A poucos dias de mais uma sequência decisiva, o técnico Zé Ricardo iniciou a semana testando possibilidades. Sem Diego como referência no meio, avaliou uma formação com três volantes. Apesar da ausência do camisa 35, o técnico acenou a possibilidade de poder contar com a volta de nomes importantes na semifinal diante do Botafogo: Ederson e Everton. O primeiro não é relacionado para uma partida há mais de nove meses.
– Ederson já está totalmente liberado para estar em campo. Acreditamos que pode melhorar seu condicionamento. Essa é a etapa que ele está. Everton terminou ontem a transição e hoje iniciou a fase de volta ao campo para recuperar a confiança. Durante a semana, caso seja a opção, os dois podem utilizados. Mas ainda é cedo para tomar qualquer tipo de decisão. A semana está só começando – disse o técnico.
Everton não atua desde o jogo contra o Vasco, dia 26 de março. Ele se recupera de uma lesão muscular na coxa, mas voltou, nesta terça-feira, a trabalhar no gramado com o elenco. Romulo, que não atua desde 18 de março, também está liberado. Conca, que chegou no clube em janeiro, está treinando em campo, mas dificilmente jogará o Campeonato Carioca.
O Flamengo enfrenta o Botafogo, neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela semifinal do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro, que segue invicto no torneio estadual, tem vantagem do empate na busca pela decisão. Na próxima quarta-feira, dia 26, enfrentará o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pela Libertadores. O time ocupa é atual líder do grupo 4 da disputa continental.
Zé testou algumas possibilidades de escalação sem Diego – que se recupera de uma cirurgia no joelho direito. A formação inicial com três volantes contava com Muralha, Pará, Réver, Donatti, Renê, Márcio Araújo, Romulo, Arão, Trauco, Gabriel e Guerrero. O técnico também observou Cuéllar na vaga de Márcio Araújo, Berrío no lugar de Gabriel, além de Mancuello substituindo Romulo. O técnico, no entanto, deixa outras ideias em aberto. Nesta quarta, o time fará jogo-treino contra o Ceres no CT.
– Hoje observamos as melhores formações, atletas voltando de lesão. Vamos ver com que vamos contar 100%. Antes mesmo do jogo contra o Católica (quando iniciou com três volantes), testamos formações diferentes. Ao meu modo de ver, foi apenas a primeira formação. Temos mais para avaliar.
A ideia de Zé Ricardo é ir com a chamada ”força máxima” para a semifinal do Estadual. Com discurso de respeito ao Botafogo, o técnico deixou claro que só pensará no confronto da Libertadores após o jogo deste domingo.
– Nosso foco total é no jogo de domingo. O Botafogo é uma excelente equipe, e o Jair vem fazendo um trabalho acima da média. Não é promessa, já é uma realidade. Eles estão conquistando os resultados na Liibertadores merecidamente e sabemos que vamos ter que jogar muito para conseguir o objetivo maior, que é a final do campeonato carioca. Dentro disso, vamos com força total.
Fonte: GloboEsporte
Ney Franco foi o treinador do Flamengo na conquista do título da Copa do Brasil em…
Vander atuou pelo Flamengo em 2011, que contava com Ronaldinho Gaúcho no elenco O Flamengo…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 9h (horário de Brasília) desta segunda-feira…
Ver comentários
>Se Ederson se machucar mais uma vez, podem sacrificar;
> Com 3 volantes no time, seria bom testar Mancuello em sua real posição (ou o Cuellar).
Exato. Mancuello tem jogar ao lado dos volantes, tendo alguma liberdade. Pode, tambem, cuellar atuar ao lado de arao e recua o araujo, atuando os dois um pouco mais solto. O que nao pode é deixar o time sem nenhuma criatividade e apenas na correria de gabilixo
Foi testado, assim como o Cuellar. Pelo jeito o Trauco ganhou a vaga de meia... Enfim, teremos novidades, isso é bom...
Quando?
Nao acho que Trauco mudará a posição e jogará nessa função daqui para frente. Nao me lembro de nenhum jogo que foi testada essa formação. O fato é que Flamengo nao consegue pensar em jogar se nao tiver pontas, quando vc tem no elenco jogadores que podem criar outros esquemas. No mais, tem que ter jogador criativo em campo e o Fla tem esses nomes.
Se for pra botar o Mancu, o problema é a sua falta de recomposição. Trauco não é tão eficiente na marcação, e Renê atacando não é o mesmo na defesa. Ou o argentino se esforça ou ele perderá espaço ainda mais.
Agora se o Mancu for jogar deve ser por dentro, com o Trauco de meia recompondo pela esquerda e outro qualquer pela direita, isso pode melhorar o rendimento do argentino
Faria com Araújo, Arão, Trauco e Everton, Berrío e Guerrero.
Também
Gabriel como meia, meu Deus, desde o ano passado Zé Ricardo cismou que gabriel e subistituto de Diego...jamais,
O Gabriel treinou pela direita parece, não como substituto do Diego
Pelo reportagem fiquei com a impressão de que quem está no lugar do Diego é o Trauco.
se for essa formação... prevejo dificuldades!!
Gabriel?? Teremos mobilidade com essa formação "Márcio Araújo, Romulo, Arão, Trauco, Gabriel e Guerrero."? espero que sim... mas hj não acredito!
Rômulo
Arão----mancu
Berrio---trauco
Guerreiro.
Essa formação contra o bostafogo.
Deve ser por aí: Muralha, Pará, Réver, Donatti, Renê(Trauco), Rômulo, Arão, Mancu( Massaraújo, M. Sávio), Trauco(Éverton ,Éderson), Éderson(não sei se estará em condições de iniciar, pode jogar Gabriel ou Berrío[suspenso na libertadores]) e Guerrero sem caô.
Ou seja, não faço ideia da escalação
Muralha
Pará. Donatti. Réver. Trauco
Rômulo
Arão. Mancuello(Cuellar)
Paquetá
Ederson. Guerrero.
Ótima escalação, eu iria mais ou menos assim, acho que com Renê na lateral e Trauco no lugar do Paquetá
Acho que o Trauco não é jogador pra jogar como meia de ligação. Prefiro ele na esquerda, deixando ele na lateral onde já está acostumado.
Sim, o Trauco não é um ''10'', mas não necessariamente precisamos de um. Com Mancu, Éderson e Trauco, creio que haveria criatividade, e o Trauco jogou melhor como meia do que o Paquetá nas chances que teve. SRN
Time: Muralha (má fase), para, rever, donati, trauco, m.araujo, arao, m.savio, everton, guerrero e berrio. sem invenção...
Com esse elenco até dá para fazer algumas variações, o esquema é usar mancuello, berrio e talvez o ederson (um pouco). Nada de vir com Gabriel, pelo amor, não dá mais.
Muralha - Para - Donatti - Rever - Trauco - Rômulo - Arão - Mancuello - Everton - Guerrero e Berrio.
Se o Mancu não der conta do recado saca ele e tenta Matheus Sávio.
Como já falaram aqui anteriormente, se o Zé continua insistindo num jogador medíocre como Gabriel, isso significa que ele entra em campo por decisões vinda de cima. Não é possível que ele jogue apenas por aval do treinador.
É claro que em todas as equipes existem orientações sobre escalação vindas da diretoria. Mas orientação é diferente de ordem. Até mesmo porque acredito que o Bandeira não vai querer sair da Presidência ficando marcado na história com o Presidente que ficou seis anos, estruturou o clube mas não conseguiu ganhar nada expressivo (brasileiro ou libertadores), então não acredito que eles obriguem o técnico a escalar jogador contra a vontade dele. No caso específico do Gabriel eu tenho uma visão de que é opção do treinador. Repare que o ZR simplesmente não gosta de jogadores com características defensivas questionáveis. Por isso Gabriel joga sempre. Depois do Everton, ele é o melhor ponta em termos de recomposição. É o "menino bonzinho" do ZR. Cumpre direitinho seu posicionamento dentro de campo. Só que é ruim de bola. Ele só vai sacar o Gabriel quando houver outro que tenha as característica defensivas satisfatórias e que seja melhor que ele no ataque. Berrio foi contratado por isso. A expectativa é que ele seja bom no ataque e sabidamente ajuda bem na parte defensiva.
Concordo.
É até plausível colocar três volantes pois joga pelo empate porém se adaptar o Trauco na ponta...poha zé esquece o Gabriel se vai jogar no contra ataque que coloque o berrio na outra ponta.
Berrío está suspenso. Só volta no mata-mata (vamos nos classificar).
Contra o botafogo.
Contra o furacão um empate na casa deles já é ótimo resultado.
Essa matéria era pra estar na manchete da coluna, é do globoesporte e é a matéria que mais traz informações pro jogo de domingo até agora