Notícias

Flamengo encosta nas Redes Sociais e Corinthians acusa golpe #AguaTaBatendoNaBunda

Flamengo e Corinthians travam um duelo para saber quem é o maior perfil de Redes Sociais da América Látina. Até agosto do ano passado, o Corinthians lidevara nas plataformas mais consumidas pelo brasileiro como o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. A primeira liderança perdida pelo Corinthians para o Flamengo foi o Youtube. Com um trabalho estruturado com a Fla TV, o Flamengo passou o número de Inscritos da Corinthians TV. Depois perdeu a liderança no Instagram, deixando o Flamengo com o posto de líder na América Latina.

Segundo o site Futebol Retweet, o Flamengo lidera com folga nos dois primeiros meses completos desse ano em termos de engajamento: janeiro e fevereiro. Em comparação com o Corinthians no Twitter, em janeiro, o Flamengo somou 2.370.175 pontos e manteve uma média mensal de 1.266.758,4 pontos. Números relevantes se comparado ao Corinthians no mesmo período que obteve 697.239 pontos e uma média mensal de 480.323,3. Ou seja, o Flamengo tem mais que o dobro tanto na pontuação quanto na média mensal. No Facebook, o Flamengo também lidera com 5.117.520 pontos. O Corinthians é só o terceiro colocado com 4.381.757 pontos. No Instagram, a briga é parelha. O Flamengo tem 4.445.253 pontos na liderança. O Corinthians, em segundo fez 4.315.140 pontos. Por fim, o Youtube. O Flamengo também lidera com 1.843.025 ponto. O Corinthians é só o quinto colocado com 559.666 pontos. Você pode ver o ranking completo aqui: Rankings de engajamento das Redes Sociais em janeiro.

No mês de fevereiro, o Flamengo continua predominando em comparação ao Corinthians. No Twitter, o Flamengo somou 2.375.114 pontos na liderança. O Coritnhians em terceiro, somou 641.025 pontos. Muito atrás do Flamengo. No Facebook, o Flamengo fez 5.183.149 pontos e o Corinthians somente 3.964.406 ponto, na terceira colocação. No Instagram, dá-lhe Flamengo. Líder com 4.880.334 pontos. O Corinthians em segundo fez 4.199.539 pontos. No Youtube, o Flamengo lidera com 1.957.178 pontos. O Corinthians nem aparece entre os quatro primeiros colocados. Você pode ver o ranking completo aqui: Rankings de engajamento das Redes Sociais em fevereiro. A maior prova que maior número de seguidores não garante maior engajamento.

O Futebol Retweet levantou a questão em um tweet sobre o número de seguidores e engajamento entre os dois clubes.

Levando em consideração, o levantamento que fiz no Blog Ser Flamengo em 31 de janeiro desse ano, o Corinthians tinha uma diferença maior no Facebook e no Twitter. Nesse levantamento, o Corinthians somava no total 17.930.169 de seguidores com todas as Redes somadas. O Flamengo somava 16.983.342 de seguidores. A diferença era de 946.827 entre os dois clubes. Olhando individualmente cada plataforma, a diferença do Corinthians para o Flamengo era de 259.812 fãs no Facebook e 761.305 seguidores no Twitter. No Instagram, a diferença do Corinthians para o Flamengo era de 181.143 seguidores e 56.147 inscritos no Youtube. Lembrando que o Flamengo está na frente do Corinthians nessas plataformas.

Em 28 de março, os números diminuíram. O Flamengo encostou no Corinthians no total. O clube paulista soma 18.171.628 de seguidores, enquanto o Flamengo soma 17.430.924 seguidores. A diferença hoje é de 740.704 seguidores do Flamengo para o Corinthians. No Facebook, a diferença do Corinthians para o Flamengo é de 194.096 fãs e no Twitter é de 714.741 seguidores. No Instagram, o Flamengo perdeu a diferença. Hoje é de 60.631 seguidores do Flamengo para o Corinthians. No Youtube, a diferença é de 107.502 inscritos.

Vídeo com ranking das redes sociais do Brasil e do Mundo.

O assunto foi debate hoje nas Redes Sociais. O Corinthians ao anunciar um novo patrocinador, provocou a torcida para gerar engajamento, pois houve o questionamento de números de seguidores altos e pouco engajamento. #MaiorPerfilDasAméricas. Ou seja, sentiu o golpe.

A torcida do Flamengo logo respondeu com duas hashtags: #PerfilComMaisFakesDasAmericas que foi uma das mais comentadas do Brasil e #AguaTaBatendoNaBunda. Diversos usuários compararam o engajamento dos clubes e acusaram o Corinthians de comprar perfis fakes. O que foi desmentido pelo Futebol Retweet e só mostra que o Flamengo é o verdadeiro maior perfil das Américas, mas que segue a passos largos para em números de seguidores assumir a ponta.

Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)

 

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Galera, increvanm-se na FLA TV e vamos passar o parmerda em número de Inscritos.

  • A César o que é de César.
    O que não passamos, iremos passar e só aumentar a diferença.
    SRN

    • Talvez você diga isso porque não está associando o crescimento do Flamengo nas redes sociais com o aumento de receitas com patrocínios que isso proporciona.

        • Só vc q pensa que é bobagem, mas isso é importantíssimo para o Clube. Além dos gambas falarem que são os maiores pq são primeiros nas redes sociais.

        • Acho uma bobagem também, porém só pegando o exemplo dos blogueiros/YouTubers,os caras ganham dinheiro e até fama por número de seguidores. Só sigo o Flamengo, porque torço, mas do mais(o resto),acho futilidade sim.A não ser os com cunho de ajudar pessoas doentes(eu era voluntário em ONG,sem dinheiro público),ou arrecadar pra salvar vidas.

      • mostre um, apenas um estudo que relacione diretamente (não estou dizendo que o estudo precise ser robusto, ou seja, ter qualidade científica) redes sociais e aumento de receitas e patrocínios, principalmente em equipes de futebol. Pode ser até em javanês que está valendo. SRN

        • Sou da área de mídia digital, então posso te mostrar pelo menos uma centena de estudos. Vamos começar em inglês pois é mais fácil de entender que Javanês.
          https://fisherpub.sjfc.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1049&context=sport_undergrad
          Na página 6 está "Sport organizations have started to use 'social media outlets to provide game information, sell tickets, and increase brand awareness and product sales"
          "Clubes esportivos tem começado a usar mídias sociais para fornecer informações sobre jogos, vender ingressos, e aumentar a consciência da marca e vendas de produtos"
          Nessa tese de Mestrado aqui, fala mais sobre vendas:
          https://www.american.edu/soc/communication/upload/Capstone-Wysocki.pdf
          Se quiser se aprofundar mais, sobre aumento de vendas, leia Hambrick, Brumler ou Haenlin.
          Papel das redes sociais nos clubes esportivos para aumento de programas mensalistas, leia Kietzmann, Esposito, Fullerton, P.C. Rotschild ou P. Stringer.

          Já sobre o trabalho do Tabet...está sensacional. Bem sabe ele que por trás do humor tem muito estudo e preparo. Eu sempre achei um absurdo o Corinthians estar na frente nos indicativos sociais, Flamengo está conquistando o lugar que merece na Internet.

        • No Flamengo, diretamente, até agora somente a parceria firmada com a Konami através da marca PES2016, mas os valores dessa parceria não foram divulgados. Em contrapartida, indiretamente, o sucesso das mídias sociais facilitam negociações com novos parceiros e tornam-se um diferencial na hora de negociar valores de patrocínios.
          Corinthians, Grêmio, Santos e São Paulo já têm histórico de comercialização bem sucedida de canais de mídias sociais. O Flamengo entrou com força nesse mercado à pouco tempo e por isso ainda não possui muitos resultados a apresentar.

  • Logo, logo vão dizer que a culpa é da Globo.....e isso é porque nem toda a nação rubro-negra tem acesso a internet e redes sociais blá,blá,blá....SRN.

    • Pensei justamente nesta situação, pois o número de corintianos nas redes vem muito da condição de São Paulo ter a maior população e também estrutura de acesso, algo que no caso do Fla, é muito mais di

  • Pessoal, principalmente do Norte e Nordeste, não esqueçam de seguir e curtir as redes socias do Fla. Eu não uso o Twitter mas mesmo assim criei um só pra seguir o Fla. Não podemos ficar atrás dos gambas em nada!!

  • Quem não se dedica às redes sociais hoje em dia não se atualiza, quem não se atualiza perde dinheiro. Sempre que tem vídeo novo na flatv eu gosto de assistir, bastidores, entrevista com jogadores, etc...isso gera dinheiro pro clube, gera publicidade, é a forma mais rápida e fácil de informar o torcedor. Hoje em dia ngm precisa mais comprar jornal na banca pra se informar, mto menos esperar o globo esporte pra saber das novidades do clube, por isso engajamento da torcida é tão importante.

  • "Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta", by Dilma.

  • A gestão Bandeira/Chapa Azul, foi responsável por ressuscitar o Flamengo. Com muita visão virão que era importante ser forte nas redes sociais também é uma forma de mostrar a força da torcida. Ajuda a negociar patrocínios,cotas de TV e etc...E pensar que Patty iria ganhar,era ela ou o Cacau Cota, fruto do mesmo saco.Estaríamos sem patrocínio, série C,chacota e dívida de 1,5 bilhões. Tem muita gente que diz ser torcedor, só vem pra reclamar, nunca pra elogiar.Parabéns Flamengo.

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024