Lagardère e consórcio Maracanã (Odebrecht) devem assinar nesta sexta-feira um “memorando de intenções”, que oficializará prazo e condições para apresentação de uma proposta firme de compra da concessão do estádio. Isso praticamente sela a aquisição pelos franceses, que pagariam, parceladamente, R$ 60 milhões pelo direito de gerir e explorar a “arena”. O governo do Estado do Rio de Janeiro habilitou a empresa em janeiro, quando entrou na disputa pelo palco da final da Copa, que deverá gerir até 2048.
Assinado o documento, levará mais 20 dias para a evolução do memorando até o contrato. Depois serão necessários cerca de dois meses, a partir da assinatura do documento, para a transição que deve representar a entrega das chaves do “New Maracanan” à Lagardère. Como o Flamengo se recusa a lá jogar sob a administração da empresa, corre risco de sofrer “asfixia” na busca por locais onde atuar durante a temporada 2017.
Em 23 de março, o clube emitiu nota oficial — clique aqui e leia — na qual é categórico: “O Flamengo reforça mais uma vez que não fará nenhum tipo de negociação com a Lagardère e seus parceiros comerciais. Nossa experiência com eles evidencia uma total incompatibilidade com os princípios e valores do Flamengo”. E aí surgem situações que, nos bastidores, chamam a atenção pelo repentino maior rigor de fiscalização.
Desde que o clube chegou a um acordo com o consórcio encabeçado pela Odebrecht para enfrentar o San Lorenzo no Maracanã, ações fiscalizatórias têm sido mais assíduas. Na oportunidade, o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) apareceu de maneira repentina e questionou a reabertura do Maracanã, que parecia ameaçada. O impasse teve grande repercussão, mas após uma inspeção, deu o ok.
Há dois dias, o Corpo de Bombeiros decidiu interditar todo o setor leste superior pela falta de cadeiras. A interdição valeu para o jogo de ontem, entre Fluminense e Liverpool do Uruguai, pela Copa Sul-Americana. O Flamengo não vendeu ingressos para o local e promete reparar o problema até a partida de quarta-feira, contra o Atlético Paranaense, pela Libertadores da América.
Hoje, a Folha de S. Paulo publica matéria sobre a “reconstrução de um canal pluvial que passava ao lado do campo criou um buraco entre as duas arquibancadas temporárias no estádio localizado na Ilha do Governador”. O clube minimizou o fato ao emitir nota assegurando que a “obra segue em curso com total respaldo técnico e total nível de segurança e tem previsão de término no fim de abril”. Em 2016 o Botafogo montou arquibancadas no local onde mandou vários jogos da Série A e Copa do Brasil.
Administrado pelo Botafogo, o Nilton Santos, ou Engenhão, deixou de ser opção para os rubro-negros por conta da incompatibilidade entre as diretorias dos dois clubes. Além disso, no Brasileirão (começa em 13 de maio), não será permitido mandar jogos fora do Estado onde a agremiação está sediada. Em suma: se o Flamengo não viabilizar a Ilha a tempo, poderá ser “forçado” a negociar com a Lagardère a partir de junho, julho, quando o estádio poderá estar nas mãos da companhia que tem matriz em Paris.
Uma das barreiras entre Flamengo e Lagardère era a parceria com a BWA, empresa com a qual o clube se recusa a ter qualquer relacionamento comercial. O blog ouviu a assessoria da organização francesa no Brasil, que assegurou: se ela assumir o Maracanã, os rubro-negros poderão mandar seus jogos no local fazendo a chamada operação das partidas, ou seja, cuidando do funcionamento do estádio, venda de ingressos, etc. Sem BWA! Contudo, nem assim os dirigentes da Gávea admitem um acordo devido a outras questões.
Na prática os obstáculos não se limitam à BWA, como explicou em 26 de março o jornalista Rodrigo Mattos em seu blog — clique aqui e leia. A questão não é financeira, mas de alinhamento, de não fazer negócios com a empresa pelo perfil apresentado no Brasil, a partir daqueles aos quais se associou no país.
Faz sentido. No entanto, o Flamengo pode ser sufocado. Se adiante, por alguma razão, não puder jogar na Ilha do Governador, será empurrado na direção do Maracanã e dos franceses. Ou terá que ir para Volta Redonda, por exemplo. Mas se alcançar fases decisivas da Copa Libertadores, precisará de um estádio para pelo menos 40 mil pessoas. No caso, seria Maracanã ou uma cancha em outro Estado, o que dependeria de aprovação da Confederação Sul-americana e concordância com outros clubes.
Assim, enquanto os franceses se aproximam do Maracanã, o Flamengo faz sábado, contra o Vasco, sua primeira “despedida” do estádio. Mas se ficar “asfixiado”, pode se ver obrigado a voltar atrás. Uma queda de braço que ameaça se esticar pelos próximos meses e mostrará se foi boa a estratégia de Eduardo Bandeira de Mello, ao afirmar que com a Lagardère seu time não volta ao estádio.
Vejamos se o presidente rubro-negro saberá fazer como Alexandre Kalil, quando à frente do Atlético. O time carioca tem o seu “estádio Independência” na Ilha, para jogos menores. E precisará, provavelmente, saber negociar jogo a jogo para usar o Maracanã quando lhe convir e de maneira que valha a pena. A experiência atleticana nos embates com a Minas Arena, que gere o Mineirão, vale como referência.
Blog do Mauro Cezar Pereira, do ESPN.com.br
Não é interessante para ninguém fla jogando fora do Maracanã !! Fla arrecada mais q os 3 do rio juntos !! Andando na libertadores e com campanha boa no brasileirão vão ter 50 mil jogando contra qq um
Vc tem certeza disso, no último jogo do fla com casa cheia o Fla so faturou 700 mil de uma renda de 3 milhões e muitas outras vezes isso já vinha acontecendo oque Flamengo paga pra jogar e muito so pra vc ter uma ideia só pro Flamengo leva um jogo pra Brasília sem saber se vai ter torcida ou não o estádio ja paga e 1 milhão e foram muitos outros lucros q o fla tem ou seja e bom na parte financeira leva jogos pra fora mas agora com a Ilha isso vai mudar pode ter certeza SRN
Que isso hein, a que ponto chegamos, o patético vai ser nossa referência, bom fazer o que né, é hora de todos os rubro negros colocarem a cabeça no lugar, o que está ocorrendo é uma tentativa descarada de explorar o Flamengo, não adianta reclamar da nossa diretoria, é hora de lutarmos por um objetivo em comum que é o crescimento e fortalecimento do clube, sugestões cada um vai ter a sua, críticas virão de todos os lados, inclusive de pessoas que só querem tumultuar o ambiente, mas não devemos perder o foco, a batalha será árdua, mas se quisermos nos impor e não ceder a esses canalhas devermos estar unidos em prol do Flamengo.
OBS: Por mim dava uma de louco no Brasileiro e não disputava os jogos, quero só ver a merda que vai dar.
SRN #VaiPracimaDelesMengo
Kalil é um crápula, mas o Mauro tá certo em usá-lo como referência.
Não baixa a cabeça para ninguém FLAMENGO!
#VamoqueVamo
Twitter do Vice-Presidente de ADM do Flamengo Rafael Strauch: https://uploads.disquscdn.com/images/cfa53f26c232aae994da7b85f7d1cd13b363c84ab734fc1f0c869d3f512c2cbb.jpg
Agora que MENGÃO SUPREMO está nessa frente de batalha, agente jamais poderemos cogitar em abandonar essa ideia EBM e CIA! MENGÃO tem de gerar riqueza para MENGÃO e não para terceiros!
Imagina se fossem as “competentes” direções antigas (Patrícia, Kléber, Edmundo e Márcio) encarando esses problemas… &;-D
Quero imaginar não Ednei, se não vou ter pesadelos a noite. kkkkk SRN
Perfeito..
Nem um jogo do brasileiro no maracana.
Concordo.
Vamos ver quem pisca primeiro
Realmente, em jogos que deverá levar mais de 40 mil na liberta só tem o maracanã para jogar, eae como faz? Será que essa vitória dos franceses era inesperada?
Tem a opção de mandar pra outro estado, Brasília por exemplo.
Fla pode mandar o jogo em outro estado, desde que informe a Conmebol com 10 dias de antecedência e ela (Conmebol) e o adversário do Fla concordem com a decisão.
Quem vai ficar asfixiado sao eles, nao o Fla. O maraca sem o Fla vira elefante bco.
No final vai dar tudo certo,estado do rj está quebrado e pezao quer propina não adianta bandeira fazer pressão que o governo não irá ceder a outra administradora meteu o pé por causa da safadeza como está sendo conduzida a negociação.
Maracanã sem o Flamengo não será rentável vai virar casa de show mas quando não for seu mando será obrigado a jogar no maraca um exemplo é o botafogo que com certeza no br17 irá mandar seu jogo no maraca só de sacanagem.
E so a torcida não comparecer e pra quebrar msm essa empresa
Pode boicotar… ACABOU O MARACANÃ. PODEM PARAR COM JOGUINHOS.
#NÃO ACEITO MAIS O FLAMENGO NÃO TER ESTÁDIO!
Lucas sinceramente pra rubro-negro não ir ao maraca nessa questão só se a diretoria liberar o mínimo pois se liberar 10% a torcida compra se liberar 50% a torcida compra.
SRN
Basta olhar o Maraca que a gente percebe, temos crédito em Niterói e a diretoria estava preparada, Flamengo tem casa no Brasil todo, onde for é casa cheia, jogos grandes viaja, jogos pequenos se faz na ilha até um ameba torar a pata do Pezão…chama Moro que isso rapidinho é resolvido! Tem maracutaia das grandes no Maraca, por isso que a diretoria tem essa postura.
Nossos governantes são muito traíras, falsos! Outro dia o grandão da F-1 quer tomar o Autòdromo de Interlagos de Dória, temos que começar a se libertar dessa cólera que só vivem entregando pedaços do país aos Europeus e eles cobrando absurdos de impostos nos pedágios de rodovias defasadas!
Aqui no Nordeste vc vai e vem da Bahia ao Maranhão pelas mais lindas praias do Brasil de carro sem gastar 1 centavo com pedágio, só comendo, bebendo e gozando a vontade pelo litoral Nordestino de carro, de ônibus só de boa hehehe…fica a seu critério!
Aqui em Maceió é assim ó!
https://uploads.disquscdn.com/images/bd23f1c32369928505ac002c608158bb663736d946e7e469872c54de9dc115f9.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/d50e87c6b672e6ac635e3817c49b65c2089ae8f4a1f37d572805deed5be4d17b.jpg
Maceió é muito bonito…
Não é pq sou Alagoano, mas é muito bonita cara Maceió, as praias de seu litoral é show hoje moro em Sergipe a 2 anos, mas tomei muito banho nessas prais e tomei todas na orla muito bela õ saudades kkkkkkkkkkk se tiver oportunidade, vai lá cara, limpinha as praias e tudo pertinho!
Eles é que vão sofrer, eu acho que a diretoria já estava preparada caso isso acontecesse, espero rir muito vendo o quanto eles vão sofrer com o maracanã sem o Flamengo dando prejuízo.
A diretoria do Flamengo vai ter que ter muito estômago e coragem para entrar no entrevero que vai se criar daqui para frente. A coisa pode ficar feia, baixo nível. Nível política brasileira.
Bandeira que abra o olho com eles.
Infelizmente, terá que tentar um acordo político com um dos manda chuva, oferecer apoio a candidatura…
Vamos ver quem ri por ultimo.
Asfixiado? Algo quê já esperávamos!! Asfixiados vão ficar eles agora, todo mês a conta chega, aí veremos quem é quem!!!
A CBF proibiu jogos fora do Estado no brasileirão? Se sim, a máfia é Grande!
Sem falar que parece que o Botafogo proibiu o Fla de jogar no engenhao, e teve a dívida quitada com a Odebrecht, como contrapartida…
Acredito que o Fla será obrigado a usar o Maraca de acordo com a importância do jogo. Mas assinar NUNCA! SÓ ALUGA QUANDO FOR O JEITO!
O FLA DEVERIA TER UM PROJETO NO ESTILO DO ANTIGO MARACA, MAS DE FORMA MODERNA. COM CAPACIDADE PARA 60 MIL…MAS SERÁ UMA GUERRA!
Concordo, estádio ideal pro Fla é de 60 mil pessoas, nem que seja um pouco mais simples aí com o tempo vai melhorando, assim como fez o Atlético PR.
Pai do céu… Perdão de dúvidas, falta de política de saneamento orçamentário, assalto ao PROFUT, mudanças nas cotas de TV… blá, blá, blá…”Parabéns” carecas por terem sido bois de piranha da tal reforma do futebol.O Fla faz o dever de casa, se destaca mas ao final…Todo mundo passa com louvor sem esforço algum.
Tô falando…Rhum…O futebol brasileiro é um banco de areia movediça.
James,
Esse imbróglio todo, só com muito rum!! 😀
Um Forte Abraço.
Demais, André! Saudações!
A que ponto chegamos, ter o Galo como referência na briga deles com a administradora do Mineirão. A diferença é que eles estão 2 anos na nossa frente, eles ja tem o terrenos, ja tem o projeto, ja tem a construtora e no final do ano passado ja entraram com os pedidos das licenças para começar a erguer a sua Arena com capacidade para 50 mil pessoas. Nos ainda corremos atras do terreno.
Outra vantagem competitiva deles é que o presidente deles é prefeito, no nosso caso os políticos vão nos forçar a não ter estádio, em suma, nossa situação é delicada.
asfixiado vai ficar essa francesa sem o flamengo kkkkk e falo sério. Ou fazem show atrás de show ou vao ter preju.
Ridículo.. este “Desgoverno do Rio” é podre como a maioria dos orgãos publicos no Brasil.. mas o problema é q lá eles querem prejudicar sempre o Flamengo.. como é q pode um negócio desses.. aliás não vejo qual orgão apoie o Flamengo, são todos fdps..
CBF e demais clubes fizeram na surdina uma medidinha rateira para não permitir o Flamengo sair do Rio para mandar seus jogos no Brasileirão desse ano. No STF, o tal ministrozinho Marco Aurélio quer ratificar o titulo de 87 para o ‘Ixportí’ safado, pois o Ixporti é campeão sim, da segunda divisão daquele ano. Flamengo terá mesmo que brigar sozinho, mas sozinho não estará, estará acompanhado de 40Milhões de torcedores apaixonados e que deveriam nunca votar nestes pilantras q querem prejudicar o Flamengo a todo custo, seja ele quem for. Estádio? Será uma nova batalha conseguir construir um.. seja onde for haverá antis. Tenha Fé Flamengo!
Volta Redonda… &;-D
Deus me livre!!!…O estádio mais frio, e a torcida mais desanimada do Brasil….
Eu fico puto é os outros clubes do RJ se submeterem a atravessadores, muita falta de vergonha na casa, principalmente do flu…
Mesma situação é a respeito da taxa da FERJ, em lugar nenhum do Brasil se cobra 10% só aqui, ae inves do outros grandes entrarem na briga pra reduzir pra 5% , resolvem abaixar a cabeça, não da pra entender…Enfim, é flamengo contra tudo e contra todos, rumo a 100 mil ST . Dane se essa federeção de merda e seus filhotes de merda. Em 2018 tem eleições é obrigação pressionar todos os candidatos para viabilizarem e nao boicotarem a construção do nosso estadio
sai satanás agorento duma figa vai te catar bicho nojento deixa o mengão em paz
Esse é um risco que o Flamengo corre, mas no lugar do Presidente não voltaria atrás.
Realmente é hora de brigar pelo nosso estádio. Não quer dizer que não vamos fazer jogos pontuais no Maracanã, mas sempre com o projeto do nosso estádio andando, sem isso seremos eternamente chantageados pelos donos do poder em qualquer momento….é a hora de marcar posição….se preciso jogaremos em Volta Redonda ou Macaé…mas só vamos ao Maracanã naqueles jogos imprescindiveis…
Joga em Volta redonda, qualquer lugar, menos no Maracanã mais… todo Carioca adora o Maracanã, mas o Flamengo precisa dar um passo e esquecer o Maraca… Chegou a hora de correr atrás de um patrimonio próprio porque ficar a mercer dessa pilantragem que fazem com o Maracanã é um absurdo!
Perseguição discarada!
Pessoal,
Se a máfia impuser ao Flamengo o peso opressor do Estado, teremos a médio prazo o duelo de tostines:
O Flamengo se asfixia porque não tem o Maracanã ou o Consórcio se asfixia por não ter público que uso o estádio.
Ainda vejo que existe um “player” nessa história que talvez não tenha se posicionado nesse tabuleiro: a televisão.
SRN
ISSO É INVEJA! ATÉ O CHORAFOGO QUER IMPEDIR O FUNCIONAMENTO DA ILHA, TIME MINUSCULAMENTE CHULUUUUUUUUUUUUU
Mesmo que o Flamengo faça 1 ou 2 jogos por mês no Maracanã por força da necessidade o Maraca ainda terá prejuízos. Vamos ver que fica asfixiado primeiro. SEM Maracanã e com a renda de público muito baixa por causa de ter que andar, ano passado o Flamengo teve mais de 500 milhões de receitas.
Se o flamengo anunciar que vai partir pra construção de um estadio próprio, pode negociar com os franceses
Antes de anunciar construção tem que ter autorização do governo do estado
Fique tranquilo, o Flamengo está se tornando um clube com uma imagem tão boa, de tamanha credibilidade e moral, que já está chegando ao ponto de que essas virtudes, aliadas ao excelente capital financeiro, irá ser a força necessária para que o empenho de qualquer projeto se torne concreto.
Está chegando o momento de que não precisará mais de muito esforço pra ter reconsiderada ou revogada qualquer decisão negativa de um “guvenadô” imoral e mequetrefe, por total falta de fundamentação.
O próprio Flamengo, dentro dos limites legais, será ele mesmo a força necessária pra ter qualquer autorização.
Simples. Jogue no Pacaembu ou em Cariacica. E asfixiem os franceses e esse governo covarde.
Concordo! Pacaembú lota e Cariacica da mesma forma!
No brasileiro só pode jogar no estado do Rio, considerando que proibiram a venda de mando de campo. Na Libertadores, a partir da próxima fase, o Mengo vai ter que jogar no estádio que escolheu como sede, no caso, é o maracanã e o pior, o estádio só pode ser usado se tiver capacidade mínima para 40 ou 45 mil. Nem é possível cogitar o engenhão, que o bostafogo não libera para o Fla. A situação tá difícil. O que me tranquiliza é que nossa Diretoria é competente e, creio, saberá enfrentar essas dificuldades.
O Flamengo pode mudar de sede a partir das oitavas. A obrigação de ficar no Rio é apenas na primeira fase porque foi o local optado para tanto.
Não sabia. Valeu pela informação.
O Flamengo tem que parar de palhaçada e negociar com os Franceses. Em paralelo, busca parceiros para construir um estádio para 60 mil pessoas. A Ilha só serve para jogos do campeonato carioca, Copa do Brasil nas fases iniciais . Para o Brasileirão só para poucos jogos.
Palhaçada um caramba. A Lagardére quer fazer do Flamengo sua p*ta e você quer receber essa pimbada por trás assim tranquilamente ? O Flamengo é maior que Lagardére, Governo do Rio e todos esses entraves, tem que manter a palavra e gerar um rombo nessa empresa.
Não é palhaçada. É administração transparente e honesta. O Bandeira ta consolidando o terreno que faz de hoje um dos clubes mais confiáveis. Isso vai atrair patrocínios e acima de tudo, vai aumentar sua credibilidade.
Meu amigo… tudo isso faz parte de um projeto que vai levar, a curto prazo, o flamengo a ser um dos maiores clubes do mundo.
Sou rubro negro. Mas eles ( lagardere e Governo) estão muito confiantes nessa concessão, acho eu q a intenção é fazer nosso clube refém deles.
Motivos:
Retorno q o fla vai dar.
Governo n vai liberar qqer obra q diz respeito a estádio para nós.
Então meus amigos , vai ter guerra. E digo mais: Estádio na Gávea nem pensar. Enquanto o maraca n estiver vinculado ao fla por contratos para beneficiar empresas estrangeiras, o nosso glorioso governo FDP vai continuar a impedir qqer intenção de fazer o fla ser independente.
Eu sou Flamengo ate morre ” não moro Rio janeiro //em 2018 tem eleição vota no cara certo a galera do Mengão e hora de ajuda nosso Mengão ” Flamengo ta rumo certo ”
Vamos q vamos Mengão.
O resto so é choro kkk #vascmerdakk #botmerdakkk #flumerdakkk