Quinze anos é tempo suficiente para inúmeras mudanças. Para o zagueiro Juan, foi o bastante para disputar Copa do Mundo e defender três equipes diferentes antes de voltar ao clube que o formou. Neste sábado, voltou a marcar com a camisa do Flamengo, algo que não fazia desde que deixou o país rumo ao futebol europeu, em 2002.
Embora seja defensor, o camisa 4 fez muitos gols em sua primeira passagem. Foram 30 em 246 partidas. Titular absoluto com Muricy no retorno à Gávea e reserva após lesão e a chegada de Zé Ricardo, demorou 39 partidas para encerrar a “seca”. Juan é um dos zagueiros que mais fez gols pelo Flamengo. Júnior Baiano, com quem jogou junto, e Rogério Lourenço, são outros exemplos.
De acordo com números do clube, Juan é o jogador que tem mais gols pela equipe rubro-negra do atual elenco. Contando com o deste sábado, são 31 em 285 partidas. Atrás dele, Everton e Guerrero têm 29 gols cada.
Após o jogo, o técnico Zé Ricardo rasgou elogios ao zagueiro – que atuou com a braçadeira de capitão na ausência de Réver. Enalteceu sua ”rara técnica” e explicou que a exigência física imposta pelo calendário do futebol brasileiro impede que atue com mais frequência.
– Num calendário mais racional, poderia até jogar mais do que joga. Mas às vezes temos um atropelamento de datas que é difícil para um atleta que já está com 36 para 37 anos. Sem cobrança física tão grande nele, com certeza é um zagueiro como poucos aqui no Brasil – disse Zé
Juan fez boa partida atuando ao lado do argentino Donatti. Além de voltar a fazer gol de cabeça, deu um bonito passe de calcanhar para Leandro Damião no lance do primeiro gol do Flamengo.
Referência no elenco e prata da casa, Juan voltou a jogar ao lado outras gerações formadas do Ninho do Urubu. Aos 38 anos, ele é quase 20 anos mais velho do que o jovem Lucas Paquetá, que também marcou seu gol na goleada sobre a Portuguesa, o último do duelo.
Fonte: Globo Esporte
Conquista histórica do Flamengo na Libertadores completa cinco anos neste 23 de novembro Todo torcedor…
Nas redes sociais, Gabigol relembrou título da Libertadores de 2019 O dia 23 de novembro…
Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…
Final da Copa Sul-Americana acontece no Estádio General Pablo Rojas, o "La Nueva Olla", em…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…