Blog do André Rocha: Pelas circunstâncias, Botafogo ganha um ponto contra Flamengo “arame liso”

Compartilhe com os amigos

A intensidade do Botafogo no primeiro tempo em Volta Redonda parecia uma clara tentativa de buscar o gol no início, aproveitando um Flamengo improvisado e com mais qualidade no banco que em campo, para depois administrar a vantagem dosando as energias e compensando o desgaste de viagem e jogo eliminatório no meio de semana pela Copa do Brasil.

Mesmo sem Camilo, Jair Ventura manteve a estrutura tática e a ideia de jogo com João Paulo mais adiantado e Matheus Fernandes no meio-campo. A equipe dobrava e pressionava a marcação pelos flancos e saía em velocidade.

O Flamengo sofria com Willian Arão totalmente perdido atuando aberto pela direita e Cuéllar responsável pela saída de bola com os zagueiros – Juan na vaga de Rafael Vaz – errando passes. Só melhorou um pouco a fluência quando Ederson, o meia central do 4-2-3-1, procurou o lado direito e deu opções de passe.

Muito pouco em um primeiro tempo muito fraco e contaminado pela rivalidade nada saudável fora de campo entre os clubes. O time alvinegro foi recuando as linhas, até por conta das lesões de Victor Luís e Aírton em lances com Arão, mas sem maldade do rubro-negro na do volante, bem mais séria. Entraram Gilson e Dudu Cearense, atrapalhando os planos do treinador.

Estava claro que o segundo tempo seria complicado para o Bota. E foi. O time foi definhando fisicamente com o calor e um Flamengo que ganhou qualidade e intensidade com Diego e Vinicius Jr. nas vagas de Cuéllar e Ederson. Arão, o pior do primeiro tempo, melhorou um pouco voltando à sua função no meio.

No entanto, os comandados de Zé Ricardo esbarraram em um velho problema: a dificuldade em transformar oportunidades em gols. Guerrero duas vezes e Everton perderam chances cristalinas. Vinicius Júnior acertou o travessão em bela conclusão. Foram 17 finalizações rubro-negras, mas apenas três no alvo.

O Bota concluiu quatro, uma na direção da meta de Muralha. E podia ter saído com a vitória se Roger não perdesse gol feito. No final, o time ”cascudo” fez tudo para ganhar tempo e conter a pressão do rival que foi para o abafa no final com Leandro Damião na vaga de Arão. Pelas circunstâncias, ponto ganho no Raulino de Oliveira.

O Flamengo tem lastro de evolução com Diego recuperando ritmo de competição e Vinicius Júnior ainda mais confiante – teve sua melhor atuação entre os profissionais. Ainda tem Conca para estrear e as peças que podem chegar. Mas é urgente ser mais eficiente e contundente no ataque.

Porque time ”arame liso”, que cerca mas não fura, não pontua. Uma invencibilidade de três empates em quatro partidas é prejuízo.

Fonte: Blog do André Rocha| ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bom… Galera o problema do Flamengo é que não tem um ataque efetivo, daqueles que vacilou é caixa.

    Guerrero melhorou esse ano, mas já deu pra ele… no Flamengo não dá, pois perde muito gol.

    Vizeu é mais eficiente e não tem sequência a torcida tem que impor sua voz, gritar pelo Vizeu, Ronaldo e c&a… não vai se sair bem em todos os jogos, mas se tivesse sequência já teria barrado Guerrero.

    Paquetá é meio preguiçoso, mas precisa jogar também.

    Ataque ideal

    Vizeu
    Vinícius Jr – Diego – E.Ribeiro

    Entrosados, serão letais para qualquer defesa.

  • Olha o Dorival liberado aí…

    • Atacante goleador esse cara?

  • O que mais me irrita é toda substituição o Damião ser sempre a preferência e o Vizeu fica esquentando o banco , o próprio Flamengo desvalorizando seu produto , não emprestou pra Ponte Preta e fica com um jogador insatisfeito no banco e que as vezes nem é relacionado pros jogos.
    Imagina em caso de ter ; Mancuello , Ederson , Conca , E. Ribeiro , Diego , Berrio , Everton , Geuvânio , Gabriel , Vinícius Jr , M. Sávio , L. Paquetá , Guerrero , Damião , Vizeu … Será que nosso treinador será capaz de administrar um elenco ofensivo desse? Será que ele vai continuar insistindo no Gabriel só pq ele cumpre bem a função de voltar pra marcar lateral?

  • 1 ano e o time joga como o Marcílio dias aqui da minha cidade…a diferença e que o Marcílio contrata 25 jogadores em Dezembro e começa a jogar em janeiro…esse time do Fla não entrosa nunca..nunca vi isso

  • Precisa falar mais alguma coisa? E isso arame liso…daqui a pouco vem umas ricardetes falar q a uns 20 anos não começamos o campeonato invicto..falando nisso alguem viu o advogado da panela por aqui???

    • Qual deles?

    • Zé ricardo está se queimando cada vez mais com a torcida ,mais ao meu ver em alguns jogos ele não deveria ser culpado pelo resultado não ser o esperado.
      Pra mim é mais incompetência desses jogadores!
      Estamos criando várias chances e os jogadores perdem gols demais ,tem que treinar mais finalizações!

      • Realmente é incompetência mesmo tivemos chances clarissimas de matar a partida mas a única coisa que estamos matando é o torcedor do coração.

        • Quase tive um ataque cardíaco naquela furada do Trauco ??. Pelo menos agora sei que to bem do coração kkkkk

          • Kkkkkkkkk

            Em 04/06/2017 7:02 PM, “Disqus” escreveu:

      • Bem nessa, mas vale lembrar que essa ta sendo o melhor inicio de temporada do guerrero, mesmo assim, centro avante não pode perder gol de cara com o goleiro.

      • Sem dúvida que a falta de pontaria está nos prejudicando, mas pegando essa parte do seu próprio texto:”os jogadores perdem gols demais ,tem que treinar mais finalizações!”
        Isso é o básico do trabalho do responsável técnico de qualquer time de futebol (identificar fragilidades do seu time e trabalhar/encontrar solução).
        Entendo seu ponto de vista, a culpa maior é dos jogadores com certeza.
        Mas como esse é um problema recorrente desde o ANO PASSADO, assim como em qualquer área profissional o responsável é cobrado por apresentar resultados e melhoria contínua, o que infelizmente nesse aspecto não vem acontecendo, o treinador deve ser o mais cobrado sim.
        Não é terra arrasada, mas devemos refletir que estamos (comissão técnica) nos contentando em realizar boas apresentações e controlar o jogo, e esquecendo que é preciso vencer jogos.

        SRN!!

  • Certíssimo!

    André Rocha é o melhor cara ao analisar as questões específicas de jogo do Fla.

  • Começo a ver uma cara nova e é esse flamengo do segundo tempo q eu quero ver …
    Falta um cabeça de area bom na marcação e na articulação um zafueiro pro lado esquerdo (que tenha perna esquerda pois nessa zaga so o vaz (tnc) eé canhoto e um goleiro bom!

  • “O Flamengo sofria com Willian Arão totalmente perdido atuando aberto pela direita” foi muito mal, mas eis a questão…Zé Ricardo: quem escala é ele. Arão é jogador de meio. O cara inventa moda e o jogador que se vire. Tem coisas que não dão certo e pronto. Como foi com Mancuello…também o colocou na direita. Cara é simples a meu ver: Rodinei e Pará na direita, Trauco e Everton na esquerda, podendo entrar com Renê e revezar com Trauco e Ederson com Everton…só para citar. o cara se atrapalha no mais simples e ai vem uma avalanche de criticas em cima dos caras…MA deveria ter saído, desmontando a “tranca” e recuado Cuellar, Arão vindo pro meio…para mim seria o mais correto.
    Arão já vem mal ha alguns jogos, mas hoje ele piorou muito com essa do Zé. O time teve volume e criou oportunidades apesar de tudo. O resultado foi injusto pelo placar, mas puniu a incompetência do Flamengo. O botafogo escapou de levar uma goleada. Só tiveram uma chance real e nada mais. O Fla teve três, pelo menos.

    • Vc concorda que VR devia entrar desde o primeiro tempo?

      • Vinicius JR? Acho que no início do 2º tempo sim. Já daria para ver muito mais dele…a tendência é que ele comece uma hora. SRN.

    • Ou seja, esta tudo errado. So um cego nao ve.

    • Me desculpa, mas jogador de meio campo reclamar de posicionamento é ridículo, tem que saber fazer todas as funções, óbvio que vai ter posição que vai render mais, mas essa desculpa é ridícula para o futebol moderno.

    • Almir,

      Hoje o Trauco jogou porque depois vai para a seleção e assim ele descansou o Renê.

      VJ e Diego teriam de ter entrado no intervalo. O problema é que o Éverton voltava de contusão também e, provavelmente, ele sabia que o Ederson não aguentaria os 90min.

      Mas gostei dele ter tirado o Vaz. Colocar o Juan, com toda a sua idade – digo experiência -, em um jogo às 11:00 da manhã é um coice de luva de pelica no Vaz.

      Arão precisa pegar banco ou ficar uma semana fora para recuperar o que quer que o esteja atrapalhando. Ele não vem bem não é de hoje.

      Quer o time mais rápido? Está na hora de colocar o Ronaldo para jogar no lugar do MA. Basta ver que no único contra ataque do Botafogo no jogo ele, MA, não conseguiu acompanhar a volta. Então saia para treinar e se recondicionar fisicamente até o fim do ano.

      VJ mostrou personalidade ao trombar se protegendo, e ao mesmo tempo “agredindo”, o “iCarly”.

      Agora a arbitragem brasileira tem que melhorar e muito. Acho inadmissível um árbitro deixar um time matar todos os contra ataques com faltas sem que os jogadores levem o cartão amarelo. Essa conversa de falta tática é a mesma do rouba mas faz,

      SRN

      • Parabéns!!!

    • Exatamente no segundo tempo com as entradas de Diego e Vinicius dominamos o jogo enquanto o bosta fogo só se defendeu e ficou jogando por uma bola como o time pequeno que é.

Comentários não são permitidos.