Quando surge algum debate, discussão ou conversa sobre as equipes históricas do Brasil, o primeiro nome que vem à mente, provavelmente, é o Santos de Pelé. Esse time é praticamente unanimidade no primeiro lugar, mas logo atrás, há uma dúvida de quem vem na lista. Um deles é o Flamengo dos anos 80.
Dirigido inicialmente por Cláudio Coutinho e depois por Paulo César Carpegiani, essa equipe deixou um legado irrefutável a um povo tão apaixonado por futebol como o brasileiro. Jogadores como Leandro, Junior e acima de todos Zico, considerado o melhor jogador da história do clube – o Flamengo, a equipe mais popular do Brasil -, não apenas formaram esse plantel, mas também foram companheiros no Mundial da Espanha de 1982, dentro de uma das seleções mais lembradas da história brasileira, apesar de não ter vencido a Copa. Além dos três, ainda temos Adílio, Tita e Nunes, que formavam um time extremamente talentoso e que ganhou quase tudo com o “Fla”.
Levantaram a primeira Libertadores, e a única do clube, em 1981, após vencer o Cobreloa por 2 a 0, em uma partida de desempate, depois de ter igualado o placar nos jogos de ida e volta. Após isso, jogaram o Mundial contra o Liverpool e não apenas venceram, como meteram 3 a 0, já no primeiro tempo. Além desses títulos, o Flamengo conquistou o Brasileirão três vezes (1980, 1982 e 1983), sendo a final do primeiro título considerada um dos jogos mais lembrados, pelo nível técnico, enfrentando um Atlético/MG de Cereza e Éder.
A partir de 1984, vários jogadores saíram para jogar na Europa e apesar de alguns voltarem a se reencontrarem para vencer mais um Campeonato Brasileiro em 1987, a equipe nunca mais voltou a ser a mesma. A equipe carioca nunca mais retornou ao protagonismo que conseguiu no início dos anos 80. O último campeonato nacional foi conquistado em 2009, tendo Adriano como destaque. No entanto, para a temporada atual, o Flamengo montou uma equipe para ser um dos favoritos na Libertadores e no Brasileiro. Com grandes jogadores e uma joia que vem das categorias de base.
Jogadores como Diego, Rômulo, Darío Conca, Berrío e Trauco foram adicionados ao plantel – Diego chegou em 2016 – para dar ainda mais qualidade ao elenco que já contava com nomes como Paolo Guerrero e Federico Mancuello. O ex-jogador do Atlético de Madrid é o grande baluarte da equipe; por causa das grandes atuações nesta temporada, voltou a ser convocado pelo técnico Tite, da Seleção Brasileira.
“Flamengo tem feito um grande trabalho nas categorias de base e isso se reflete não somente em títulos, mas também na formação de jogadores talentosos”, declarou o técnico Zé Ricardo. O trabalho que tem sido realizado no clube pode ser expresso por um nome: Vinícius Junior. Esse garoto, de apenas 16 anos, encantou o futebol sul-americano no campeonato continental disputado no Chile. Possui um futebol que levou todo mundo rapidamente a compará-lo a Neymar; inclusive foi cogitado que tanto Barcelona quanto outros clubes grandes europeus estavam observando-o de perto.
O Flamengo conta com um belo plantel para a disputa da Copa Libertadores, o Brasileirão e a grande quantidade de jogos que disputará na temporada. Ainda tem a mistura ideal entre jogadores consagrados e jovens de alto nível (além de Vinícius Jr, tem Felipe Vizeu, Lucas Paquetá e Ronaldo, entre outros) para ser competitivo. Agora, basta apresentar isso no gramado, o que é o mais difícil de tudo.
Fonte: Cultura Redonda / Argentina
NÓS NÃO PRECISAMOS DE NINGUÉM, QUERO QUE OS IRMÃOS SAIBAM QUE, AQUI, É ESPAÇO DE RUBRO NEGROS, ACABEI DE SER CENSURADO NA GLOBO.COM PORQUE DISSE UMAS VERDADES PARA OS FILHO DA PUTAS ARCO IRIS, INCLUINDO OS MERDAS DOS PAULISTAS E A MANIPULADORA REDE GLOBO, QUE OS IDIOTAS DIZEM TORCER PELO MAIOR DE TODOS! RUBRO NEGROS, ESCREVAM NA COLUNA, BOICOTEM A GLOBO.COM!
Catia,
Aqui o espaço é mais democrático. Participe e enriqueça o debate.
Algumas vezes as verdades não são bem aceitas de pronto, mas nada como um bom bate papo para cada um poder expor sua opinião.
SRN
Isso saiu na Argentina?
Pra isso acontecer tinha que trazer um Goleiro, um 1° Volante, um Zagueiro, o É. Ribeiro, e um atacante. Kkk só.
Se entrar com medo de perder como foi com o Universidad Católica vai ficar bem mais difícil.
Na verdade, o ressurgimento já aconteceu. Será dificil quebrar esse ciclo vencedor que começou com uma era de transição com muito sacrificio da torcida e da gestão do clube (2013 a 2016), e que nesse ano começa de verdade a dar frutos. Parte desse ressurgimento vem da vigilância dos rubro-negros na gestão de seu clube. Duvido que alguem consiga fazer as lambanças que Kleber Leite, Patricia Amorim, marcio Braga, Edmundo e que tais fizeram no passado. Hoje, nós não só contribuimos mas somos parte da fonte de arrecadação do clube, e se notarmos que nosso clube está mal gerido podemos retirar esse suporte e protestar com muita mais força. Parabens a diretoria pelo trabalho, e a Nação por estar vigilante e atuante na pressão por um clube melhor, por um futebol de qualidade e principalmente para que o Mengão ocupe seu lugar de lider no cenário Sulamericano. Nada vai nos parar!!!!
Vou fazer um comentário meio off topic aqui: aquele gol que o neymar fez ontem o Vinicius Jr. fez no sulamericano tbm rsrs, to cada dia mais certo q esse mlk vai nos dar mta alegria
Se der tempo
Bom Dia
Que notícia maravilhosa, Mengão vai ter que construir próprio estádio e de preferencia com nosso apoio. Temos que mostrar que somos grandes e independente. Se construir nosso estádio tem que pensar na geral ( Estilo Antigo Maracanã ).
Grande abraço e um belo final de semana.
Se o Flamengo jogar o que a Seleção Brasileira etá jogando, será campeão de tudo, rs.
Depois dizem que técnico não faz diferença…
Pro Flamengo ressurgir de maneira sustentável ele é a torcida precisam se livrar de duas manias.
1 Aceitar jogadores ruins porque teoricamente são importantes taticamente.
2 Acreditar que tudo que é produzido na Gavea é bom.
O primeiro foi em relação ao Márcio que eu sei… Hahahahaha
Márcio Araújo,Vaz, Para,Gabriel,Damião,…
Pará? Ele não está sendo só taticamente importante como também está jogando muito bem.
Agora é só o Atlético tem que pensar todos os dias nas 2 partidas contra eles, ganhar de qualquer jeito como mandante e depois pelo menos um empate na Arena da Baixada (nunca ganhamos deles lá).
Nunca ganhamos do A. Paranaense lá? Isso é de se pensar…
Sim, porque é um excelente motivo pro foco ser dobrado.
Não tem o dia do fim do “nunca”? Pois é, ele chegou.
Ja ganhamos vei pela sul-americana de 2011
Se bem me lembro cansamos de vencer times fora de casa que não ganhavamos há mto tempo ano passado! O próximo na lista será o Atlético
Tomara, mais em jogo de Libertadores é muito difícil ganhar na casa do adversário (ainda por cima se for bom).
Não ganhamos do Universidad por mto pouco, coisa de detalhes, o jogo vai ser durissimo, mas dá pra ganhar !
Na vdd ja ganhamos pela sul-americana de 2011 com o gol do Ronaldinho
É questão de tempo para que o Flamengo comece a dominar tudo no cenário nacional.
1- Dívidas diminuindo a cada ano.
2- Hoje já estamos entre os 3 melhores elencos do pais.
3- Temos um dos melhores Cts do futebol nacional, faltando apenas o setor da base a ser finalizado.
4- Estádio provisório na Ilha pelos próximos anos, o que nos dará tempo para construirmos o nosso já que não teremos o Maracanã.
5- Estamos começando a utilizar melhor a base.
6- Sócio Torcedor aumentando.
Falta agora o flamengo peneirar melhor a base, vendendo os que tem potencial mediano(César, Cafu, Adryan, T. Santos, M. Sávio e etc.) assim como faz o São Paulo e valorizar e preparar os que podem ser realmente destaques no nosso time(Thiago, L. Duarte, Ronaldo, L. Paquetá, Vinícius Junior, F. Vizeu e Lincoln). Também precisamos comprar destaques da base dos outros times, porém comprar 100% do passe daqueles que realmente valem a pena.
Concordo…só não acho que Paquetá está na prateleira acima dos “medianos”…a geração 2017 já tá pedindo passagem e tem outros chegando aí. Ronaldo precisa ter mais chances.
Acho que deveriamos montar um Time B para disputar campeonatos inferiores, nos moldes que faz o real Madrid por exemplo. Assim esses caras da base teriam um lugar para mostrar servico e os jogadores continuariam sendo nossos. Alguns jogadores so se destacam quando estao mais velhos.
Então já estão começando a perceber lá fora que o Flamengo vai dominar em nível mundial nos próximos 7 anos.
éverton ribeiro pra fechar o ano por favor! fora Damião, Mancu, Éderson, Cirino e Gabriel.
Diego, Paquetá
Conca, Everton,
Berrio, Everton ribeiro
Guerrero, Vizeu
Vinicius jr e Lincoln podem ser relacionados alguns jogos
Com relação ao Mancuello entendo que ele é útil. Faz gols decisivos e joga com qualidade. Com relação ao resto concordo contigo.
certo, mas quero dizer que se tivesse que cortar custos de salário eu escolheria esses jogadores, mas nada impede de Mancu ficar