Notícias

Rica Perrone: “Por que Márcio Araújo?”

Pode parecer indiscutível a “não titularidade” do Márcio Araújo a qualquer rubro-negro que espera dos seus um talento mínimo para estar entre os 11. Mas quando se fala de tática, é simples e quase provável que Márcio Araújo seja titular do “Flamengo ideal”.

Tá maluco, Rica? Tô, não.

O cara tem 32 anos, não joga grande coisa de fato. Tem poucos títulos, embora tenha jogado em 2 times grandes antes do Fla, é um jogador comum em fim de carreira. E só.

O ponto não é “a qualidade do Márcio Araújo”, mas sim a “função do Márcio Araújo”.

É aplicado, faz o que o treinador manda, não tem a vaidade de tentar buscar uma jogada de ataque por 90 minutos se necessário. O Flamengo hoje joga numa linha de volantes com 2 caras que sabem jogar, mas que marcam pouco. Não são daqueles jogadores cujo a função número 1 é brigar pela bola. Arão e Rômulo seriam, 10 anos atrás, dois “segundos volantes”.

Um dos zagueiros do Flamengo, seja o Rever ou o Juan, é um cara bem lento de mais idade. Não dá pra correr o risco. Precisa proteção.

Quando joga o Marcio Araujo, você não apenas protege os zagueiros com um “falso terceiro zagueiro” – Um Jailton em 2017 – como também devolve a Arão e Rômulo seu melhor posicionamento.

Dá mais tranquilidade para os laterais, dá mais condição pro Diego estar perto da área sem tanta obrigação de recompor. Márcio Araújo, talvez, seja um “mal necessário”.

O Flamengo com ele jogou um primeiro tempo muito bom no Chile e não saiu vencendo por detalhes. Não porque ele mudou o time tecnicamente, mas porque sua posição tática devolve ao time alguns talentos se sacrificando menos pra recompor.

Eu apostei em janeiro, vocês se lembram, que o Flamengo rodaria, rodaria, e terminaria com ele no time. Por isso. Ninguém no elenco do Flamengo faz a função Márcio Araújo.

Ou vocês acham que alguém joga anos no Palmeiras e no Flamengo de titular sob o aval de variados treinadores sendo fraco tecnicamente porque?

Márcio Araújo não joga muita bola. Mas sua presença melhora o futebol do resto do time. E isso as vezes compensa.

Fonte: https://www.ricaperrone.com.br/porque-marcio-araujo/

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Jogamos com três volantes o primeiro tempo. Tinha muita gente fazendo a função.

    Colocar ele de volta no time é um retrocesso. A mídia parece querer a mediocridade no Flamengo.

    Não servia pro Palmeiras da série B. No flamengo cantam que tem que ser titular.

    • O problema é que de fato o Rômulo não apresentou um bom futebol, e nesses últimos jogos, nas oportunidades que teve, MA mostrou que entrou bem e deu mais consistência e segurança, tanto é que salvou o Vaz 2 vezes em erros defensivos.

      Como já está dito aí, MA, por enquanto, é um mal necessário, pois o que o Rômulo poderia ser melhor seria ofensivamente, mas nem isso está acontecendo, sendo que o MA entrou e até subiu ao ataque de forma efetiva, sem erros, inclusive aquele cruzamento exato na cabeça do Guerrero.

      Se o MA fosse um jogador mais corpulento, com uma maior altura, acho que Rômulo nunca seria cogitado pra titularidade.

      • MA entrou no final dos jogos ou contra times de menor expressão e nesse jogo com 3 volantes.

        Com ele o time não gira a bola rápido. Nosso ataque era o melhor do ano cantavam alguns aqui e agora o Romulo nao contribiu nada ofensivamente? Lógico que sei que esses números são falsos. Portuguesa do RJ... faz me rir né.

        E já que vc falou se o MA fosse alto eu digo se o Rômulo estivesse em campo não seria o Berrio a marcar o Santiago.

        Eu sinceramente acho que MA é uma fraude. Um bom jogador pra jogos específicos, que tem uma boa cobertura, mas que marca mal no 1x1, que não tem corpo e não é muito inteligente em campo.

        Mas se a maioria quer fazer o que. Não dou 3 jogos difíceis pra os mesmos estarem pedindo a saída dele.

        • Na minha opinião o Flamengo nunca poderia jogar com 3 volantes, a não ser que eles fossem rápidos, técnicos, habilidosos e com bom poder ofensivo, o que não é o caso.

          Não quero MA no time, mas tb não estou plenamente satisfeito com o Rômulo.

          De todo modo, ainda prefiro que dê mais chances aos Rômulo, mas se continuar jogando o que tem jogado ele pode acabar saindo.

          Gostaria de ver um esquema 4-1-4-1 no Flamengo, com apenas 1 volante no máximo, com 2 meias e 2 pontas, enchendo o meio-campo e dando maior poderio ofensivo ao time.

          • Eu gostaria de ver esse esquema. Até porque já já o Conca está aí

            Não estou achando que o Rômulo está bem. Mas acho que ele está do nível do MA defensivamente, com ganho na bola aérea.

            O que justifica sua escalação. Não gosto do MA mas entendo sua manutenção no elenco. Só que titular é muita mediocridade.

      • "Se o MA fosse um jogador mais corpulento, com uma maior altura, acho que Rômulo nunca seria cogitado pra titularidade." -- Em contrapartida, perderia a velocidade e a capacidade de fazer cobertura em ambas as laterais... &;-D

    • Discutir com defensores do Caramujo é o mesmo que ter diálogos com uma azeitona. Desisti disso. Torcedores assim sustentam essa mula que chamam de treinador, e o Flamengo paga por isso. Estamos na contramão do futebol moderno. E sofrendo em todas as competições, principalmente nos momentos decisivos. No Brasileirão, por exemplo, ficamos em terceiro, quando poderíamos ter disputado o título até a última rodada.

  • O Problema não é o MA, e sim o treinador. Ele pode colocar até a mãe dele para jogar de volante. O que ele não pode é ter 3 volantes. Que ele escolha 2 e jogue no 4-2-3-1. que é o sistema que vem jogando. Agora, eu prefiro o Romulo, pois justamente sem ele em campo levamos o gol de cabeça. Ele é alta e ajuda na bola aérea. Nosso técnico é medroso. Se continuar assim vai ser difícil ganhar alguma coisa. Imagino uma final de libertadores, o jogo fora vai ser tática 5-5-0.

    • Ele povoou o meio campo para segurar o adversário e liberar Diego e Guerrero. E funcionou, o adversário não teve posse, não levou perigo, Diego e Guerrero se movimentaram e tabelaram pelo campo todo e foram 4 bolas na trave. Nem sempre 3 volantes significa retranca.

      • Isso na sua visão ja que você é capaz de ver isso mas infelizmente outros torcedores são incapazes de perceber isso.

      • 3 bolas na trave em chutes de longe. Dominamos a partida mas não entramos na área deles.

        • Exatamente. Nosss chances foram de bola parada ou bola rebatida. Não houve uma única jogada construída. A maioria não vê isso, então só assiste melhores momentos.

          • Esse é o lado ruim de 3 volantes: você tem que tirar um jogador ofensivo. Por isto, é de suma importância que um dos volantes seja fixo e os demais joguem mais à frente, participando das jogadas ofensivas e liberando os laterais... &;-D

          • E aí vem me dizer que não foi retranca. O cara mete dois primeiros volantes pra truncar o jogo e perde numa bola parada.

            Querem me dizer que a tática deu certo.

            Mas é assim mesmo. Mudar de técnico agora não adianta. Vamos com ele até o final, seja qual for.

  • Márcio Araújo não serve nem pra distribuir camisas no Flamengo.
    Por que o estagiário não tenta o esquema se quarta com Rômulo centralizado,Arão na direita e Mancuello na esquerda? Qual a dificuldade de enxergar isso?
    É mais fácil posicionar direito um jogador que joga bola ou ensinar uma ameba a jogar?
    O problema é o técnico,enquanto ele achar que basta copiar o esquema dos gigantes europeus para apresentar o mesmo futebol nós vamos ficar no cheirinho

    • Verdade. Mancu estava fora do jogo, mas tinha o Cuellar no banco, anos luz acima do Caramujo

        • Com os se o Zé Ruela tivesse dado oportunidades pra ele. Pela saco de Caramujo não dá, hein? Já basta nosso treinador. Assista aos jogos com atenção. Não viva de melhores momentos. Até o Zico sacou o óbvio. Abra sua mente

  • Concordo com a presença dele no time mas se for pra ele entrar, que saia o Rômulo e de lugar a alguém com uma qualidade melhor de passe e organização. Nesse caso, colocaria o Mancuello,na sua de função de origem...

  • Não vou entrar em discussão se é melhor ou pior com ele,só sei de uma coisa time com Márcio Araújo de titular nunca será campeão da Libertadores. SRN

  • Falou um monte de bobagem.
    Não existe só um Zé Ricardo no futebol, existem milhões.....
    Que ao primeiro sinal de perigo e dificuldade corre para o lugar de conforto...pro comum...
    Mais uma derrota e vão me convencer de que o Gabriel tem que ser titular.
    Pra mim, não vi variações táticas, vi foi um time com medo da catolica....mas isso é outro assunto.

    • Você viu um time com medo da católica? Então com toda certeza não assistiu o jogo do flamengo que em momento algum foi covarde ou retranqueiro.

      • Eu escrevi medo, covarde ou retranqueiro?
        1. Acho que entrar com 3 volantes é excesso de respeito ao adversário e mesmo que ele entrasse, como entrou, depois de 30 minutos de jogo, vendo que a católica é fraca, ele poderia ter tirado um dos volantes.
        Meu comentario foi.....pelo que entendi do texto, ele diz que o Márcio Araújo melhora o time, se por causa de uma derrota ele diz isso. Se perder mais uma ele vai dizer que o Gabriel tem que ser titular... ou seja, voltar aquele time de 2016.

        2. Em 2016 o zé Ricardo melhorou o time absurdamente em relação ao muricy. Mas todo mundo diz que o trabalho dele estava horrível. Agora em 2017, ele tem que melhorar em relação a ele mesmo e aí tá o problema. Será que ele consegue? Ou será que ele já chegou no máximo? Time e elenco ele tem.

        O que acha?

        • Temos um time bem competitivo bem melhor que outros que ja tivemos apesar de alguns jogadores do grupo sejam apenas para compor o elenco sem acrescentar algo mais, nosso treinador não tem experiência isso é verdade mas defendo sua permanência por acreditar no seu potencial e também pela falta de bons treinadores no mercado.Ainda falando sobre o jogo de quarta feira discordo de quem disse que não jogamos bem pois na minha opinião esse jogo foi melhor do que as partidas contra o fluminense e o primeiro tempo contra o San Lorenzo,ao contrário de muitos flamenguistas de resultado acredito que iremos nos classificar para a próxima fase da competição perdemos apenas uma partida isso não é motivo para desespero saudações rubro negras e até 12 de abril.

          Em 17/03/2017 13:29, "Disqus" escreveu:

    • "Mais uma derrota e vão me convencer de que o Gabriel tem que ser titular."
      -- Mas as vitórias podem perfeitamente fazer isso... &;-D

      • nao acho. tudo estava ótimo, mas foi perder que o time não ta bem, jogador x ou y não serve e por ai vai.
        quando se critica mesmo na vitoria, você é o chato.
        fiz essa observação porque o que tem de torcedor de resultado é uma festa.

  • Algumas considerações pessoais:

    1. A função primária de um volante é marcar. Não adianta nada ter um volante que joga o fino da bola, se o seu poder de marcação é limitado. Senão, ele vira em campo um pato: sabe andar, nadar e voar, mas não faz nada direito.
    2. Uma coisa é ajudar a marcar; outra bem diferente é ser um bom marcador. Ser bom no 1o. combate não quer dizer necessáriamente que o jogador é um bom marcador. Existe um leque de qualidades que ele tem que preencher para atender estes requisitos.
    3. Futebol requer o melhor encaixe das peças (jogadores) dentro do esquema tático e não o contrário (encaixar as melhores peças dentro do esquema tático). E neste cenário, é comum ver um jogador mediano rende melhor que um bom jogador.

    Em tempo: me conta uma novidade, Rica... &;-D

    • Análise perfeita. Venho dizendo isso há meses. Times organizados - recomposição e compactação - não precisam de jogadores tipo Caramujo. Nosso elenco é forte (não tanto assim assim), mas não possui organização tática na parte defensiva. E na parte ofensiva não tem qualquer variação (somos absolutamente previsíveis e deixamos Guerrero muito isolado, já que os pontas joga muito espaçados e não fazem diagonal).
      Além disso, Márcio Araújo não é bom marcador do ponto de vista de ocupação de espaço. Defino-o como um perseguidor, tal como o péssimo Willians. Tanto que - OBSERVEM - quando fazem 1-2 nele, o jogador que ele estava marcando passa a bola e escapa, enquanto o pupilo do Zé Ruela fica olhando a bola. Ano passado possui vários exemplos disso.
      Enfim, o que quero dizer é que o professor pardal poderia, sim, ter lançado três "volantes", mas poderia ter escolhido o Cuellar (ou simplesmente colocar Mancu em sua posição de costume, sendo certo eu ele não pode jogar no Chile), por exemplo, cuja saída de bola e chute são infinitamente superiores aos do Caramujo. Seria só uma questão de ajuste e entrosamento entre os três, para haver sincronia no avanço de um deles para ajudar o Diego.
      Aliás, com a chegada do Conca, essa será a armação, a menos que nosso "brilhante" treinador o escale na ponta direita. Logo, há a necessidade de começar a colocar o tINE para jogar de tal forma, sob pena de jogArmos no lixo seis meses de trabalho.

      • "Além disso, Márcio Araújo não é bom marcador do ponto de vista de ocupação de espaço. Defino-o como um perseguidor, tal como o péssimo Willians. Tanto que - OBSERVEM - quando fazem 1-2 nele, o jogador que ele estava marcando passa a bola e escapa, enquanto o pupilo do Zé Ruela fica olhando a bola. Ano passado possui vários exemplos disso." -- Discordo apenas deste trecho. Quando um jogador ocupa bem o espaço, ele tende a fazer interceptações nas triangulações de jogadas, além de pegar as sobras. E quem deixa passar no 1-2 é o Willian Arão... &;-D

    • Os que defendem marcio araujo por ter jogado em 2 grandes clubes antes do Brasil.
      Veja ai o que aconteceu com esses 2 grandes clubes.
      Todos rebaixados para segunda divisão...
      Marcio araujo é um jogador limitado e consistente nas suas notas, ele não vai tirar 4 mas tmb não tira 7.
      Jogador que é para ser colocado uma ou outra partida, o que ta errado na equipe titular e que alguns jogadores já não estão rendendo e continuam a jogar.
      Willian arão é um caso desse.

      • "Veja ai o que aconteceu com esses 2 grandes clubes. Todos rebaixados para segunda divisão" -- Sério? Associar um único jogador a 2 times que caíram na 2a. divisão?
        "Jogador que é para ser colocado uma ou outra partida, o que ta errado na equipe titular e que alguns jogadores já não estão rendendo e continuam a jogar. Willian arão é um caso desse." -- Concordo! &;-D

      • Concordo! Se Márcio Araújo é esse "cara", pôr quê São Paulo, Corinthians, Ponte Preta, Santos, Inter, Gremio, Cruzeiro, AtléticoMG e outros não o contratou?

  • Isso já tá chato pra cacete, somos um dos times menos vazados do Brasil e antes do Fla Flu ninguém reclamava de Rômulo e Arão, Márcio esta muito bem fazendo oque deveria sempre fazer TAPAR BURRACO. ele jogou no palmeiras é atlético quando eram times medíocres em elenco, quando mudaram suas filosofias todos os dispensaram, faz muito bem a função de cachorrinho adestrado mas sua qualidade técnica o faz ser reserva e séria na maioria dos times, Rômulo e Arão são níveis de seleção ( em seus auges) então parem com isso.

    • Rômulo e Arão são níveis de seleção? Tenho as minhas dúvidas. No entanto, concordo que se eles estiverem bem, deverão ser titulares. Mas também não podemos tirar o mérito do M. Araújo, pois os jogadores sabem que se derem bobeira, o baiduzinho vai estar lá sempre incomodando... &;-D

      • Oa dois já chegaram nela por isso classifiquei como de níveis. falo isso desde o ano passado, Márcio e bom para o elenco mas titular(talvez um titular ocasional como quarta.) não a como aceitar, tem qualidades que podem ajudar mas sua falta de técnica pode prejudicar bastante, como prejudicou em vários jogos ano passado.

    • Concordo contigo. Falam em modernização do futebol brasileiro mas acham q ptimeiro volante tem q ser uma mula q corre e marca apenas.

  • Não se engane se pensa que esse cara liga pro Flamengo ou fala bem porque simpatiza com o nosso time, por que não é. Esse cara Bambi, mora no rio, é amigo de Rubro negro e tudo mais. Ele é igual os jornalistas de TV e Blogs paulista. Só querem nos prejudicar com tentativas de iludir torcedor burro e que não acompanha o time do Flamengo sempre ou não observa direito a movimentação do time em campo. Esse cara é muito ruim, não marca porra nenhuma, fica só olhando e apontando a jogada, nunca entra em dividida, só vai na boa. Contra times fortes ele caga sempre, pois não possui nenhuma característica defensiva que preste. É um enganador de trouxas. Esse Zé Ricardo sempre tenta dá uma de sabido, quer falar bonito pra defender esse cara horrível. "-- faz bem a transição da defesa pro ataque", "-- tem um deslocamento muito forte em velocidade", esse tecnico sempre com as invenções sem lógica. Quando as coisas apertam pro time e o caramujo é criticado sempre mudam o discurso de jogador e começa o de pai de família, boa gente, dedicado... Enfim, varias besteiras. Isso é futebol! O verdadeiro jogador de futebol se defende é com as atuações em campo, não precisa de ninguém pra defender. O cobram? Ele entra em campo e dá o seu melhor e as cobranças cessam. O Flamengo precisa de jogadores que possam contribuir com o processo de evolução do time. Chega desses caras, o Flamengo tem um time bom, com jogadores bons que podem levar o time a ganhar campeonatos, mas esse caramujo não serve pra nada, não acrescenta em nada, é muito ruim.

  • Marcio Araújo titular concordo demais, até agora não vi o futebol do Rômulo que veio com status pra barrar o Marcio. Mas acho que o Zé Ricardo vacilou ao entrar com Rômulo, Arão e Marcio...Afinal tirou o modo de jogar do Flamengo, com medo de uma certa pressão do time Chileno, no meu vê foi covarde, porque no segundo tempo ele soltou o time, tentando voltar a formação normal do time, só que ai a infelicidade da expulsão, e uma substituição na hora errada, onde o Diego fez uma falta digamos juvenil, sabendo que a jogada aérea na libertados decidi vários jogos, tem que se ter cuidado ao cometer certas faltas. Mas enfim essa derrota tem que ser de aprendizado, erros infantis não são aceitos nessa competição, Rafael Vaz abre o olho, e Zé vamos ter mais gana com esses jogadores.

    • Não vejo como covardia respeitar o adversário e entrar com uma formação mais cautelosa. Afinal de contas, estamos enfrentando um adversário tradicional (ainda com o elenco inferior) em sua casa e em uma competição pesada. Já a expulsão do Berrio e a falta do Diego, não podemos colocar na conta dele. Ainda assim, era para termos vencido o jogo... &:-D

      • respeito sua opinião! mas no meu ponto de vista ele foi covarde sim, depois ele viu que dava pra jogar com os 3 homens de frente e colocou no segundo tempo. acho que dava pra entrar jogando como o Flamengo vem jogando. O respeito ao adversário sempre deve existir, mas abdicar do que você tem de melhor é um erro. abraço!

        • "depois ele viu que dava pra jogar com os 3 homens de frente e colocou no segundo tempo" -- Ele viu ANTES ou DEPOIS do início do jogo? &;-D

      • E se reparar o Flamengo criou mais chances no 1°tempo com essa formação do que no segundo tempo.

        Essa que entrou vai ser a formação quando conca retorna.

Notícias recentes

Neto cita Gabigol e rasga o verbo contra Tite após derrota do Flamengo na Libertadores: “Medíocre”

Neto citou Gabigol para falar da pouca minutagem do atacante com Tite durante os jogos…

20/09/2024

Definido! Flamengo decide fora de casa as semifinais da Copa do Brasil contra o Corinthians

Flamengo jogará a primeira partida no Maracanã e a segunda em São Paulo Em evento…

20/09/2024

Alcaraz, Léo Ortiz e rendimento dos meias: Tite justifica substituições no Flamengo contra o Peñarol

Tite usou duas de cinco substituições para modificar o meio de campo O Flamengo enfrentou…

20/09/2024

Jornal uruguaio provoca Flamengo após vitória do Peñarol: “A convicção venceu os milhões de dólares”

Jornal 'El País', do Uruguai, exaltou a vitória do Peñarol (URU) sobre o Flamengo O…

20/09/2024

Rock in Rio: Naldo presenteia Will Smith com camisa do Flamengo após jogo da Libertadores

Will Smith tirou foto com a camisa do Flamengo ao lado de Naldo Benny em…

20/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

20/09/2024