Notícias

Executivo da Lagardère age para pressionar torcedores do Flu contra licitação do Maracanã

Mesmo negando qualquer tipo de conversas com a Lagardère, o nome do Flamengo não para de correr nos bastidores do estádio, que ainda está sem um ‘dono’. Sávio Franco, ex-presidente da SUDERJ e atual executivo da Lagardère, age internamente para pressionar torcedores do Fluminense a irem contra uma nova licitação.

A Largardère quer comprar a atual licitação do Maracanã, da Odebrecht e após a “Veja” anunciar que o Governo do Estado pode abrir uma nova licitação com a participação dos clubes e não autorizar mais a venda da concessão, e “O Globo” noticiar que os clubes vão poder participar, a empresa trabalha nos bastidores para fazer com que os torcedores do Fluminense se manifestem nas Redes Sociais contra a decisão, pois ela estaria beneficiando o Flamengo e prejudicando o Fluminense que tem contrato em vigor para jogar no Maracanã até 2038.

Em poucas horas, blogs e sites sobre o Fluminense começaram a levantar tal tese e sustentando que o atual contrato é maravilhoso para o clube. Diversos torcedores também se manifestaram pelas redes. O que os torcedores do Fluminense não sabem é que o atual contrato não é tão compensador. Na partida de quarta-feira contra o Goiás, o Fluminense teve um prejuízo de R$ 145 mil após um aditivo do contrato entrar em vigor e o Flu ter quer arcar com aluguel e despesas do jogo.

E aí entrou Sávio Franco. Ele atua em grupos de whatsapp organizando esse motim que só beneficia a sua empresa, a Lagardère que estranhamente é a favor de comprar uma licitação fraudulenta, segundo as delações divulgadas pela Lava Jato, sem segurança jurídica a ter interesse numa nova licitação que ela poderia participar. Vale lembrar que a Lagardère disputou com a Odebrecht a licitação em 2013 e comprovado que a licitação foi comprada, a empresa saiu prejudicada. Por que negociar com quem lhe passou a perna?

Texto de Sávio no Whatsapp para torcedores do Fluminense

Há também uma mobilização para que tricolores compareçam no próximo dia 27 de abril, quinta-feira às 13 horas, numa audiência pública que vai discutir o futuro do Maracanã, no prédio anexo da ALERJ para fazer pressão contra a nova licitação. Os presidentes de Fla e Flu confirmaram presença e Rubro-Negros também vêm se mobilizando para comparecer e fazer pressão em favor da licitação.

A história está longe do fim, mas o Flamengo vai ficando cada vez mais longe de qualquer entendimento com a Lagardère que claramente age contra o clube nos bastidores.

Yuri Sobral

Ver comentários

  • A verdade é que uma nova licitação é justa e decente para toda a população, mas o Fluminense pode sim sair prejudicado, pois nas condições atuais pode jogar no estádio por mais 32 anos sem custo, e com uma capacidade adequada a da sua torcida. Eles podem se manifestar, mas o Pezão não vai fazer isso porque os Rubro_negros estão pressionando, ele vai fazer isso porque tem medo de mais um processo nas costas, e é só.

      • Não, acho que a omissão deles é bastante seletiva. Vide o rebaixamento da Portuguesa, que mesmo sendo Portuguesa e Flamengo réus no STJD, quem acabou sendo protagonista foi o advogado do fluminense (com trocadilhos e tudo).

        Acho que a melhor definição à eles é: "Parasita". Aquele time que só vai na boa, saca?!
        Era nosso "parceiro" contra a FERJ, mas foi a primeira a roer a corda com os caras.
        Vi até no twitter oficial eles parabenizando o ixpó pela conquista de 87...

        SRN

    • A matéria fala de um aditivo que já começou a valer no último jogo, pelo qual o Fluminense passa a arcar com os custos da partida. Recebendo apenas pela venda de ingressos atrás dos gols, vai tomar prejuízo quase sempre nesse formato. Além do mais, com a fraude na licitação comprovada, a concessão pode ser derrubada na justiça. O único caminho é uma nova licitação.

  • Eu devo ser muito idiota, pois até onde entendo, a licitação pode ser vencida por QQ um que disputar. Então se o Fluminense tiver interesse, capacidade e credibilidade, que entre na disputa, assim como Vasco, Bangu, América etc. A mídia fala como se estivessem dando o Maracanã para o Flamengo. Se a Lagardere quiser o Maracanã basta entrar na briga.

    • Excelente comentário. Venho dizendo para muitos, não é pq haverá nova licitação que o Maracanã será do Flamengo. Quem garante que já não haja um acordo prévio entre a Lagardère e o Governo Estadual?

      Muita coisa vai rolar. Nova licitação não garante nada.

      • Acredito que essa licitação será uma das únicas sem esquema por causa da lava jato, mas nada impede que a Lagardère ganhe a licitação.

        • Sim, mas então a postura seria outra. Do contrário, por que agiriam dessa forma desesperada e inescrupulosa coagido a torcida do flu a se insurgir contra o Flamengo?

          Meu palpite é que o jogo virou a favor do Flamengo GL-CSM e a lagardere acusou o golpe.

          • Sim, já estava garantido que o Maracana seria repassado para a Lagardère, ela não tinha concorrentes e já tinha acertado o valor com a Odebrecht, agora com a licitação tudo volta a estaca zero, será muito mais difícil para eles, ninguém sabe nada ainda das exigências do edital, por causa da concorrência pode até sair mais caro para eles, agora os clubes vão poder participar, etc.
            Ela tinha o pássaro na mão e agora ele está voando e pode ser pego por qualquer um.

  • Pra quem pergunta, como o Mauro Cézar, qual a razão do Flamengo não negociar com a Lagardere, tá aí um aperitivo.

    • O que o MCP fala e eh concordo é que quem negocia com a Odebrecht, não pode falar de ética.

      Lembrando as comidas de renda que a Odebrecht dava no Flamengo e colocava como outras verbas.

      O ideal sempre foi nos livrarmos das duas e num futuro nos livrarmos do governo do RJ com estádio próprio. Construído com calma.

      • Quando essa diretoria assumiu a licitação já estava definida. Não havia escolha, ou negociava com a Odebrecht ou não teria onde jogar. Lembrando que chegaram a se acertar com o Botafogo para usar o Engenhão, mas ele foi misteriosamente fechado. Agora é um novo cenário, já falaram diversas vezes que defendem uma nova licitação, o oposto do que quer a Lagardere, que aposta em comprar a concessão da ODB e depois encurralar o Flamengo pra fechar com eles. Há um jogo de forças nesse momento e por isso entendo quando a diretoria afirma que com eles não tem negócio, se venderem a concessão o Flamengo não joga no Maracanã. Todo mundo sabe que o estádio precisa do clube. Agora é a hora de apresentar as intenções claramente pra não virar refém de uma empresa que parece ser tão pouco confiável quanto a antecessora. O fato novo foi a revelação de que a Odebrecht pagou propina pra ganhar a licitação. Isso dá força à reivindicação de um novo edital. Ceder e negociar ou pelo menos acenar com a possibilidade de acertar com a Lagardere agora não tem nenhum sentido e com a Ilha próxima de ficar pronta o clube tem mais condições de bancar essa postura, o que não pôde fazer em 2013. E mesmo assim, naquela época, só aceitou assinar por um curto período com a Odebrecht. Enquanto o Fluminense fechou um acordo de 30 anos, assinamos por 2 ou 3. Por isso vejo como situações diferentes e mesmo com a Odebrecht a relação nunca foi das melhores, mas era necessária.

        • Mas foi o que todo mundo falou. Assinar pontualmente.

          Caso a Largedere assumisse ele teria que fazer a mesma coisa.

          Lógico que o EBM estava certo em dizer que não negocia. Faz parte do jogo. Só não acredito que se as coisas não fossem pra ele lado se ele cumpriria depois.

          • O que pode acontecer depois só vamos saber no futuro. Agora é a hora de pressionar por uma nova licitação. O Pezão tinha todo interesse em repassar a concessão e encerrar logo essa história, acredito que um dos motivos para isso ainda não ter acontecido foi a postura do Flamengo. Agora, com a recomendação do MP de que se realize uma nova licitação, ele vai ser obrigado a abrir um novo edital. Então valeu a postura adotada.

        • Exato. Vale lembrar que a parceria GL-CSM também queria uma nova licitação. Isso facilitou o entendimento com o Flamengo. Se o clube tem motivos para não confiar na Lagardére, e pelo visto tem, é natural que adote uma posição firme, de não negociar com eles mesmo que seja feita uma nova licitação e eles ganhem. Esse é o momento de pressionar para que as coisas sejam feitas com transparência e evitar que um novo atravessador assuma o Maracanã.

        • E o pezão só topou abrir nova licitação após s escândalos, já que a lagardere tinha acertado a compra e, naturalmente, uma propina ao pezão. Veja que a lagardere está desesperada e já mostrou que não tem escrúpulos, jogando sujo nos bastidores e redes sociais .

          Logo, quem garante que se a lagardere ficasse com o maraca não armariam uma interdição na 'bombonilha', obrigando o Flamengo a jogar no maracanã, tal como fizeram no engenhão?!

          • Tem muita coisa estranha nessa história. Como diz a matéria, a concessão não tem segurança jurídica e ainda assim a Lagardére prefere comprá-la da empresa que a passou pra trás na primeira licitação ao invés de participar de um novo edital, mais transparente? Poucos dias depois de chegarem a um acordo com a Odebrecht, vazou a informação de que o Flamengo poderia ter dificuldade em conseguir a liberação da Ilha para forçar um acordo com o Maracanã. E ontem o Fred Luz confirmou que foi procurando por um representante da BWA buscando fazer a aproximação com o novo consórcio, do qual, em tese, essa empresa não participaria. É muita coisa mal explicada e a Lagardére ainda nem assumiu o estádio. Nem sempre concordo com a diretoria, mas nesse caso acho correto que insistam numa nova licitação, principalmente quando a possível nova administradora tem atitudes no mínimo duvidosas.

        • Perfeito.
          Tão obvio, q é estranho ver pessoas fingirem q não entendem a postura da diretoria do Fla. Nao tem q conversar agora com Lagardere, tem q manter a posição. E essa atitude do ex-presidente da Suderj (pqp) diz tudo.
          Esse aditivo no contrato com o Flu vai leva-lo ao dialogo, sim.

      • Mauro César rachou a cara, assisti ontem o bate bola e vi que estava todo sem graça, pois deu informações que a francesa assinou e pegou o maraca, ou seja, fonte furada, pois haverá nova licitação... Estranhei a atitude dele dando uma queimada no EBM, e detonando torcedores do mengo que enaltecem o mito... Tem coisa ai !!!

        • A informação dele estava certa. A nova licitação foi um fato novo.

          • Nada haver essa história de fato novo, ele afirmou que os executivos estavam na França tratando apenas de quanto investiriam de cara na estrutura do Maracanã, sendo assim deu como fechado e disse que viajaram com essa certeza, deu como furo de reportagem e tudo, e ficou muito bravinho com o Bandeira sem qualquer motivo, estranho isso !!

        • Não acho que tenha coisa aí, o questionamento do Mauro César se deu porque ele não acreditava mais que pudesse haver uma reviravolta e a Lagardére não assumir o Maracanã. Também esperava uma postura diferente dele, de cobrar uma nova licitação por todos os absurdos que já sabemos, e no entanto pouco falou disso, mas não acho que tenha sido por má fé.

          • Pode até ser mano, mas na boa, eu assisti o bate bola ontem se eu não me engano, e vi o Mauro Cezar crucificar o Bandeira como se ele estivesse errado, uma opinião, até ai tudo bem.. porém quando ele atacou a nossa torcida dizendo que tínhamos ele como ídolo até mais que um jogador, dizendo que morremos abraçados com ele, e que carregamos a foto dele no celular, percebi que não era só ponto de vista, era raiva, desconforto por algum motivo, muito estranho...

          • Não vi o programa ontem, mas tem vários tipos de torcedores, né? Os que defendem tudo o que a diretoria faz, os que criticam ferrenhamente e quem é mais moderado. Se ele generalizou, errou ao fazer isso, ainda que esteja mais acostumado a lidar com os mais fanáticos. Não sei se há raiva ou antipatia com alguém, pois já vi o Mauro criticar "torcedor de dirigente" em várias ocasiões, inclusive se referindo a outros clubes. Mas se de alguma maneira ele desqualificou a opinião de quem vê motivos para não negociar com a Lagardére, se equivocou. Eu mesmo já elogiei e critiquei várias decisões da diretoria e apoio a atitude tomada nesse momento. É absurdo imaginar que uma empresa que comprou a licitação e superfaturou a reforma do estádio, além de ter fechado com vários fornecedores por valores acima do mercado, possa simplesmente repassar a concessão a outro grupo que sequer atende a todos os requisitos do edital. É urgente que se faça uma nova licitação, de maneira transparente e exigindo as qualificações mínimas para administrar um empreendimento desse tamanho. Se o Flamengo não vê qualificação na Lagardére para ser esse administrador, tem que ser firme agora. Entendo que ele questione os motivos para isso, assim como entendo não detalharem as razões, até para evitar um processo, mas acho algo secundário nesse momento considerando a importância de exigir uma nova licitação. Gostaria que ele, como formador de opinião e um dos primeiros a denunciar os absurdos no Maracanã, estivesse sendo mais contundente nesse sentido agora, como fez o Rodrigo Mattos e o Lúcio de Castro, mas como falei, acho que ele já não via a possibilidade de acontecer uma nova licitação. Talvez por isso tenha achado mais relevante questionar a postura do Flamengo diante da iminente transferência do Maracanã pra Lagardére, sem perceber que isso acabava favorecendo o jogo da empresa.

      • O Flamengo teve que negociar com a odebrecht porque é ela a responsável pela administração do maracanã,pois a torcida do Rio estava querendo ver seu time jogar no Rio.Não misture as coisas,infelismente nosso país está infestado de corruptos.E saiba que a maioria dos rubro-negros apoia a posição do EBM nessa questão.

        • E se a Largedere fosse responsável teria que negociar com ela.

          Ainda bem vai ter uma nova licitação.

    • O RJ está falido, meu caro. Seja por má administração ou porque o atual grupo político tomou de assalto a máquina pública, não sobrou dinheiro pra nada. Com isso não sobra dinheiro nem pro governo cuidar do Maraca.

      Pra piorar, com a Lava Jato sendo uma água do vaso batendo na bunda do governo e da Oderbretch, não restam alternativas para ambos se desfazerem dos custos do estádio.Uma nova compra pela Largardere , como você falou, seria ilegal por conta das propinas pagas para a elaboração da anterior, e por isso uma nova licitação foi feita, presumo eu.

      No caso do Fluminense, torço pra que isso seja realmente verdade. Um clube que se alia com o Flamengo e depois apunhala-o pelas costas, em razão de contratos da TV pro estadual, não possui nada de confiável.

      • É bem por aí. Quanto à nova licitação, a audiência do dia 27 vai definir que rumo será tomado, ainda não tem nada definido. O lógico e correto seria abrirem um novo processo licitatório. Acho que pode ser interessante ter o Fluminense como parceiro, já que ambos vão utilizar o estádio e juntos podem torná-lo viável financeiramente. Eles podem ter roído a corda ano passado, mas mudaram de presidente e o atual teve uma postura muito correta na briga contra a torcida única no Fla-Flu. Vale o diálogo.

    • Isto é Brasil minha gente. Todo mundo age de forma sorrateira e descompromissada com a transparência. País de merda onde a impunidade possibilita ações e mais ações que somente visam passar alguém pra trás e favorecer demasiadamente o outro, usando corrupção, propina e tudo mais.
      O Maracanã é o templo do futebol mundial e um símbolo do esporte e do futebol, não merece pela sua história estr num imbroglio e vergonha desta natureza. Inacreditável as coisas que acontecem e vem acontecendo e com até conivência da justiça e autoridades.
      Já deveriam ter cancelado qualquer contrato que a Odebrecht possui em qualquer âmbito governamental.
      Queria entender porque o Mauro Cesar fala que o Flamengo não age para abrir uma possibilidade de negociação com o possível novo concessionário. Será que ele não percebe a lama que está por trás disto tudo e que negociar com eles não traz garantia nenhuma e sim, contratos que visarão extorquir os clubes?
      Fala sério, talvez tenha ficado meio putinho porque numa entrevista do Bandeira concedida a ele, o nosso mandatario não respondeu certas perguntas como ele queria escutar...
      Enfim me decepcionou um pouco a postura dele.

  • A licitação atual tem vício em sua origem. Neste caso, em qualquer área em que ocorra, deve ser cancelada. Os caras sabem disso e vão espernear. E quem poderá, de fato, oferecer a melhor proposta, devido à projeção de rentabilidade futura é o Flamengo. Por isso o desespero dos antis. SRN

  • Não tem essa de unir-se as flores para pegar o Maraca, nada disso, ou é tudo nosso, ou é de qualquer um e partiu estádio...

    • Não vai ter como só um clube usufruir do estadio, negando qualquer possibilidade de outros clubes do Rio jogarem, mediante ao pagamento de aluguel.

  • 2 coisas:

    1 - O FLAMENGO É MAIOR QUE ISSO AÍ!!!
    2 - ISSO AQUI É FLAMENGO COM MARACANÃ OU SEM MARACANÃ

  • Advogado do fluminense entra com ação e Maracanã vira estádio de rugby

    • Advogado do fluminense entra com pedido de recurso e Maracanã será removido para o terreno das laranjadas.

  • Galera o Fluminense é nosso parceiro deixamos a rivalidade de lado lembra que eles poderiam ter jogado de Torcida única e ameaçou junto com o Flamengo não entrar em campo com o Flu é ruim sem é pior ainda o estádio é do Povo e logo poderemos ter um estádio pra 30 Mil na Gavia ou em qualquer lugar mas agora as torcidas do Rio precisa se unir.SRN

    • Parceiro? Que viagem... Sempre que podem detonam o Flamengo nos bastidores, somos autossustentável, fechar com florzinhas jamais!!!

    • Mano, concordo! Se os clubes realmente se unirem será muito melhor!! Deixemos de clubismo! Foi por conta dessa falta de união que o campeonato de 1987 se arrasta até hoje!

      • Clubismo? Tá de sacanagem, sabe quantos clubes participantes do módulo amarelo de 87 levantou a mão para o Flamengo nesse guerra toda? Nenhum, clubismo é o car@#$%&*&£... ISSO CHAMA-SE PENSAR NO FLAMENGO SEMPRE, E JAMAIS DEVE SER DIFERENTE, O FLUMINENSE QUASE JOGOU A TOALHA NA DIVISÃO DE INGRESSOS POUCO TEMPO ATRÁS, TUDO ISSO APOIADO POR SUA TORCIDA DE TERCEIRONA !!

        • Então, é justamente isso, clubismo. Essa falta de união é clubismo! Marco Aurélio Cunha, era um dos presidentes do clube dos 13 em 87 e há pouco era presidente do São Paulo e ficou em cima do muro quando perguntado sobre o campeão daquele ano. Se os clubes, que se uniram para organizar aquele torneio, tivessem permanecido unidos até hoje, poderíamos ter um campeonato parecido com a Premier League. Veja a Primeira Liga , era a esperança de união, mas virou um torneio esvaziado, porque cada dirigente olha pro seu clube , abandonaram a idéia inicial.

    • Mas quem está criando isso de ficarem sem estádio são eles mesmos. O Flamengo sempre foi claro ao falar que o estádio estaria aberto para todos, porém terão de arcar com os custos de seus jogos.

    • Meu caro, pare de falar besteira. Esse clube CALHORDA que VIVE de TAPETÄO e que cabe em nossos dedos näo é PARCEIRO porra nenhuma. O FLAMENGO tem que ser o DONO SOZINHO do MARACANÄ sem dividir com esses insetos. Somos mais da metade da POPULAÇÄO colega. Nós näo queremos dividir NOSSA RECEITA com esses MERDAS, que só viven em nossa aba. ACORDE meu CARO. O MARACANÄ é do POVO FLAMENGO.

      • Arcanjo, penso da mesma forma, sócio torcedor bombando o Maracanã lotará sempre...

    • Parceiro ou não o Flamengo deve se unir a ele para pagar as contas. Por mais que o Flamengo consiga pagar sozinho, sempre eh bom ter alguém pra dividir a conta. Além disso, o Flamengo não jogará duas vezes por semana no maraca, não dividir eh jogar dinheiro fora. Em breve nossa casa pra 20/30 mil será a gavea e o Maraca a nossa casa pra 60/70 mil.

  • Bem esquisito...
    Mas, só de curiosidade. Qual a fonte da notícia?
    E quanto a essa negociação, corrupta desde o início, é melhor esperarmos tranquilos. Só observando....

  • Deixando essa polêmica de lado, hoje apareceu um novo candidato ao CEP do Fla pra jogar em 2018: Ibrahimovic
    Será que o Fla iria querer ele com 36 anos no seu ataque? hehehe

    • Acho que nem nos U.S.A. ele desejaria jogar, quanto mais na América do Sul.
      SRN

      ;-D

    • Pode crer, bem o padrão da diretoria.
      Machucado, velho e salário alto, e esse ainda tem um adjetivo a mais, é polêmico e brigão.
      É o jogador certo pro Flamengo do Bandeira, pra ajudar a manter o nosso jejum de títulos.

    • A mídia já está dizendo que ele vai se aposentar, o tempo de recuperação será de 9 meses.
      E pra vir joga aqui precisaria de uma grande parceria devido seu alto salário

      • Tava zoando. Nem o Podolski veio... Europeu de sucesso vir pra América do Sul pode-se dizer que é impossível.

        • Impossivel acredito que nao seja, o problema seria ele vir mesmo

          • Ele vir acredito que não venha, o problema seria impossível mesmo. kkkkk

Notícias recentes

Flamengo solta nota após investigação de Bruno Henrique por manipulação de resultados em casas de apostas

Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…

05/11/2024

Flamengo mantém Bruno Henrique relacionado para próximo jogo, em meio a suposto envolvimento com apostas

Flamengo não pretende punir, multar ou afastar Bruno Henrique Nesta terça-feira (05), Bruno Henrique passou…

05/11/2024

Bastidores: Bruno Henrique foi acordado em casa por policiais em investigação de manipulação em apostas

Atacante do Flamengo, Bruno Henrique estava dormindo no momento em que os agentes chegaram à…

05/11/2024

Filipe Luís define time titular do Flamengo para jogo contra o Cruzeiro em treino desta terça

Flamengo e Cruzeiro se enfrentam em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro O…

05/11/2024

Arrascaeta revela preocupação com saúde de Filipe Luís após vitória do Flamengo: “Assim vai morrer”

Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…

05/11/2024

Presidente do Atlético-MG ameaça Flamengo e faz promessa a torcedores antes de decisão da Copa do Brasil

Flamengo tem dois gols de vantagem contra o Atlético-MG, assim como 2014 O Flamengo venceu…

05/11/2024