Ainda em dezembro de 2016, o Flamengo anunciou a contratação do peruano Miguel Trauco, sobre indicação do compatriota, Paolo Guerrero.
O jogador chegou ao Fla após ficar entre os melhores do campeonato peruano, porém, por conta do baixo nível técnico da liga, muito se duvidava do jovem lateral esquerdo, que chegou a ser criticado por fazer ‘marketing’ em suas redes sociais. O jogador não escondia a empolgação para chegar ao Fla, sendo assim, muitos chegaram a dizer que ele utilizava dessas ‘artimanhas’ para conquistar a torcida, pois não conseguiria conquistá-la com seu futebol.
Inicialmente, Trauco chegara para ser reserva de Jorge, lateral que havia sido escolhido para a seleção do campeonato brasileiro de 2016, mas com a negociação da joia rubro-negra, o peruano logo assumiu a titularidade.
Logo em sua estreia, contra o Boavista, no campeonato carioca, Trauco marcou um gol e deu uma assistência (na ocasião, o Fla venceu por 4×1). As boas atuações não pararam por ali, e o jogador vem se mostrando cada vez mais a vontade com a camisa do Mengão, atuando até mesmo como meio campista.
Apesar da qualidade de Renê (seu reserva), o camisa 13 parece ser, com certa tranquilidade, o ‘dono da posição’. Miguel Trauco foi eleito o melhor lateral esquerdo do campeonato carioca, e chegará com moral para disputar o campeonato mais importante do calendário nacional.
Saudades do Jorge nenhuma..kkkk brincadeira mas não estamos mesmo, reconhecemos o futebol do Jorge mas o Trauco é superior