Pela segunda vez no ano, o Flamengo saiu do Rio de Janeiro para disputar um jogo de Libertadores. Pela segunda vez, foi derrotado. Isso é – e tem de ser – o principal. Claro que, como torcedores, podemos apontar culpados, por um pouco na conta da sorte e até destacar pontos positivos. O que não podemos é achar que está tudo bem com um time que manda no jogo e perde.
Contra a Universidad Católica foi assim. Embora não tenha criado chance clara de gol, o Flamengo dominou a partida. Sem jogar nada, em um estádio calado – embora cheio –, os chilenos ganharam. Imprensa, torcida e a própria equipe do Flamengo reagiram bem. Lamentaram os gols perdidos e usaram a mais dada desculpa do futebol moderno: “a bola parada”. Houve um consenso zelado de que o azar havia sido o protagonista da derrota, embora a sorte tenha nos sorrido quando Rafael Vaz entregou a bola a Santiago Silva.
Nesta quarta, diante do Atlético-PR, o desfecho foi o mesmo, por mais que o jogo tenha sido diferente. Nos primeiros 7, 8 minutos, sufoco absoluto atleticano. Pressão, chute na trave. Perdemos boa chance, em contra-ataque de Guerrero, e equilibramos as ações. Aí veio a tal “bola parada” e Alex Muralha falhou clamorosamente. Fomos para o intervalo com o 0 a 1 nas costas.
Você já ouviu falar em José Ivaldo? 20 anos, zagueiro do Atlético-PR. Improvisado na lateral direita, mesma faixa do campo onde atuaram Trauco, Renê e Rômulo. Nada o Flamengo fez por lá. A ala esquerda do time era improdutiva, uma vergonha. Vergonhosa também a quantidade de bolas bobas perdidas. Passes de 5 metros tortos e displicentes, tabelas que deixamos de criar por erros de um fundamento básico. Guerrero é um leão, amarra a defesa, chama o jogo, mas peca demais em passes simples por excesso de confiança. Com tudo isso, sem Diego e com Gabriel titular (Zé Ricardo não desiste), só deu Flamengo no segundo tempo.
A bola era nossa, o Atlético-PR mal conseguia passar da metade do campo, e nada de o Flamengo ameaçar, de verdade, o gol de Weverton. Aos 25 minutos, troca dupla. Saíram os piores jogadores de linha em campo – Renê e Rômulo –, entraram Matheus Sávio e Leandro Damião. Melhora nítida no time. Bem mais à vontade que no jogo do Maracanã, Sávio foi bem. Pela esquerda, cruzou forte demais para Damião. De volta à lateral, e sem as duas âncoras, Trauco cresceu de produção. Também acionou o centroavante, mas a bola subiu muito e – mesmo sem goleiro – ficou difícil para Damião testar para baixo. Já pela direita, Gabriel levantou para mais um cabeceio de Damião. Dessa vez, ela foi no travessão e Guerrero não conseguiu aproveitar o rebote. Mas a grande chance foi com Gabriel. Pará o deixou na cara do gol… E aí Gabriel foi Gabriel. Poderia ter dominado, resolveu pegar de primeira, com a perna ruim. Bola para fora. Na primeira chegada real, aos 42’, o Atlético-PR marcou. Descontamos, com Arão, e acabou aí.
Venceu quem fez mais gols, e o abstrato “jogar melhor” novamente de nada adiantou. O pós-jogo foi igualzinho ao da Católica: lamentar a derrota, e “celebrar o bom futebol”. “O time está de parabéns. Só faltou capricho, faltou aproveitar melhor as oportunidades”. Outra vez, parece que está tudo bem, tudo sob controle. Não é assim. De novo, o Flamengo perdeu fora. Dificilmente quem ganha todas como mandante e perde todas como visitante é campeão. A verdade omitida é que, sem ser na bola cruzada/parada – mesmo com Diego em campo – raramente esse time deixa alguém em plena condição de balançar a rede, seja qual for o estádio.
Podemos nos classificar na quarta-feira que vem, sem pontuar fora de casa, caso vençamos a Universidad Católica – no Maracanã – e o Atlético-PR não perca para o San Lorenzo, em Curitiba. Não podemos, de forma alguma, achar que “tá no papo”.
Ah, que blogueiro exagerado, pessimista!
Não sei se pessimista é o termo exato, “traumatizado” cabe melhor. Nos meus 26 anos de vida, vi o Flamengo disputar 6 Libertadores. Todas com final vexatório. É inadmissível cair pela terceira vez seguida na fase de grupos. E para avançar, precisaremos vencer. Jogando bem, melhor ainda. Mas o necessário é a vitória. O bom desempenho é fundamental, porém não pode ser colocado acima do resultado.
Sem salto alto, sem oba oba, sem se preocupar com a final do Estadual. Esse ano, nosso sonho é maior, extrapola o Rio, extrapola o Brasil. Na hora do mata-mata, não vai dar para depender do resultado de ninguém. Com os pés no chão, chegaremos lá.
Marcos Almeida
Fonte: Nosso Flamengo
Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…
Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…
Flamengo terá três janelas de transferências em 2025 Gabigol está de malas prontas para sair…
Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…
De La Cruz tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2028 O nome de…
Flamengo ainda tem chances matemáticas de título no Brasileirão O Flamengo ficou apenas no empate…
Ver comentários
Eduardo da Silva não ganhou uma da zaga do Flamengo e não chutou uma bola, o que demonstra suas limitações, mas quando domina a bola, tem passes precisos. Isso faz uma grande diferença! Flamengo dá passes imprecisos e finaliza mal. Isso só já explica perder para o limitado Atlético Paranaense.
o lado esquerdo do flamengo ontem nao existiu nao era pra tirar o marcio araujo deixava so ele como volante e adiantava o time o romulo nao da tem um monte de atacante e so joga com cabeca de area, zé e horrivel como treinador.
É isso aí, to cansado de ouvir do treinador, jogadores e jornalistas dizendo: "o Flamengo jogou bem, criou muitas chances"... o que adianta jogar bem, criar oportunidades claras (Gabriel FDP) e não ganhar jogo. Quantos campeonatos vamos perder jogando bem... que jogue mal, mas ganhe a porta do jogo carai...
Eu não aguento mais ver o Zé Ruela escalar o Gabriel, Marcio Araujo e Vaz. Amigos não tem condição do Flamengo jogar bola com o Vaz na Zaga. E digo mais os erros do goleiro Muralha estão aumentando a cada jogo.
Muralha está assustador... errou completamente o tempo de bola... ficou na metade do caminho, a bola deu um balão enorme e mesmo assim ele não conseguiu voltar? horrível, absurdamente pateta... como diz o Faustão: fez que ia e acabou fondo!
Não sou defensor do MA... mas entendo que ele cumpre seu papel no time... O Vaz eu nem comento pq só sabe dar chutão... mas Gabriel e Muralha no time já deu. O Muralha piora a cada jogo e o Gabriel continua o mesmo.
SRN
Olha, tou começando a achar que é melhor banir a expressão "perdeu jogando bem"; só deveríamos falar que jogou bem se ao menos empatar o jogo; se perder é porque jogou mal, necessariamente; acho que ajudará o time a sair (ou não entrar) em comodismo.
Gabriel não dá mais para aceitar, a bola bate nele e ele cai, é impressionante! Fora os passes para trás.
E quanto ao Muralha, está devendo já faz um bom tempo.
Durante o campeonato brasileiro do ano passado já se percebia a dificuldade do Flamengo em marcar gols.
Tinhamos o Guerrero e os pontas Everton, Cirino, Gabriel, Fernandinho e um cara que eu nunca soube direito o que fazia no Flamengo - Sheykira.
Todos esses meias-atacantes, e mesmo nosso centroavante peruano, se comprovaram exremamente incompententes na tarefa de concluir a gol.
Começa o ano de 2017 e Guerrero, tenho que reconhecer, melhorou razoavelmente seu rendimento.
MAS E OS TAIS PONTAS QUE DEVERIAM FAZER COMPANHIA AO MESMO NO ATAQUE?? CONTINUAMOS NA MESMA MERDA.....
Vejam só:
Conseguimos nos livrar de
- Fernandinho (hoje reserva no Grêmio???),
- Sheykira foi para pqp,
- Cirino foi dar caneladas na bola lá no Sul do Brasil.
Mas, INFELIZMENTE, sobraram:
- Everton: quando joga??? quantos gols ele já fez na vida?
- Gabriel: Sem comentários. Por que ainda está no Flamengo meu Deus?
- Berrio: é um Cirino colombiano. E ainda tem o azar de ser expulso.
infantilmente.
Para quem sonhou com Marinho ou Vitinho no ataque, essas opções aí acima são terriveis.
Outra coisa: que ****a de goleiro é esse Muralha?? A cada dia parece que esse cara piora....
Exato companheiro, ter os pontas que apenas marquem é pouco. Não dá, precisa de alguma coisa a mais, qualquer coisa. O Peteleco é muito nulo, não dribla, não chuta, faz passes apenas para trás, a bola bate nele e ele cai, num pode estar em campo apenas para "marcar lateral", isso o Rodinei e/ou Trauco fazem, e muito melhor que ele. Na boa, Peteleco em campo é inadmissível! 4 anos disso é chacota.
esse ze ricardo vai matar o guerreiro de correr, ele tem de marca cruzar e fazer gol,, o arao quando foi convocado pra selecao viram a dificuldade dele em atacar e o mesmo n flamengo o unico que nao se esconde do jogo e marcio araujo todas as bolas passam por ele, muralha foi muito valorizado enao e tudo isso, ele nunca soube o que e fazer uma ponte as bolas faceis ele simplesmente afasta romulo nao existe , traauco e ala nao meia, quando gabriel e pra compor elenco nao titular, um bom elenco tem o flamengo mais o treinador tem medo de ganhar os jogos,
mano tira o gabriel e bota sei la bota qm quiser bota o rodinei entra vc msm ze ou n bota ninguem deixa 10 em campo mas tira essa disgraça!
E por aí mesmo!!!km coloca o Thiago na linha!!!mas manda esse Gabriel lá para.....sei lá aonde!!
Melhor colocar o Thiago no gol pq o mlk é bom na estreia dele não me lembro contra quem cada lançamento que o mlk deu!
Se perder quarta,bye bye libertadores...Se bem que acho que com esse bosta no comando não vamos longe,enfim...Os iludidos amam ele,fazer oque...
Pois é, desde o final do ano passado que falo que Zéruela, não daria nenhum titulo.
Aí tá apelando cara vamos perder não o negócio agora é o patético ganh do San Lorenzo
Não acho que a eliminação de 2010 tenha sido vexatória.
Concordo com muita coisa, mas mesmo é preciso lembrar que não precisamos ganhar nenhum jogo fora de casa para sermos campeões.
Se o patético não abrir as pernas!
Classificação final
Patético 10
Flamengo 9
Católica 8
Time do papa 7
Agora acerta os numeros da loteria
Mano, olha o nome do cara, ele é o profeta.
kkk
(mas ele está certo)
So os dois rubro negros ganharem na próxima rodada e é tapa na xereca
6,11,23,37,39,55
Então vc ja declara que o Mengão perderá nabargentina certo?
Não exatamente pq tinha analisado errado se o patético vencer a próxima e nos também ja estaremos classificados
2 derrotas mas infelizmente na principal competição...