etc..A política de aproveitamento dá base é assim mesmo gradual... Fluminense, internacional e santos tem um trabalho excepcional de base mas não começou agora vem de anos...Com CT de ponta,e investimento pesado na base...Nossa base ficou abandonada por décadas agora está retomando o caminho depois de anos de descaso...

    • Então quer dizer que não é pra se comentar sobre as coisas negativas do clube? Vamos criar uma censura? Pera aí também, temos que encarar a realidade e usar la pra tornamos melhores.

  • Interessante. Deve ser também o primeiro que usa perebas tendo opções melhores.

  • Analise muito parcial, a verdade é que esse ano estamos usando muito a base comparado com os anos anteriores, o que é sim um bom sinal. A base voltou a mostrar talentos a partir de 2015, e foi sim reflexo da boa administração do clube, uma vez que antes o clube vivia um balcão de negócios, sem dinheiro para o minimo, tinha que fazer grana com os jogadores, muitas vezes antes de lança-los no profissional e isso foi o diferencial ruim dos anos passados. Hoje, a realidade é diferente, tanto é assim que o clube tem informado com firmeza que não vai vender as revelações antes dos mesmos jogarem no profissional, se fosse 10 anos atras, Vizeu, Paqueta, Lincoln, Vinicius Junior, leo Duarte já teriam sido passado nos cobres. Outro ponto, é que os demais clubes utilizando a base, são aqueles sem verba para investir e por isso o uso da base é obrigação. Eu vejo a transição feita hoje boa, pois tenho visto a molecada entrando em campo e jogando bem. Vamos ter muito o que comemorar nos próximos anos, tanto em titulos como em boa gestão do clube e do futebol.

  • Queria colocar mais uma vez a falta de entendimento de futeb da água duração. O zagueiro António Carlos, que foi mandado embora sem ao menos ter uma oportunidade e jogar. Foi pra ponte e se tornou titular. No começo desse ano foi noticiado que teria sido vendido ao Benfica, foi notícia falsa. Alenxandre Matos que entende muito de futebol, levou o jovem zagueiro pros porcos. Hoje ele estará atuando pelo palmeiras no campeonato paulista no lugar do Mina. Certamente a galera vai ver o quanto perdemos com sua sai da, poderia.muito bem estar jogando ao lado do Rever.

  • Basco, Florminense, internacional, Corinthians, Cruzeiro e SP, estão disputando nada esse ano, então é normal que usem mais. O SP, Basco e Corinthians por exemplo estão usando por falta de opção inclusive usando mal alguns atletas.Fluminense e Internacional tem um trabalho mais longo na base que o nosso, sempre deram oportunidade a base mesmo, o Cruzeiro eu não conheço o trabalho.
    Fazendo a ressalva desses times, eu não entendi se esses minutos é pra qualquer jogador que venha da base este ano, ou um cara ja titular da equipe conta os minutos também, se for assim está "maquiado" esses minutos em campo, o certo seria avaliar apenas os que são reservas da equipe.

  • A galera que acompanha a pagina " Flamengo da depressão" uma das maiores que falam do Flamengo, sabe o quanto eles vem conscientizando e ajudando a torcida a lidar com os garotos de maneira madura, se um dia a gente quiser a fazer frente com os Europeus os garotos serão parte do processo, com eles voltaremos a fazer dinheiro, com eles teremos retorno técnico, com eles paramos de ir atrás de perebas e encostados de outros times, a torcida precisa mudar essa cultura de impaciência com a base, e acreditar em todo trabalho que está sendo feito, sem isso seremos apenas mais um timinho da América do Sul, então vamos se unir e crescer, não há limites pra 40 milhões de apaixonados.
    Ps: Que porra é essa de querer queimar o Mateus Sávio por apenas uma partida? Não façam essa patifaria com os nossos jogadores.

  • Poder financeiro tem nada a ver com aproveitar ou não a base, todos os clubes europeus tem jogadores da base no elenco e jogando.

    Aqui no Flamengo enchem o plantel com jogadores inúteis e depois o técnico é obrigado a escalar por causa de empresário.

  • Eu gosto de rodar por várias mídias dos antis. Especialmente, dos outros 3 do RJ.
    Sabem qual foi a reação do tricoflor quando saiu essa notícia? Sente só:

    "Dedé Moreira retweetou

    21 de mar
    A BAD PRESIDENTE‏ @a_badpresidente
    Conseguiram transformar o rombo em algo não gerenciável. Ta qual o fim dos anos 90. Vocês são cretinos! Acabarão com o Fluminense de novo!"

    Essa é a razão. Com os clubes QUEBRADOS, só resta jogar os jovens aos leões, como fizemos com a geração 2011. As flores tão ferrados ao ponto de não terem nem 11 jogadores contratados. Todos os outros são da base. Mas de acordo com a Ernest & Yung, de 2015 pra cá, o balanço deles teve um rombo de 78 milhões.

    Então vamos parar de pedir Vinicius Jr com 16 anos no time titular só pela pressão da mídia, pois tudo tem seu tempo.

    SRN

  • Interessante observar que dos 7 times que menos usaram, estão exatamente os 6 clubes grandes que participam da libertadores, mais o Cruzeiro.
    Isso me leva a concluir que eles utilizam menos pois possuem times que terminaram 2016 mais prontos que os demais, e também porque investiram mais em 2017 por causa da libertadores. E dentre os clubes fora da libertadores, o Cruzeiro é justamente quem mais investiu.
    Não se perder de vista também que a primeira liga distorce essas comparações, pois o Fla é um dos poucos que este ano não colocou time reserva em todos os jogos.

Notícias recentes

Paquetá surpreende e responde sobre quando vai voltar ao Flamengo; veja o vídeo

Jogador da Seleção Brasileira disse que pode retornar ao Flamengo "logo, logo" Lucas Paquetá está…

18/11/2024

4 times da Inglaterra entram na briga por contratação de Lorran, do Flamengo

Além do Manchester United (ING), mais quatro equipes estão de olho em Lorran Apesar dos…

18/11/2024

Técnico campeão pelo Flamengo se rende a Filipe Luís: “Deu novo ânimo ao time”

Filipe Luís conquistou a Copa do Brasil com menos de dez jogos no comando do…

18/11/2024

Atacante de time da Tailândia revela sentimento por ter jogado no Flamengo: “Maior orgulho da carreira”

Vander atuou pelo Flamengo em 2011, que contava com Ronaldinho Gaúcho no elenco O Flamengo…

18/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

18/11/2024

Jovem da base deve ganhar mais espaço no Flamengo na reta final de Brasileirão

Lorran pode ganhar novas oportunidades no Flamengo com Filipe Luís O Flamengo conquistou o título…

18/11/2024