Notícias

André Rocha: “A falácia de que Diego é o meia criativo do Flamengo”

Diego Ribas chegou ao Flamengo em julho do ano passado. Recebido com festa no aeroporto, alcançou rapidamente a condição de ídolo com gol na estreia contra o Grêmio, mais cinco bolas nas redes adversárias, três passes para gols e participação importante na campanha que levou o time ao terceiro lugar, disputando o topo da tabela em bola parte do Brasileiro.

Com a camisa dez na Libertadores, foi fundamental nas duas vitórias em casa, contra San Lorenzo e Atlético-PR, e fez muita falta no fatídico jogo da eliminação no Nuevo Gasometro. Quando se lesionou era considerado o melhor jogador do torneio continental. No seu retorno de lesão, continua contribuindo com liderança positiva e técnica nas conclusões e nas bolas paradas em uma equipe que peca pela pouca contundência.

Desde que surgiu no Santos, Diego é um meia habilidoso e bom finalizador. Já foi criativo também, mas agora dentro de um cenário de jogo mais intenso, com pressão constante sobre quem tem a bola, linhas compactas e marcação por zona na maior parte do tempo, vem enfrentando problemas.

Porque tem o hábito de dominar, girar, dar mais um toque e só depois tomar a decisão do que fazer com a bola. Normalmente gasta segundos preciosos para a fluência do jogo. Por isso perdeu espaço na Europa e acabou retornando. Mas mesmo por aqui, com a evolução tática gradual, especialmente no trabalho sem a bola, ele sofre na construção de jogadas.

Compensa com experiência, muita preparação física e mental, entrega absoluta e inteligência para procurar os flancos e fugir do bloqueio mais forte. Ainda assim, são raros os passes de primeira. Mais ainda as bolas que os portugueses costumam chamar de ”passes de morte”. Ou seja, aqueles que furam as linhas de marcação e encontram os companheiros nas melhores condições para finalizar.

Como Scarpa achou Wendel no gol que abriu o placar do Fla-Flu e na enfiada para Richarlison infiltrar e sofrer pênalti de Juan nos 2 a 2 no Maracanã. Diego foi às redes em um gol de ”abafa”, com Everton impedido na origem do lance. Nos acréscimos, Trauco empatou em chute forte que contou com uma irregularidade no gramado para sair do alcance do goleiro Julio César.

Dentro das propostas de jogo, o Fluminense foi superior. Porque joga mais fácil e o Fla faz muita força para atacar. Normalmente a bola gira, roda de um lado para o outro até encontrar espaço num flanco para fazer o cruzamento. Um estilo monocórdico.

As tabelas e infiltrações que marcaram a equipe rubro-negra comandada por Zé Ricardo nos seus melhores momentos desapareceram com a queda de produção do meio-campista que tem o passe mais vertical: Willian Arão. Confirmado pelo próprio treinador. Tite convoca Diego para a seleção, porém admite que ele tem características diferentes das de Lucas Lima, seu concorrente, agora junto com Rodriguinho, por uma vaga no meio-campo.

O Santos empatou sem gols com a Ponte Preta no Pacaembu no sábado. Mas criou oportunidades mais cristalinas que o Flamengo na vitória sobre o mesmo adversário na estreia da Arena da Ilha no meio da semana. Porque Lucas Lima acertou passes verticais que Bruno Henrique, Kayke e Copete não aproveitaram. Já o Fla viveu de bolas alçadas e marcou seus gols em cruzamentos de Diego e Vinicius Júnior para Rever e Leandro Damião.

É pouco. O repertório empobreceu. Por isso a busca desde o ano passado de um meia que parta da ponta e auxilie na articulação. Alan Patrick e Mancuello não funcionaram, o clube trouxe Conca, uma incógnita no aspecto físico, e agora espera ter encontrado a solução em Everton Ribeiro. Este, sim, um meia da linhagem de Jadson, Scarpa, Lucas Lima. Do toque surpreendente.

É inegável o valor de Diego, que deve seguir no time que pena tanto para fazer gols. Mas parte da responsabilidade do Fla só ficar atrás do Atlético-MG como o time que mais cruza na competição – média de quase 28 por partida, cinco de Diego – é de seu meia mais valioso. Mesmo com a atenuante do período de inatividade e estar disputando apenas a sua quarta partida desde o início após o seu retorno, e reconhecendo que ele fica sobrecarregado pela indigência de ideias de seus companheiros no setor.

A questão central é que o problema não é recente. Como Diego consegue ser decisivo de outras formas acaba passando despercebido e alimenta a falácia de que é um meia criativo. Mas Zé Ricardo espera o melhor condicionamento de Conca e a estreia de Everton Ribeiro para tornar o Flamengo menos previsível e mais eficiente no restante da temporada.

(Estatísticas: Footstats)

Fonte: Blog do André Rocha/Uol

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Monte de asneira digitada...O problema não é o Diego,ou Guerrero,ou até mesmo o Márcio Araújo.O problema é o treineiro,ele tira as características dos atletas devido a esse esquema engessado.Não tem variação alguma,parece que só treina cruzamento e olhe lá.Nas escalações não há meritocracia,joga quem tem simpatia por ele.Me pergunto o pq do Guerrero se destacar tanto com a SELEÇÃO e no Flamengo não ser com a mesma proporção,a culpa é do cara?Óbvio que não,até o rendimento do Arão caiu esse ano,devido ao peso morto Araújo,enfim...São muitas analogias nesse cenário,mas o mais preocupante é que enquanto esse cara está sendo mantido,quem mais está perdendo é a instituição,pois brasileiro de pontos corridos não é campeonato para perder tantos pontos.Quinta feira ele ganha e receberá mais "oxigenio" por parte da diretoria.Muito complicado isso...

  • Diego NUNCA foi um meia criativo mesmo.
    Ele é um meia mais organizador, distribui o jogo, tem intensidade e finaliza bem. Mas não é um meia armador, aquele que da passes para gol e acha espaços.
    Com a chegada do Everton Ribeiro, Conca e Geuvanio, teremos jogadores que contribuem mais na criação. Vinicius JR também tem muita visao de jogo e ótimo passe, vai nos ajudar bastante, mas tem que jogar na ponta esquerda!!!

    • É por ai. Diego está sobrecarregado pelo falta do meia armador que se aproxime dele. Everton Ribeiro é muito inteligente e rápido e vai dar esse suporte, claro desde que o Zé não invente colocando ele de ponta direita...

      • O que ele quis dizer, pelo que entendi, é que ele nunca foi um meia clássico, daqueles que o pessoal fica sonhando que ainda existe, que não precisa marcar e ter velocidade, mas que é extremamente criativo, deixa jogador pifado.

        Isso não se cria mais, não no futebol de hoje. Pro Douglas jogar no Grêmio (e jogar bem, diga-se de passagem), um sistema foi criado para que ele pudesse, sem a bola, só fechar os espaços do primeiro volante adversário, fazer um falso 9 sem a bola.

        O Diego é criativo, só não é utópico. Ele é carregador de bola, se apresenta muito na área, é mais participativo. Muito mais!

        Pessoal deve gostar dos Gansos da vida, não é possível.

        Diego é a versão aprimorada pra camisa 10 de qualquer time. É o craque do time, e todos que forem entrando vão ter que se adequar ao estilo de jogo dele. Por enquanto, é isso. A menos que a bactéria disseminada pelo Araujo que contaminou o Arão pegue-o. Vamos rezar.

        • Exatamente isso.
          O Conca é um meia armador, naquele time do fluminense que tinha Conca e Thiago Neves, conca armava e Thiago Neves encostava mais no ataque.
          Diego é mais parecido com o Thiago Neves!

  • Nem sempre quando a maioria afirma algo significa que ela esteja certo, mas pelos comentários do texto diria que a maioria concorda que você falou merda sem medo de ser julgado. Obviamente ter mais de uma opção criativa no time desestabiliza qualquer esquema defensivo, e aumenta as possibilidades de ocorrer lances decisivo. Ter apenas um jogador referência facilita a marcação adversária que ao neutralizar tal jogador com uma marcação especial para ele geralmente consegue matar a maioria das jogadas de ataque, e isso vem ocorrendo naturalmente nas partidas do flamengo pela inabilidade tática de nosso querido Zé Ricardo.

  • Que isso cara. Que viajem em. Diego vem recuperando a forma. E você diz que ele é lento nas decisões, de fato Diego é um meia clássico, que tem que ser mais rápido nas decisões, concordo. Um cara que pensa o jogo, inteligente e muito técnico sempre terá espaço. O problema a meu ver é a flata de uma aproximação, (o famoso meia de criação), que ajude o Diego, e no jogo contra o Flu o vi na criação, flutuando pelos lados. O Zé tem uma ideia de jogo, laterais abertos pelos lados, bom isso faz com que o ponta vá à linha de fundo e cruze com mais frequência (lembrando um pouco o velho estilo). Realmente as jogadas de profundidade (tabelas e toque de bola) sumiram, o passe vertical que Diego faz sim, mas não vejo muito apareceu, mas não com Diego. Berrío recebeu duas dessas e foi a cara do gol.
    A meu ver a transição está lenta: Diego está sobrecarregado. Com a saída de MA Cuellar voltando a forma, e Everton Ribeiro entrando, a coisa muda e Diego pode jogar mais a frente se juntando com Everton R. e Arão vindo detrás dando suporte: parecido com Jadson e R.Augusto com Elias vindo na aproximação no Corinthians de Tite. Se encaixar o esquema o Fla decola. O Zé tem obrigação de fazer o time render. Não tem desculpa. Ele mesmo já admite que tem que melhorar. E Diego é fundamental para o time.

    • Concordo contigo...
      Porém ontem uma coisa ficou muito clara.
      O Conca de cada 3 bolas que recebeu, pelo menos uma, buscou o toque de primeira e vertical buscando uma jogada incisiva entre os marcadores.
      Tenho sentido falta disso no Diego...
      À muito tempo só lembro de jogadas estilo de cada 10 bolas que recebe, apenas uma vertical, a maioria para trás e para o lado, infelizmente pensei será que está pegando o "cacoete" do Baidu...???
      A ENORME diferença das Flores ontem para nosso time, foi que os caras pegavam a bola e partiam "a mil" pro nosso campo e só olhavam pra frente...
      Já do nosso lado, engatavam uma terceira marcha davam 5 passos e já olhavam para o lado ou paravam e tocavam para trás...
      Quase o Guerrero não era acionado por baixo e com uma bola quase sempre pelo alto e quadrada...
      Até o Trauco, com exceção do lance do gol, onde foi muito feliz e acertou uma tabelinha com o monte artilheiro, foi abaixo de sua média de apresentação errando grosseiramente a maior parte dos cruzamentos.
      Não podemos viver de chuveirinhos, precisamos de mais compactação e velocidade produtiva para criarmos chances tanto por baixo como pelo alto.
      Grande abraço.

  • Que tal deixarmos de lado essa pseudo matéria maluca, e falarmos sobre a grande fase que o Gabriel vem vivendo esses últimos jogos?

    Que jogador, senhores! Que continue assim.

    • Pois é Ruan...
      Descobrimos a real condição do Gabriel...
      Exímio marcador !!!
      Está fazendo um excelente trabalho marcando o Alam... jogando coladinho nele...
      Não conhece ???
      É o Alam... vulgo ALAMBRADO !!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Grande abraço !!!

      • Qual verdade? A do autor?

        Eu chamo de opinião, mas pode chamar do que você quiser.

        Chama de "Márcio Araújo": não tem qualidade nenhuma.

          • Releia o texto, mas destaco essa parte...

            Porque tem o hábito de dominar, girar, dar mais um toque e só depois tomar a decisão do que fazer com a bola. Normalmente gasta segundos preciosos para a fluência do jogo. Por isso perdeu espaço na Europa e acabou retornando. Mas mesmo por aqui, com a evolução tática gradual, especialmente no trabalho sem a bola, ele sofre na construção de jogadas.

          • Que ele não é um meia clássico, não é opinião, é constatação. Sempre foi tradicionalmente carregador de bola.

            Agora que ele não é criativo (como diz o título da matéria, se você não percebeu, dá uma conferida), tá longe de ser verdade. Se você assim a considera, tranquilo. É a sua opinião, seja feliz com ela.

          • Acho q falta interpretação aí...
            Ele diz q n é o meia criativo por n possuir essa característica de dar o passe mais agudo, ele tem dificuldade... n q ele n tem criatividade em momento algum... inclusive acho q ele deveria jogar mais recuado como segundo ou terceiro homem de meio campo.

          • Sim, você é um cara de muitas opiniões, admiro isso, parabéns.

            Abraço meu garoto!

          • Já reparei que qdo alguém discorda de vc com argumentos , vc ironiza e manda um 'abraço' , tipo colocando ponto final no assunto, com ar debochado e superior. Ou então desconversa e tira o foco.
            Qual é a sua? Vc tá sempre certo?
            Acho que o texto está super embasado e vc tentou reduzi-lo a uma opinião, jogando para o lugar comum da piada pronta.

          • kkkkkkkkk Fala Elvis! Qual é a minha? Não sei responder essa pergunta. Agora, sempre certo não. Eu sou o cara que pedia Alan Patrick no time, lembra? Como que eu posso estar sempre certo? kkkkkkkk

            Eu não vi muitos argumentos no primeiro comentário dele. Quando a abordagem é na sacanagem (pra mim, foi esse o intuito do meninão), eu também levo na zoeira kkkk Mas, como você acompanha os debates, quando eu entendo que é na boa, bato um papo maneiro, sem "desconversar" e "tirar o foco".

            Ar debochado e superior é impressão sua, mas eu gosto de tirar uma onda saudável kkkkkk. Sem mimimi, podem me gastar também, tem problema não! Web-bullying não cola.

            "Abraço" (não é pra por ponto final kkkkk)

    • Achei muito pertinente a matéria .
      Parece que vc não entendeu.

      Ele não disse que o Diego é ruim, apenas demonstrou que ele não corresponde ao meia que fura as linhas de marcação com passes verticais prprecisos (como Scarpa, Conca, Alex), já que Diego tem por característica conduzir excessivamente a bola. E demonstrou com fatos.

      Por isso acho até que ele pode jogar um pouco mais recuado como segundo homem caso o Conca venha se afirmar, primeiro pela facilidade de puxar o contrataque, e segundo por ter pulmão para recompor e marcar no meio campo.

      Cuellar rouba a bola e passa pro Diego, que terá Éverton Ribeiro, Geuvânio e Conca para fazer a transição. E aí Guerreiro vai cansar de receber bolas em condições de finalizar a gol.

      • Boa! Entendi a matéria sim.

        Como eu disse, todos sabemos que Diego não é um meia clássico. "A falácia que Diego é o meia criativo no Flamengo". Começa pelo título, que pra mim, minha opinião, particular e reduzida a mim kkkk, é a verdadeira falácia. Não precisa ser clássico estilo Ganso pra ser criativo.

        Respeito sua opinião quanto a encaixá-lo de segundo homem, mas não partilho da mesma. Prefiro ele trabalhando bem próximo ao gol, entrando e saindo da área, e não só fazendo infiltrações, como seria sendo segundo volante. Fez inúmeros gols assim, com o amadurecimento e protagonismo dele no Flamengo, aumentou seus números de gols, e importantes (contra CAM no mineirão ano passado, Santos no Maracanã, CAP no jogo em que se machucou). Por vezes, faz um segundo atacante flutuando atrás do Guerrero, é muito inteligente.

        Mas, são só opiniões e preferencias. Gostaria de ver um jogo conforme descrito por você.

  • O Zé já sabendo disso colocou o MA mais adiantado tentando armar o jogo no primeiro tempo.... e ainda teve a capacidade de falar na entrevista depois do jogo que tava funcionando... Eu já desisti de tentar entender o que acontece no Flamengo, colocar o MA lá de 1º volante pra mim já era um absurdo, agora nessa nova função é surreal

  • Engraçado que ele não fala sobre como o time joga distante, como muitas vezes os jogadores esperam a bola no pé ao invés de dar opção, tornando raro tabelas e mesmo a possibilidade de passes de primeira, ou sobre como nossos pontas (ainda aguardando a estreia das contratações) não agridem, ainda que recebam a bola em boas condições preferem voltar ou buscar o cruzamento ao invés de partir pra cima, infiltrar e concluir. São jogadores com medo de decidir. Falei ontem e repito, os passes do Scarpa para Wendel e Richarlisson só existiram primeiro por falhas defensivas do Flamengo, que concedeu muito espaço tanto para o Scarpa quanto para os jogadores do Fluminense que se projetam para receber, segundo pela diferença na postura desses jogadores, que dão opção, partem pra cima. O Flamengo costuma jogar contra adversários fechados, que não costumam dar o mole que nossa defesa deu e tem poucos jogadores que infiltram, partem para definir. Qualquer meia nesse time penaria. Principalmente porque perdemos aquilo que era a principal marca dessa equipe, que era a organização. O Flamengo regrediu, como disse o Mauro, e não vai ser um jogador que vai resolver isso.

    • Acharam uma nova forma de justificar a desorganização do time e eximir o Zé responsabilidade. Não vai sobrar jogador no Flamengo assim.

    • Mas nem quando o time tava arrumadinho e jogando bem o diego dava esses passes mais verticais, o segundo gol do fluminense pode ate ter tido falha na defesa, mas a enfiada do scarpa é muita boa e ele faz isso com frequencia, coisa que a gente não vê o diego fazer, ele nem sequer tenta esses passes, falta isso ao diego, essa bola que rasga defesa. Um armador tem fazer isso.

      • Com a frequência que o Scarpa faz, eu não diria.

        Mas se ele tiver opções de passe, fará com certeza, qualidade pra isso ele tem.

        Na boa fase do Pará, ali pelo lado do direito, ele já tabelava, dava um trabalho danado. Veja bem, "boa fase do Pará".

        Imagina com Everton Ribeiro jogando o que sabe? Vinícius Junior voando pelo lado do campo?

        O problema do Flamengo é linha de passe, movimentação, preceitos básicos de futebol.

        • Mas ai que ta cara as tabelas, esses passes mais curtos que dão dinamica ele faz muito bem, Diego sempre foi muito participativo. O que eu acho que falta a ele é o passe mais incisivo, que desmonta defesa.

          Lembra de um flamengo e coritiba no ano passado que o fla ganhou de 2x0? No primeiro gol a bola sobra pro mancuello no meio de campo e ele da um passe lindo, de primeira no meio da defesa pro guerrero fazer o gol, o famoso passe que rasga defesa e que quase não vejo o diego dar, e ele tem sim qualidade pra isso e é por isso que eu reclamo.

          E nem precisa ser um 10 classico.

          Enfim não é desmerecer o diego, sou fã dele, mas acho que poderia melhorar nesse quesito.

      • Mesmo quando o time se mostrava mais organizado já apresentava esse problema de não se desmarcar e de ter pontas que não fazem ultrapassagem, não encaram. Pode reparar como o Mancuello também tem dificuldade de encontrar espaços para passes que "rasgam" a defesa. Aliás, todos os meias do Flamengo tem essa dificuldade, pela mesma razão.

      • o que o Scarpa fez, qualquer um faz. É só encarar uma defesa que se posta como a nossa. Veja o primeiro gol... até nas peladas, se os defensores não acompanhar os atacantes, vai tomar gol. Simples.

    • Vende o Guerreiro .
      Bota o VJ para fazer a função que o Gabriel Jesus fez no Palmeiras.
      Daqui a 10 rodadas ele estará brigando
      Pela artilharia

    • Esse Andre Rocha gosta mesmo do MA. Fez texto defendendo e tudo. Que nem o Vinny Dunga.

  • O texto é muito bom eu também sinto falta de passes mais verticais e decisivos do Diego. Nem nos melhores momentos desses time do zé ele fazia isso.
    Aliás Alan Patrick e até mesmo Mancu quando jogaram nessa posição davam mais esses passes "que rasga" defesa.

    • o último meia que fazia isso no Flamengo foi o Pet. Nem o R10 fazia isso.

      • R10 fazia sim, exemplo foi quando ele deu o Passe pro gol do Luís António contra olimpia em 2012 naquele 3 x 3.

    • Alan Rakitic!

      Sou fundador do fã clube dele, sempre gostei do jogador no Flamengo, por mim não tinha saído.

      Pifador, craque, inteligente, diferenciado, acima da média, fora de série.

      Não há adjetivos suficientes para defini-lo. Melhor jogador da história do Flamengo.

      • Não disse que era um jogador maravilhoso apenas disse que dava passes mais decisivos, assistencias que o diego.

        Povo distorce tudo eu hein.

        • Não po kkkkk eu que tô zuando!

          Eu gostava demais do jogador, por isso, aí a galera pegava no meu pé, falando que era cansado, morto, lento, disperso kkkkk

          Mas brincadeiras a parte, eu gostava mesmo, pra mim na maior parte do tempo que esteve aqui, era o melhor da equipe. 2015 então, quem era Guerrero perto dele? Muito mais decisivo.

          Enfim, eu entendi o que você disse, achei que você fosse lembrar da galera falando do meu fã clube kkkkk

Notícias recentes

Novo estádio do Flamengo promete impacto bilionário na economia do Rio; veja números

Flamengo já é destaque com mais da metade do dinheiro gerado por futebol na capital…

16/11/2024

Flamengo x Franca: saiba onde assistir ao jogo do NBB hoje

Flamengo busca manter 100% de aproveitamento em casa no NBB É dia do Orgulho da…

16/11/2024

Landim cede à pressão e Gabigol pode renovar com o Flamengo para 2025

Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…

16/11/2024

Jornalista afirma que Filipe Luís não está pronto para ser técnico do Flamengo: “Precipitação”

Filipe Luís assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, no dia 01 de outubro…

16/11/2024

Jogadores do Bayern prestam homenagem ao Flamengo

Flamengo comemora 129 anos de existência nesta sexta-feira (15) O Flamengo segue sendo homenageado durante…

16/11/2024

Flamengo mira contratação de atacante brasileiro para substituir Gabigol

Gabigol afirmou que não irá permanecer no Flamengo em 2025 O Flamengo já começou a…

16/11/2024