Notícias

Novo Savio do Fla se credencia como aposta caseira na vaga de Diego

A vida do garoto Matheus Savio é uma gangorra desde que chegou ao Flamengo em 2014. No ano seguinte da chegada à Gávea ele teve a primeira oportunidade no profissional, mas voltou para a base e só subiu de vez este ano. Agora, no momento em que Diego, estrela do time, passa por momento delicado – vai passar por uma cirurgia no joelho direito neste sábado -, aparece a nova chance. O jogador substituiu Diego no meio do segundo tempo e deve seguir no time.

O jogador é a aposta caseira do técnico Zé Ricardo para a função. Na crescente mais uma vez e com mais espaço, Savio – que não tem nome inspirado no ídolo flamenguista dos anos 1990 – passou à frente da concorrência e é o mais cotado para substituir Diego contra o Botafogo, na semifinal do Carioca. Savio completa neste sábado 20 anos – o aniversário é na data da cirurgia de Diego. Os destinos de craque e promessa se cruzam em período crucial do Flamengo em 2017.

Natural de Brodowski (SP), Savio fez sua estreia no profissional com 17 anos, na vitória por 2 a 0 sobre o Naciolnal-URU, amistoso para a despedida de Léo Moura, no dia 4 de março de 2015. Na época, foi o técnico Vanderlei Luxemburgo quem lhe puxou da base. Em quatro jogos, já somava três gols, com direito a um em Fla-Flu.

O jovem iniciava uma trajetória promissora no primeiro ano de sub-20 e já a serviço dos profissionais. Mas, como não é raro com muitos jovens em ascensão fulminante, deslumbrou-se e caiu de produção. No segundo semestre de 2015 ele voltou para os juniores. Foi campeão da Copinha em 2016 sem destaque – embora tenha sido decisivo na final com o Corinthians -, ficou com a camisa 10 durante a temporada inteira, mas não estava satisfeito. Não foi utilizado num jogo sequer por Muricy Ramalho, Jayme de Almeida ou Zé Ricardo na temporada passada.

Trabalho psicológico

A freada na carreira desmotivou Savio, e a empresa que gerencia sua carreira, a Magnitude Brazil, resolveu investir num trabalho de coaching para o jogador. Ou seja, trabalharam o psicólogico do atleta. Deu certo. Motivou-se, foi convocado para o Sul-Americano Sub-20 e subiu definitivamente aos profissionais em janeiro de 2017. Começou atrás de Lucas Paquetá, principal meia do Flamengo no tri da Copinha e outra promessa rubro-negra, mas disputa espaço com o amigo pouco à frente.

Responsável pela promoção de Matheus Savio ao time profissional, Luxemburgo observa o crescimento do atleta e destaca uma característica que já pediu a outros de seus pupilos, como Robinho, por exemplo: o ímpeto para finalizar. Para Luxa, Savio pode atuar em qualquer posição no setor ofensivo.

– Eu o vi pela primeira vez num treino do time reserva contra os juniores. Quando bati o olho, vi um jogador de muito potencial, habilidoso e que gosta do gol. Talento nato. Ele é mais atacante, apesar de também poder fazer a função do meia. Ele pode atuar tranquilamente naquelas três funções por trás do atacante mais de área, seja pela direita, pela esquerda ou por dentro.

Savio tem quatro gols em 15 jogos como profissional. Na atual temporada, marcou um de pé esquerdo contra o Bangu, na vitória do Flamengo por 3 a 0.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Falta a ele mais vontade, assim como falta no Adryan. Tecnicamente, não deve nada a Mancuello que veio a peso de ouro.

    • n concordo q falta vontade... correu bastante e colocou o cirino na cara do gol e mais uns bons passes contra ao atlético pr.

  • Sávio tem qualidade mas para mim o Paquetá teria que ter preferência se forem usar um dos dois contra o chorôrô fc, pois é meia de ofício (Sávio é meia-atacante), tem um passe e uma visão mais apurada (Sávio pra mim é melhor só no chute) e já mostrou qualidade nas oportunidades que teve.

    • Concordo, o Paquetá tem mais noção de armação e distribuição de jogadas de todas as opções. É mais meia... E o M. Sávio sabe chegar mais na área, e tem "bom" chute. Acho que o problema agora, e achar o tempo certo para lançá-los. Com certeza, os dois tem mais potencial que o Mancuello. Esse, além de enganador, pipoca nos momentos mais decisivos.

  • O Flamengo não perdoa mesmo a oscilação de um jogador da base.

  • Muito cru ainda pra jogar libertadores.. tem que entrar aos poucos no brasileiro pra poder pegar bagagem. Entre os meias da base, o Paquetá é o que se saiu melhor nas oportunidades que teve, merece uma chance na minha opinião...

    • No sul americano o Paquetá foi muito mal, tanto que acabou pegando banco pra o Matheus Sávio, acho o Paquetá melhor, mas o Sávio é mais preparado como jogador.

  • Se o Vizeu que foi o melhor da copinha, que fez um ótimo brasileiro(2016) e que foi o único que se salvou da campanha horrível do sul americano sub 20 não tem oportunidades imagina o Mateus Sávio e Lucas Paquetá que nem Brasileirão ainda jogaram.
    Na libertadores fora de casa eu utilizaria um volante no lugar do Diego: MURALHA, PARÁ, REVER E DONATTI, RENÊ, MA, CUELLAR, ARÃO, TRAUCO, EVERTON E GUERRERO.
    Na libertadores em casa eu utilizaria o Mancu no lugar do Diego: MURALHA, PARÁ, DONATTI E REVER, TRAUCO, MA, ARÃO, MANCU, EVERTON E CAFÚ E GUERRERO.

  • Acho o Paquetá mais jogador do que o Mateus, mas vamos apoiar o garoto!

  • No sul americano o Paquetá foi muito mal, tanto que acabou pegando banco
    pra o Matheus Sávio, acho o Paquetá melhor, mas o Sávio é mais
    preparado como jogador, principalmente para substituir um jogador de peso como é o Diego.

  • Matheus Savio é pior ou msm nível que o Adryan. O verdadeiro meia pra substituir Diego é o Paquetá.

    • A própria torcida acabando com o restante do time endeusando o Diego. Sem duvidas nenhuma Diego é craque mas não podemos esquecer que temos outros jogadores que também poderão dar até mais dinâmica ao grupo. Ele é muito bom, sim, mas não é insubstituivel, pois temos jogadores que poderão, sim, fazer a função dele muito bem.
      A torcida dizer que está tudo acabado e que o time sem Diego é ruim, é o mesmo que dizer que todos os demais jogadores não prestam pra nada.
      É nessas horas que aparece o verdadeiro torcedor, aquele que quer sempre o melhor para o clube, que dá forças para quem entrará em campo na ausencia de um parceiro.
      Agora, falar mal dos outros jogadores e dizer que é o fim de tudo é desmotivar, é desmoralizar demais os outros atletas. Como eu sempre digo aqui : O maior adversario do Flamengo é sua própria torcida.

Notícias recentes

CBF define Edna Alves como árbitra de jogo entre Flamengo e Cuiabá

Flamengo enfrenta o Cuiabá na próxima quarta-feira (20), pela 34ª rodada do Brasileirão No momento,…

15/11/2024

Flamengo tem 2º dia consecutivo de folga

Elenco do Flamengo se reapresenta sábado (16), no Ninho do Urubu Após ter conquistado o…

15/11/2024

Cuiabá vive maior crise da temporada antes de enfrentar o Flamengo, pelo Brasileirão

Cuiabá tem apenas uma vitória nos últimos dez jogos O Flamengo empatou com o Atlético-MG…

15/11/2024

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

15/11/2024

Filipe Luís abre o jogo sobre futuro no Flamengo: “Se não ganhar a próxima partida, não estarei aqui”

Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…

15/11/2024

Landim garante que Flamengo vai contratar atacante para substituir Gabigol

Flamengo terá três janelas de transferências em 2025 Gabigol está de malas prontas para sair…

15/11/2024