Colunas

A fórmula do fracasso

Fracasso: Falta de êxito; malogro; derrota.

Você já teve em mãos todos os ingredientes necessários para fazer uma bela receita e devido algum ingrediente mal utilizado a receita desandou?

Já esteve próximo de passar em uma prova, com todo o conteúdo bem estudado, porém naquela questão que você tinha o maior domínio, por desatenção ou displicência, você errou.

Uma lástima, mas esse gosto amargo é o gosto do fracasso.

O fracasso está muito atrelado à expectativa gerada em cima do seu objetivo.  E o Flamengo esse ano tem objetivos bem claros e definidos: Títulos!

Porém… O Flamengo de Zé Ricardo flerta com o fracasso.

Ainda não assumiu o namoro, e espero que ainda tenha tempo de fugir disso.

O problema do fracasso é que ele as vezes parece muito claro para quem está de fora, e cega quem está dentro. E aí, quando se nota, já é tarde demais.

Com os ingredientes mais preparados, refinados e valiosos, nossa receita está desandando graças à ingredientes que já havíamos mapeado não serem dignos de passarem pela mão do chefe.

Um dos erros recorrentes e básicos de projetos de engenharia mal sucedidos, é a utilização de materiais de baixa qualidade junto com materiais de alta tecnologia. A corrente sempre arrebenta no elo mais fraco. É física. É evidente.

Grandes times foram montados na história do futebol mundial e falharam por causas que não são novidades para quem está no meio: Erros individuais, falta de grupo ou falta de comando.

Esses três fatores juntos, resultam em fracasso. E como já disse, começam a aparecer com cada vez mais frequência no Flamengo de Zé Ricardo.

Erros individuais primários, e uma certa teimosia em não notar o óbvio e continuar insistindo no erro, começam a minar um grupo que outrora era fadado ao sucesso.

Insatisfações como de Cuéllar, Donatti e Ronaldo, mesmo que veladas, estão começando a se tornar mais frequentes. O jogador quer ser aproveitado, porém é relegado por outro que não detém qualidade para ocupar seu lugar.

E aí, a omelete tem os ovos, mas não dá liga. Como se um ovo podre estivesse no meio, o qual contamina e estraga toda a omelete.

O fracasso é um risco inerente ao caminho do sucesso, ou seja, um risco do qual não dá para fugir, quando se almeja coisas grandes. Mas em determinados momentos fica claro qual caminho você está rumando.

É hora de mudar o rumo. Colocar o trem novamente nos trilhos. Rever a rota que está sendo tomada. Provar a receita e recomeçar. Ainda tem tempo.

Na verdade, agora é a hora! Temos jogos importantíssimos pela frente. Acabaram os testes. A receita já está escrita. É hora de preparar e servir.

Sucesso ou fracasso? Tá na hora de definiciar o futuro desse Flamengo. É hora de separar meninos e homens.

O futuro é alegria de uma Nação inteira está nas suas mãos Zé. Não nos decepcione.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda? Discorda? Comente e Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter !É Mengão 24 horas!

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Só posso lamentar e dizer que sempre disse que esse aprendiz de teimoso, não é técnico para flamengo, e podem escrever que seremos o único grande time que ele vai dirigir na vida, caso não mude radicalmente sua postura, é um técnico novo que fez questão de erdar apenas oq tem de pior dos chamados medalhões, que é a teimosia!. SRN.

  • Oq custa dá chance pro Ronaldo, Cuellar,donatti e Léo Duarte?

    • Leo duarte e rever na zaga? nao dá amigo os dois jogam pela direita, cuellar? esse mesmo a torcida já pediu banco, Ronaldo? se falhar vao dizer pra voltar pra base, donatti? esse pode entrar, mas não tem mas vacilo, a vdd que as peças não são boas

    • Jackson,
      Ainda acho que enquanto os empresários dos jogadores não forem devidamente mapeados continuaremos sem a resposta básica para as perguntas de sempre.
      SRN

    • Rubro Negro, fracasso é apenas a consequência de um trabalho que não evolui, ainda não estamos, mas é preciso atentar para o cenário atual, certamente nos jogos mais difíceis teremos as mesmas dificuldades que sempre tivemos, fruto de um trabalho imaturo e que cada vez mais parece não despontar, isso sim pode levar ao fracasso, acredito que com esse intuito o colunista formou a matéria, destacando o FRACASSO!

      • calma amigo, estamos invicto desde 2016, estamos na final do CARIOCA, alguns jogos jogamos com time misto, ontem o mesmo, um jogo que não valia nada, nem dá vontade de sair de casa pra assistir, não temos um time tão bom assim, entra romulo torcida vaia, entra MA torcida vaia, entra cuellar torcida vai vair, vaz torcida vaia, sai vaz entra donatti torcida vai vaiar, as peças não são tão boas assim, veja Mancu, Gabriel, Everton, Cirino... e assim vai, torcida pede Paquetá, daqui a pouco vai estar queimando o jogador dizendo que não presta. Concordo que ele insista com algumas peças, odeio MA, mas se colocar Ronaldo e ele falhar pronto acabou pro garoto, Vaz outro que merece banco, Arão lento mas ainda faz seus golzinhos vai colocar quem mancu? cuellar? no fim torcedor vai reclamar, sabe pq? as peças são essas, não são tão boas assim.

        • Rubro-Negro,
          Concordo, mas perdemos a invencibilidade contra a U. Católica esse ano na segunda rodada da Libertadores.
          SRN

          • Jogamos contra um San Lorenzo em pré temporada, sem jogar 1 jogo se quer "a vera", sofremos em alguns lances até pela ansiedade, mas valeu porque fomos insistentes durante todo o jogo, assim que se faz, independentemente do placar final, agora trotar o jogo todo é um desrespeito ao torcedor que mantém o clube de pé, quanto a invencibilidade, no único jogo "mais difícil", perdemos, ou seja, é bom cairmos na real e parar com esse negócio de invencibilidade, futebol é dentro de campo, e até agora dá pra contar nos dedos os bons jogos que a equipe fez em 2017.

        • Amigo, não se iluda com invencibilidade em um campeonato estadual fraco e acima de tudo, mal organizado. Campeonatos estaduais não são mais o que eram a décadas atrás, não só no Rio, mas principalmente no Rio, entenda, a questão não é apenas quem joga, se joga Ronaldo se joga Marcio Araujo, se vai de 2 pontas, se joga com 2 meias, não é esse o ponto de discussão, a questão é, pagamos ingresso, nos associamos ao clube, gastamos com Tv fechada, muitas vezes abdicamos de um compromisso importante, e o mínimo que poderíamos receber é um comprometimento maior da equipe dentro de campo, e mesmo que um Sub-20 desorganizado como vimos contra o Volta Redonda, mas ao menos, jogadores que tentavam algo, a pouca importância que deram a partida não apenas reflete o que é a organização dos estaduais, como também mostra nitidamente que cada dia que passa o torcedor é o que mais sofre com a condução do futebol de uma maneira geral, entenda, futebol é alegria, não doença!

  • Na linha do que o MCP disse ontem e o que a maioria dos Flamenguistas que acompanham os jogos está vendo.

    Ótimo texto inclusive.

  • Ótimo texto. Boa reflexão. É o risco de ter um técnico teimoso e a meu ver ainda vacilante no comando. Era o risco de se efetivar o Zé Ricardo em um ano tão importante. Abel tão criticado por ser "ultrapassado" vem muito bem com o Fluminense, só não servia pro Flamengo. Só uma observação.
    As suas deficiências ficam claras, principalmente quando mexe no time, quase sempre mal. Teimas com peças que nem deveriam estar mais no clube, mas com certeza por sua influência tiveram os contratos renovados.
    Quem inventa muito é porque não sabe o que fazer: Mancuello é um exemplo claro. Um jogador sabidamente de criação, joga pela ESQUERDA, e o cara o coloca em uma função que NUNCA exerceu subutilizando o seu futebol. Não sabe extrair o seu melhor. Fato. Vaz, porque ainda não foi para o banco? Donatti veio para quê? O cara erra, faz o que quer, e nada acontece...infelizmente o senário é preocupante sim, e pode colocar em Xeque o ano do Flamengo.
    Não estou pedindo a demissão do Zé, pois agora não caberia, mas alguém tem que chegar junto, bater um papo com ele, sei lá. NÃO PODE JOGAR FORA UM ANO TÃO PROMISSOR. Temos enfim um time forte e que tem tudo para brigar por tudo, mas o que vejo é preocupante como já citei acima. BM ao invés de reclamar de arbitragem (coisa de chororô e não de Rubro-negro), deveria ter mais autocrítica e cobrar do Zé e do time. Isso sim.

  • Tá no FlaTT né JJ? Ou está se comportando como um membro desse famoso grupo!

    • Rapaz pior que eu gosto daquela turma! Rsrs. Mas estou no mesmo objetivo que vocês, só temos que abrir o olho! SRN!

  • O Flamengo é maior do que isso e para assumir o comando tem que ter sangue,esse desgraçado só entrega camisas e ponto.
    #FORAZERICARDO

  • Jerônimo, talvez a situação seja muito pior do que imaginamos caro amigo rubro negro, além de tudo que já citou, questões motivacionais são determinantes para atuações apáticas como a de ontem e de outros jogos, também são preponderantes para o "fracasso", imagine só, apenas um "classiquinho básico", não valendo nada, mas já deixou muita gente duvidando dessa equipe, pra falar verdade eu sempre acreditei que faríamos melhor no entrar de 2017, porém até agora não vimos nada diferente de futebol, continuamos previsível e se o nosso caro Diego Ribas não jogar, ai vira o "Zébol" de vez, o Flamengo, time, primeiramente precisa mudar sua mentalidade, entender que jogar no Flamengo é a maior motivação que um atleta profissional pode ter, além disso sair de bolso cheio, ainda melhor, talvez não temos o melhor time, mas suficientemente de apresentar uma qualidade melhor de jogo para o torcedor que se associa ao clube cada vez mais, paga ingresso, Pay Per View, larga compromisso, etc...tudo para ter pouco mais de 90 minutos de alegria, e o que até agora acompanhamos foi somente decepção, empates horrorosos contra reservas, isso mesmo, reservas de Botafogo e Fluminense e empate absurdo contra Vasco da Gama, totalmente desfigurado e perdido taticamente, ora bolas, até então jogávamos apenas contra times que não servem com todo respeito, de parâmetro para medir o nível que estamos, pois bem, quando temos a oportunidade de mostrar ao torcedor que realmente somos Flamengo e que entraremos forte "em todas as dividias", simplesmente fazemos isso, um papelão, é assim que vejo a equipe nesse momento, é preciso deixar de lado essas estratégias, se é que possamos chamar isso de estratégia, que o nosso caro Zé Ricardo implanta, não aguento mais, se quiser jogar com pontas que jogue, mais ao menos mantenha a intensidade e objetividade da equipe, não permita entrar nessa moleza toda que estamos vendo nos últimos jogos, ou então que ponha o sub-20 pra jogar, que pelo menos algo a mais de motivação terão, repito, antes de mais nada é necessário compreender o que é Flamengo, e acima de tudo zelar pelo torcedor que mantem os clubes ainda em pé, o mínimo que possamos receber é somente ver bons espetáculos!

    • Luiz, ainda acredito no trabalho do ZR. Mas acho que ele precisa de ajuda na hora de tomar algumas decisões. Talvez a aproximação do Mozer.

      • Também sou apoiador de seu trabalho, principalmente pela expectativa de revelar um treinador, algo muito difícil, acredito que tem potencial, mas creio que toda essa leva de treinadores mais jovens pecam pelo que chamo de "obsessão tática", muito se estuda e dentro de campo o que acompanhamos é um futebol pobre, repito não só do Flamengo, mas de maneira geral, estamos perdendo a essência da arte, isso é deprimente, e pode ter certeza de que o fator motivação é determinante para esses acontecimentos!

  • daqui a pouco vai contratar PAPAI JOEL e a torcida vai continuar reclamando

    • Esse não, esse aí nunca prestou. Lixão de treinador. Joel NUNCA mais!!

      • kkkkk mas ele tá aí doido pra voltar, aí depois torcedor vai reclamar

  • O problema não é nem a escalação de alguns perebas, mas sim da falta de padrão de jogo. O flamengo não faz tabela( o famoso one-two), jogadas ensaiadas e o que mais me irrita é a falta de vontade dos jogadores, se eu ganhasse 50 mil por mês eu me doava os 90 minutos. O Zé não tem pulso para fazer esse time que se acha de "estrelas" jogar com raça.

Notícias recentes

Gabigol está fora do jogo do Flamengo contra o Grêmio, pelo Brasileirão

Ainda em recuperação física, Gabigol não viaja para Porto Alegre para enfrentar o Grêmio no…

20/09/2024

Gabigol treina com elenco e se aproxima de retorno ao Flamengo

Gabigol segue se recuperando de contusão na coxa direita O Flamengo se prepara para a…

20/09/2024

Torcedores do Flamengo pedem demissão de Tite e elegem substituto “livre no mercado”

Trabalho de Tite não vem agradando boa parte dos torcedores do Flamengo A derrota por…

20/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

20/09/2024

Escalação do Flamengo: com 12 poupados, veja provável time para jogo contra o Grêmio

Flamengo comunicou que poupará 12 jogadores contra o Grêmio, em Porto Alegre O Flamengo segue…

20/09/2024

Michael treina no campo e dá passo importante para retorno aos jogos do Flamengo

Michael teve lesão muscular no dia 28 de agosto, contra o Bahia, em Salvador Apurado…

20/09/2024