Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (24), a Confederação Brasileira de Futebol justificou a mudança feita no estatuto que enfraquece o poder dos clubes em votações da entidade. Segundo o texto, as federações estaduais ganharam peso maior em seus votos porque “representam milhares de clubes ausentes do processo eleitoral“.
“As federações estaduais passaram a ter peso 3, considerando a representatividade de milhares de clubes ausentes do processo eleitoral. As 27 federações estaduais representam mais de 1.200 clubes e ligas de futebol ativos e quase 7 mil registrados“, diz o comunicado.
Antes da mudança, os 20 clubes da Série A e as 27 federações tinham votos com peso igual, o que dava superioridade às federações. O novo estatuto incluiu os 20 clubes da Série B no colégio eleitoral, mas instituiu pesos diferentes para cada voto: peso 3 para as federações, peso 2 para os times da Séria A e peso 1 para os da Série B. Assim, a vantagem das federações foi mantida.
Na nota, a CBF afirma ainda que “os clubes pertencentes à Série A ascenderam ao peso 2, tendo em vista a grande massa de torcedores que representam“, e que “a proporcionalidade decorrente desta regra é exatamente a mesma que vigorou na última eleição para presidente da CBF“.
O comunicado completa que o novo estatuto foi “fruto de um trabalho exaustivo do Comitê de Reformas criado pela CBF, em fevereiro de 2016, com representação de todos os setores do futebol, tais como atletas, treinadores, árrbitros, dirigentes e juristas“.
Os clubes não foram avisados de que o estatuto retiraria poder de seus votos em comparação com as federações.
Reprodução: Uol
Léo Ortiz tem chance de ganhar minutos com a Seleção Brasileira nesta terça-feira (19), contra…
Flamengo e Cuiabá se enfrentam na quarta-feira (20), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro O…
Flamengo enfrenta o Cuiabá na próxima quarta-feira (20), pelo Campeonato Brasileiro O elenco do Flamengo…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Ver comentários
E continua a corrupção!( Que país é esse? Que país é esse?)
O Bolsonaro e santo !!!!! Fora essas federações corruptas .
Ai vem uns sem noção pedir o Bolsonaro para presidente. Uma coisa e certa, as federações estaduais são um câncer para ser estirprado e os campeonatos estaduais são um atraso.
O que tem a ver Bolsonaro com CBF. Cara doido. Kkkkkkk
Ele deve achar que CBF significa: Federação Bolsonaro de Futebol. Só pode!
SRN
https://uploads.disquscdn.com/images/fb70b952238d5ef24bd915ce283faa340055192edc525795d33c5f3096df5aeb.jpg
SRN
só me resta votar no mito,mas acho que vão dar um jeito de derrubar ele até no g1 escrivi bolsomito 2018 e nunca pubicam meu comentario..
Pois é irmão, o cara está nadando contra a maré de podridão que inundou a política brasileira. Ele incomoda muita gente.
SRN