Golear o San Lorenzo foi uma boa forma de estrear na Libertadores 2017. No entanto, o jogo diante do Maracanã e os três pontos conquistados ficaram na semana passada. Agora, o Flamengo virou todas suas atenções para o próximo desafio no torneio continental: a Universidad Católica, do Chile, em Santiago. A equipe do técnico Mario Salas teve um começo de ano ruim, mas recuperou a confiança nos últimos dias. O GloboEsporte.com apresenta uma análise do próximo desafio do rubro-negro.
COMEÇO DE ANO ABAIXO DA EXPECTATIVA
O início de temporada da Católica foi muito abaixo do esperado. Afinal, a expectativa era grande, muito por conta dos resultados do ano anterior. Depois de ser bicampeã no Chile em 2016, iniciou o campeonato 2017 com quatro derrotas e uma vitória, com dificuldades de marcar gols. Chegou a ser lanterna do torneio local.
A equipe, no entanto, ressurgiu na semana passada. Conseguiu bom resultado neste sábado, quando goleou o Antofagasta, por 4 a 1, em sua casa e subiu para a 11ª posição na classificação. Dois gols foram marcados pelo atacante Santiago Silva. Na terça-feira, pela fase de grupos da Libertadores, o time conseguiu um empate inesperado no fim do jogo diante do Atlético-PR. Os brasileiros venciam por 2 a 0 até os 40 da segunda etapa.
EQUIPE PERDEU SEU GOLEADOR
A equipe chilena perdeu um de seus principais jogadores no fim do ano passado e ainda tenta se adaptar. O atacante Nicolás Castillo foi goleador do último campeonato. Após a conquista do título nacional em 2016, foi negociado com o Pumas, do México. Sua saída foi sentida nos primeiros jogos do ano. A Católica contratou apenas um reforço para 2017: Santiago Silva. O uruguaio, apelidado de ”El Tanque”, veio justamente com a dura missão de substituir Castillo.
OS DESTAQUES
Alguns jogadores são apontados como fundamentais para o esquema de jogo do técnico Salas. O argentino Diego Buonanotte, de 28 anos, é o motor de criação da equipe. Uma espécie de Diego deles. Outra peça fundamental é o atacante Ricardo Noir, também da Argentina. Cai mais pelo lado direito. Pela esquerda, o esquema conta com experiente Fuenzalida, de 32 anos.
Santiago Silva joga mais avançado na área. Aos 36 anos, o uruguaio é um centroavante perigoso, com passagens por mais de 10 equipes – atuou pelo Corinthians e ficou marcado pelo gol que eliminou o Fluminense na Libertadores 2012, quando defendia o Boca. ”El Tanque” chega diante do Flamengo com mais moral depois de marcar seus dois primeiros gols no fim de semana. No entanto, demorou quase três meses para conseguir balançar a rede pelo time chileno.
ESTILO DE JOGO
A Universidad Católica é um time que raramente muda sua forma de jogar: procura ser agressivo e valoriza a posse de bola. Dentro deste esquema, peças como o volante Kalinski e Buonanotte – de novo ele – são fundamentais. Se estão em um bom dia, dominam o meio de campo e tornam a vida do adversário mais complicada. O técnico Mario Salas costumava armar o esquema no 4-3-3. No entanto, em testado opções com 3-5-2 como forma de variação.
A personalidade aguerrida da equipe pôde ser vista nos minutos finais do jogo diante do Atlético-PR. Na Arena da Baixada, a Católica empatou o jogo em dois minutos: gols do atacante Llanos e do meia Noir.
Diante do Flamengo, a Universidad Católica não poderá contar com Guillermo Maripan, um de seus zagueiros titulares. Na última terça-feira, ele foi expulso na partida da Arena da Baixada. O substituto deve ser o jovem Benjamin Kuscevic, de 20 anos.
Além do desfalque importante, a equipe vinha tendo dificuldade de fazer gols. O cenário melhorou após a goleada do último sábado e o empate pela estreia na Libertadores. Agora soma 10 gols em sete jogos oficiais de 2017. Além disso, apesar do plantel grande, os reservas não têm tido facilidade de manter o nível dos titulares quando ganham oportunidades.
ANÁLISE DO TÉCNICO ZÉ RICARDO
”Vai ser um jogo difícil. A Católica não começou bem o Campeonato Chileno, mas é atual bicampeão. Tem uma equipe talentosa e muito comprometida, com versatilidade de jogo interessante. É uma equipe que não desiste em momento algum, provou isso jogando contra o Atlético, na estreia no Paraná. Foram buscar o resultado.
Temos que entrar com atenção máxima lá. Jogadores como Buenanotte e Fuenzalida são interessantes. Santiago Silva é um atacante de muito peso. Temos que estar concentrados e trabalhar esses dias”.
Fonte: Globo Esporte
Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…
Ver comentários
Berrio Vai ter que jogar, pra ter mais opções de contra ataque, se o gramado estiver em boas condições o fla vai ser pelo menos igual a eles no jogo, já que é fora de casa.
Recuperaram a confiança? Pois vão perder rapidinho kkkk, vão sair até tonto do estádio quarta feira
ha ha ha
Recuperaram lá, no campeonato chileno q não tinham uma vitória a 5 partidas, mas vão ficar tristonhos quando virem o gigante mengão.
Venceremos. https://uploads.disquscdn.com/images/6a4586c30be581c0d88d02625d1237ddbd26eb9526fdb0fd3cd31af4acafa750.jpg
É um bom time, sabem jogar libertadores, tem velocidade e boa técnica mas confio no meu Flamengo, esse elenco mostrou ano passado que não se incomoda em jogar fora de casa, vamos usar o tempo contra eles e deixar o estádio nervoso, depois disso é so usar a qualidade pra trazer esses 3 pontos!
Tocar a bola e os colocar para correr, jogar o Carabao Berrío para cima deles...vamo q vamo mengão buscar mais 3 pontos.
As atuações do Rômulo e do Arão na defesa serão fundamentais nesse jogo
Se não forem aplicados e tiverem corrigido as falhas dos últimos jogos perderemos
Num país bem menor que o Brasil, o antofagasta está em 9º lugar no campeonato, com 7 pontos ganhos em 6 partidas disputadas. Convenhamos que não é nenhum grande feito para o nosso próximo adversário, ainda mais por ter jogado em casa. Mal comparando é menos do que uma goleada aplicada pelo Mengo no Maracanã num time como o vitória, por exemplo. Pode ter surtido um efeito psicológico favorável? Não resta dúvida, mas também não é motivo para amedrontar-nos. Ainda acho que o Mengo traz os 3 pontos.
Sei não... o Palestino costuma frequentar essa parte da tabela no Campeonato Chileno e conseguiu nos eliminar no ano passado.
Porra mano, foram os reservas contra o palestino, nem compara
Cenário perfeito: Ganhamos dos chilenos, e outro jogo (san lorenzo x atletico) termina em empate, já abrimos 4 pontos de vantagem e um belo saldo.
Bom, Mario Salas montou um 4-2-3-1 de início e quando tomou 1 gol passou a se defender com 2 linhas de 4, mas depois do 2° gol ele continuou no esquema inicial e empurrou um ritmo forte no 2° tempo para cima do CAP sem medo nenhum de tomar gols com 3 atacantes, as vezes chegavam 5 a 6 homens atacando e aí em menos de 5 minutos para o término do jogo fez 2 gols rapidinho.
Mas os 2 times tem estilos bem diferentes do Flamengo, temos 1 atacante de referência que requer uma marcação forte, Guerrero e eu não vi na UC uma boa zaga, vi sim um bom time tático e coletivo de muita vontade e empenho em buscar ou fazer o resultado do jogo, mas podemos surpreender lá e sairmos com os 3 pontos, só não pode recuar, porque foi por esse motivo que o CAP tomou o empate, um time que vem para cima sem medo de tomar gols, vc deve dar o mesmo remédio, ir para cima dele também, mas prudente, os 2 volantes devem ficar a frente da zaga bem ligados!
Não sei quanto ao Atlético-PR, mas no Flamengo temos o Éverton e o Berrio. Se eles entrarem nessa de "não ter medo de tomar gols", certamente poderão abrir espaços no contra-ataque... &;-D
Pois é, se Everton e Berrio ditarem aquele ritmo lá na frente, a gente vem com 3 pontos, eles são Bi campeões chilenos, mas somos melhores.
O jogo vai ficar no meio campo.
No primeiro tempo contra o SL, perdemos ali. Quarta contra a católica precisamos que Rômulo entregue mais, pois fez um jogo abaixo do que regularmente faz. Arão também precisa ser constante.
Confiante que sairemos com uma vitória (se soubermos cozinhar o jogo, cadenciar com o Diego, e acelerar na hora certa, atitudes típicas de Libertadores).
Tenho certeza absoluta que marcaremos gol. Se tivermos a tarimba necessária, sairemos com a vitória.
Empate não é nada ruim. É um time chato e que vai tirar muitos pontos da galera ainda!
O Rômulo na minha opinião jogou da mesma forma que jogou todos os jogos, ou seja mal. Ta carecendo de ritmo ainda, está meio apático. Espero que evolua e rápido pois os jogos ficarão mais pegados na medida que os times ficarão mais fortes e que os times fracos também vão evoluindo na parte física.
SRN
Eu não quero dizer o que todos nós temos medo. Eu não direi, pra não começar nada.
Vamos dar tempo pra ele e pro time se adaptar, mas, talvez, só talvez, fosse interessante cogitar alguém que não pode ser nomeado por ali?
Ainda é cedo para qualquer tipo de análise...Não adianta colocar ele no banco agora, pode tirar a motivação do jogador. Acho, e espero, que seja só falta de ritmo de jogo. Se o que não pode ser dito jogar e melhorar o time não vejo problemas.
SRN
Também não vejo, mas penso como você. Ele é mais jogar e entrega mais pro time, na área, na primeira bola, e tem boa pegada. Vejo ele e arão precisando de entrosamento e atenção.
Confio nisso!
Me parece que ele está sem confiança
Rômulo não jogando nada por ali, ainda joga muito mais do que o Volantaço que tínhamos ano passado, então esta tudo bem !!
Se jogarmos direito e concentrados acho difícil não sairmos com a vitória.
Esse time do Flamengo é diferente de outros anos quanto a pressão...sabe jogar bem fora de casa.
SRN
É sim, são todos experientes, jogadores acostumados a jogar dentro e fora de casa com casa xeia a favor e contra.
Ano passado se tinha o mando de campo, mas os jogos eram fora do Rio, portanto, foi um treinamento psicológico e físico que podemos colher o 1° fruto nesta quarta.