Notícias

A tesoura que ainda não cicatrizou: Ederson chega a 9 meses sem jogar

Dia 3 de julho de 2016. A tesoura de Fagner em Ederson, lance no qual o árbitro Heber Roberto Lopes não marcou falta e terminou expulsando Zé Ricardo por reclamação, foi o último momento do camisa 10 do Flamengo em campo. Nesta segunda-feira, o jogador de 31 anos completa nove meses sem atuar pelo Flamengo.

O retorno aos campos do jogador ainda não tem data. Embora o Flamengo não divulgue previsão de recuperação, a expectativa inicial era da volta de Ederson em 40 dias, prazo que não se confirmou. Já se passaram mais de 270 dias e todo o cuidado tem sido feito na fase final de recuperação do jogador que tem contrato com o Flamengo até o fim de 2017.

Com histórico de lesões na carreira, o atleta abriu mão de salários no Lazio para rescindir com o clube italiano e jogar no Flamengo. Sempre elogiado pela dedicação e comprometimento ao longo da carreira, Ederson chegou valorizado como um dos principais nomes e salários do elenco rubro-negro. Sem entrar em detalhes, o departamento de futebol do Fla informou que “o atleta já está trabalhando com o grupo, se condicionando fisicamente, fortalecendo o local e, ao mesmo tempo, mantendo o trabalho individualizado no CEP, como os demais atletas”.

Tratamento “conservador” no início até a decisão pela cirurgia

O Flamengo apostou inicialmente num tratamento que o chefe do departamento médico rubro-negro, Marcio Tannure, tratou como “conservador” – jargão da medicina que, em linhas gerais, trata do lesionado sem a necessidade de cirurgia. À época, Tannure explicou por que precisaram de tempo até optar pela artroscopia.

Ederson teve fratura osteocondral (de cartilagem), um edema ósseo, naquela entrada do Fagner. Foram múltiplas lesões e uma dessas pequenas lesões foi de menisco. Então a gente primeiro tratou essa fratura osteocondral e o edema ósseo na expectativa de que, com o tratamento conservador dessas outras patologias, evitasse o procedimento cirúrgico. Mas só saberíamos se haveria necessidade de cirurgia ou não após o tratamento da fratura osteocondral e do edema ósseo. Infelizmente após todo o esforço do atleta na reabilitação dele e de todo o esforço aqui do CEP, ele ficou recuperado da fratura e do edema, mas a dor permanece, e a gente vai ter que realizar a artroscopia para poder tratar essa lesão de menisco – disse Tannure, em entrevista ao GloboEsporte.com em 6 de setembro (a cirurgia foi feita no dia seguinte).

Esperança frustrada para reta final de 2016

Com o Flamengo inserido na disputa pelo título brasileiro e a demora na evolução de Ederson, o departamento médico ainda tinha confiança em colocá-lo para jogar no fim de 2016. A recuperação, todavia, desenvolveu-se de maneira mais morosa, e o departamento de futebol não o arriscou na reta final da competição.

É difícil dar uma previsão. Porque a última previsão que a gente deu já não se concretizou. Óbvio que a gente vai fazer todo o esforço. A gente espera contar com ele neste ano. É nosso pensamento, nossa vontade. Só que tem que respeitar a individualidade de cada um e do atleta. Mas todo esforço vai ser feito para isso, pode ter certeza – dizia Tannure no fim de outubro.

Preocupação com o emocional do atleta

Além do problema no joelho esquerdo, o sofrimento de Ederson longe dos campos era motivo de preocupação do Rubro-Negro. A angústia passou a ser compartilhada por familiares e amigos, que aguardavam ansiosamente o retorno do atleta. O psicólogo do Flamengo, Fernando Gonçalves, contou um pouco do momento que passava o atleta no início do ano.

Ederson passa por esse sofrimento, algo de quem quer demais a recuperação. Mas em função do edema ele não consegue avançar. Falamos com o Márcio (Tannure) nesse processo. Ele (Ederson) é muito perfeccionista, gosta de ter muitas certezas, flexibiliza o processo para a recuperação ser a mais saudável possível, para que a cabeça ajude. É difícil, ele quer muito ajudar. Tivemos a fatalidade do jogo contra o Corinthians, que é um fator externo, que comprometeu. Ele acaba usando tudo de forma inteligente para que esse processo seja da maneira mais saudável e que a cabeça jogue a favor nessa recuperação – contou Fernando, em 17 de janeiro.

A seis meses do fim do contrato

Apresentado em 24 de julho de 2015, o atleta atuou em apenas 32 partidas desde sua estreia, em 12 de agosto do ano (neste período, o Rubro-Negro disputou 112 jogos – o camisa 10 entrou em campo 28,5% dos confrontos possíveis). Na estreia, jogou bem, e o Fla venceu o Atlético-PR por 3 a 2, no Maracanã. Teve boa sequência de cinco jogos, com direito a dois gols em duelo com o Palmeiras (2×4), mas sofreu lesão na coxa esquerda em empate com o Vasco que eliminou o Rubro-Negro da Copa do Brasil.

No mesmo ano, novamente contra o Vasco, desta vez em derrota por 2 a 1, no Brasileiro, levou pancada no joelho direito e sofreu contusão ligamentar. Novamente perdeu ritmo.

A temporada de 2016 só começou para Ederson em 5 de março, quando os reservas venceram por 3 a 1 o Bangu, e o camisa 10 encerrou período de 104 dias sem atuar. Passou a ser utilizado por Muricy Ramalho e posteriormente por Zé Ricardo. Seu melhor momento deu-se entre 26 de junho, na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, e a goleada por 4 a 0 para o Corinthians. No meio dos dois duelos, marcou na vitória sobre o Inter.

Tá chegando a hora?

Ederson já treina normalmente com o restante do grupo desde o começo do ano. Não deixou de trabalhar um dia sequer – e fez também tratamento nas férias, com acompanhamento do departamento médico do Flamengo. Semana passada, Zé Ricardo disse que o processo de retorno do meia está adiantado e só depende de correções mecânicas e ritmo de jogo. Sofreu uma torção no tornozelo, mas nada que diminuísse o otimismo do departamento de futebol.

Lesões na Europa

Ederson já vinha de um período complicado na Europa. Nos cinco anos anteriores à chegada ao Flamengo, atuou apenas 76 vezes e marcou nove gols, número levantado pela Espn Brasil.

A primeira grande lesão aconteceu em sua única partida pela Seleção, em 2010, na vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos. Entrou aos 27 minutos da etapa final, e, ao tentar tocar na bola, rompeu dois tendões da coxa esquerda. Ficou sete meses sem jogar.

Voltou em 2011 e, durante amistoso com o belga Genk, sofreu ruptura do ligamento cruzado do joelho direito, região onde foi atingido contra o Vasco, em 2015.

No Lazio, nova lesão grave, desta vez na coxa direita. Houve uma ruptura do tendão na região, e a recuperação novamente não foi rápida.

Reprodução: Globo Esporte

Ver comentários

  • Enquanto isso o Fagner é convocado para a Seleção...cara é revoltante. Torço muito pelo Ederson, o cara é muito forte mentalmente, pois deve ser barra meu...tá sendo muito profissional. Força Ederson não desiste não. SRN.

    • Uma lesão que se cura em 40 dias, não se curar em 9 meses, deve ser mesmo uma coisa de um super profissional.

      • Ironias a parte: o que ele teve além do joelho foi um edema ósseo que prejudicou a sua recuperação(fato raro)...foi uma lesão muito grave amigo.

        • "Raridade" que só acontece com "super profissional" Ederson. Deve se cuidar demais, por isso que o corpo dele é uma porcaria, deve ser castigo de Deus, porque ele nunca é responsável por nada.

          • Sempre me pergunto como os clubes caem numa dessas.
            O jogador Ederson jogou 76 partidas em 05 anos, segundo informações de outro site. E alguem acreditou que seria no Flamengo que ele retomaria uma sequencia normal de atuação nos jogos?
            Outra coisa que não consigo entender: como são feitos esses contratos entre clube x jogador. Sei que é um tema complicado, mas, se o atleta não tem condições fisicas como pode assinar um contrato profissional onde ele basicamente vende uma mercadoria (condição fisica) que ele não possui?

          • Pergunta que deveria ser feita e cobrada ao cara que se diz "profissional", o tal de Rodrigo Caetano.

          • que saudade do pelaipe...esse sim cobrava,falem quem quiser,mas com ele nego não tirava farinha não,e foi com ele que ganhamos o unico titulo relevante..

          • Saudades mesmo é do Felipe Ximenes que foi demitido porque deu esporro no bonde da stella, não gostam de gente que cobram no dep de futebol.

          • essa diretoria não gosta,a outra metade do 1 mandato gostava sim,tanto que escolheram o pelaipe a dedo,e ele só saiu pq achou trairagem com o jaime ter sido demitido pela imprensa quando quem deveria ter feito o comunicado era o pelaipe.

    • Ganhando 200mil por mês não precisa ser muito forte...

      Mas concordo sobre o fdp do Fagner, na verdade fdp é esse país que pune ninguém e o honesto só se lasca.

      • Fala Wagner...não é questão disso (grana), se fosse ele não estaria se esforçando para voltar. Ederson ainda pode ser muito útil.

  • Ederson foi chutado da Europa porque o pessoal viu que o custo benefício dele é péssimo.

    Jogador de palito de dentes, se quebra à toa e quando joga não é tão bom assim a ponto de compensar toda sua ausência.
    Um parto recebendo sem trabalhar no Flamengo,

    Espero que essa diretoria não renove com ele. Não duvido, depois das renovações de Mário Araújo, Gabriel e Damião.

    • Ele tem contrato até o final desse ano. Caso sofra mais uma lesão, não tem muito o que fazer.

  • Foi uma contratação equivocada, só p acalmar a torcida na promessa de um camisa 10. É um ex jogador em atividade. Mas talvez a diretoria renove só p não admitir o erro...

    • Discordo. Ederson é bom jogador. Azarado, pode até ser, mas qualidade ele tem sim. E se renovar acho justo por valores menores, pois ele se machucou jogando, foi uma entrada covarde do Fagner. Ele não tem culpa.

      • Não acho q a lesão e o tempo de recuperação são referentes à entrada do Fagner...são lesões crônicas... Quando o Flamengo contratou ele tinha jogado apenas alguns jogos nos últimos 2 anos...

    • como na maioria das contratações do flamengo são equivocadas, gasta-se muito e ninguém desequilibra

      • tirando o Diego,o resto é dinheiro jogado fora,pois quem poderia render algo,quando entra joga até de goleiro,menos na sua posição,os outros nem entram no time ou só entram no time de reservas contra bangu,resende...e ninguem aperta o aprendiz...a não ser quando o assunto é cirino aí..

  • Sou Flamenguista e vou discordar da maioria aqui . Primeiro que o Ederson nem craque ele é , ser melhor que Cirino , Gabriel etc não e qualidade nenhuma . O cara fez 3 bons jogos somente desde que chegou ao Flamengo , no caso contra o Palmeiras , Internacional e no jogo contra o Corinthians , jogo na qual ele não se machucou no carrinho sofrido pelo Fagner , o carrinho atingiu a outra perna , alem do mais ele levantou normalmente , ficou alguns minutos em campo e se machucou em um carrinho que o próprio deu no jogador do Small . Vejo nego defendendo ele de todo jeito , Fagner realmente e um açougueiro mas o Ederson não se contundiu nesse lance , isso e desculpa para camuflar a verdade : E um jogador bichado , bom profissional , bom jogador , não e craque , não vale o custo beneficio .

    • Craque ele não é e todo jogador acima de Cirino, Gabriel...tem Diego, Arão, Mancuello...todos são melhores anos luz. Não cabe. E me desculpe, mas ele se machucou sim no lance com o Fagner, e foi constatado um edema ósseo que prejudicou sua recuperação. Isso é o que eu sei. bichado, erro da diretoria...agora é mole falar isso. Ele vinha bem, vinha se readaptando, passou um período longo fazendo trabalho específico no CEP. Depois não me lembro dele ter se contundido. Vinha entrando de forma gradual (normal). Bom cada um tem seu ponto de vista.

  • Éderson já era, Flamengo não pode ficar com um jogador desses no elenco.

    Futebol é um esporte de alto rendimento e o clube é um dos maiores do mundo, não podemos ficar com um atleta caro que não joga podendo abrir espaço pra outro até mesmo da base. Melhor procurar outra coisa pra fazer porque futebol pra ele não dá mais.

  • Só lembrando que osso não se regenera.
    Ederson se levantou depois da tesoura do Fagner,não parece ter se machucado nesse lance.
    Vai ver o jogador se alimenta e suplementa mal também,o que agrava.

    Tem jogador que se machuca muito,mas quando entram jogam bem. Sturridge,Cáceres,Badstuder,Michael Owen...
    O Dedé antes de se lesionar foi o melhor jogador da posição no campeonato, já o Ederson ninguém sabe ao certo a posição dele,nunca chegou nem perto de ser convocado pra seleção,nunca foi melhor da posiçao em nenhum campeonato.
    Vale a pena manter um jogador de salário alto nessas condições?
    Muita esperança do Flamenguista depositada nesse jogador.

    • bom é o Scarpa né que não tem 20 anos e ja ta no DM, vai comentar na tua página florminense

  • os numeros estão aí,não precisa nem argumentar nada...e no jogo contra o curica,ele sofreu a falta,mas continuou em campo até o intervalo,correu e tudo,sinal que o cara é bichado,se tivesse saído de maca poderiam dizer que foi a tesoura,mas não foi só isso não...