Notícias

Erich Beting: “Faturar no digital é desafio até para gigantes”

Compartilhe

Barcelona e Real Madrid usaram as redes sociais para turbinar o duelo pelo status de clube com o maior número de seguidores do planeta. Mas a pergunta que não quer calar, e que eles não têm tido muito afinco em responder, é simples: o quanto os dois clubes mais populares do mundo faturam por meio de suas contas no digital?

Monetizar a popularidade nas redes sociais parece ser o grande drama até dos dois maiores clubes do planeta.

Mas por que isso acontece?

Barça e Real são os dois maiores faturamentos do futebol na atualidade. Numa estratégia agressiva, ambos têm fechado acordos com valores recordes com seus parceiros comerciais. Mas a entrega resume-se, quase sempre, às propriedades habituais: uniforme, placas de treino, backdrop, etc.

Raramente é vista alguma ação que seja pensada apenas no digital. Num mercado mais maduro, como o da Europa e dos EUA (novo alvo dos dois clubes), não monetizar os canais digitais parece ser um contrassenso.

Pode ser que os milhões que os dois faturam sem precisar do meio digital justifique o aparente descaso com essa receita, mas esse não parece ser um caminho inteligente no médio prazo.

No Brasil, o Flamengo é o clube que mais tem se mexido para fazer dos seus canais digitais uma fonte de receita. Os valores são bem menores que os dos patrocínios fechados, mas ajudam a custear a estrutura de comunicação, um gasto em crescimento nos clubes.

Com certeza existe uma valorização de Barcelona e Real Madrid em seus contratos por conta do sucesso deles no digital. Mas será que não é já um bom negócio faturar em cima dessa popularidade nas redes? Isso mostra que até os gigantes têm suas falhas…

Fonte: Máquina do Esporte

Ver comentários

  • É por isso que eu não curto mais nenhuma página oficial de nenhum outro clube, prefiro receber informações através de outros sites, cada curtida ou compartilhamento é computado e mensurado; página oficial para mim é só do meu Mengão, o resto é concorrência.

    SRN #VaiPracimaDelesMengo

Notícias recentes

  • Destaque

Sem Carrascal, Colômbia divulga lista de convocados para próxima Data FIFA

Quais os jogadores convocados pela Colômbia para a Data FIFA de setembro e outubro? A…

17/09/2026
  • Notícias

SAIU! Flamengo divulga escalação para jogo da Libertadores; veja também como o Del Valle entra em campo

Flamengo e Independiente del Valle (EQU) se enfrentam nesta quinta-feira (17), no Maracanã O último…

17/09/2026
  • Notícias

Fim do futebol: Flamengo e outros clubes publicam manifesto contra projeto do Governo Federal

Comunicado foi divulgado em conjunto na noite desta quinta-feira (17) O Flamengo, em conjunto com…

17/09/2026
  • Notícias

CBF define data de apresentação de jogadores da Seleção Brasileira; dupla do Flamengo foi convocada por Ancelotti

Pedro e Samuel Lino integram a lista de Carlo Ancelotti para os amistosos contra Austrália…

17/09/2026
  • Notícias

Com retorno de Léo Pereira, veja lista de relacionados do Flamengo para jogo contra o Del Valle, pela Libertadores

Flamengo e Independiente del Valle (EQU) se enfrentam nesta quinta-feira (17), pela volta das quartas…

17/09/2026
  • Destaque

LA 2028 é logo ali! Natação e ginástica do Flamengo somam 12 medalhas nos Jogos Sul-Americanos

Três nadadores e duas ginastas brilharam nos Jogos Sul-Americanos de Santa Fé O Flamengo já…

17/09/2026