Novo grupo político do Flamengo, o Fla Fut, publicou uma carta direcionada ao presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello. Na carta, o grupo pede providências para o departamento mais importante do Flamengo, o futebol.
Uma das providências pedidas a Bandeira é a nomeação de um novo Vice-Presidente de Futebol, cargo acumulado pelo presidente desde a prisão de Flávio Godinho pela Lava Jato: “Queremos que o senhor se digne a colocar um Vice Presidente à frente da pasta MAIS IMPORTANTE do Flamengo (o FUTEBOL, caso o senhor não saiba de qual pasta estamos falando).”
Mais adiante, cobram o afastamento do Diretor Geral do clube, Fred Luz, homem forte da gestão de Bandeira de Mello das ações do futebol e a substituição do Diretor Executivo de futebol, Rodrigo Caetano: “Queremos que o Flamengo seja comandado por um profissional que entenda do nosso “negócio” e não de uma pessoa que jamais acompanhou futebol na vida, como o Sr. Fred Luz.
Queremos que o senhor substitua, imediatamente, o Diretor Executivo Rodrigo Caetano, que emplaca a terceira temporada com resultados pífios e contratações muito questionáveis, especialmente quando se fala nos “reforços” sul americanos, cujo valor total estimado é a bagatela de R$ 36 milhões de reais.“
Até o ídolo Mozer é contestado na carta. O grupo pede que Bandeira esclareça a função e o que Mozer tem feito no futebol. Pedem a saída de Fernando Gonçalves, que acusam ter feito parte de uma chapa na eleição do Fluminense.
As criticas sobraram também ao Departamento Médico, alvo de polêmica recente na operação do joelho de Diego. O grupo pede a demissão do Dr. Marcio Tannure e relatório do Centro de Inteligência, comandado pelo vice-presidente de TI, Luiz Filipe Teixeira.
O Técnico Zé Ricardo também foi criticado pela falta de variação tática e evolução de jogo. O pedido é de mudança no cargo.
Não foram colocados nomes para substituir os cargos em questão. O grupo afirma que com essas medidas, a equipe não sofreria a eliminação na noite de quarta-feira contra o San Lorenzo.
Confira a carta na íntegra:
“Sr. Bandeira de Mello,
Ontem, foi escrita uma página negra em nossa gloriosa História. Um acontecimento totalmente evitável, se algumas ações já tivessem sido tomadas – como muitos pedem há tempos.
Mais uma vez, testemunhamos, incrédulos, não somente a derrota do time, mas também a total falta de reação do senhor como “autoridade máxima” do Flamengo.
No lugar das satisfações que a nossa torcida merece e das providências que se fazem mais do que urgentes, ouvimos declarações destemperadas. Ao invés de indignação pelo que aconteceu, vimos sua naturalidade com tudo que se passou nessa triste noite de 17.05.2017. “Apenas uma derrota”, em suas infelizes palavras.
Mas nosso objetivo hoje, Sr. Bandeira de Mello, é ajuda-lo diante de sua singela pergunta em entrevista concedida hoje: “O que vocês querem que eu faça?”.
Pois bem, Sr. Bandeira de Mello, vamos então lhe dar respostas claras à sua pergunta, pois não somos omissos como muitos que (infelizmente) comandam nosso Futebol e nosso Clube:
Queremos que o senhor se digne a colocar um Vice Presidente à frente da pasta MAIS IMPORTANTE do Flamengo (o FUTEBOL, caso o senhor não saiba de qual pasta estamos falando).
Queremos que o Flamengo seja comandado por um profissional que entenda do nosso “negócio” e não de uma pessoa que jamais acompanhou futebol na vida, como o Sr. Fred Luz.
Queremos que o senhor substitua, imediatamente, o Diretor Executivo Rodrigo Caetano, que emplaca a terceira temporada com resultados pífios e contratações muito questionáveis, especialmente quando se fala nos “reforços” sul americanos, cujo valor total estimado é a bagatela de R$ 36 milhões de reais.
Queremos que o senhor venha a público esclarecer qual a função e o que vem sendo feito pelo Gerente de Futebol, nosso eterno ídolo Mozer – algo misterioso para grande parte da Nação.
Queremos a saída imediata do Sr. Fernando Gonçalves, intitulado “Coordenador de Psicologia” do Flamengo. É simplesmente inadmissível que um tricolor assumido, e que inclusive fez parte de uma chapa na última eleição do Fluminense, seja o responsável pelo “coaching” dos nossos atletas.
Queremos a substituição imediata do responsável pelo Departamento Médico do Flamengo, que tem demonstrado ser uma negação completa na recuperação de jogadores lesionados – vide os casos de Ederson, Conca e Diego – apenas para ficarmos nos mais notórios.
Queremos a revisão total do famigerado Centro de Inteligência de Mercado, supostamente co-responsável por diversas contratações desastrosas nos últimos tempos e que, de forma inexplicável, é comandado pelo VP de TI (?!) do Flamengo.
Queremos um técnico compatível com a grandeza e ambições do Flamengo, uma vez que o atual, em que pese o bom começo, há meses não dá ao time qualquer variação ou evolução de jogo.
Queremos a contratação de jogadores à altura do Flamengo. Jogadores inquestionáveis como a nossa torcida merece e não “apostas” baseadas em indicações do já citado CIM e de empresários cujos nomes aparecem no noticiário do nosso Clube com grande frequência.
Queremos, por outro lado, a dispensa imediata de jogadores que não têm a menor condição de envergar o Manto Sagrado, seja por deficiência técnica ou física, tais como Mancuello, Gabriel, Donatti, Vaz, Marcio Araújo, Cuellar, Berrío, Rômulo e Leandro Damião – só para ficar nos casos mais explícitos.
Enfim, queremos que o senhor enxergue e reconheça o óbvio: a flagrante incompetência do nosso Departamento de Futebol como um todo.
Tenha certeza, Sr. Bandeira de Mello, que se o senhor conseguir fazer todas as coisas acima que queremos (ou pelo menos boa parte delas), eventos tristes como o de ontem não se repetirão.
Por fim, mas não menos importante, queremos (na verdade, exigimos) que o senhor trate a torcida do Flamengo com o devido respeito. Dispensamos gestos obscenos como os do ano passado no jogo contra a Ponte Preta ou entrevistas desequilibradas como a de ontem, acusando levianamente quem questiona o desempenho futebolístico do Flamengo de “torcer contra” e chamando essas pessoas de “falsos rubro-negros”.
Aliás, Sr. Bandeira de Mello, se ser “falso rubro-negro” é criticar o que tem que ser criticado e sempre lutar pelo melhor do nosso Clube, pode nos incluir nessa categoria. E esteja certo de que estaremos muito bem acompanhados por figuras eternas do Flamengo como Zico e Junior e com nossa consciência tranquila.
É isso o que queremos, Sr. Bandeira de Mello.
SRN
Grupo FLAFUT“
Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 17 de novembro O calendário do futebol nacional…
Ver comentários
"Queremos a revisão total do famigerado Centro de Inteligência de Mercado, supostamente co-responsável por diversas contratações desastrosas nos últimos tempos e que, de forma inexplicável, é comandado pelo VP de TI (?!) do Flamengo" agora ta explicado o porquê ele soltou aquela nota em rede social e achei estranho um profissional de TI falar em mais empenho e cobranças... Uma coisa concordo acima precisamos imediatamente de vice de futebol traga o Marco Braz pelo menos esse vai cobrar o zé ruela e esses jogadores nutella.
Não via esses caras reclamando da patrícia Amorim quando fez um monte de merda aquando presidente. Mas e inegável que essa diretoria e cabaço na questão futebol.
Aposto que são falsos rubro-negros e EBM em nada irá lhes atender.
SRN
Só atentem para a parte do VP de TI. Isso não é verdade.
Eles tem um sistema sim que controla o monitoramento de jogadores, fazem levantamento de dados, cruzamento de informações úteis, e isso tudo tem participação do TI. Logicamente.
Não quer dizer que o TI controla o Centro de Inteligência, ele é só uma ferramenta do departamento de futebol.
O problema é entender esses dados de forma equivocada.
Por isso que não são eles que decidem nada, é o pessoal do futebol. E são esses últimos que devem ser cobrados. Jogar a culpa no TI não dá né.
Melhor dar um Football Manager para o Dept. Futebol, porque, no geral, está vindo mais lixo do que qualquer outra coisa. Sem contar esse vício de trazer jogador bichado para tentar recuperar no clube, esse tipo de risco só se assume quando você já tem um bom time titular performando, o que não é o caso, já que jogadores como Marcio Araujo, Gabriel e Vaz acabam estando mais tempo na equipe titular do que fora.
Não foi o único erro da nota. Cobram a demissão do Tannure pela recuperação do Diego, que está dentro do prazo (eram 4 a 6 semanas pra voltar a treinar com o grupo) e do Conca, que tem treinado normalmente, aprimorando a parte física e técnica. Também está no prazo. Chegaram a especular que ele poderia voltar no final de abril, mas o clube sempre falou em maio ou junho, sem precisar uma data, até porque tudo depende da evolução do jogador. Depois de recuperado ele pode sentir dores ou ter problemas musculares à medida que aumenta a carga de exercícios, algo comum pra quem passa muito tempo parado. Provavelmente não tem nenhum médico ou fisioterapeuta no Fla Fut, mas se sentem capacitados pra julgar um trabalho clínico que eles sequer acompanham. Falei mais cedo que sou a favor de cobrar a direção, concordo quando pedem a nomeação de um novo VP de Futebol e o afastamento do Fred Luz da pasta, mas há que saber o que cobrar e de quem cobrar, ou vira um mero jogo político.
Tá esquecendo do Ederson? O cara ficou quase 1 ano no departamento médico. E do Donatti? O cara não tinha nenhum histórico de lesões, chegou no Flamengo e vive no departamento médico. Eu é que não coloco minha mão fogo por esses caras, estão sempre cometendo erros.
O caso do Ederson foi explicado, a demora se deu por um edema ósseo surgido em consequência da pancada que ele recebeu e não há um tratamento que possa acelerar isso, a resposta depende do jogador. Quando contrataram sabiam do histórico dele e do risco que estavam assumindo. Os cuidados com o Ederson são maiores também até em virtude disso. No caso do Donatti, ele já vinha de lesões na Argentina, mas é, de todos, o único que precisa ser melhor esclarecido. Vale lembrar que o Flamengo foi o clube com menos lesões no Brasil ano passado, mesmo sendo o que mais viajou e menos teve tempo de recuperação. Por conta do piti do Runco muita gente virou médico e começou a questionar aquilo que não conhece nem acompanha. Se formos seguir por esse caminho vamos trocar a equipe a cada ano e jogar fora trabalhos apontados até bem como pouco tempo como referência.
Qual era o histórico do Edérson ante de vir para o Fla? Consideraram oportunidade um jogador que jogou pouquíssimas partidas em todos os clubes que passou. Cuellar? Contratado como primeiro volante. Hoje, entendem o jogador como segundo volante pela falta de senso de colocação para fazer a cabeça de área. Como segundo volante, carece de penetração. Tem enorme dificuldade de se desvencilhar dos adversários. Só sabe driblar para o lado ou tentar o giro em cima do adversário que continua na marcação. Não abre a marcação adversária. Berrio? Jogador só de velocidade e com difculldades técnicas detectadas a olho nu. Mancuello? Esse, fiz as críticas antes da contratação pois acompanhava jogos do futebol argentino justamente para estudar oportunidades para o elenco do Mengão. O Centro de inteligência capitaneado por Rodrigo caetano ( há tempos não faz um bom trabalho) erra demais. Ad oportunidades decorrem de ofertas de jogadores com grau de risco muito grande. O Rômulo não jogava por problemas de joelho. Salutar foi a contratação do Diego que disputaram no mercado.
Sim, como falei, assumiram um risco ao contratar o Ederson. Sobre o elenco, já falei diversas aqui, tenho várias críticas. Mas não analisei isso agora. As cobranças precisam ser feitas, mas sem atirar para todos os lados, principalmente em questões que não se tem conhecimento. Foi apenas essa a colocação.
Eu não estou atirando para todos lados. Quero um Fla forte. Torço para um Gigante que amo de paixão.
Não falei de você, falei da nota emitida pela Fla Fut. Concordo com alguns pontos, mas também falam de coisas que eles não tem conhecimento. Aí já vira jogo político. A própria divulgação pública da nota, ao invés de entregar diretamente à diretoria, tem esse caráter.
É isso aí Edson Leal,vc como sempre sucinto e sensato.(apesar de que vc tem participado pouco aqui no coluna)
Obrigado pelo elogio amigo! Participa sempre que posso, gostaria de poder estar mais presente, mas é a vida né, corrida como só ela. SRN!
SRN.
Eu apenas acho que o Zé não tem a experiência necessária pro cargo, e não dá oportunidades iguais pra todos, tem suas preferências particulares que nem sempre são técnicas. Sobre o Rodrigo Caetano, eu não critico, acho que o seu trabalho comparando com Pelaipe ou Ximenes é bem melhor, e conseguiu trazer Guerrero, Diego,
Trauco ... vale lembrar que ele nao escala ninguém, todos são contratados com aval da comissão técnica.
Experiência não tem nada haver, o Rapaz lá do Botafogo, com os caras na indisciplina e tudo e com elenco muito inferior e custos mais baixos, conseguiu fazer o que o flamengo não fez passar de fase.
E se vacilarem podem ir longe nessa libertadores.
Marco Braz seria um bom nome com ele no cargo fomos campeões em 2009.
Mas não se deve dar ouvidos a todas as reclamações desses caras. Concordo que precisamos de um vice de Futebol e precisam mandar o Rodrigo Caetano embora urgente.
Análise perfeita!
Esse banana de melo não vai fazer nada, no máximo vai contratar uns três jogadores para acalmar a torcida e pronto. Vão continuar as mesmas merdas por la, R.Caetano, Gabriel, M.Caramujo, Damião, Vaz e Zé Ruela.
E tem o Diego que já passou uma semana da programação normal.
Tem algo errado com esses departamento médico e do futebol.
Marcelo Oliveira é o nome pra treinador...Não é um primor na questão tática mas pelo menos vai acabar o reinado dos perebas nesse time.
Levir cupi, Felipão, parreira... Não estou dizendo que são os melhores, mas são esperientes e vão saber lidar com esse elenco melhor do que o ze ruela
Levir Culpi e muito melhor, foi ele quem bateu de frente com FRED do flumenense quando o mesmo não queria ir fazer nada no clube.