Qual o valor do Ferjão 2017?

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Finalmente o Ferjão 2017 acabou. E que forma melhor dessa pataquada acabar do que com o Flamengo campeão? Agora, passada a euforia que um título sempre traz, conclamo meus leitores para fazermos mais uma reflexão sobre o valor de mais essa conquista.

Há um bom tempo existe uma acalourada discussão acerca dos campeonatos estaduais, quanto a sua viabilidade, sua importância, seu formato. Minha opinião sobre esse assunto há alguns anos tende a ser negativa, como expus aqui semana passada. Porém, tudo na vida depende do prisma pelo qual se observa os fatos. Assim, gostaria de fazer uma avaliação sobre esse valor relacionado aos diversos atores que participam dessa obra:

Torcida: Essa quer ganhar até par ou ímpar. Pra eles é tudo festa e qualquer título ainda tem algum valor, em especial quando ganha. Até por que torcida é paixão. Se não fosse assim seria muito estranho. Apesar de entender isso como compreensível e até como fundamental, tenho uma ressalva: Acho pertinente que exista o entendimento do que é de fato importante para o clube e o que não passa de motivos para aquele famoso Bullying regional, cada vez mais efêmero e limitado quando se trata de campeonatos estaduais. Esse entendimento é fundamental para momentos nos quais prioridades devam ser definidas.

FERJ: Pra eles está tudo lindo! Campeonato nota 11 em uma escala de 0 a 10, segundo alguns. Não importa que os times amarguem prejuízos de bilheteria por quase 3 meses por estarem jogando contra adversários de pouca expressão e que estão “em outro plano da existência” no esporte. Tampouco que isso estrangule o calendário das equipes. Sequer se incomodam que o interesse das torcidas pelo estadual é cada vez menor. O que vale é que a FERJ enche o bolso, mesmo fazendo um trabalho bem porco. O descaso é enorme e os problemas são muitos. Um excesso de clássicos de pouquíssimo valor prático no torneio. Nível técnico baixo. Partidas para menos de 1000 pagantes. Brigas “de lavadeiras” entre cartolas. Fórmula horrorosa que vem piorando, alteração após alteração. Chegamos ao ponto que a final do campeonato poderia não ter nenhum dos campeões dos turnos. Poderia também ter um time campeão de ambos os turnos e sequer finalista. Eu nunca tinha visto tanto esforço em prol de debilitar o próprio produto. E esse esforço está sendo recompensado, ano a ano. Qualquer hora dessas os patrocinadores também vão perceber isso. Ai, provavelmente a FERJ vá se importar.

Flamengo: Do ponto financeiro, ser campeão estadual reforçou os cofres com uma quantia de 3,5 milhões de reais e dinheiro é sempre bem vindo. E mesmo que seja um raro caso de time que obteve lucro com bilheteria nesse campeonato, há pouco a se comemorar. Com essa pífia arrecadação de bilheteria o primeiro semestre só não foi ruim por conta do título e da Libertadores, essa sim uma competição que leva muito púbico ao estádio e contribui com o crescimento do ST. E se do ponto de vista financeiro não foi nenhuma maravilha, do ponto de vista esportivo o Ferjão já se tornou um mero capricho a pelo muito tempo…

Elenco e técnico: Esses tem que ficar bem felizes mesmo. Em especial o Zé Ricardo, que há um ano era técnico da base do Flamengo, sendo vencedor da copinha e hoje comemora seu primeiro título como profissional. Mesmo sendo um título menor hoje, certamente traz confiança e paz para todos eles. Confiança que será vital para os grandes desafios que se apresentam para nós no segundo semestre. Sem falar que para quase todos ali é o primeiro título diante da Magnética, em pleno Maracanã. Pura emoção, sem dúvida.

Diretoria: Foi o primeiro passo consolidado de todo o trabalho de saneamento administrativo feito por esse pessoal. É o início da colheita de tudo que tem sido plantado no Fla nos últimos anos em termos de gestão. 2017 é o primeiro ano no qual de fato temos condições estruturais e de elenco para estamos no topo das competições que estamos disputando. E certamente essa conquista serve também para silenciar as cornetas, aquela turma que acha nada esta bom, que sempre encontram algo para reclamar e quase sempre se fazem presentes para azucrinar. Que segunda feira tranquila nas redes sociais!!!

Espero não falar mais de campeonatos estaduais e aproveitar agora o começo do Brasileirão, da nossa participação na Copa do Brasil e do nosso avanço rumo a América. Pelo menos até ano que vem, quando novamente estaremos jogando esse modorrento campeonato que, um dia já foi chamado de charmoso, mas hoje está cada vez mais senil e tacanho.

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!!

Pixotada: Maracanã. É lindo ver o Maraca lotado e a torcida vibrando. Maravilhoso. Mas não tem a menor condição de sermos pilhados da forma que estamos sendo quando jogamos no Maracanã.

Cumpriu tabela: Estádio da Ilha. Mais um adiamento, mais uma vez a burocracia trabalhando contra o Fla. Seria uma pixotada. Mas… surpreende alguém?

Golaço: Guerrero. Esse é o jogador que queremos ver. Tem jogado muito nessa temporada, em especial nos últimos jogos. E na final, foi matador. Uma chance, um gol.

Golaço: Muricy. Bela atitude do nosso ex-comandante ao elogiar o trabalho do Zé Ricardo e admitir que o time não vinha jogando bem. Diz muito sobre o caráter do Muricy e sobre o trabalho do Zé Ricardo.

P.S: Arbitragem?Torcida que gritou mais alto que a nossa? Juiz que comemorou gol do Fla? Nem comento. Vai que é doença…

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • pensava que a matéria iria mostrar o quanto o flamingo tinha faturado em todo contexto.renda, premiações etc..mas valeu

    • É uma boa sugestão.

      Abraços

      • Abraço mano, SRN e valeu pela interação com quem comenta

        • Continue nos acompanhando!!!

  • Tá errado isso aí
    8 milhões foi o valor que a Ferj pagou em prêmios.
    O campeão só Leva 3,5 pelo título.

    • Corrigido na coluna. Muito obrigado.

      Conto com sua participação.

      Abraços.

  • Ótima análise.
    Os estaduais precisavam ser repensados, mas como a Globo está satisfeita, pois ocupa a grade de programação e dá audiência, ela aumentou as verbas para os clubes. Então, nada vai mudar.
    Sobre a importância dos estaduais, devo confessar qmeu critério varia de ano a ano. Nos dois anos anteriores, para mim não valia nada. este ano, como

    • este ano, como ganhamos, estou de ressaca até agora

  • Estadual é medíocre, Ferj é podre. Mas torcida é torcida, rival é rival… do ponto de vista emocional o Estadual tem talvez mais valor que Copa do Brasil, e certamente muito mais que Sulamericana e Primeira Liga (aliás, estas duas últimas deviam desaparecer).

    • “do ponto de vista emocional o Estadual tem talvez mais valor que Copa do Brasil, e certamente muito mais que Sulamericana”

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..

    • Cada vez menos o estadual tem esse valor. Se olharmos mais pro campeonato como um todo ao invés de olharmos só pra final…

      No mais, eu fiquei mais emocionado na final da Copa do Brasil do que domingo passado…

      Abraços!!!!

  • Estadual serviu para duas coisas: 1º Está se criando um abismo entre Flamengo e os outros times do RJ, se continuar nesse pé, daqui uns anos não serão rivais de peso (exceto para os moradores da cidade maravilhosa) 2º Técnico, comissão e jogadores estão fazendo um bom trabalho, só não vê quem não quer ou é orgulhoso demais em aceitar esse fato. Carioca é um laboratório? Sim e nesse caso estamos vendo que o experimento Flamengo 2017 (campeão invicto, melhor ataque e defesa no estadual), próximo da classificação na liberta, classificado na primeira liga,está indo bem nos testes, deve-se ter paciência com alguns “errinhos” pois são pequenos e o trabalho é sempre à longo prazo. SRN

    • Concordo quase integramente.

      Abraços!!!

    • “daqui uns anos não serão rivais de peso”, discordo, eles já não são.

  • Podemos até achar sem importância.. porém com um país de dimensões continentais e diferenças tão grande nas economias de times e regiões do país, se fará necessário haver esses torneios.

    Mesmo não sendo viável do ponto de vista técnico para os times com estruturas superiores, do ponto de vista financeiro deveria ser até um atrativo muito interessante.
    O problema é quando instituições de futebol se tornam atravesaroras, e minam as vantagens financeiras dos clubes que produzem riqueza.
    E esses recursos deixam ainda mais de serem explorados, quando um time não é dono de estádio algum.

    40 pontos de audiência demonstra mais o potecial financeiro do C.R Flamengo do quê, o próprio campeonato carioca.

    • Até entendo que esses torneios tenham espaço no imaginário popular e que, mesmo anacrônicos do ponto de vista econômico e moderno, possam ter espaço no nosso calendário. Contudo… nesses formatos… com tantas datas… fica muito complicado. 17 datas olhando apenas os grandes??? E olha que já foram 23 datas… absurdo.

      Tem que ser um tiro mais rápido. Mais definitivo. 8 datas…10 no máximo. Enxuto.

      Sobre a audiência…Nesse ponto ai Flamengo é Flamengo e ponto. Agora… se sairmos da final e apenas do flamengo e olharmos o campeonato inteiro… fracasso de público e renda…

      No que tange a exploração das equipes por outros entes…concordo com você.

      Abraços!!!

  • Mais um texto sensaciona Luiz! Esse será com certeza nosso ano!

    • Muito obrigado pelo elogio!!! Estamos entrando em uma nova era de ouro para nós!!! Quem viver…verá!

      Abraços!!!

      • Com certeza! Abraços!

  • A rivalidade estadual atrai atenção ainda, inflama torcidas. Mas o campeonato carioca está sendo ridiculamente mal administrado, mal montado, mal gerido, estão acabando com o campeonato, o de 2017 foi ridículo, ainda sim na final havia quase 70 mil pessoas no maracanã, há um fio de esperança das coisas melhorarem. Não nas mãos das atuais cabeças pensantes da dona FERJ

    • É bem por ai mesmo.

      Abraços!!!

  • Financeiro principalmente e pela rivalidade. É sempre bom dar na cara dos “três patetas” do RJ. Podem vir que AQUI É FLAMENGO. Apesar de perder muito em importância ainda tem seu “charme”. A prova é que o torcedor lota mesmo e o TREM PAGADOR (CRF) sustentando a galera como sempre. Proa mais do que clara de quem é mesmo o Rei do RJ e o único grande de fato. Simples assim. SRN.

    • O torcedor lota a final. Mas o resto do campeonato…

      Pessoalmente acho que será positivo pro Flamengo deixar cada vez mais de lado esse estadual e essa rivalidade com times menores, na medida que grandes títulos estarão em nossa alça de mira.

      Abraços!!!

      • 8 milhões foi a premiação da ferj? Ou ai está encluso bilheterias e direitos de imagens?

        • Corrigido na coluna. O valor apenas pela premiação do título estadual é de 3,5 milhões de reais.

          Abraços.

  • Pra mim esse carioca so serviu como estimulo e alçar voos mais altos e tirar um peso tanto dos jogadores quanto o Zé Ricardo. Mais também pode atrapalhar, pelo fato dos jogadores já terem um titulo no ano pode reduzir o tesão dos jogadores em vencer e vejo um time cansado e podia ter estourado um jogador por cansaço muscular ou algo mais serio….
    A conquista do carioca pode ter sido uma faca de dois gumes !
    SRN

    • Acho difícil esse título tirar o tesão da galera lá ganhar títulos…é muito pouco esse carioca…

      Abraços!!!

      • Sabe aquele algo mais? Esse é meu medo que falte, a torcida sempre vai querer msis e eu espero que o time se sinta mais solto e solte seu futebol.
        SRN

  • Se for verdade q o valor que a TV pagou nos 17 jogos foi de 1M na média daria + 17M somando com as luvas de assinatura de contrato do estadual (q não foi previsto no orçamento deste ano) teremos um belo incremento na receita de 2017.

    • Somar cota de TV ao rendimento do estadual não me parece correto. O Rubinho gosta de fazer isso pra justificar a incompetência deles e a falência desse modelo. Só no carioca se adota essa lógica. E se burla os borderôs pra maquiar os prejuízos. No mais, se adotarmos a mesma lógica no Brasileiro continua sendo a época mais fraca do ano, uma vez que o brasileiro pagaria coisa de R$ 5 milhões de reais por jogo.

      Abraços!!!

    • O que ele fez foi pegar o valor pago pela Globo e dividiu pelo número de jogos, não foi um valor a mais, foi o valor que todos já conheciam.

      • Rubinho e Eurico…uma dupla incrível, no sentido mais literal da palavra…

  • Terça-feira e ainda estamos falando de estadual? O resto do ano já começou!

    • É a última vez. Prometo.

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Abraços!!!

  • Boa Luiz também acho esse carioquinha de péssimo gosto é esse ano eles conseguiram transforma lo em monstro ainda mais horrendo.Os estaduais eram pra ser a finalização dá pré temporada com os pequenos entrando só em um hipotético exagonal com os quatro grandes…Rápido tiro curto…Mas valeu pelo título estão todos de parabéns.E sábado começa a luta pelo hepta..A sorte está lançada…

    • Concordo em gênero, número e grau!!!

      Abraços!!!

Comentários não são permitidos.