Sem jogar desde o último 12, quando venceu o Atlético-PR por 2 a 1, o Flamengo deve disputar um jogo-treino nesta quarta-feira, dia no qual os trabalhos no Ninho do Urubu serão realizados em tempo integral. O provável adversário é o Sampaio Correa, da Segunda Divisão do Rio de Janeiro. A confirmação deve sair na manhã desta terça.
Ritmo de jogo não é a prioridade rubro-negra. A atividade servirá para testar Rômulo e Ederson e, consequentemente, constatar se ambos estão aptos para a semifinal de domingo, contra o Botafogo, às 16h, no Maracanã.
Rômulo, com problema menos grave – apresentou incômodo na panturrilha direita – do que o de Ederson, naturalmente tem mais chances. Caso esteja perto do ideal, o clássico pode servir como uma ponte para iniciar a partida contra o Atlético-PR, válida pela quarta rodada do Grupo 4 da Libertadores, no próximo dia 26, em Curitiba. O esquema com três volantes é uma possibilidade bem palpável para o duelo com o Furacão.
O volante de 26 anos soma 10 partidas como rubro-negro, com oito vitórias, um empate e uma vitória. Tem um gol pelo clube, marcado na goleada por 4 a 0 sobre o San Lorenzo. Não atua desde 18 de março, dia em que o Flamengo bateu por 1 a 0 o Resende.
Espera chegando ao fim
Ederson não entra em campo desde 3 de julho de 2016, na derrota por 4 a 0 para o Corinthians. Um violento carrinho de Fagner provocou múltiplas lesões no joelho esquerdo do atleta. Nas últimas semanas, o camisa 10 tem se destacado no trabalho de finalizações e treina com desenvoltura.
Tal problema, aliás, fez José Luiz Runco, ex-chefe do departamento médico do Flamengo e responsável pela operação do meia, questionar o atual líder do DM, Márcio Tannure. Runco afirma que Ederson deveria ter voltado em novembro de 2016.
No clube desde 2015, Ederson tem 32 partidas e quatro gols marcados. Teve ótimo no início na Gávea até sofrer sua primeira lesão, no Brasileiro do ano em questão. Voltou a atuar em bom nível na temporada passada, mas teve sua evolução travada pela falta de Fagner.
Fonte: GE.com
Eu particularmente achei muito demorada a sua volta…o que disseram foi que um edema ósseo atrapalhou a recuperação do Ederson…bom, o que importa é sua volta. É um ótimo jogador e vai ajudar muito, pelo menos é a minha expectativa. Ederson em forma meu joga muito.
Nego vive dizendo que ele é bichado: como assim, se ele vinha muito bem e sem as contusões musculares que tanto o atrapalharam? Foi detectado um desvio no lado direito que seria a causa dessas contusões musculares e foi corrigido. me lembro de uma única que ele teve e ficou um tempo parado para sanar de vez, voltou e não teve mais nada, até o fatídico jogo contra o Gambá. Falar agora que ele é bichado, é fácil.
Ederson tem uma chance de ouro para dar a volta por cima, mas se não conseguir, ai será uma pena. Torço muito por ele, que tem demonstrado muito profissionalismo e força de vontade.
Acho que o Ederson é um jogador talentoso que pode ajudar e muito a esse ataque insosso do Flamengo.
O que me desanima é essa sequencia de lesões. Sendo que isso é uma constante na carreira do cara, não sendo somente nestes tempos de Flamengo.
Um atleta que chegou em 2015 fazer apenas 32 partidas – e a maioria destas, senão todas – incompletas, convenhamos não é um jogador para levarmos muita fé.
Concordo, mas lembrando Luis, que quando chegou no Flamengo ele vinha bem, e foi feito um “pente fino” para saber porque das contusões. Foi identificado um desvio no lado direito que seria a causa. Isso foi corrigido. Me lembro só de uma que ele sentiu a coxa e ficou pouco tempo parado e se recuperou, e nada mais sentiu. O Fagner quebrou ele, ai não tem como, né. Acredito que ele pode ser útil ainda. SRN.
Almir, com toda certeza o Ederson tem qualidade técnica refinada. Mas sejamos realista, não podemos esperar uma sequência de jogos dele pelo histórico da sua carreira. Biotipo vai muito além do que um CEP pode proporcionar ao jogador e na minha visão ele tem predisposição sim para lesões. Confio muito no jogador, mas infelizmente temos que saber utiliza-lo. Minha opinião.
Recado pro Ederson – Cuidado pra não se quebrar! SRN.
Cuidado com o homem de vidro!
Prova de fogo para Ederson! Aparentemente esta em forma, mas o ritmo con certeza vai pesar! Não espero muito dele nao, mas tem qualidade! Sinceramente se machucar de novo tem q negociar ou dispensar pq não assim não….
Exato.
O cara não pode nem dá um passo que se machuca.
E agora ou nunca.
Rômulo sentiu a falta de ritmo de ficar 1 ano quase que parado, e jogando numa posição onde se exige muito preparo, acabou não correspondendo as nossas expectativas iniciais. Porém acredito que esse tempo em que ficou de fora o ajudou a readquirir de vez a forma física e tenho certeza que vai voltar bem e tomar de vez a vaga do BAIDU, pois tem muito futebol e vai elevar demais o nível do flamengo.
Quanto ao Ederson, o cara tinha conseguido se recuperar até que o Fagner numa entrada criminosa acabou por leva-lo novamente ao DM. Se o Dr Runco disse que ele já poderia voltar em novembro, e até agora nada, acho que é por que o DM quis ter certeza da volta 100% do atleta. VAle lembrar que o Renato Augusto também sofria muito com lesões até que ficou um bom tempo parado no Corinthians para se recuperar 100%, depois disso o jogador nunca mais se machucou, sendo um dos principais jogadores do time deles em 2015 e hj na seleção. Acredito no potencial do Ederson, e com ele a disposição o flamengo tem enfim um 2º atacante de respeito pra jogar ao lado do Guerrero, assim como o Palmeiras tem o DUDU, Galo o Robinho, o Cruzeiro o thiago Neves, o Grêmio o Bolanos, sendo esses nossos principais concorrentes no ano.
O que o Runco diz nem sempre é certo, ele não acompanhou a evolução do Ederson pra questionar por que não voltou antes. Aliás, não é de hoje que o Runco dá entrevistas acusando outros profissionais e gerando mal estar. Matéria de 2015:
“Paulo Victor não gostou de uma declaração do ex-chefe do departamento médico do Flamengo, José Luiz Runco, dada ao jornal “O Globo” no último domingo. Em entrevista, Runco afirmou que o goleiro estava clinicamente apto a retornar ao time na partida contra o Santos, pela 16ª rodada do Brasileirão, mas criticou sua condição técnica.
– Trabalhei 11 anos com ele, respeito o profissional que é e tenho certeza que o que ele disse foi como torcedor. Como torcedor, vou respeitar sempre a opinião dele (…). Agora, como médico, não posso respeitar a opinião dele, até porque ele é médico e não treinador. Ele não pode observar a parte técnica, sendo que ele tem que observar a parte clínica.
Paulo Victor fraturou a fíbula da perna direita e ficou afastado da equipe por quase 45 dias. O goleiro voltou contra o Santos, mas teve de retornar ao departamento médico e ficou fora por mais 20 dias. O clube informou que ele estava com um edema ósseo no tornozelo direito. Questionado nesta sexta se naquela ocasião teve seu retorno precipitado pelo DM, PV admitiu que voltou a jogar com dores, mas não quis apontar culpados.”
Essa era a principal crítica ao Runco, que ele liberava os jogadores antes do tempo, até treinadores reclamaram disso. Coincidência ou não, era muito comum os jogadores terem recaídas ou apresentarem nova lesão em seguida. Acredito que esticaram a recuperação do Ederson não apenas pelo edema ósseo, mas pelo que você falou, pra dar mais segurança no retorno. É um jogador com um histórico complicado e que demanda mais cuidados.
Se não me falha a memória, lembro-me de uma discussão com o técnico V. Luxemburgo em relação ao fato de liberarem o jogador cedo demais… &;-D
Sim, isso aconteceu pouco antes dele sair, mas as queixas eram antigas.
Bom dia Nacao
Nesse periodo sem jogo resolvi nao escrever mt.So queria entender a diferenca de ter a (PACIENCIA) com o jogador ederson e outra e achar que ele E MT BOM JOGADOR e logicamente nos como torcedores temos que no minimo torcer que ele ao menos jogue ate pq ne galera 9 meses igual uma mulher gravida ganhando sem jogar no minimo e mt incoerente esse tempo todo como ate se fosse um ligamento de joelho que por sinal tem e teve mtos que voltam antes.Onde eu quero chegar nos nao temos elenco e sim apenas um time normal como mto outros e que ao menos pelo o que tem saber armar e arrumar a casa.Como nos nao temos ainda um TECNICO. e sim um aprendiz que internamente com certeza mtos dao seu pitacos e palpites la dentro ate msm pela cultura do fla que tem hj em media 70%de conselheiros acima dos 70 anos fica dificil assim.Ederson e um jogador apenas comum mais como o nivel do futebol e do fla no seu meio e ataque e bem bem bem normal ai mtos ficam volte ederson entao ai e a prova de mtas contradicoes de mtos leitores.Conca sim esse e diferenciado e rezar pra qd vier a jogar nos ajudar ao menos 50% ja fico feliz.E orando e rezando desde do inicio que esse sim tb diferenciado possa vir no meio do ano EVERTON RIBEIRO o patamar sera outro pra podermos sonhar com algo melhor ate dezembro de 2017.
Abracos a todos.
SRN CAMPOS.
Vão arriscar machucar o Éderson contra o Ceres? Que perigo
Quando não vai arriscar dele não se machucar ? Impossível impedir isso
É sério que estão pensando em colocar o edersom no no jogo contra o Botafogo ou contra o Atlético sendo que está quase 1 ano sem jogar …Ta de brincadeira…Esse jogo contra o Botafogo o aprendiz tem que testar o time que vai jogar contra o Atlético….Recua logo o Mancu de volante e entra com 3 .. Márcio.. Arão.. Mancu.. Éverton (se não estiver em condições coloca Gabriel).. Guerreiro e Cirino….Ou coloca o trauco de ponta como no jogo passado ..Na minha opinião o aprendiz deveria testar essas duas opções no jogo contra o faísca..
Mete um 4-4-2 com Gerrero e Vizeu no ataque , põe 3 volantes e libera os 2 laterais e e põe o trauco centralizado no meio … Tenta achar um golzinho contra o Atletico e fecha na retranca.
Muralha – Pará, Donatti, Réver e Renner, MA, Rômulo (Cuellar), Arão e Trauco, Vizeu e Gerrero. Toma lhe cruzamento que a defesa do Atl PR é fraca no jogo aéreo. SRN
Gosto da idéia
Boa idéia.
Só que adapta ele onde ele vai jogar, na ponta direita. E centralizado, vai dando sequência pro Paquetá porque o Diego pode se ausentar algumas vezes mais para frente no ano, daí precisa do Paquetá afiado ali e entrosado com o meio campo e pontas.