Impulsionados pela Liberta, Bota e Fla têm grande aumento em sócios

A volta à Copa Libertadores da América trouxe benefícios fora de campo para Botafogo e Flamengo. Além da renda com os bons públicos, a disputa do principal torneio sul-americano também impulsionou os programas de sócios-torcedores dos clubes.

Neste ano, o Botafogo já ganhou 13.459 sócios-torcedores, enquanto o Flamengo angariou 13.405 novos associados. A dupla está atrás apenas da Chapecoense, que ganhou 23.869 sócios após a tragédia no fim do ano passado.

Ainda completam o Top 5 dos clubes que mais ganharam sócios neste ano o Atlético-MG e Grêmio, que também estão na disputa da Libertadores. O Galo angariou 3.711 associados, enquanto o Tricolor gaúcho ganhou 2.098.

Números atualizados de sócio torcedor

No Torcedômetro, ranking nacional do Movimento por um Futebol Melhor, o Flamengo aparece na sexta colocação, com 88.929 sócios-torcedores. Já o Botafogo é o 13º, com 27.013.

Além de ajudarem o clube e aproveitarem ações exclusivas, sócios-torcedores aproveitam descontos em produtos Ambev (Brahma), Empório da Cerveja, Chopp Brahma Express, Sky, Pepsico, Premiere, Centauro.com.br, Rede de Hotéis Arco, Méliuz e Bic, empresas parceiras do Movimento por um Futebol Melhor.

Desde 2013, o Movimento concedeu mais de R$ 80 milhões em descontos aos sócios-torcedores dos 74 clubes participantes, que somam 1,2 milhão de inscritos e contribui para uma receita estimada de R$ 400 milhões/ano no futebol com os programas.

Fonte: Lance

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Se o Flamengo fizesse um sócio torcedor do preço que essa galera que está na frente com certeza já teríamos passado.
    SRN

    • Sim, mas isso só seria bom pro nosso ego, porque o nosso mesmo não sendo o de mais sócios, é o que mais arrecada.

      • Depende também da forma que se vê. Não tem como fazer uma análise muito complexa sem dados, mas por exemplo com um plano mais econômico teria a adesão de novas pessoas, poucas reduziram o plano (deixariam de pagar hj o mais baixo para pagar o mais econômico hj) e teria mais gente pagando (isso também um atrativo para outros sócios bem como patrocinadores).
        Mas também não seria necessário chegar a um valor tão baixo, talvez 10 reais mais barato que o último plano hj.
        Até onde eu tenho conhecimento o Flamengo é que mais fatura pela questão da administração da operadora...que no Fla é 75% "nosso" 25% da operadora, enquanto que os outros é o contrário.
        SRN

        • Totalmente inviável.... ia gerar perda de arrecadação... os q teriam o plano mais economico hj iriam para um mais baixo ainda... acho o de hj perfeito.

          • Cara primeiro que não é uma sugestão nem nada, apesar de que não acho que diminuiria a arrecadação, mas sim uma observação.
            Segundo como disse, sem dados não podemos falar muito em números de arrecadação sem saber quanto sócios novos entrariam ou se alguns "rebaixariam" de plano.
            Terceiro não é perfeito, se fosse teria muitas mais adesões, quase não existem benefícios para torcedores off rio e do ultimo plano.
            SRN

          • No primeiro momento pelo menos com certeza iria diminuir.... os dados saíram em breve nos balanços... aí já é outra questão, n é o preço dos planos mas sim os benefícios q estão a quem.

          • Como é certeza? Só diminuiria se quem está no ultimo plano mudasse (os que estão acima não mudariam já que existe um preço menor e estão em um plano acima). Já disse, não tem como chutar aqui o efeito de um plano mais barato no mero achismo, pois também não sabemos quantas adesões conseguiríamos e qual seria o preço praticado.
            SRN

          • N é achismo, é mercado... além disso, os benefícios atribuídos a cada um dos planos teriam q ser modificados já q o último plano é bem básico.... em relação às adesões q ganharíamos teriam q ser muito mas muito grandes para compensar a perda inicial... esses estudos provavelmente já foram feitos.

          • Ainda não vejo onde seria a perda, se vc der benefícios para o atual ultimo plano, seja uma prioridade a mais, ou um desconto a mais e mais e diminuir para uns 20 reais o último plano (que seria o novo) só me mostrando em dados que teríamos perda, pq na teoria não vejo como abaixaria a arrecadação.
            Como já disse sua perda só aconteceria se as pessoas mudassem do atual ultimo plano para o novo ultimo plano e número de novos sócios fosse menor que essa mudança.
            SRN

          • Se for der prioridade para o último, vc tem q dar para os planos acima e isso implica em custos, o q vai fazer esse retorno bem mais longo.... pode haver um efeito cascata tbm com o aumento de prioridades, por exemplo, se o q está acima só precisar de uma prioridade ele vai para a inferior já q terá uma prioridade e assim sucessivamente.

          • Mas ai depende muitos das vantagens que seriam dadas..se fosse para fazer seria algo pequeno, uma alteração de desconto algo que impactasse o menos possível no custo operacional. Como disse são necessários dados para provar qualquer teoria. Fato é que estamos muito abaixo do potencial da nossa torcida e que um dos fatores mais discutidos é o preço para quem mora fora do Rio que vai em poucos jogos ou mesmo nenhum jogo no ano.
            SRN

          • O difícil foi fazer o torcedores entenderem que, esse é o valor "justo" que o clube entendi como viável, otimizado e valorizado pelo produto à ser "consumido"!

        • Economia administrativa, chama-se! Arrecadação e otimização!

    • Um estadio proprio ajuda e muito. Todos os clubes que estão na frente possuem estádio proprio. O Flamengo é a unica exceção. O estadio proprio ajuda na venda de pacotes e vouchers. Por isso que Parmera e Curincha mantem boas medias de publico. Com o estadio da ilha, creio que aumentara mais ainda, desde que a diretoria siga os mesmos exemplos desses clubes citados.

      • Acredito que a melhor forma de angariar mais sócios (a verdade não acho que seja só o próprio estádio em si...e sim uma definição melhor de onde seriam os jogos com uma maior antecedência..o estádio próprio nos daria uma arrecadação maior com certeza), seria dar mais benefícios para sócios torcedores Off Rio, pois aqui em Brasília tem até muitos jogos, mas em outras praças nem tanto e estes sócios acabam sendo apenas sócios "doadores", pois poucas vezes vão para o estádio e aproveitam o melhor do sócio torcedor.
        Esse esquema de pontuação dos paulistas, estilo milhas, é interessante para sempre manter a arrecadação de bilheteria e estádio cheio.
        SRN

Notícias recentes

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Jogador equatoriano rasga elogios a atacante do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo neste domingo, 17/11/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 17 de novembro O calendário do futebol nacional…

17/11/2024

David Luiz ‘cobra’ Wesley antes de treino do Flamengo; veja vídeo

David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…

17/11/2024