Colunas

O Flamengo ainda não sabe gerir a torcida que tem

O crescimento vertiginoso dos planos de sócio-torcedor e a recente alta demanda por ingressos, especialmente para os jogos da Libertadores, voltaram a expor um grave problema na gerência dos serviços prestados aos rubro-negros. Falta informação e falta qualidade, mas, acima de tudo, falta respeito para com a Nação.

Esta questão envolve sócios e não sócios, os dois públicos hoje atendidos. Pela variedade e especificidade de alguns quesitos, listo-os abaixo em tópicos, para melhor leitura.

Cartão Ingresso

Para os sócios, esta é a primeira dificuldade. O cartão simplesmente não aparece. De maneira geral, o tempo de espera pode chegar a meses, para os menos fortuitos – mesmo com a possibilidade de ativar o plano semestral. Que tal ter um plano de seis meses e receber o cartão no terceiro? Péssimo. Mas não paramos por aí, pois muitos dos felizardos tiveram problemas com a primeira utilização de seu cartão, o que foi posto em cheque na partida contra o San Lorenzo. Demoramos para receber e, quando recebemos, temos dificuldade em utilizá-lo. Primeiro ponto a se melhorar.

Filas

Para sócios ainda sem cartão e não sócios, as extensas filas em determinados pontos de troca foram outro empecilho. Na loja do Centro da cidade, uma das mais visitadas, a espera chegou a horas para a primeira partida da fase de grupos. Já no segundo duelo, contra o Atlético Paranaense, o problema foi amenizado com a abertura de outros pontos. Mas ainda há muito que se melhorar. Não foram disponibilizados pontos de troca em Niterói, por exemplo, o que poderia diminuir a espera em outras localidades.

Compra online

O frenesi da Libertadores transformou ainda a busca por ingressos. Hoje, quase a totalidade é comercializada pelo site parceiro, com especial atenção para os momentos de pique, notadamente marcados pela abertura das vendas ao plano “Raça” e ao público geral. O servidor, porém, é fraco. Não são poucas as reclamações de quem aguarda na fila virtual até ser redirecionado para algum link vazio, perdendo todo o seu tempo e prioridade de espera.

Produtos licenciados

Pouco antes da primeira partida da Copa Libertadores foram anunciados modelos de copos colecionáveis a serem vendidos durante os jogos, por um preço acessível. Eles traziam caricaturas de Diego e Zico, e logo a Nação se empolgou. Mas foi só isso, tudo acabou na empolgação. Para um público de aproximadamente 60 mil torcedores, foram disponibilizados apenas 5 mil exemplares que, obviamente, se esgotaram muito antes mesmo do início da partida.

Ainda perduram outras questões sobre nossos planos e seus serviços, das quais não abordarei por não ter maior conhecimento. Como está, por exemplo, o plano off-Rio? Os torcedores realmente se sentem de alguma maneira recompensados pelo clube, ou ao menos recebem o que lhes é prometido?

Nosso público não é nem de perto o típico consumidor que se associa a algum clube para auferir vantagens. Estamos aqui porque somos apaixonados, gastamos nosso dinheiro por querermos o melhor para o Flamengo, e sabemos que muitos o fazem mesmo sem ter condição financeira confortável. Mas, da parte do clube, não pode ser somente isso. Nós oferecemos toda a passionalidade que se espera, mas o clube deve dar as contrapartidas e fidelizar os torcedores. É uma questão de marketing, é um investimento e é um sinal de respeito por quem sempre alimentou o Flamengo.

SRN!

Rodrigo Coli

Twitter: @_rodrigocoli

Ver comentários

  • Ótimas colocações. Tomara que EBM e cia tomem conhecimento dessas questões.
    Não enfrentei o problema do cartão ingresso por pouco, pois só foi resolvido após 8 meses de espera, sendo substituído pelo cartão pré pago.

    • O lugar correto de criticar para que o Flamengo tome conhecimento da insatisfação de parte da torcida é a ouvidoria do clube, seria uma boa o Rodrigo Coli encaminhar suas críticas para lá.

    • A solução é dos profissionais contratados para isso, no caso o departamento de marketing. O papel do consumidor é apontar a insatisfação e o Marketing resolver.

  • Ótimo texto.
    Meu cartão ingresso não demorou muito para chegar, porém, quando fui ao jogo de estreia da Libertadores na hora de passar o cartão na catraca estava constando que meu ingresso havia sido cancelado, devido a esse problema tive que enfrentar outra fila com pessoas que também estavam tendo problemas com o ST e demorei mais tempo ainda para entrar no Estádio.

  • Diretoria fazendo mágica, gerindo até mesmo ponto de vendas, apoio, recepção de torcedores, "" bilheteria "" isso porque todo o corpo operacional do maraca foi abandonado pela Odebrecht... Ou seja, nem vou questionar os caras de imediato, quando assumirem a gestão do maraca em definitivo, ai sim a cobrança procede... por enquanto é muita fofoca, os outros pontos nem vou questionar com veemência... mas observei um ponto, no texto ele faz uma pergunta sobre o plano off-rio, bom, certamente aqui não vais obter resposta, liga na gávea e peça para falar com o departamento de marketing dos sócios torcedores, mais fácil né irmão !!

  • Quanto a fila, somente uma solução existe: Compra online. Bom texto, concordo com as críticas!

  • Criticas construtivas são sempre bem vindas...
    Mas, na terra arrasada que está o Maraca o Fla tem que cobrar o escanteio e correr para cabecear...
    Creio que já na Arena da Ilha a situação vai melhorar...

  • olha eu tenho maior orgulho de ser sócio, meu cartão chegou super rápido e ainda indiquei um amigo e eu e ele ganhamos um manto , ja entrei com meu cartão ingresso super fácil no Maracanã e participei de uma ação que ganhei dois ingressos, mas eu so acho q essas ações deveriam ser contemplados mais sócios , somos mais de 91.000 sócios e fazer ações pra flamengo x botafogo para 65 sócios apenas irem assistir o jogo no Maracanã acaba deixando mais gente chateada e o mínimo do mínimo, nos temos q disputar entre nós mesmo e o pior acabam os mesmos se dando bem , parece até q sabem antes de todo mundo , tem q botar um número maior, ñ só 65 pra 91,000 pô

  • Poderia ser melhor?
    - Poderia! Entretanto, estou satisfeito com meu plano. Só uso meu sócio torcedor para ajudar ao Flamengo. Ingressos eu compro como torcedor não associado. Enfrento uma fila aqui outra ali, mas não reclamo. De certa forma, é até divertido.