Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!
Até que enfim!!! Ontem vencemos e jogamos bem, coisa que já não acontecia há muito tempo com nosso querido e amado Mengão! O jogo foi contra um adversário desfalcado de algumas peças, é verdade, mas que mostra-se bem organizado, bem treinado e possui um contra-ataque quase mortal, cujo qual o Flamengo conseguiu anular a contento.
Na noite passada, na Ilha do Urubu, estivemos muito melhor postados em campo do que vínhamos nos apresentando, mas nada que nos encha os olhos (ainda precisamos evoluir demais). Já conseguimos identificar uma melhor compactação entre as linhas e bastante qualidade defensiva, a partir de uma zaga segura e com laterais eficientes.
Quanto ao meio campo defensivo, a entrada de Cuéllar no lugar do Arão foi fundamental para o salto de qualidade da equipe. Não estou dizendo isso pelo golaço que o fosforito marcou ontem, mas pela entrega e, principalmente, por sua capacidade de ser uma válvula de escape entre a defesa e o meio de campo ofensivo, servindo como ponte de ligação (quase uma via expressa) entre os dois setores. Seria ele o elo perdido entre ataque e defesa?
Acredito que ele realmente seja esse elo faltante na engrenagem rubro-negra. Com muita qualidade nos passes, quase todos verticais, e muita cobertura defensiva (algumas vezes um pouco afoito – Zé Ricardo deve corrigir isso) nosso volante colombiano vem se mostrando a melhor opção neste setor tão concorrido, só ontem foram 8 desarmes. A saída de bola do colombiano enche os olhos e ele sempre se apresenta como opção de passe para evitar o chutão da zaga.
Pude sentir também que a confiança do time está voltando. Claro que é cedo para afirmarmos categoricamente, mas tenho certeza de que essa sequência de vitórias está sendo fundamental nessa retomada. A Ilha do Urubu foi uma sacada genial da diretoria. Quanto ganho técnico estamos tendo em nossa nova casa! Se continuarmos nessa crescente, será dificílimo sermos derrotados na cidade maravilhosa.
A magnética (meio Nutellizada, é verdade) continua nos empurrando e, principalmente, pressionando o adversário nos trazendo um alento de que nossa temporada tem tudo para ser fantástica dentro de nosso estádio. Os times que nos enfrentam entram meio acanhados, receosos. Essa é a impressão que tenho pelas três primeiras partidas disputadas por lá.
E devo parabenizar a torcida que frequenta a Ilha do Urubu! A turma grita, apoia e, sobretudo, comporta-se de forma exemplar sem atirar qualquer objeto no gramado. Isso nos mostra que estamos amadurecendo e ficando cada vez mais cientes de que essas atitudes levianas só têm a prejudicar o Flamengo como um todo. Devemos sempre saber explorar ao máximo nossa capacidade de intimidação ao adversário, e isso se faz através da grande proximidade entre os jogadores e a torcida.
Gostaria de ressaltar mais uma coisa: a entrega do time! Ontem o Flamengo nos encheu de orgulho pela luta de toda a equipe, principalmente no primeiro tempo. Como nossos atletas correram! É verdade que a equipe ficou desgastada da metade para o final da segunda etapa, mas se continuarmos a correr coordenadamente como na partida de ontem, voltaremos a ser um time muito difícil de ser batido, dentro ou fora de casa.
Agora é esperar pelo jogo de domingo e ver se o time realmente está em vias de retomar as grandes atuações e a solidez que costumávamos observar num passado não muito distante. Espero que o Zé Ricardo tenha chegado à conclusão de que o Cuéllar é fundamental para que o time seja equilibrado como um todo, como pudemos perceber no jogo de ontem.
A diferença de qualidade que o colombiano agrega é indubitavelmente impossível de não ter sido observada pelo nosso treinador. Esperemos que o Zé dê continuidade a Cuéllar e passe a ponderar melhor a hora de barrar certos atletas. O elenco é muito forte, basta nosso treinador continuar abrindo os olhos e não atrapalhar na continuidade da evolução. Simples assim! Vai pra cima deles Mengo!!!
O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!
Fabio Monken
Gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!
Ninguém é o dono da verdade! Isso é fato!
Venha debater conosco suas idéias, mas faça-o educadamente, pois a falta de respeito e de educação são os combustíveis dos fracassados e de parca argumentação!
Olha eu não acredito nessas coisa de jogador salvador, acredito mais num trabalho bem feito e time arrumado taticamente em campo o que não vejo com o Zé Ricardo.
Cuellar tá indo bem mas sabe-se lá o que esse treinador vai fazer no próximo jogo, voltando ou não com os perebas de confiança dele e não dando oportunidade aos demais.
Não duvido nada do Arão voltar.
Pode voltar em segundo tempo, conforme circunstância de jogo
O Flamengo jogou bem pq além do Santos estar mal , joga dando espaços pro adversário Lucas Lima morto com farofa aquele Leandro Donizete só sabe bater e esse Bruno Henrique não joga nada. Ontem até o Arão , Gabriel , Mancuello… teriam jogado bem. O grande teste ainda está por vir.
Só discordo com relação ao Bruno Henrique. Pode não ter ido bem nesse jogo, mas vem sendo um dos melhores do Santos no ano. Sobre o time deles dar espaço, isso era nítido. No segundo tempo apertaram mais a marcação e dificultaram a saída de bola, que ganha em qualidade com o Cuéllar. Mas a vitória e melhora no desempenho pra mim não se deve só à entrada dele, a movimentação do trio Diego, Everton e Berrio foi fundamental. Uma das críticas que faço ao time é o fato dos jogadores não se desmarcarem, não darem opção e o ataque fez isso no último jogo. Consequentemente não ficou tão dependente de cruzamentos. A defesa do Santos ajudou, mas os jogadores de frente souberam criar as oportunidades também.
Que sorriso
Olha é cedo para afirmações, mas está muito claro a qualidade de Cuellar. Quem viu ele atuar antes ficou indignado (eu me junto a esses), quando Zé o tirou. O Cuellar na posição é hoje o melhor e ponto final. Arão tem qualidade e vive má fase. Diferente da peça “defeituosa” que está sempre ruim. Eis o desequilíbrio para mim. Quando Cuellar tiver o Rômulo em forma como parceiro vão formar a melhor dupla de meio do Brasil. podem escrever. Agora fica o recado ao Zé. Seja justo, mesmo que doa um pouco. Enxergue o óbvio de uma vez por todas.
Exatamente
Hoje só temos um elo perdido…
Totalmente perdido em campo
Ele mesmo… Você Sabe Quem
Lado bom: acabou o “reinado” do Willian Arão!
Lado ruim: pelo visto, Mancuello deve dançar! &;-D
Mancuello outro injustiçado,,, ele e cuellar seria a dupla perfeita.
Concordo!!
Cuellar, Arão(ou Romulo), Mancuello e Diego; Everton Ribeiro e Guerrero.
Pena que nunca veremos isso, pois foge do esquema imutável do ZR.
Pode ver num segundo tempo, conforme circunstância de jogo:
Mureta
Rondinei, Réver, Frank, Trauco
Ronaldo
ER, Diego, Conca, Everton
Guerreiro
Defenda seu dinheiro, você é o Frajola do forum do infomoney? Rs
Tava pensando nisso. Nada que treino não resolva.
Penso assim também.
Mancuello é um bom reserva, nesse nosso time ele não se encaixa como titular.
Espero que fique, pois com a finalização do contrato do Conca, aí sim teremos os 5 estrangeiros que a federação permite (já que o Donatti foi embora). O duro vai ser quando a comissão desejar contratar outro jogador estrangeiro ou ainda, retornar de empréstimo (Canteros)… &;-D
Canteros poderia repassar pro Vitória, queriam o Cuellar
Prefere o Canteros ou o Mancuello? &:-D
Repassa o canteros, de agrado vai o gabriel
Concordo, mas só deve ser relacionado quando um dos gringos não puder ser, ele é último gringo na escala de prioridade ZR.
Salve Fabinho, boa noite,
O elo sim é o Cuellar, mas o perdido é o José Ricardo porque ele ainda acha que o esquema podre dele, o 4-3-3 funciona e o fato disso é um futebol inglês regado a cruzamentos, pois acabam as jogadas de infiltração e gera faltas de ataque desnecessárias, além do mais tem um medo excessivo, não confundir defesa estratégica com covardia. Ontem eu estava na ilha e ele estava querendo segurar o 1 a 0 a todo custo, justo quando o Rômulo ia entrar o Cuellar faz o gol e recua de fazer a alteração. Ontem ele mudou para o 4-2-3-1, que funcionou sem ter que fazer o Diego voltar para recuperar bola na defesa, mas ele não tem culhões para tirar o massaraújo do time e implementar o 4-1-4-1, pois para os jogadores que temos é o esquema que encaixa no perfil dos estilos de jogo desses atletas. Tanto o 4-2-3-1(usado ontem) e o 4-1-4-1 servem tanto para atacar quanto para defender, sendo o primeiro com mais pegada no meio e o segundo para ataques mais eficientes.
O ZR é um covarde…. acha que tem que ter um jogador destruidor de jogadas, jogadas do flamengo por que do adversário esta longe de fazer isso. E outra, o flamengo NUNCA jogou no 433, pois na minha visão o 433 sao 3 atacantes, que sabem fazer gols, se aproximam, usam tabelas, fazem infiltração tipo Real madrid e BArcelona, ja os pontas do flamengo se aproximam so da linha de fundo, pois guerrero qdo nao tem o DIego no time joga sozinho, recebendo mil cruzamentos na partida sendo apenas 1 em cada 10 direito.
O dia que o ZR tirar o MA e colocar ROmulo ou ROnaldo junto com o Cuellar, e o time ter uma saída de bola decente dos dois lados evitando o desgaste de apenas um jogador fazer isso, e como diz o Cuellar, revezar nas subidas ao ataque, ja que esse de 1º e 2º volante so existe no Brasil, o FLAMENGO vai deixar de ser promessa ao titulo para brigar realmente por isso, pois esta muito atras ainda em termos de futebol apresentado do Corinthians e Gremio.
Só analisando o aspecto defensivo tradicional:
Inominável – 0 desarmes e mapa de calor em uma faixa do campo
Cuéllar – 8 desarmes e mapa de calor por todo o campo
Claro que Cuéllar se apresenta mais como opção de passe e tem qualidade na saída, o quê ajuda tanto na posse de bola quanto pra atacar (que é uma forma de defesa, afinal quem está atacando não está…defendendo isso é lógico).
Tem que começar a testar o Rômulo e Ronaldo, quiçá Mancu na volância.
Nota-se a diferença com Cuéllar que os gols saíram de infiltração e não de cruzamento algo raro no Fla do Zé Ricardo
Interfere muito pouco a entrada dele no fato de se ter menos cruzamento.
Na minha opinião, o motivo principal foi a movimentação dos 4 da frente. Guerrero caia pelos lados, Berrio fez fumaça o jogo todo, diagonal toda hora pra dentro dos caras, e o Everton também.
Temos um ótimo elenco, mais não temos técnico, ou temos um técnico paneleiro.
Ele não é o elo perdido, quem está perdido é Zé Ricardo.
Cuellar titular, Arão só em segundo tempo.