Notícias

Fla tem queda com rodízio e sem Diego e Guerrero, mas pensa em jogos decisivos

A estratégia do Flamengo de tornar o elenco homogêneo técnica e fisicamente até a disputa da fase final do Estadual, da Libertadores e do início do Campeonato Brasileiro cobra um preço. O desempenho se tornou inconstante conforme o técnico Zé Ricardo passou a fazer experimentos e observações, o que se agravou com a perda de seus dois atletas-chave: Diego e Guerrero, convocados. O risco, porém, é calculado.

Classificado para a semifinal do Estadual, o técnico Zé Ricardo aproveita as partidas para dar mais rodagem a jogadores ainda longe da condição ideal, o que interfere na performance. Ao contrário de Diego, que foi preparado por um bom tempo antes de entrar em campo, o volante Rômulo e o atacante Berrío chegaram esse ano para preencher carências no time titular e entraram logo para serem aproveitados na Libertadores.

Embora a estrutura do time tenha sido mantida, a rotatividade levou a queda de produção, corrigida apenas parcialmente com a saída de Rômulo para a entrada de Márcio Araújo e a dosagem de Berrío, que também fez um trabalho físico diferenciado. A isso se soma a utilização cada vez maior dos jovens até o próximo jogo da Libertadores, dia 12, contra o Atlético-PR. O Flamengo deu um passo atrás para dar dois na frente quando de fato precisar.

– É estratégia nossa como clube. Tivemos que colocar o Thiago no gol. Os jovens vem alternando. Até Léo Duarte (zagueiro) entrou. O Zé sempre fez prevalecer o jogador da posição. Talvez não pudemos experiementar mais atletas porque o regulamento do Estadual não permite. É um dilema deixar titulares de fora e pôr mais jovens. Mas ele vai rodar todo elenco que para quando tiver uma fase aguda de Libertadores e início de Brasileiro possamos ter a certeza de que temos como utilizar todos – explicou o diretor executivo Rodrigo Caetano.

A necessidade de qualificação do time em relação ao ano passado fez o técnico Zé Ricardo começar a temporada com uma formação quase igual a que ficou em terceiro lugar no Brasileiro. A única diferença foi a imediata entrada de Rômulo entre os titulares. O volante, no entanto, não conseguiu apresentar o mesmo desempenho físico dos demais, já que veio de temporada na Rússia sem jogar. A estrutura da equipe, mesmo assim, foi mantida. No ataque, Mancuello passou a exercer a função de ponta pela direita, com a possibilidade futura de perder a vaga para Conca ou até outro atleta já esperado para reforçar o elenco. Este foi Berrío. Outro que chegou sem a mesma pré-temporada dos demais e ainda é usado aos poucos. A pretendida qualificação do time ainda não chegou ao ponto ideal. E isso vem sobrecarregando e aumentando a importância individual de duas peças: Diego e Guerrero.

Como a zaga é protegida em demasia pelos volantes, Diego costuma vir buscar o jogo bem atrás. Seu excelente preparado físico dá conta. Desde que chegou, foi alçado aos poucos no time, sem pressa, durante o Brasileiro de 2016. A exuberância técnica, tácica e física, que o levaram posteriormente á seleção, compensavam até agora volantes sem tanta pegada e sem tanta aproximação, como Arão e Rômulo. Mas Diego ficou sobrecarregado. E Márcio Araújo veio socorrê-lo em jogos em que o Flamengo sofreria mais, como contra a Universidad Catolica no Chile.

No ataque, Guerrero melhorou a média de gols e manteve seu papel fundamental de manter o time na frente, ganhando terreno, quando faz o pivô. O problema é que apenas Everton faz companhia ao peruano e parece depender dele para brilhar mais. Do outro lado, Mancuello ainda se mostra perdido na nova posição. E Berrío, que chegou e deveria entrar vagarosamente, precisa se entrosar nos jogos para substituir o argentino. Nem Damião nem Vizeu demonstram o poder de segurar a bola do peruano. A ciranda rubro-negra contemplou até o retorno de Marcelo Cirino, que quase foi para o Internacional, contra o Vasco. Segundo Rodrigo Caetano, há uma pressão que todo o grupo sofre por um desempenho que dê esperança de títulos, mas o elenco é qualificado para tal.

– Eu escuto que precisa ganhar alguma coisa. Vamos ganhar. Mas o fato de sinalizar que o caminho a ser percorrido é esse tranquiliza o torcedor e o nosso ambiente. Em seis meses tivemos duas derrotas. Número expressivo para quem disputa Brasileiro, Libertadores. O elenco que foi se moldando, se montando, é altamente comprometido. A gente segue fazendo inúmeras viagens, apesar de menos do que ano passado. E os atletas querendo ganhar – garantiu.

No Flamengo, ouve-se que todo jogo é decisão e que tem que se ganhar sempre. Mas hoje, ganhar, e jogar bem, é consequência de um trabalho que pensa na temporada como um todo.

– O mantra é que esse grupo merece marcar época no Flamengo – resume Rodrigo Caetano.

A torcida está ansiosa por isso.

Fonte: Extra

Ver comentários

  • Eu prefiro Marcelo oliveira do que esse Zé medroso ganha só de time pequeno e só. Mas o campeonato brasileiro vai começar aí vamos ver o vai acontecer. Se não ganhar vai ser rua.

    • Nem conto com isso dependendo da posição que terminar. Estamos na geração em que a classificação para a libertadores é mais importante que a conquista de títulos.
      Ze Ruela Ricardo precisa ser demitido agora, antes de terminar a fase de grupos da libertadores.

      • Me fala um técnico bom desempregado,
        Na opinião de vcs ???

        Amigo na minha opinião
        Se o Jair ventura tivesse no Flamengo
        As coisas iriam andar
        O cara está fazendo milagre com aquele time do Botafogo

      • Nao gosto muito do marcelo oliveira pq ele eh mono ideia. Mas vc prefere ser segundo lugar ou 10? Alem do que ele eh bi brasileiro.. a proposito, nao quero de forma alguma ele no flamengo mas nao oode desmerecer o curriculo do cara.

        • Concordo q ele fez duas temporadas muito boas a frente do cruzeiro, com campanhas sólidas, praticamente campeão de ponta a ponta, mas não deu certo em nenhum outro time, só fracasso. E não entendi o ser 10º, ano passado fomos 3º nos critérios de desempate.

    • Marcelo Oliveira acabou com as galinhas ano passado. Ele não está em condições de assumir o Mengão. Acho que o Zé pode ter o defeito que tiver, mas ele nos trouxe até aqui, tem, portanto, o direito de aprender com os erros. Ele tá ficando mais cascudo a cada jogo. Pode confiar vamos ganhar alguma coisa esse ano com o Zé Ricardo.

      • Deixamos de ganhar alguns jogos porque ele recuou time quando obyeve a vantagem no placar, e mesmo assim ele continua fazendo isso, o time é previsível e só tem uma jogada, ele não demonstra está aprendendo algo com os erros.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Aquele que o Palmeiras e o Galo demitiram?

      • Calmo eu estava quando ele assumiu. Depois de ver o trabalho dele no profissional eu to sem esperança.
        Flamengo precisa de um técnico que transforme um bom elenco num bom time

    • Qual é o nome do técnico?
      1. Não pode ser Tite ou Cuca
      2. Não pode ser estrangeiro.
      3. Responda nos comentários

      • Pq nao poderia ser estrangeiro? Ate pq o nivet de tecnicos no brasil eh ridiculo

        • Já ouviu falar que a grama do Vizinho é sempre mais verde que a nossa

      • Marcelo Oliveira, Levir Culpi, Ricardo Gomes e Cuca ( não sei pq não pode).
        Se quiser apostar em alguém pode ser Diniz ou Micale.
        Uma aposta maior seria Pet.
        Lembrando que deixamos o Abel escapar.
        Todos, sem exceção são melhores que o Ze Ruela Ricardo é olha que respeitei sua regrinha e não falei de nenhum estrangeiro.

        • kkkkkkkkkkkkk
          Marcelo Oliveira é fraco, isso são os crônistas como Mauro Cezar que o dizem;
          Levir??? Para mim uma incógnita, não sei se faria melhor, se o fizesse parabéns!
          Ricardo Gomes, FRaco!
          Cuca quem paga o seu superssalário e a sua vontade de estar de volta ao Brasil? Nem a Crefisa alviverde conseguiu o que o Flamengo teria de $$$ pra fazer ele mudar de ideia?
          Diniz o quase rebaixado com seu joguinho que todos já conhecem as peças?
          Micale? k k k k k k k k peraí deixa eu respirar k k k k k k k k k k k k k k k bicho tu não existe k k k k k k k k k
          APOSTA? Bom se a tua raivinha com o Técnico faz tu querer apostar, Tudo bem seja EBM!
          Cara vamos ver onde o Abelão irá chegar
          Qual técnico estrangeiro deu certo no País e a gente tem cacife pra pagar? Paton Bauza? Juan Carlos Osorio? Sim excelentes trabalhos. Sampaoli é caríssimo e esse Rueda aí não está fazendo o mesmo sucesso que ano passado.

          Para mim só tiraria pra TRazer o Tite ou Cuca, mas ambos não virão!

          • Da uma pesquisada nos trabalhos dos técnicos que citei. Falar que o Marcelo Oliveira é fraco é mostrar total desconhecimento de futebol.

          • Força? Veja como a saída dele foi comemorada pelos lados galinácios ao ponto do Roger Machado ser ovacionado pela crônica esportiva.
            Marcelo foi bem em um cruzeiro carregado por Goulard e Everton Ribeiro, mas agora perto ao torcedor do galo e ao torcedor do porco quem é o GRANDÍSSIMO MARCELO OLIVEIRIOLA

  • Sério? Vão continuar metendo o pau no técnico? Ainda não se deram conta de que o Flamengo está realizando um trabalho de médio a longo prazo, ao invés de simplesmente ficar atendendo os desejos de IMEDIATO dos torcedores? Putz... &;-D

    • Bom, na rodagem do elenco quase não se vê o Ronaldo. Com o Rômulo horroroso fisicamente, seria bom testá-lo em alguns jogos.