Notícias

“O que o clássico que não valeu nada ensina para o jogo que vale muito”

Que o jogo não valia nada todo mundo sabia. Sendo uma semifinal de Taça Rio quando a Taça Rio não altera o campeonato e as semifinais do Carioca foram definidas uma semana antes, o único jeito de valer menos seria se o campeonato já estivesse decidido, possivelmente numa rodada de par ou ímpar melhor de cinco entre o presidente da FERJ e um torcedor escolhido através de sorteio num programa de rádio. E sim, estou brincando mas essa pode acabar sendo a nossa fórmula no ano que vem, se acontecer vocês viram primeiro aqui.

Ainda assim, o jogo tinha sua importância. Considerado como preparação para a partida de quarta-feira, contra o Atlético-PR, essa semifinal seria o laboratório onde Zé Ricardo nos mostraria com quanta bola está o Flamengo que precisa vencer no meio de semana se quiser se classificar com tranquilidade para a próxima fase da Libertadores. E bem, se nós empatamos em 0x0 e um dos melhores em campo foi o Márcio Araújo, você tem uma certa ideia de como foi.

Mas vamos começar falando do que aconteceu de bom na partida de sábado: Donatti se saiu melhor do que Rafael Vaz. Eu sei, eu sei, isso não é grande coisa e não prova nada além do fato de que o argentino é um ser humano dotado de coordenação motora nível básico e a capacidade de distinguir pela cor da camisa quem é do seu time ou não, mas ao menos sabemos que, se no próximo jogo estiver tudo empatado até os 35 do segundo tempo, acontecer aquela falta lá na frente, não vamos ver o Vaz tentando convencer o Diego a deixar essa pra ele porque “agora vai”. Futebol também é comemorar as pequenas alegrias.

Já o que deu errado foi basicamente todo o resto. O Flamengo teve a posse de bola? Teve, claro. O Flamengo comandou as ações? Rapaz, comandou demais. O Flamengo acuou o adversário, que ficou apenas no contra-ataque? Só fez isso, irmão. Mas o Flamengo usou esse protagonismo para criar chances claras e decisivas de gol? Definitivamente não, e esse é o problema.

O Flamengo não é em hipótese alguma um time ruim, e não se pode dizer que ele joga “muito mal”, mas ele vem se mostrando, em várias partidas contra times grandes, incapaz de criar jogadas que não dependam exclusivamente de lampejos de Diego, de bolas paradas ou de situações aleatórias como “Everton gritou OLHA LÁ UM DISCO VOADOR e a zaga adversária parou pra olhar e o Guerrero entrou livre”. A saída de bola não dá opções – possivelmente porque Márcio Araújo, mesmo sendo um bom roubador de bolas e eficiente nos passes, gosta de brincar de pique-esconde quando o time tem a posse -, as jogadas de ultrapassagem pela ponta não acontecem e o nosso meio de campo é o único lugar do mundo onde Diego, considerado universalmente um homem muito bonito, não consegue achar nenhum tipo de companhia interessante quando quer fazer alguma coisa.

E quarta-feira vamos precisar de mais do que isso, mais do que rodar a bola, mais do que chuveirinho desesperado na área pro Guerrero brigar contra zagueiro, mais do que “dominamos o jogo, mas a bola não entrou” dito como se realmente fizesse alguma diferença ter 70% de posse de bola, quando a maior parte dessa posse é “Márcio Araújo tocando de lado com aparência assustada”. Quarta precisamos do Flamengo que cria jogadas, que tem repertório, que usa outros botões do controle além de x e bolinha. Porque, se o que vimos sábado foi uma pré-estréia, o filme de quarta-feira tende a não ser dos mais divertidos.

João Luis Jr.

Fonte: Nosso Flamengo

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Um time que quer disputar títulos não pode ter como titulares MA e Gabriel.

  • “O que o clássico que não valeu nada ensina para o jogo que vale muito”: Que time que tem Márcio Araújo e Gabriel dificilmente vai ganhar alguma coisa. E isso vamos ver toda a fase de grupos!!!

    E uma correção quanto ao “Márcio Araújo tocando de lado com aparência assustada”. Ele toca para TRÁS e não para o lado!!!
    Se fosse para o lado já poderia ser algo construtivo.

    • Falar do Márcio Araujo no jogo que ele travou 4 contra-ataques (3 do Nenê somente no primeiro tempo) é perseguição.

      Foi um dos melhores em campo.
      Não se pode esperar do volante passes em profundidade, gols, dribles e ainda proteger a defesa.

      Pra isso existem divisão de papéis em campo. Cumprindo seu papel, foi um dos melhores.

      • Tem sempre gente pra falar merda do Márcio Araújo nesse site...
        Não tem jeito...
        O cara é um dos melhores em campo pelo Flamengo o ano inteiro...
        Mas sabe as fifis as fofoqueiras aquelas que não tem o que falar e tem a necessidade de externar qualquer coisa... mesmo que seja inútil...
        Pois bem... essas são as fifis flamenguistas...

  • Fala sério! O problema do mengão são esses pseudos jornalistas e torcedores....
    Precisamos parar com esta lenga lenga de a culpa é do Vaz, a culpa é do MA! Perdemos apenas 1 jogo na temporada e se analisarmos friamente este jogo e os que empatamos veremos que o MAIOR problema do time são os caras da frente! A galera não define! Esse é o problema

  • Só pra registrar.... Que furada essa Berrío! Caneleiro NATO!

  • A maior deficiência do Flamengo tem sido os alas. Basta ver a falta que o Everton faz.
    O time joga diferente com ele, que é extremamente regular, dá opção de passe e compõe a marcação.

    O Berrío está muito distante do jogador que o Flamengo precisa. Corredor e veloz, não consegue definir ou dar continuidade em jogadas importantes.

    Sem bons alas, o Flamengo vai sentir dificuldades.

  • O Flamengo é escravo do seu modo de jogar.

    Ter o domínio de bola durante 60, 70 por cento do jogo é bom pra um time como o Flamengo de 81 ou o Barcelona atual, mas contra o Flamengo de hoje, qualquer time medíocre se retranca, coloca duas linhas de 4 da frente do gol, e acaba com nossas manjadas jogadas de ataque.

  • Na época que o Fernandinho estava no time ele partia pra cima dos zagueiros com dribles e quase sempre passava e fazia o cruzamento.

    Fico me perguntando pq a torcida pegava tanto no pé do Fernandinho.

    Hoje, pelas características dos jogadores, precisamos urgentemente de um 4-1-4-1, isso dará força ofensiva e defensiva.

    Venho colocando essa formação com Donatti e Ronaldo há tempos

    Enquanto o Rômulo não estiver com velocidade e explosão pra alcançar os corredores do time adversário, será banco inclusive do MA.

    E Cuellar manda lembranças tb.

    Precisamos do 4-1-4-1 com um meio-campo mais técnico com Diego e Adryan/Matheus Sávio/Paquetá/Éderson/Mancuello e o Ronaldo de volante.

    https://uploads.disquscdn.com/images/b1ead2877587b177ee5ac06b5eca4e0a841a603462a37ea86d6d3a5e9447329b.png

    • Ferruinzinho só tinha uma jogada: ia para cima dos adversários e cortava pra fora. Fico me perguntando como os adversários caiam nessa. Mas ele não acertava sempre e tentava essa jogada o tempo todo. Fominha que só ele. E o pior é que a p*rra da bola ia nele toda hora. O tanto de bola que ele perdeu nesses mais ou menos 7 meses de Flamengo não está no gibi. E na parte "fazia o cruzamento", quando ele não chutava a bola na lua, ok, ele fazia o cruzamento. Acertar é outra história.

      • Pois é, eu também não acreditava que ele conseguia driblar o adversário; engraçado (ou dramático) é que ele, na sequência, perdia para a própria bola.

Notícias recentes

Após 2 dias de folga, elenco do Flamengo se reapresenta neste sábado com foco em jogo contra o Cuiabá

Flamengo e Cuiabá se enfrentam pela 34ª rodada do Brasileirão O Flamengo volta a campo…

16/11/2024

Landim cede à pressão e Gabigol pode renovar com o Flamengo para 2025

Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…

16/11/2024

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

16/11/2024

Jogadores do Bayern prestam homenagem ao Flamengo

Flamengo comemora 129 anos de existência nesta sexta-feira (15) O Flamengo segue sendo homenageado durante…

16/11/2024

Jornalista afirma que Filipe Luís não está pronto para ser técnico do Flamengo: “Precipitação”

Filipe Luís assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, no dia 01 de outubro…

16/11/2024

Flamengo perde para o Fluminense e desperdiça chance de assumir liderança da Superliga Feminina

Flamengo é derrotado pela segunda vez na Superliga de Vôlei Feminina Não foi dessa vez!…

15/11/2024