Pode viajar, Flamengo, os garotos tomam conta da casa

Compartilhe com os amigos

Eu sei, eu sei, um time grande ficar otimista por golear a Portuguesa da Ilha, uma das piores campanhas do já deprimente Campeonato Carioca é um pouco como um homem adulto ficar orgulhoso por ter conseguido tomar banho sozinho sem sofrer nenhum acidente. É uma equipe fraca tecnicamente, o aspecto tático deixa a desejar e o treinador chamado Nelson Rodrigues e o zagueiro com nome Pessanha apenas reforçam a aura de drama carioca e te fazem esperar algum crime passional no intervalo ou ao menos um grito de “eu sou ex-volante, mas você é um filho da puta”.

Ainda assim é possível, mesmo avaliando com frieza, tirar alguns saldos realmente positivos da partida. Damião voltou a marcar, com três gols de puro centroavantismo mostrando que ainda se lembra que é possível colocar a bola pra dentro sem que seja numa cobrança de pênalti. Garotos como Thiago, Vizeu, Matheus Sávio e Ronaldo tiveram mais tempo em campo, com direito ao golaço de falta de Paquetá, que caminha rapidamente para se tornar xodó da torcida e ganhar algum apelido como “reserva dos gols bonitos”. E Juan, nosso zagueiro, com atuação sólida e passe de calcanhar pra gol, nos lembrou que, não apenas ainda pode ser útil ao grupo, como talvez investir na sua clonagem para termos uns 5 Juans na base pode valer mais a pena do que contratar novos zagueiros.

Diante disso, das exigências de uma Libertadores que pode durar o ano todo e de um Campeonato Carioca ao mesmo tempo confuso e não muito rentável, se torna cada vez mais interessante a possibilidade de disputar todas as partidas do estadual com essa equipe meio reserva e meio mista que usamos no último sábado. Com isso, conseguimos poupar titulares – imagine o drama se um zagueiro da Cabofriense tirasse, por exemplo, Diego de uma partida decisiva da competição internacional – e ainda dar rodagem para reservas, jogadores da base e atletas precisando de ritmo de jogo, como é o caso de Berrío.

E isso poderia continuar também pelo resto do ano. Estou falando que o Flamengo reserva tem condições de brigar no Campeonato Brasileiro? Não, não chegaria a um exagero desses. Mas acho que está claro que temos um grupo interessante e que o nosso time que atuou ontem, se organizado taticamente – Vizeu, que é centroavante de origem, estava atuando deslocado no lado de campo, por exemplo – não seria pior do que vários elencos que estarão na primeira divisão nacional.

Claro, o Flamengo precisa entrar em todas as competições que disputa pensando em vencer, pelo simples fato de que esse é o mínimo que se espera do Flamengo, mas acho que os garotos vêm mostrando que merecem confiança e podem se bem organizados, disputar de igual para igual com vários times considerados grandes no nosso futebol. E ao menos pro Campeonato Carioca, uma competição esvaziada, bagunçada e cujo regulamento parece uma brincadeira criada por duas crianças muito hiperativas e confusas – “e aí tem a taça Guanabara, aí tem a taça Rio, mas aí as duas não valem, aí é pontos corridos, aí é mata-mata, aí tem o grupo x, aí todos jogam entre sim numa jaula com gorilas” -, o Flamengo reserva está de ótimo tamanho, mesmo para os clássicos, mesmos para as finais.

João Luís Jr.

Fonte: http://espnfc.espn.uol.com.br/flamengo/isso-aqui-e-flamengo/13605-pode-viajar-flamengo-os-garotos-tomam-conta-da-casa

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Lembrando da “Regrinha dos 30”:
    – Inicialmente teremos 22 jogadores: o titular e o reserva imediato, que tenha condições técnicas de disputar posição.
    – Para complementar a base, adicionar os seguitnes jogadores extras: 1 volante, 1 zagueiro e 1 atacante. Assim, teremos 25.
    – Para as 5 posições restantes, disponibilizá-las para jogadores do júnior, contratados como “oportunidade de mercado” e jogadores que retornaram de lesão ou empréstimo.
    – O restante é sobra e deve ser negociado ou dispensado… &;-D

  • Perfeito, belo laboratório este campeonato carioca 2017!
    SRN

  • Para comprar jogadores medianos é melhor investir na base, pelo menos um mediano e regular sai desses que agora estão no profissional.

    A rodagem do elenco é normal, como tambem são normais as lesões, ausencias por convocação e desfalques por desgaste. O time de futebol hoje em dia é composto por muito mais do q 11 jogadores ou alguem acha que o Diego no banco msm sem jogar não exerce sua liderança natural no elenco.

    Em um elenco vasto como esse do Flamengo o mais dificil é manter todos comprometidos e focados em lutar por seu espaço. administrar, evitando perder jogadores confiando na eficiencia dos reservas diretos ao responder quando chamados, hoje esse cenário é bem realista. Quase todas as posições tem jogadores em bom momento e lutando por espaço no time, como acontece nos melhores times do mundo.

  • Quando tivermos todos a disposição.
    Time A: Muralha, Pará, Réver, R. Vaz, Trauco, Rômulo, Arão, Diego, Conca, Berrio(Everton) e Guerrero.
    Time B: Thiago, Rodinei, Donatti, Juan, Renê, M. Araújo(Ronaldo), Cuellar, L. Paquetá(M. Sávio), Mancuello(Gabriel), Ederson(Adryan), F. Vizeu(Damião).

    Tirando Cruzeiro, Atl. MG, Palmeiras e Santos esse time B ganha de qualquer time do futebol brasileiro. Percebam que nem coloquei Everton e Berrio pois os mesmos sempre jogarão no time A.

    Minha opinião é de que Donatti e Juan são mais bola do que R. Vaz.

    • Pra quem já xingou até a 10° geração aquele elenco de 2013, isso aí é uma seleção hahahaha.

    • Perfeito, de acordo!
      Faltou o Cirino no time B, ele voltou!!
      rsrsrs

  • Excelente análise… SRN6

Comentários não são permitidos.