A CBF fará o primeiro teste de árbitro de vídeo com imagens da TV Globo na final do Campeonato Pernambucano entre Sport e Salguero, nesta quarta-feira. Assim, a intenção é melhorar a qualidade da imagem em relação à primeira experiência, também no Estadual, e atender uma exigência da Fifa. O procedimento a ser usado será o mesmo previsto pela Conmebol para as quartas-de-final da Libertadores.
O teste de estreia foi na primeira partida da decisão com imagens de uma produtora independente contratada pela FPF (Federação Pernambucana de Futebol). A cúpula da arbitragem da CBF entendeu que a qualidade da imagem foi ruim o que prejudicou a análise de um lance polêmico de pênalti no final da primeira partida – demorou seis minutos. A FPF entende que era uma boa transmissão, mas era preciso mudar.
”A imagem será a da Globo. Nós tínhamos uma produção boa, com HD. Mas entendo que tem que ser a mesma imagem que recebe o público como manda a Fifa”, contou o presidente da Federação Pernamucana de Futebol, Evandro Carvalho.
A ideia de ter a mesma imagem do público é para não gerar controvérsia sobre a decisão dos árbitros. Serão julgados lances de pênalti, gols ou erros crassos como dar cartão para um jogador errado, ou ignorar uma agressão.
A equipe de árbitro de vídeo será composta por Pericles Bassols e Alicio Pena Jr, coordenador por Manoel Serapião (instrutor da CBF). Eles vão avisar o árbitro de campo que será Wilton Pereira Sampaio sobre erros. Mas a ideia é que o árbitro de vídeo não seja usado para interpretações. Ou seja, só serão comunicados os erros claros, ou quando o juiz de campo ficar em dúvida e pedir um auxílio.
A imagem da Globo será sem nenhum som para não influenciar os juízes de vídeo. O acordo para uso das imagens é apenas para esse jogo. Há uma negociação mais ampla relacionado ao Brasileiro de 2018 para o qual ainda não é certa a utilização do vídeo. O valor estimado de investimento da CBF é de R$ 15 milhões. O custo do primeiro jogo foi de R$ 140 mil, segundo a federação pernambucana. Com a Globo, isso deve se reduzir.
Fonte: Rodrigo Mattos/Uol
Quem tá acompanhando a copa das confederações tá vendo o modelo que a fifa tá testando.
Muito bom!
Ótimo, quem vencer, será com mérito próprio!!
O problema é confiar na globo, essa emissora apesar de possuir o melhor
departamento de esportes televisivo do Brasil não tem credibilidade
nenhuma, sempre procura ser dar bem em todas as áreas custe o que
custar, foi ela que implodiu o clube dos 13 quando perdeu o direito de
transmissão, sem contar que certa vez numa copa ela exibiu o tira-teima
de um de impedimento como lance legal enquanto a Fox que estava exibindo
o mesmo jogo dava impedimento; enfim, é algo para ficarmos de olhos bem
abertos
SRN #OlhoNeles