Sítio do Pica-Pau Amarelo

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Rubro-Negra!

Mar-me-la-da de banana, ba-na-na-da de goiaba, goi-a-ba-da de marmeloooo…

Ao deparar-me com a jovial escalação do Flamengo para o jogo de ontem, no sorumbático Ferjão 2017, me veio à cabeça essa linda e singela música composta por Gilberto Gil, a qual instantaneamente teleportou-me ao final da década de 70, onde não perdíamos nenhum capítulo do seriado protagonizado pelas belíssimas personagens idealizadas pelo mestre Monteiro Lobato. Confesso que esperava mais do time, claro. Mas, devido às circunstâncias da partida, achei o resultado (apenas o resultado) muito bom.

O jogo valeu precipuamente para testarmos a molecada. A inserção dos garotos da base no time mostra que o departamento de futebol não estava brincando ao dizer que daria mais chances aos antigos pupilos zericardianos. Em certo momento do jogo, chegamos a ter 7 jogadores advindos das divisões inferiores do clube, algo raríssimo de ser observado e digno de ser enaltecido neste espaço democrático. Vale, também, uma nota de pesar à entrada de Marcelo Cirino no time. Entendo que o jogador é considerado um “ativo” do clube, mas já está mais do que provado em campo a completa falta de sintonia entre ele e a bola (que Deus o perdoe). O cara erra tudo o que tenta. Não é nem sombra daquele atleta que encantou o Brasil nos idos de 2013, quando jogava em terras curitibanas. Mas paremos por aí. Isso pode ser discutido numa futura coluna.

O time, como um todo, não jogou bem. Demos inúmeras chances ao adversário (que mostra-se como uma das forças entre os “pequenos”). Devido à sua qualidade técnica, inferior à do Fla, o Volta Redonda perdeu diversas oportunidades e deixou escapar uma vitória certa sobre o Mengão na noite de ontem, fruto também da inexperiência de nossos iniciantes jogadores. Os meninos foram bem, se analisarmos sobre a ótica individual. Não consigo estabelecer parâmetros suficientes para analisar o time como um todo, pois o ZR montou um verdadeiro Frankenstein rubro-negro na noite de ontem. Mesclou juventude com mais juventude. Inseriu jogadores que vêm jogando e deu chance aos que têm tido oportunidade de entrar em raras situações. O resultado? Um time desorganizado, descompactado, taticamente mediano, algo que foi compensado pela qualidade técnica de nossos atletas que se doaram para que o time mostrasse a força do atual elenco do Mais Querido.

Falando francamente, acho bastante válido que usemos o estadual para realizarmos estes testes todos, inclusive pelo motivo de já estarmos classificados para as semifinais do torneio antecipadamente. Isso dá ao nosso treinador, e principalmente aos novos atletas, a segurança necessária para que o trabalho seja executado sem a pressão pelo resultado. Não estou me referindo à pressão da torcida. A magnética cobra vitórias até em cuspe à distância e por mais que os jogadores sejam inexperientes na equipe principal, estão mais do que acostumados a lidar com a pressão pelos resultados, o que existe no C.R. do Flamengo desde sempre.

É isso. Aguardemos a sucessão dos fatos e dos jogos para saber como desenrolar-se-á o aproveitamento dos garotos do Sítio do Pica-pau Amarelo. Em tempo: Vinícius Júnior já jogou pelo sub-20 na tarde de ontem. O Mengo venceu a preliminar por 3 a 2 e o golden boy foi discreto na partida. Necessita de adaptação, o que ocorrerá de forma natural e responsável. Não devemos queimar etapas e muito menos deixar de oportunizar ao menino as chances pleiteadas pelo seu magnífico futebol. O futuro a Deus pertence. Mas tenho certeza de que Deus também é rubro-negro e nos reserva grandes alegrias num futuro bem próximo.

Também confira o Resenha que falou sobre o assunto:

O Flamengo simplesmente é!
Saudações rubro-negras a todos!

Fabio Monken

Gostou? Não gostou? Concorda, discorda? Ótimo!
O Debate sempre será salutar!
Deixe seus comentários e interaja conosco!
Pontos de vista divergentes são essenciais à evolução do homem.
Mas lembre-se: Somos todos Flamengo!
A intolerância e a falta de argumentos são os combustíveis para o fracasso!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O time foi muito mal, principalmente no segundo tempo, acho que só passou do meio de campo umas três vezes, show de horrores, saída de bola da zaga e dos volantes, pífia!!
    Um verdadeiro time C, um Frankenstein, que bela definição do autor do post!
    Eu só daria destaque mesmo para o Vizeu, Matheus Sávio e Thiago. Até mesmo para o Cafu.
    SRN

  • Fábio,
    Gostei do texto e aproveito para, abusando um pouco, buscar informações;
    Em uma noite de tantas pratas da casa, existe alguma razão para que o Adryan não tenha sido usado?
    Esse é outro que, ao que parece, não consegue ser resgatado e ainda é um ativo do clube.
    Dentro da linha Estadual é para testar, gostaria que o Zé mantivesse o Ronaldo para o jogo contra o Fluminense. Seria uma bom teste para o garoto em um jogo que, rivalidades à parte, continua não valendo nada. Lembrando que o hoje titular do meio campo do Fluminense, Douglas, estreou contra o Flamengo na fogueira em 2015 com então 18 anos.
    SRN

    • Fala André, obrigado por nos acompanhas e, principalmente, por interagir conosco.Vamos lá, embora nós, do Coluna do Flamengo, não tenhamos nenhuma informação privilegiada vindo de dentro do clube, posso dar minha opinião sobre o Adryan: acho que o Flamengo simplesmente desistiu de dar chances a ele. Explico: quando o ZR o lançou como titular ou mesmo vindo do banco, ele não soube aproveitar a oportunidade e, muito pior do que isso, não mostrou que estava com vontade o bastante para continuar a vestir o manto sagrado, uma pena, porque o próprio Gabriel, muito menos técnico e talentoso do que o Adryan, soube aproveitar as chances pelo menos se doando em campo, coisa que nosso garoto não fez.
      Agora, na minha opinião, e como o próprio empresário do jogador disse em entrevista recente, acho que o ciclo dele no Flamengo está terminando.
      Em relação ao Ronaldo, acho que ele terá mais chances num futuro bem próximo, pois com a insatisfação do Cuellar (que deve ser negociado em breve) a busca por um lugar ao sol mostrar-se-á mais palpável.
      Valeu! TMJ!
      SRN!

  • Gostei do texto.
    O único ponto que discuto é a questão do Cirino. Ele precisa jogar, pois precisamos desesperadamente encontrar algum trouxa que queira comprá-lo, caso contrário teremos que pagar uma boa grana no fim do ano.
    E o único jeito de algum trouxa se interessar e colocando o Cirino para jogar, para que ele possa desfilar todo seu repertório de caneladas.
    E se não colocasse em um jogo destes que não valia nada para nós, vamos colocar quando?
    Colocar contra o vice fui contra, pois era um clássico e sempre é importante tentar ferrar os vascaindos.
    Mas ontem, por que não?
    Aliás, esse jogo de ontem valia muito mais para o vice e para o faísca do que para nós.

    • Concordo na questão do ativo. Mas acho dificílimo recuperar o atleta.
      De qualquer maneira, não tira a sua razão.
      Obrigado por participar.
      SRN!

    • “O único ponto que discuto é a questão do Cirino. Ele precisa jogar, pois precisamos desesperadamente encontrar algum trouxa que queira comprá-lo, caso contrário teremos que pagar uma boa grana no fim do ano.” — E se parcelarmos o seu valor em 60x e passá-lo para outro clube? Por exemplo, o Vasco não possui atletas de velocidade… &;-D

      • A ideia é boa, mas pro vasco não. Vai que dar um azar, o Cirino vira religioso, larga as stelas e começa jogar futebol justo lá kkkk

      • Já tentamos, mas os pohas dos atléticanos paranenses e empresários barraram a negociação com o internacional, impuseram um monte de barreiras, fdps!
        Querem a grana fácil do cavalo-de-tróia que colocaram no rubro negro carioca!!
        PQP!

      • Eu acho que o Cirino não consegue jogar mais em lugar nenhum. Até na Série C ele não conseguiria. Acho que ele é um caso para ser estudado. Nunca vi coisa igual. A entrada do Cirino é uma agressão ao DNA Rubro-Negro.
        Acredito que a Doyen Sports obriga o Flamengo a escalar ele e o Damião e em retribuição ajudou a trazer a Carabao ao Flamengo.
        Com certeza, se não fosse isso, ele e o Damião não entrariam mais nas partidas.

        • “Acredito que a Doyen Sports obriga o Flamengo a escalar ele e o Damião e em retribuição ajudou a trazer a Carabao ao Flamengo.” — Eis, uma possibilidade que também desconfiava! &;-D

  • base é pra isso. formar jogadores para o time principal. concordamos todos com sua utilização, só acho que deve ser feito com critério e programação. ontem, parece que impressionado com os apelos para usar a garotada, cedeu e escalou quase todos que hoje treinam com os profissionais. apesar das expectativas infelizmente o time não apresentou a menor organização tática, e isso prejudica muito qualquer avaliação. lamento o zr não ter tido critério para usar os garotos. fez de improviso e apenas contra equipes menores. quanto ao cirino isso é pressão dos bastidores.

    • Verdade Roberto.
      A base tem que ser lançada. Acho que o ZR apenas quis dar rodagem aos garotos, mesmo montando um time tão diferente.
      Valeu pela participação dos meninos. Mas concordo que os garotos, para renderem, deve ir entrando gradualmente no time titular, que será equilibrado e dará suporte ao moleque para que ele possa render o que se espera dele.
      Obrigado pela participação.
      SRN!

Comentários não são permitidos.