Colunas

Uma ilha de sócios-torcedores

Já nos foi demonstrada a bipolaridade da torcida do Flamengo quando o assunto é ir ao estádio. Por diversos fatores – principalmente o financeiro, poucos são os que conseguem acompanhar fielmente os jogos in loco. Isso gera a seletividade que, obviamente, pende para o lado do espetáculo e da importância, algo muito natural em qualquer parte do mundo, porém aqui muito mais peculiar.

O que digo se comprova quando comparamos, por exemplo, a partida contra o San Lorenzo, pela Libertadores, com o jogo contra o Bangu, pelo Carioca. No primeiro, os ingressos se esgotaram em poucos dias. No segundo, tivemos um público pífio, ridículo perto de nossa grandeza.

Entretanto, que se acalmem os críticos. Não sou louco de acreditar que estas foram partidas de igual nível. Alavanquei os exemplos acima pra comprovar o que sempre digo: o Flamengo precisa de duas arenas; uma mais acanhada, pra jogos contra Bangu’s, e outra maior, pra grandes partidas.

Hoje, entretanto, a realidade é mais rígida. Tudo indica que, infelizmente, caminharemos para outro ano sem o Maracanã. A diferença da vez, pois, incide na limitação imposta pela CBF de mandar jogos no estado natal, o que praticamente nos obrigaria a atuar somente na Ilha. E aqui cabe uma importante observação: vai ser perfeito jogar ali contra Atlético/GO, Ponte Preta, Bahia… mas e quando chegar, talvez, uma partida de quartas-de-final da Libertadores? Vamos jogar em Brasília ou na Ilha? Pacaembu ou Nordeste? Difícil…

Nos jogos de grande apelo, assistiremos a algo inédito na história do Flamengo, que é a massificação dos sócios-torcedores nas arquibancadas. Apesar de se tratar de um processo natural no futebol moderno, ainda estamos por aprender como encarar um público destes em um estádio no Rio. A nível comparativo, foram cerca de 32 mil os ingressos vendidos para ST’s na primeira partida da Libertadores. Na Arena da Ilha, a capacidade total será de algo próximo a 20 mil assentos. Ainda não considerei as gratuidades.

O casamento triplo entre abandono do Maracanã, consolidação da Arena da Ilha e expansão dos sócios-torcedores do Flamengo vai criar uma nova faceta na realidade do seguidor rubro-negro. O clube só tem a ganhar, é claro, enquanto soluções de maior porte são desenhadas. E ganha também a torcida, alimentando cada vez mais o poderio de seu clube e a especulação por ingressos, que faz crescer públicos.

Do lado de cá, nós aguardamos pelas novidades vindas da diretoria. E só temos a ganhar…

Rodrigo Coli

Segue no Twitter!

@_rodrigocoli

Rodrigo Coli

Ver comentários

  • Discordo ! Veja oque está fazendo o botafogo no engenhao , em jogos que não são da libertadores , so abra o anel inferior e o de cima fica fechado , evitando gastos com a manutenção. O Flamengo pode fazer seu estádio com um anel para 30 mil pessoas , exemplo, e com projeto para outros anéis, que seriam feitos mais pra frente. Olha o atlético Paranaense ,fez seu estádio em partes e ficou muito legal, o melhor do Brasil na minha opinião.
    Outro assunto , o Flamengo esta lutando para que o estadual não seja isso que estamos vendo e sim com maior apelo. Vejo um futuro com menos poder da ferj , um estadual menor e com estádios bem mais cheios .
    O Flamengo é uma potência que foi mal explorada , não vamos nos apequenar com um estadiozinho, temos que pensar em estádio Grande , como é o Mengão!

    • DISSE TUDO O QUE PENSO ALEX!!!!!!.... PARABENS DE PÉ PARA VOCÊ.... E PARA OS QUE ACHAM QUE O FLAMENGO DEVERIA FAZER UM ESTADIO PARA 30 OU 40MIL ESTÁ AI A RESPOSTA PERFEITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Jogos grandes da libertadores, pode vir para o Pacaembu!
    SRN

  • Realmente precisamos de algo maior para jogos de maior apelo esse ano, pq a ilha vai ficar pequena! Serão uns 16 mil ingressos vendidos apenas. Se a ilha tivesse uns 25/30 mil de capacidade seria mto melhor.

  • Estádio ideal para um clube gerir sem tomar prejuízo, independente da renda, não pode ser superior a capacidade de 40 mil. Um estádio desse tipo é de fácil manutenção e com poder de gerar bons públicos e rendas, além de diminuir o risco de prejuízos. Fora dessa linha é megalomania.

    • Discordo ! Veja oque está fazendo o botafogo no engenhao , em jogos que não são da libertadores , so abra o anel inferior e o de cima fica fechado , evitando gastos com a manutenção. O Flamengo pode fazer seu estádio com um anel para 30 mil pessoas , exemplo, e com projeto para outros anéis, que seriam feitos mais pra frente. Olha o atlético Paranaense ,fez seu estádio em partes e ficou muito legal, o melhor do Brasil na minha opinião.

      Outro assunto , o Flamengo esta lutando para que o estadual não seja isso que estamos vendo e sim com maior apelo. Vejo um futuro com menos poder da ferj , um estadual menor e com estádios bem mais cheios .

      O Flamengo é uma potência que foi mal explorada , não vamos nos apequenar com um estadiozinho, temos que pensar em estádio Grande , como é o Mengão!

      ASS:
      Alex Teixeira Freitas.

      • na verdade, o patético de curitiba fez incompleto porque não conseguiu comprar todo o terreno. Aquela parte faltante era de um torcedor fanático do Coritiba, que não vendeu enquanto teve vida, mesmo após ofertas mirabolantes. Quando ele morreu, os herdeiros venderam tal parte e o atlético pode fechar o estádio.

      • O Flamengo deveria erguer um estádio o mais rápido possível e, para que seja viável financeiramente desde já e para que passe a ser utilizável o quanto antes então a única saída é que seja feito por partes e com condições de ir sendo ampliado conforme as condições financeiras forem permitindo... claro que queríamos o mais fodástico estádio de toda a galáxia... mas, acho mais válido ir tendo algo do que um dia será fantabuloso do que esperar por algo incrível até nunca.

  • Também está na hora de se acabar com a farra das gratuidades. Alô ALERJ, enquanto vocês ficam nesse clima de barata voa com medo de serem presos, que tal fazerem algo de útil pelo esporte?
    SRN

  • Rapaz, gerir 2 estádios é tenso e completamente desnecessário. Um estádio para 50, 60k torcedores seria ideal. As pessoas estão achando que se o Fla jogar 5, 6 vezes no Maracanã no ano, vai ser o mesmo aluguel de jogar 20, 30. O consórcio vai meter a mão no aluguel, além de ficar com a renda de bares e camarotes, afinal é necessário cobrir os custos de manutenção do estádio, além de fazê-lo dar lucro. A grana que se gasta, por torcedor para construir um estádio é decrescente. Fazer um estádio para 60k é proporcionalmente mais barato que um de 20k (custo por torcedor).

    • Porém, AFUNDAREMOS o Maracanã de vez e esse é o motivo pelo qual SOU CONTRA a construção de um estádio maior que 30mil (apesar de concordar plenamente a rentabilidade a qual você mencionou)... &;-D

      • O estadio Maracana ja não é o mesmo....ja afundou com a reforma! estilo arena...como esta....ja não poe pressao como era.... o publico popular ja nao vai mais.....o Maracana....não é o maracana...
        Deixem que façam um shopping! Façamos nosso estadio!! estilo caldeirao!!

      • Não podemos ter uma estratégia que se preocupe com o Maracanã para algo tão caro e complexo quanto um estádio. Tbm fico triste pelo declínio dele, vi muitos títulos lá, mas não somos Madre Teresa de Calcutá. Cada um com seus problemas

        • Políticos e empresas vêm e vão... mas o Maracanã continua! &;-D

  • Vi um comentário na parte de cima (facebook) q diz q as arenas "modulares" continuam dando prejú (fechando anéis superiores).Bem, se construido corretamente o estádio... vc pode fechar aneis superiores e reduzir bastante o custo sim e tornar bem viável jgs de menor apelo em estádio moderno. Vc diminui gasto com pessoal, energia, agua q é o grosso. Flamengo nao precisaria de dois estádios.

    • exatamente!!!é só nisso que penso!! Faz um estadio semelhante ao do Boca Juniors.....varios aneis....campo bem proximo do torcedor.....arquibancada estilo caldeirão!!
      P/ diminuir o custo inicial.....fazia so ultimo anel....e ia fazendo os debaixo....assim poderiamos ja ir usando o estadio....
      Fazia um estadio com 60 mil assentos.....dai...a depender da conveniencia....parte podemos tirar o assento e aumentar a capacidade...

  • Pessoal, creio que um estádio para 50 mil deveria ser o mínimo.

    Hoje muitos estão defendendo um estádio para 30 a 45 mil, mas, na verdade, será muito pouco.

    Precisamos considerar que o Fla está mais estruturado e organizado financeiramente, além de ter um potencial gigantesco para crescimento ainda.

    Com isso a tendência é que o elenco esteja cada vez mais qualificado e que ganhemos muito mais títulos.

    Se as previsões se concretizarem, o céu será o verdadeiro limite.
    Elenco qualificado, títulos, credibilidade = Muito mais STs e torcida muito mais engajada e entusiasmada com o clube.

    A reação será uma procura em massa em todos os jogos, podendo refletir até no carioqueta.

    Logo, se um estádio pode levar em média 7 anos para ficar pronto, imagine o desespero dos torcedores para assistir qualquer jogo no Casa do Mengão, será uma loucura. Mal vai sobrar para os STs. Logo, 50 mil será pouco.

  • Vamos fazer um estadio de 60 mil assentos com cadeiras(tiramos as cadeiras da parte de tras do gol aumentando ainda mais a capacidade...caso tenhamos bons publicos.....), no estilo caldeirao! Semelhante ao do Boca juniors(semelhante pois o estadio deles é muito ruim...no quesito acomodação)!
    Façamos em 3 aneis com 20 mil cada.....no ultimo anel fica a torcida adversaria!
    P/ diminuir os custos podemos deixar os dois aneis de baixo para fazer depois! assim nos ja podemos utilizar o estadio enquanto as obras continuam!
    O Estadio podia ser onde foi a vila olimpica....espaço muito amplo!! que certamente sera esquecido!! Se fosse liberado ao Flamengo seria Perfeito!!!!!!! A gavea é muito apertada!! não da p/ fazer um estadio grande la! teriamos inumeros processos...etc... em niteroi seria complicado do povo ir....as barcas nao suportariam...a ponte niteroi ja nao suporta o fluxo normal de carros....em guaratiba....porra.....longe p/ cacete....kkkkk

  • Discordo. O Flamengo tem é que brigar para parar de jogar jogos em competições deficitárias. Porque nós temos que ter um estádio só pra jogar uma competição falida? Se o campeonato carioca fosse interessante, um estádio de bom porte seria o suficiente para receber toda a temporada rubro negra.

Notícias recentes

Filipe Luís comanda 2° treino do Flamengo com foco em jogo contra o Fortaleza, pelo Brasileirão

Elenco do Flamengo se apresenta no CT Ninho do Urubu na manhã deste sábado (23)…

23/11/2024

Gabigol manda recado em aniversário de 5 anos do bi do Flamengo na Libertadores

Atacante rubro-negro foi o herói do título do Flamengo em cima do River-Plate (ARG) Neste…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Capacidade total, setores populares e mais: conheça detalhes em novo projeto de estádio do Flamengo

Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024