Notícias

Uol: “Associação luta contra estádio na Gávea: ‘Fla sempre foi péssimo vizinho'”

Se depender da AmaLeblon (Associação de Moradores e Amigos do Leblon),a construção do estádio acústico do Flamengo na sede da Gávea não sairá do papel. A batalha está apenas no início, mas o posicionamento da associação do bairro da zona sul do Rio de Janeiro é contra qualquer projeto do Rubro-negro.

Não é a primeira vez que o Flamengo esbarra na Associação do Leblon. Alguns projetos para o estádio – ampliação, shopping – e a construção da Arena Multiuso de Esportes Olímpicos na Gávea já foram travados em outras ocasiões. O último, inclusive, será alvo de recurso na Justiça, o que já desponta como caminho natural para o novo tema em discussão.

O embate promete ser longo e nem sequer o protocolo de intenção assinado pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello e o prefeito Marcelo Crivella viabiliza a construção do estádio para 25 mil pessoas. Quem diz isso é a presidente da AmaLeblon, Evelyn Rosenzweig, que concedeu entrevista aoUOL Esporte e deixou claro que será muito difícil o clube transformar o sonho em realidade.

UOL Esporte: Por que a AmaLeblon não apoia o novo projeto do Flamengo para a construção do estádio na sede da Gávea?
Evelyn Rosenzweig: Quando surge algo do Flamengo sempre parece que é uma implicância do Leblon. Dizem que os moradores são cheios de ‘mimimi’, frescura, etc. O morador do Leblon só quer paz e qualidade de vida, como em qualquer lugar. Um exemplo: para tombarmos um cinema foi uma pressão enorme, para fazer um centro comercial outro problema seríssimo. Falou-se de trânsito e emprego. Você imagina um estádio para 25 mil pessoas. É o tipo de coisa que não traz clima de emprego, tranquilidade e desenvolvimento econômico para o bairro. É um clima de bebida, festividade e briga. Vai totalmente de encontro ao que as grandes cidades realizam. Não vivemos em um oásis e queremos apenas cuidar da tranquilidade do bairro. O Leblon não é diferente de lugar nenhum por isso.

UOL Esporte: O projeto contempla um estádio acústico e com o auxílio do metrô para a redução dos impactos sonoro e de trânsito na região. O que vocês pensam sobre isso?
Evelyn Rosenzweig: Um estádio para 25 mil pessoas é uma agressão ambiental e urbanística. Você consegue imaginar um toldo para fazer o estádio acústico? Eu não consigo. Não será nada muito diferente disso, pois aumentaria o custo. Qual é a chance de não vazar barulho? Enfrentamos diversos problemas aos fins de semana por conta dos eventos no Lagoon [complexo gastronômico e de entretenimento]. As pessoas reclamam e também querem viver dentro de casa com tranquilidade. Imagina com um estádio. Dizem que vão fazer apenas jogos menores. O Flamengo vai gastar uma grana para realizar um jogo por mês? Isso tem de ser justificado. Não vai ter campeonato? Não vai ter clássico? Cada jogo será como dispersar três blocos de Carnaval.

UOL Esporte: A AmaLeblon já teve acesso ao projeto prévio e tomou conhecimento das intenções do Flamengo? Não há possibilidade de acordo?
Evelyn Rosenzweig:Não existe projeto e esse caso já tem jurisprudência. Vamos tomar as devidas medidas na Justiça assim que tivermos acesso aos documentos. O Flamengo quer ter um estádio para chamar de seu. É uma questão de vaidade, de foro íntimo. Não digo nunca, mas acho muito difícil que aconteça um acordo em relação a isso. Os moradores não querem. O próprio metrô foi muito difícil de ser aprovado. O estádio seria uma agressão urbanística e um equívoco gigantesco. Antes era uma arena, agora já é uma arena e um estádio. É lógico que vai ter barulho e confusão. A Selva de Pedra [conjunto de prédios vizinho ao Flamengo] quer viver. Nada justifica isso. Lutamos contra uma violência que só cresce e o Rio de Janeiro é outro. Precisamos estragar o que já está razoável?

UOL Esporte: O Flamengo tem um projeto com a Prefeitura para a reabertura dos restaurantes populares e ofereceu contrapartidas para que o protocolo de intenção fosse assinado. Não é possível que algo do gênero seja realizado no bairro e facilite o entendimento?
Evelyn Rosenzweig:O Flamengo sempre foi um péssimo vizinho, um péssimo parceiro. Nunca cuidou das calçadas das escolas públicas no entorno do clube. São propostas indecentes. É de um egocentrismo, como sempre existiu. Eles nos excluíram no processo da Arena Multiuso. Apareceu a questão ambiental, disseram que iriam propor uma alternativa e o negócio caiu no esquecimento. Derrubar árvore é uma coisa inaceitável. Recorremos no processo, fizemos interpelação judicial e não responderam. Só nos resta esperar, já que também não tem projeto. Foi apenas aprovado, mas aguardamos a coisa acontecer para recorrer.

UOL Esporte: Esse posicionamento é apenas da AmaLeblon ou vocês têm o apoio de outras associações de moradores vizinhas ao clube?
Evelyn Rosenzweig: Não é um posicionamento meu. As associações de moradores do Leblon, da Gávea, do Jardim Botânico e de Ipanema estão juntas. Ninguém aprova colocar um monstrengo em uma paisagem que é tombada. Precisamos considerar todos os aspectos e os moradores me cobram constantemente. A nossa posição é conjunta e clara.

Fonte: Uol

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Ou é representante feminista tricolor ou tem raiva até hoje do rubro-negro que arrebentou o furico dela.

    • Vc já viram a cara dessa mulherzinha ridícula??? É o cão chupando manga...e além de tudo é burra...vai querer declarar guerra a uma nação.

      • E é amiga do Cabral e Eduardo Paes...não se poderia esperar outra coisa.

  • Impossível não haver projeto. Há uma série de equívocos nas palavras da representante da Associação. Por exemplo, no âmbito ambiental, se o corte de árvores faz parte do impacto consequente, o projeto é obrigado a realizar uma contra partida também ambiental, senão não ganha a licença. Eu poderia citar outros, tipo a questão do acústico ou de clássicos, mas sequer vale a pena. Daqui a pouco o Flamengo se pronuncia.

    Ela não admitiu em palavras claras, contudo ficou nas entrelinhas o desejo de viver afastado dos "pobres que assolam o Rio". É questão de segregação socioeconômica mesmo.

    Ela é a representante atual mas qualquer um no lugar dela morador local faria o mesmo. Representante é um porta voz.

    E repito aqui mais uma vez. Moradores locais são pessoas como Pezão (que já se mudou), Sérgio Cabral (se mudou para Bangu), Aécio Neves, outros políticos, juízes, desembargadores etc. A elite da sociedade brasileira reside, em grande parte, no Leblon, um dos m² mais caros do país. Vai ser árduo!

    • A própria resistência ao metrô é um caso claro de isolacionismo. Pra quê transporte público? pra um monte de pobre vir aqui? Daqui a pouco ela vai querer cercar o Leblon e transformar aquilo numa cidadela. Quer dizer que o pobre não pode ir na praia próxima do Leblon?

      • Discriminação! As respostas dela são carregadas de conceitos discriminatórios, só que bater de frente com os moradores de lá é algo muito complicado. Quem não conhece o Leblon não tem noção do motivo do poder da Associação. Típico caso brasileiro de "um peso, duas medidas", pois para lá tudo muda, os riquinhos se agradam.

  • Como tem gente chata, não pode derrubar uma árvore??!! Onde esse cidadão mora então nunca teve árvore?! Egocentrismo do Flamengo?! Quem está vendo só sua própria vontade é esse cidadão que representa essa associação. Parece que esse povo não tem quer desenvolvimento nunca!!! Flamengo vai construir SIM!!! Queira essa associação ou não!!!

  • Recalcada e não gosta de futebol. Quanta bobagem em tão curto espaço. Como o Fla pode cuidar de algo fora se não tem nem um projeto para nada ali? Fala merda não. Uma idiota total. Quer dizer que ela garante tudo o que diz sem nem conhecer o projeto? Lona? Vai ser isso mesmo é? Não sabia não... já sabe até quantos jogos serão feitos lá? Esquece que o Fla tem o Maracanã, a Ilha...vai ser tudo na Gávea? CLÁSSICO SE JOGA NO MARACANÃ BURRA. PQP. Quanta burrice. É mimimi sim minha cara. A palavra progresso inexiste em seu curto vocabulário pelo exposto. Quer viver isolada em retiro espiritual, vai procurar uma ilha deserta e fique por lá. "É um clima de bebida, festividade e briga" prejulgamento até preconceituoso. A madame tem bola de cristal em gente. kkkkkk. Tem que rir duma merda dessas. Vai ter briga o diabo, vamos ver. Tenho certeza que todo esse mimimi vai acabar. E a associação não é dona do Leblon? Vive em uma fantasia de "um pequeno paraíso" que não existe e não vai existir. PROGRESSO PRECISO DE TI MESMO QUE NÃO TE QUEIRA. Vai ter que engolir e pronto. É o mesmo lá na ilha. MIMIMIMIMIMIMI.

  • Sou morador da Selva de pedra no Leblon que foi citada por essa mulher. Não caiam no preconceito de que todos são riquinhos esnobes e contra o projeto. Eu assim como vários rubro-negros do Leblon, somos a favor. Por que não fazem uma pesquisa ? E lembrem-se que vivemos num País corrupto e os interesses podem ser ... outros !!!

    • Exatamente. Ela fala por ela e não por todos. Estou em BSB, mas sou carioca e conheço muitos Flamenguistas do Leblon. É isso que você diz mesmo. SRN.

    • Era isso q eu n tava entendo , será q era TDS q era contra o estádio .

    • Imagino que a realidade dessa 'luta contra o estádio' seja equivalente às greves gerais nas universidades públicas. Muitas pessoas podem até se alinhar com a causa, mas não querem a greve; poucos, todavia, acabam determinando as greves. Infelizmente, no Brasil é assim: o interesse político sobrepõe os outros.

      • Sabe o nome do grupo quero conversar com esse pessoal cambada de burguês safado

    • Meu amigo @disqus_5LTi4tCiQt:disqus, então aceite uma sugestão, reúna as pessoas que não são representadas por esta senhora, para desautorizá-la a falar em nome de TODO o Leblon. Os cariocas precisam saber que existem muitos apoiadores do estádio no próprio bairro, senão ficamos com uma ideia distorcida da realidade.

      SRN.

  • Quantas árvores derrubaram para construir o prédio onde essa senhora mora?

  • Acho que o Crivella não dá muita bola pra essa associação, já que ele nem despendeu do voto desse pessoal pra ganhar a eleição.

Notícias recentes

Luiz Araújo está fora de jogo do Flamengo contra o Cuiabá, pelo Brasileirão

Luiz Araújo faz transição física e não vai para o próximo jogo do Flamengo O…

18/11/2024

Com jogador do Flamengo, Dorival esboça escalação da Seleção Brasileira para jogo contra Uruguai

Gerson deve ser titular novamente na Seleção Brasileira A Seleção Brasileira ainda não finalizou a…

18/11/2024

Atacante de time da Tailândia revela sentimento por ter jogado no Flamengo: “Maior orgulho da carreira”

Vander atuou pelo Flamengo em 2011, que contava com Ronaldinho Gaúcho no elenco O Flamengo…

18/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

18/11/2024

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

18/11/2024

URGENTE | Flamengo define data para retorno de Gabigol em 2024

Gabigol continua afastado pelo Flamengo e não enfrenta o Cuiabá O Flamengo não irá relacionar…

18/11/2024