Notícias

Uol: “7 jogos que provam por que o Fla-Flu é o mais charmoso dos clássicos”

São 105 anos de história. O Fla-Flu é conhecido como o clássico mais charmoso do futebol brasileiro e não faltam motivos para isso. No próximo domingo (7), os eternos rivais se encontram mais uma vez diante de um Maracanã lotado para a decisão do Campeonato Carioca.

Se o Rubro-negro leva vantagem no número de vitórias (148 contra 129 – 132 empates), o Tricolor celebra o fato de se dar melhor em finais. O clube das Laranjeiras venceu oito das 11 vezes em que eles se encontraram valendo o título Estadual.

Os rivais contestam tamanha superioridade. Para os torcedores do Fla, as conquistas de 1916, 1969 e 1983 não podem ser computadas, já que os duelos não foram as finais da competição. Assim, a desvantagem seria de “apenas” 5 a 3.

No embalo da decisão, o UOL Esporte esquenta o clássico recordando sete confrontos marcantes entre Flamengo e Fluminense. Tem de tudo um pouco na história.

23/11/1941 – Flamengo 2 x 2 Fluminense – O “Fla-Flu da Lagoa”

A decisão do Carioca de 1941 marcou um dos mais emblemáticos episódios envolvendo os dois rivais. Só a vitória interessava ao Flamengo, que saiu perdendo por 2 a 0. Os rubro-negros buscaram o empate, mas não contavam com uma artimanha tricolor. Sob intensa pressão e com o goleiro Batatais lesionado, os jogadores do Flu começaram a chutar as bolas na Lagoa Rodrigo de Freitas, ao lado do estádio da Gávea. Para que a partida fosse reiniciada o mais rapidamente possível, os remadores do Flamengo fizeram o papel de gandulas. O esforço foi em vão e o Tricolor levantou o troféu.

15/12/1963 – Flamengo 0 x 0 Fluminense – Maracalotado

O Fla-Flu é o jogo que registrou o maior público ente clubes de toda a história. Na finalíssima do Carioca de 1963, 194.603 torcedores presenciaram o 0 a 0 que deu o título aos rubro-negros. O empate servia ao Flamengo, que soube suportar a pressão e levar a taça para a Gávea. O clube quebrou um jejum de oito anos sem conquistas estaduais.

11/12/1983 – Fluminense 1 x 0 Flamengo – O nascimento do carrasco

O triangular que definiu o campeão do Carioca de 83 reuniu Flamengo, Fluminense e Bangu. Após um empate com o Alvirrubro, o Flu precisava desesperadamente de uma vitória sobre o rival. A torcida rubro-negra já cantava a vitória até que Assis, aos 45min da etapa final, fez o gol que daria o título ao Tricolor. O Flamengo bateu o Bangu e deu o título de bandeja para o rival. Era o início da saga do tri-carioca.

16/02/1986 – Flamengo 4 x 1 Fluminense – Dia de Zico e Sócrates

O destino reservou uma boa surpresa para Zico. Depois de sofrer grave lesão no joelho em 1985, a volta do Galinho foi justamente em um Fla-Flu. Logo ao entrar em campo, os tricolores “saudaram” Zico com gritos de “bichado”. A resposta do camisa 10 não poderia ser mais amarga para a torcida do Flu. Ao lado de Sócrates, ele foi o maestro na goleada rubro-negra por 4 a 1. Autor de três gols, Zico foi ovacionado pelos rubro-negros, que cantaram em coro no Maracanã: “Recordar é viver, o Zico acabou com você!”.

02/12/1989 – Flamengo 5 x 0 Fluminense – O adeus do 10

Juiz de Fora foi o palco que marcou o último jogo do Galinho de Quintino. O rival? O Fluminense. Convivendo com graves problemas físicos, o ídolo penduraria as chuteiras no final da temporada de 1989, mas não sem castigar o adversário mais uma vez. De falta, Zico marcou seu último gol com a camisa do Flamengo e se consolidou ainda mais no topo da lista dos maiores artilheiros do clássico: 19 gols em 44 duelos.

25/06/1995 – Fluminense 3 x 2 Flamengo – A barriga de Renato

Um octogonal decidiu o Carioca de 1995 e coube a Flamengo e Fluminense se enfrentarem na partida que definiria o campeão. No ano de seu centenário, o Flamengo contava com a presença de Romário no elenco, mas o astro daquela noite seria mesmo Renato Gaúcho. O Flu abriu 2 a 0, mas cedeu o empate ao Flamengo, que dependia de uma igualdade para ganhar o título. Aos 42 da etapa final, Ailton fez boa jogada pela direita, cruzou para Renato, que colocou a barriga na bola para definir o jogo. Na súmula, o árbitro Leo Feldman creditou o gol ao meia, mas quem entrou para a história foi mesmo o camisa 7.

3 de março de 2001 – Fluminense 1 x 1 Flamengo – Pênalti espírita

Após um empate no tempo normal, Flamengo e Fluminense decidiram a Taça Guanabara de 2001 nos pênaltis. Reinaldo, Juan e Roma já haviam convertido suas cobranças, e Magno Alves tinha sido parado por Júlio César. Manter a vantagem no marcador cabia ao lateral-esquerdo Cássio, cria das divisões de base do Fla. Ele correu, bateu com a perna esquerda e foi parado pelo goleiro Murilo. O camisa 1 não contava com o efeito que a bola tomaria. Depois da defesa, a bola subiu e morreu lá dentro. O volante Beto marcou a última penalidade, garantiu a taça e a vaga na decisão do Estadual, quando o Rubro-negro se sagrou tricampeão.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • 1.Não se pode computar superioridade em final quando não se ganha em final. seminifnal, quartas de final, quadrangular, etc. isso não é final.

    2. 1995 não foi final. antes deste ano de 2017, a última final entre os 2 tinha sido em 1991.

Notícias recentes

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Jogador equatoriano rasga elogios a atacante do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo neste domingo, 17/11/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 17 de novembro O calendário do futebol nacional…

17/11/2024

David Luiz ‘cobra’ Wesley antes de treino do Flamengo; veja vídeo

David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…

17/11/2024