Notícias

Fla tem vantagem e Flu entra descansado: os trunfos de cada lado na final

Não há mais margem para erro quando se chega aos 90 minutos definitivos de um campeonato. O Fla-Flu de hoje, às 16h, num Maracanã com mais de 60 mil pessoas, começou há alguns dias na cabeça dos treinadores. Abel Braga, comandante do Fluminense, talvez tenha tido mais motivos para refletir. Taticamente, encontrou um Flamengo diferente do que imaginava no clássico que abriu a decisão, no último domingo. Viu algumas de suas armas bloqueadas e sofreu a derrota por 1 a 0 que, hoje, obriga o tricolor a vencer por dois gols de vantagem para encerrar a disputa no tempo regulamentar.

Mas o rubro-negro Zé Ricardo sabe que um Fluminense que empolgou durante o Estadual deverá apresentar novas armas hoje. Um empate dará o título estadual ao Flamengo. Em caso de vitória tricolor por um gol, a decisão será nos pênaltis.

No último jogo, nós não fomos nós mesmos. Estou esperançoso — afirmou Abel, certo de que o time, que exibia futebol vistoso no Estadual, dificilmente repetirá a atuação do último domingo. — Nas Laranjeiras, não teria como treinar algo diferente. Por isso a gente fecha (o treino no CT).

Decifrar o que se passa na cabeça do técnico rival não é tão simples desta vez. Abel Braga anunciou que o Fluminense jogará com a mesma equipe do primeiro jogo da final. O que deve mudar é o posicionamento em momentos do duelo. Surpreendido com a marcação do Flamengo em sua saída de bola, o tricolor perdeu a fluência e raramente acionou em velocidade os seus homens de frente. A estratégia de, por vezes, ter os três atacantes e os dois laterais na linha de ataque desde a saída de bola reduziu as opções de passe na armação das jogadas. No segundo tempo, quando cresceu no jogo, embora tenha encontrado um Flamengo com sua marcação mais recuada, o tricolor trabalhou com os laterais mais próximos aos meias. No entanto, recorreu a muitas bolas pelo alto.

DESGASTE RUBRO-NEGRO

Decifrar este Flamengo é ainda mais desafiador. O jogo da última quarta-feira, pela Libertadores, além de permitir a Zé Ricardo conclusões, tem influência física no duelo de hoje.

O jogo exigiu muito de nós, tanto no físico quanto no psicológico. Agora é virar o canhão para domingo (hoje) — disse o técnico do Flamengo.

É quase certo que o Flamengo não abrirá mão do 4-1-4-1, esquema tático de suas últimas partidas. Outra certeza: deverá ter pelos lados homens capazes de repetir a marcação aos laterais do Fluminense. Éverton deverá jogar pela esquerda; na direita, as opções são Gabriel e Berrío. Este último está mais descansado, já que cumpriu suspensão pela Libertadores.

A escolha dos dois meias centrais também ajuda a moldar alguns duelos do jogo. Afinal, é natural que o Fluminense tente ocupar mais o setor e exija mais trabalho destes homens. Se perder o controle desta zona, o Flamengo pode permitir as jogadas em velocidade do tricolor.

Um destes meias será Willian Arão. A dúvida é sobre qual será seu companheiro. Rômulo iniciou o primeiro Fla-Flu, mas logo saiu machucado. Enquanto jogou, deu pouca velocidade e pouca profundidade ao setor, já que a busca da infiltração na área é um movimento menos natural para ele. Mancuello, que entrou no último domingo e foi titular contra a Universidad Católica, não teve grandes atuações. Demorou a encontrar o posicionamento e raramente participou ativamente da construção de jogadas.

A outra opção é Trauco. Não jogou tantos minutos como meia interior mas, quando o fez, deixou boa impressão. Além disso, mesmo em partidas em que foi escalado na lateral, exibiu bom passe em jogadas pelo meio. Se jogar, deixa aberta a lateral esquerda para Renê, um jogador mais marcador. O que também pode ampliar o bloqueio aos laterais rivais.

Reprodução: Extra

Coluna do Flamengo

Ver comentários

Notícias recentes

Jogos do Brasileirão hoje: Botafogo, Palmeiras e outros 6 times entram em campo neste sábado

Botafogo e Palmeiras, líder e vice-líder do Brasileirão, respectivamente, entram em campo pela 35ª rodada…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Estádio: Flamengo inova com projeto de setor visitante, que pode ser alterado a cada jogo

Projeto consta um setor "flexível" dedicado aos visitantes O sonho do estádio próprio do Flamengo…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Capacidade total, setores populares e mais: conheça detalhes em novo projeto de estádio do Flamengo

Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024