O governador Luiz Fernando Pezão decidiu que vai abrir licitação para o Maracanã, com direito a participação dos clubes. O martelo foi batido depois de uma reunião entre procuradores-gerais do estado, que recomendaram a Pezão que fosse feito novo processo. A decisão vinha sido aconselhada há tempos pelos membros da PGE, mas o governador vinha tentando evitar a todos os custos. No entanto, as delações premiadas começam a dar notícias de que o processo de licitação teve cartas marcadas e as empresas participantes escolheram os termos da proposta.
A reunião teve a participação do secretário da Casa Civil, Christino Áureo, que está cuidando do processo. A Fundação Getúlio Vargas já fez o estudo de viabilidade econômica que será a base para o edital. Esse novo processo terá o direito à participação dos clubes, o que animou o Flamengo, que tem interesse em administrar o estádio:
– Nós do Flamengo já esperávamos que o governo do RJ tomasse a decisão de promover uma nova licitação do Maracanã por entendermos que essa é a solução que garante mais transparência no processo, mais segurança jurídica aos potenciais interessados e a que atende aos legítimos interesses do contribuinte, que, em última análise, é o verdadeiro dono do estádio – disse Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo.
A decisão foi influenciada pelo inquérito do Ministério Público que acusa OAS, Odebrecht, Adrade Gutierrez e Queiroz Galvão de formação de cartel em licitações do estado, incluída a do Maracanã. A PGE recomendava uma nova licitação por causa das acusações da Lava-Jato. A licitação em vigor, que já era considerada fraca por causa das mudanças de contrato, ficou mais sensível como as delações da Operação Calicute, que apontavam superfaturamento na obra e cartel na licitação em administração do estádio.
Pezão decide abrir nova licitação do Maracanã
Com isso, a venda da Maracanã S.A., atual administradora do estádio e que trocaria de controladora, fica comprometida. A Odebrecht já tinha assinado um pré-contrato com a Lagardère, vendendo as ações da empresa por R$ 60 milhões. A compra ainda não foi finalizada. O novo processo de licitação anula o atual contrato e, até agora, a Odebrecht será obrigada a gerir e manter o estádio até que o processo seja finalizado.
Nem Odebrecht, nem Lagardère se manifestaram até o momento.
Reprodução: O Globo
Bicampeonato da Libertadores do Flamengo completa cinco anos neste sábado (23) O dia 23 de…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Ver comentários
O Maracanã é nosso !
O Maraca é nosso e de todos contribuintes do Estado do Rio de Janeiro.
Não podemos nos esquecer disso...
Saudações.
Tomara que seja verdade. Só não pode negociar com o FlorminenC! Se vencermos vai ser nosso, e vai ter que pagar se quiser jogar lá!
O Flamengo NÃO vai comprar o Maraca, vai apenas administra-lo e precisará de parceiros para isso como SEMPRE é divulgado.
O Maraca deverá nesse momento representar um momento de união entre os Clubes Cariocas, contra esses aventureiros e aproveitadores que sugavam nas têtas do Maraca e dos Clubes.
Lembre o que o EBM sempre, diz, "Todos os Clubes do Rio serão bem vindos a jogar no Maracanã" e fazer beicinho como o foguinho faz com a gente não é, e não será inteligente, até porque será pior para nossa imagem esse tipo de atitude e prejudicaria a imagem da instituição.
Cabeça fria irmão...
Saudações.
Hum...é...vc mudou minha opinião cara. Concordo totalmente! Já estava pensando nisso depois de ter feito esse comentário, e agora sua resposta abriu minha mente. SRN!
Tamo junto !!!!
Mengão sempre !!!
Os bandidos dessa vez se deram mal porque mexeram com um interessado que representa 40 milhões de brasileiros, e atraí atenção dos outros 160. E esse interessado é movido pela transparência, honestidade e boas práticas.
Dessa vez eles perderam. A vigilância, mais uma vez, se mostra como a maior ferramenta de combate à corrupção.
Isso aí Leal...
A água tá batendo na bunda... Nego está pianinho e querendo não fazer mais coisas por baixos dos panos, pelo menos não nesse momento em que a administração no Rio está em cheque e a Odebrecht mais suja que pau de galinheiro.
Tem que aproveitar e acelerar isto, pois pode ser só fachada e deixar a coisa em banho maria até ser esquecida. Temos que ser vigilantes e botar a boca no trombone.
Com o Flamengo no meio é pior ainda, porque atraí ainda mais mídia na direção deles e das falcatruas que fizeram.
Olha se tiver nova licitação e o grupo do Flamengo vencer será muito bom! E com provisória 'La BombonIha' terminada, o Flamengo terá 3 anos para construir sua Arena na Gavea.
Isso mesmo...
Porém ainda temos mais 5 anos de contrato com a "Bombonilha".
Saudações.
Fala, Carlos. Na realidade temos mais 2 anos e o restante de 2017, pois a extensão pelos outros 3 anos podem ou não acontecer a depender da necessidade do Flamengo. SRN
ISSO !!!
Mas não acredito em um estádio mesmo que na gávea em menos de 4 anos...
Olha como demorou fazermos o CT e o trabalho de remodelar nossa Bombonilha...
Noves fora a "papelada"...
Grande abraço !!!
Isso é uma verdade. Quando é para o Flamengo a burocracia triplica. SRN
Excelente notícia!
Fiquem vocês, bandidos, com o complexo de bangu e nós, o povo de bem do com o maracanã.
Demos muita sorte de num momento tão importante, termos pessoas honestas e competentes na direção do Flamengo. Imagina uma licitação dessa com Kleber leite, Edmundo santos Silva, patricia Amorim e etc no comando
Agora pode esquecer estádio próprio. #naoqueroomaracaqueroestadioproprio
Irmão...
Entenda uma coisa...
NÃO TEMOS DINHEIRO NEM TEMPO E TODO O RESTO QUE FALTA PARA UM ESTÁDIO DO TAMANHO DO MARACA A CURTO PRAZO...
Teremos um estádio talvez na Gávea para 20 mil pessoas em jogos de menor expressão e TALVEZ o Maraca (com a nova licitação) para 50 a 60 mil pessoas...
Cabeça fria irmão, os Carecas sabem TUDO de administrar grana...
Saudações.
Acho que com algumas mudanças:
1 - Setor Norte sem cadeiras;
2 - Divisão, com paredes de vidro, dos setores ( pra separar o Maracanã Mais eles utilizam duas colunas de cadeiras)
3 - Transformação dos camarotes vazios (os quebficam em frente às cabines de transmissão);
Lembrando que o Maracanã, oficialmente, tem a capacidade de 78.000. No entanto não conseguimos uma varga maior pra venda, no máximo 55000.
Enfim, com as alterações acima, acho que a capacidade subiria pra umas 85000 pessoas. Nada mal pros grandes jogos.
Gostei da sua atitude...
85.000 pessoas...
E eu me achava otimista.
Grande abraço !!!
O estádio do Borussia tem capacidade para 80 mil porque tem lugares em pé, e os ingressos serão mais baratos para os torcedores que foram afastados nessas novas arenas.
Tem que vender 10 mil cadeiras cativas anuais.
só lembrando que por se uma licitação a Lagardere pode ganhar, e tudo voltar ao que é hoje. o fato de abrir nova licitação não garante que o Flamengo ganhará.
O edital pode conter, por recomendação da FGV, que dois clubes estejam acertados com o futuro administrador, dificultando as intenções da Lagardere.