O moleque acanhado que chegou à Gávea aos 19 anos deu lugar a um experimentado homem de quase 30. É pai do Guilherme (7) e da Gabriela (6) e marido da Juliane. Tem passagens por México, Coreia, outros dois grandes do Brasil e 212 partidas como rubro-negro nas costas. Everton não é mais coadjuvante, é protagonista. Foi decisivo no primeiro jogo da final, com o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, já marcou em todos os clássicos… No seu currículo flamenguista tem Carioca (três) e Brasileiro (2009). Cascudo, não foge da responsabilidade nem recorre a clichês ao ser perguntado se o status de peça-chave do time é justo.
– Com certeza sei da importância que tenho para equipe, acho que temos um grupo muito bom, jogadores experientes, e isso está sendo importante. Na temporada passada, fiz um grande Brasileiro e começar a temporada com o título é muito importante, até para dar uma tranquilidade a mais. Esse grupo foi muito questionado.
Everton conhece o Flamengo. Ganhou por 3 a 0 do Íbis, é o melhor do mundo. Perdeu de 0,5 a 0 para o Real Madrid, é “time sem vergonha”. Por isso, resume o que aconteceria caso o Carioca não fosse conquistado no domingo.
- Nome: Everton Cardoso da Silva
- Jogos: 212
- Gols: 30
- Vitórias: 110
- Derrotas: 55
- Empates: 47
– Fomos campeões estaduais invictos, mas com muita dificuldade, esse último jogo com o Fluminense foi difícilimo. Eles têm jogadores de muita qualidade, um grande treinador. Mas você sabe como é Flamengo. Se o Flamengo perde essa final, iria virar um tumulto.
A pressão, aliás, está longe de acabar, segundo Everton. O jogador acredita que o Flamengo de hoje tem caixa e condição técnica para buscar canecos de maior relevância.
– Graças a Deus, o Flamengo tem uma grande equipe com jogadores muito experientes e acostumados a decisões. Claro que vamos buscar outras conquistas. Temos aí a Libertadores, em que estamos a um passo de classificar. Temos o Brasileiro também, são 38 rodadas, difícil demais, mas temos elenco para isso. Se Deus quiser, vamos conseguir mais títulos para esse ano.
Confira outros tópicos da entrevista com Everton:
Se o Flamengo não ganha esse campeonato, vocês poderiam ter um abalo psicológico? A pressão seria enorme, concorda?
Com certeza sabíamos que a pressão era grande. Até porque o Flamengo montou esse elenco a dedo, com grandes jogadores. No ano passado, (o clube) ficou um pouco frustrado de não ganhar o Brasileiro. Sabíamos da responsabilidade de conquistar um título.
Recentemente você teve proposta da China. Pensa em sair novamente do Brasil pela independência financeira ou é possível construir um patrimônio interessante atuando por muito tempo ainda no Fla?
No momento, penso 100% no Flamengo. Não sou mais nenhum garoto de 20 anos. Já saí, joguei no México, na Coreia. Acabei de renovar meu contrato, são mais três anos. Meu foco é 100% aqui. Tive algumas oportunidades, isso não é segredo para ninguém, mas tem que ser bom para o Flamengo e para mim. No momento estou 100% aqui, minha família inteira adaptada ao Rio de Janeiro, meus filhos. Tenho que pensar em conquistar títulos aqui, porque isso é o mais importante.
Fonte: Globo Esporte
Irmãos e irmãs rubro negros. Venho convidar a vcs a fazerem parte da família Flazapp, grupo de whatsapp familiar, com enquetes, curiosidades, resenha, bolão e cartola com premiação, entre outras interatividades… através desse números: 22998367207
Léo R.