Notícias

”El Tanque” tem poucos gols, mas é desafio para o Fla; veja como a Católica chega

O Carioca ficará fora da pauta pelo menos nas próximas 48 horas do Flamengo. Agora em vantagem na decisão diante do Fluminense, o Rubro-Negro terá pela frente um desafio que pode definir sua vida na Copa Libertadores. Responsável pela primeira derrota do time em 2017, em março, a Universidad Católica já está no Rio de Janeiro. A equipe chilena chega ao jogo do Maracanã, nesta quarta, tentando repetir o que fez na estreia do torneio, quando conseguiu empatar com o Atlético-PR na Arena da Baixada. Veja os cuidados que o Flamengo precisa tomar:

”El Tanque” foi carrasco do primeiro jogo, mas não tem sido goleador

No jogo do Chile, ele foi o carrasco. Mas Santiago Silva não chega ao Maracanã como o goleador ou unanimidade na Católica. Pelo contrário, o centroavante marcou apenas três gols na temporada em 1224 minutos em campo (um deles na vitória por 1 a 0 sobre o Fla). Há quem acredite que deveria perder a vaga para o suplente Roberto Gutiérrez – que tem quatro gols em menos tempo de atuação – e uma mudança não está descartada. Mesmo assim, ”El Tanque” é considerado um perigo para todas as equipes que enfrenta.

Ele é muito bom jogador. Respeitamos como todos os outros jogadores. Claro que é um jogador muito forte, mas estamos preparados. Quem for jogar vai fazer tudo para o Flamengo vencer – disse Rafael Vaz nesta segunda-feira.

Mas todo cuidado é pouco…

O motivo? Tem frieza e experiência em torneios como a Libertadores. Aos 36 anos, o uruguaio ainda é um centroavante perigoso, com passagens por mais de 10 equipes – atuou pelo Corinthians e ficou marcado pelo gol que eliminou o Fluminense na Libertadores 2012, quando defendia o Boca Juniors. Supre as suas deficiências técnicas com a força física. Com 1,83m, dá muito trabalho aos marcadores e é preciso ficar atento a cada bola parada. O Flamengo sabe bem disso.

Não se pode dar espaços para Silva nas bolas paradas. Tem que marcar em cima. Não é um jogador que passa por dois ou três marcadores. Mas se tiver uma oportunidade, vai aproveitar. Sabe concluir e quando tem a oportunidade, faz – analisa o jornalista chileno Roberto Gálvez, do diário local ”La Tercera”.

Vitória expressiva em clássico dá moral e coloca sombra para Silva

O Flamengo não é o único que chega ao confronto embalado com triunfo em um clássico. No último sábado, a Católica levou a melhor diante da Universidad do Chile por 3 a 1. Dois gols foram marcados justamente por Guitérrez, que segue como uma sombra para o titular Santiago Silva. Há pressão, e uma mudança no time titular não é descartada. O outro gol da Católica sobre a La U no fim de semana foi de Fuenzalida, destaque do time.

Desfalques deixam escalação em aberto:

O Flamengo encara a Católica novamente sem a referência de Diego e com o desfalque do atacante Berrío – que cumpre último jogo de suspensão justamente pela expulsão do jogo em Santiago. Os chilenos, por sua vez, chegam ao Brasil com desfalques sensíveis no setor defensivo.

Benjamin Kusevic – que enfrentou o Flamengo – foi expulso no último jogo, diante do San Lorenzo, e não jogará. O zagueiro Germán Lanaro está se recuperando de uma fratura na costela e também é uma baixa importante. Por conta da ausência de dois defensores, ainda não se sabe qual será o time titular de Mario Salas.

Desde a vitória sobre o Flamengo…

A Universidad Católica disputou oito jogos. Dois foram pela Libertadores (empate e derrota diante do San Lorenzo). Os outros seis foram válidos pelo Campeonato Chileno, com quatro vitórias, um empate e uma derrota.

O Católica chega muito bem depois de vencer o clássico e se colocar de novo na briga pelo título chileno (…) O problema diante do Flamengo é a defesa por conta da lesão e da suspensão. Deve improvisar algum jogador. Um alternativa é colocar o lateral-direito Cristian Álvarez – diz o jornalista chileno Diego Vega, do As.com.

Caso o Flamengo vença, e o Atlético-PR não perca para San Lorenzo, o Rubro-Negro carioca avança às oitavas de final do torneio continental. Um tropeço obriga o time do técnico Zé Ricardo a depender de um resultado na última rodada, quando visita o San Lorenzo, em Buenos Aires.

Reprodução: Globo Esporte

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • É vencer. Ponto. Sem precisar depender dos outros e ter que jogar a vida na Argentina. Flamengo foi superior no Chile, só precisa ter tranquilidade na hora de concluir as jogadas em gols. O time deles compensa a inferioridade técnica, com bastante experiência.

  • Acredito que esse vai ser um jogo de muita paciência pois os Chilenos vêm para não perder. Assistir 3 jogos deles e os caras têm uma consciência tática impressionante. Devem jogar com duas linhas de 4 bem compacta. Espero que o Flamengo consiga furar a retranca deles logo no inicio para dar mais tranquilidade. Mas na minha opinião a palavra desse jogo é paciência

  • Quem viu as falhas bisonhas do Muralha ml treino?
    Um abuso!

    Procurem no youtube “Muralha falha treino” pra verem.
    Tá na cara que ele tá acomodado.

    • Assisti. Bizonho... Única explicação é que na verdade era um treino p buscar bola no gol.. Flamengo precisa de um segundo goleiro. Thiago não é opção. Se PV precisou da "sombra da muralha" pq Muralha n precisa de ninguém?

  • Nem precisa jogar tão bem como contra o flu, é só aproveitar as chances de gol

Notícias recentes

Léo Ortiz celebra retorno à Seleção Brasileira e revela inspiração em astro da NBA: “Tenho uma tatuagem dele”

Léo Ortiz tem chance de ganhar minutos com a Seleção Brasileira nesta terça-feira (19), contra…

17/11/2024

Flamengo e Cuiabá se enfrentam em momentos distintos na temporada

Flamengo e Cuiabá se enfrentam na quarta-feira (20), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro O…

17/11/2024

Gabigol treina com elenco e pode voltar a jogar pelo Flamengo em próximo jogo do Brasileirão

Flamengo enfrenta o Cuiabá na próxima quarta-feira (20), pelo Campeonato Brasileiro O elenco do Flamengo…

17/11/2024

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Flamengo tem 2 saídas confirmadas para 2025

Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024