Durante a apresentação de uma das edições do ‘Bate Bola’, da ESPN, o comentarista Mauro Cezar Pereira falou sobre a atuação do Flamengo contra o Fluminense, jogo que terminou empatado em 2×2.
“O Flamengo continua sendo uma equipe muito dependente de jogo de abafa, cruzamentos… O Flamengo regrediu muito. O time que, no ano passado, quando arrancou para até brigar por título brasileiro, praticava um futebol mais elaborado, com mais troca de passe, chegando na área, trabalhando as jogadas, hoje é um time que, basicamente, depende de cruzamentos”, afirmou Mauro.
O comentarista ainda completou, citando dados do número de vezes que o Fla utilizou o recurso nos últimos jogos.
“Foram 30 (cruzamentos) contra a Ponte, e os dois gols saíram de bolas cruzadas na área do time de Campinas, e hoje 33 cruzamentos […] é um time que depende disso, porque cria pouco”, concluiu.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Mauro Cézar presidente do Mengão.
Leandro Damião precisa de sequencia, tem que botar o Guerrero no banco.
Guerrero deu 2 chutes ao gol hoje, ficou plantado na marcação. Jogadores adversários perseguem o Guerrero e sabem que ele não rende com marcação individual.
Damião sai mais da área e se esforça.
Por mim Damião poderia ser titular. Fraco, mas parece que pra esse esquema é melhor que o Guerrero, que aliás não vi nem fazendo parede hoje rs
Kkkkkkk...presidente? Kkkkkkkkk de novo...
Gosto muito dos comentários do Mauro mas queria ver uma estatística mais ampla pois contra a Ponte Preta o titular foi o Damião.
Com o Damião o negócio é o abafa e cruzamento na área para ele trombar com a zaga.
SRN
Estatística??
Pra mim basta ver os jogos e perceber que estamos totalmente perdidos no futebol.
E, sinceramente, se quer uma perspectiva 'mais ampla', tente enxergar além do problema guerrero ou damião, e veja o time como um todo, enfim, como um carro batendo a biela.
FORA ZÉ PANELA!
Então, Elvis,
Eu disse estatística porque pegar apenas um jogo não representa base sólida nem para elogiar e nem para criticar.
Citei Guerrero e Damião unica e exclusivamente por ser para eles as bolas endereçadas nas "alçadas na área".
Olhando de foma mais ampla, o Flamengo não tem um meio de campo rápido e de aproximação. Ano passado o Flamengo segurava mais a bola o que dava tempo do time chegar.
Esse ano a boa fase do Pará parece ter acabado e com ela as suas "parassistências". Éverton é correria mas não consegue na maioria das vezes acertar a troca de passes em profundidade.
Trauco está votando e atuou ontem melhor quando fazendo a troca pelo meio do que nos cruzamentos como lateral.
Arão não tem mais a mesma pujança do ano passado talvez porque não seja mais surpresa e caiu também tecnicamente.
~
Me recuso a comentar o MA, me perdoe.
Enfim, são vários problemas. Acontece que a perspectiva é boa por incrível que pareça.
ER tem como característica o jogo rápido e de aproximação, Cuellar começa a se firmar e quem sabe o Ronaldo também não aparecerá nesse time. Será que o Rômulo também voltará bem fisicamente como parece que Éderson e Berrio voltaram?
O Conca também é um jogador que faz o jogo fluir mais rápido e terá bons parceiros para quando entrar no segundo tempo.
VJ tende a se estabilizar em termos de atuação no médio prazo.
Geovânio é um jogador que pelo menos tinha um bom chute de meia distância o que deverá então aumentar o poderia do Flamengo nesse quesito. Tinha um bom passe e era também um jogador de aproximação em detrimento ao cruzamento quando se atinge a intermediária.
Só que o Guerreo precisa se movimentar mais para abrir espaços para quem vem de trás. Se ficar enfiado nos meios dos zagueiros vai ser a produção pífia de ontem, mesmo que faça um gol ou outro.
Enfim, vejo com um viés de alta e torço para que as coisas aconteçam dentro de campo.
A questão do ZR faz parte de um conceito da diretoria. Também torço que dê certo para que o modelo possa ser estendido para o Gilmar Popoca por exemplo.
SRN
(respondendo ao seu comentário acima)
Sim, eu concordo. O Palmeiras do fim do ano passado era criticado por que cruzava muito, tendo Gabriel Jesus na área. Ele não vai ganhar bolas entre 2 zagueiros, no 1x1 sim, ele se posiciona bem.
Mas aí que tá: nem o Guerrero ganha. 10 faltas no último jogo! DEZ! (-5,8 PONTOS NO CARTOLA HEHE) Ele faz falta pelo simples motivo de: estar atrasado e mal posicionado. Quando sai o cruzamento ele acorda pra vida, atropela zagueiro (todos já o conhecem), fica reclamando 20 min da falta, e aí já viu.. acabou o cara o jogo todo.
O time tem que enxergar ele como um jogador móvel, sem essa de mandar bola pro furdunço, ele tem que trabalhar com o time. Mas chega meio do segundo tempo, e aí é normal mesmo, o ímpeto vai levar a isso. Certo não está, mas é normal. Até o grêmio com o Luan a frente faria isso se estivesse atrás do placar.
Volto a dizer: o Guerrero pra um campeonato de habilidades (domínio, passe, lançamento), estilo NBA, ia ser um fora de série.
Pro campeonato brasileiro, onde você tem uma chance e precisa decidir, nosso dominador de bola em condições adversas é fraquíssimo.
Ruan,
Na verdade fica apenas ratificado que qualquer jogador que venha para o time e consiga fazer 10 gols no Brasileirão periga ser o artilheiro da equipe.
O Flamengo precisa, e muito, treinar finalizações e talvez o psicológico do time porque não é possível errar tanto aquele "retângulo" que fica no final do campo de ataque.
O Guerrero toda vez que tem um "Dennis Rodman" marcando ele, ou seja, um zagueiro que sempre esbarra cotovelo, joelho e etc se perde a ficar reclamando e nada produz.
Além disso, se vai usar VJ, Berrio, ER, Geovânio ou outro jogador de velocidade, o Guerrero tem de sair da área para fazer o passe em profundidade para os companheiros.
Ontem pode até não ter sido a melhor opção de jogada quando o Berrio finalizou ao invés de passar para o Guerrero, mas mostrou que está com gana e mais à vontade do que quando chegou.
Um coisa que me irrita é ver o pessoal sempre falando que não existe jogada ensaiada no Flamengo. Pediria aos mesmos que cobrassem do Diego o porque que ele tanto sinaliza nas cobranças de falta e de escanteio. Será que ele pegou o "toc" do MA que vive manobrando carro no meio de campo?
SRN
Faz sentido seu comentário.
Mas olha, já posso te adiantar que não vai fugir dessa faixa não. É muita bola na área.
Ruan,
Para mim só não alça muita bola na área os times que não tem centro avante fíxo ou que não estão no desespero do resultado.
Eu coloquei como vejo as coisas na resposta par ao Elvis. Dê uma olhada por favor e continuamos a conversar por lá.
SRN
Vamos ver se quando entrar o ER7 o time melhore senão a vaca vai pro brejo.
Será que uma única peça, que por sinal jogará na extrema direita, vai ser suficiente para evitar cruzamentos e torpedos para os homens de frente?
Me desculpe, o ER é muito bom, mas não creio que o problema seja somente as atuações individuais de jogadores.
Sinceramente, nosso sistema de jogo se mostra mais previsível a cada partida.
Podem colocar E. Ribeiro, Geuvânio, Diego e mais bons jogadores perto deles, com esses zagueiros, com esses volantes, sem goleiro e com uma pedra de atacante não ganha de ninguém. O DP de futebol só contrata encostado, quebrado, aposentado, a mais nova prova é esse Rodolfo, 1 ano parado e contusões sérias. O treinador não sabe compactar o time, não tem movimentação , é o joadores são lentos não conseguem acompahar adversários porque são lentos. O elenco é fraco e não temos treinador.
Como eu disse não creio que seja somente a falta de qualidade individual de uma ou mais peças que vá resolver a forma do time atuar como conjunto. Aliás, conjunto é a única coisa que nosso time não é hoje.
Acho que a grande responsabilidade do DP de futebol é não saber enxergar que depois de mais de 12 meses de trabalho, é inaceitável assistirmos uma involução do time e não tomar nenhuma atitude para reverter esse processo.
Riamos tanto do "CUCABOL" e viramos o time do chuveirinho. a tempos jogamos assim... e o limitado do treineiro não sabe sair disso..
Pra vc ver mano,os caras tentavam tirar leite de pedra com elencos ridículos,vários deles...cuca, Muricy,luxa!agora temos um elenco pra atropelar geral e tudo nas mãos de um aprendiz,que é teimoso igual a uma mula!
E pensar que esse empate no finalzinho não serviu pra merda nenhuma a não ser esticar um pouco mais a agonia de ter que aturar um técnico perdido.
Se o juiz tivesse confirmado aquele penalti contra o avai eu acho que esse problema tava resolvido. Realmente só estão adiando o inevitavel e aí vai ser tarde demais.
Está na hora do Damião ser titular.Nos últimos 6 jogos,em que esteve em campo,Guerrero fez 1 gol;nos últimos 4 jogos em que entrou como titular Damião fez 3 gols.Futebol é momento!...mas o ideal mesmo seria o Vizeu,mas acho muito difícil a mula o escalar,então vai o Damião mesmo.
cara, vc pode pedir jogador que quiser, mas antes de tudo tem que pedir a mudança do treinador. Depois que tiver um treinador de verdade ai sim vemos quem é melhor pra cada posição. Com zé bosta qualquer um que entrar vai cumprir o que ele quer, ou seja, fará merda em campo.
Verdade.
A culpa disso tudo,sempre falei,foi das ricardetes e aquele grupinho que fica apoiando essa diretoria e treinador nas redes sociais,os verdadeiros "falsos rubro negros",se a torcida fosse unida como em outros tempos já teriam derrubado aquele aprendiz e dado uma prensa no presidente...os verdadeiros culpados disso tudo,sempre falei...#forazepanela antes que seja tarde!
Tenho esperanças que o time melhore em 2019.
tenho só em 2020, que é quando o banana de melo sai e torço pra que entre um homem no comando e de cara mude totalmente o futebol do clube.
Pensei que a nova presidência fosse assumir em 2019.
Verdade. Acho que calculei errado, mais 1 ano e meio dará 2019. Ufa! Mais perto :D
Você está certo, a eleição já é em 2018.
O pior é que o banana de melo acumulou a vice presidência de futebol que era do Godinho, sem entender nada de futebol, e aí o que acontece?? NADA.
Porque o presidente (ele) não cobra do vice de futebol (ou seja, dele mesmo).
Esquizofrenia total!!
A mula está queimando o VJR.O moleque ainda está se adaptando ao profissional e esse crápula vai e o põe em posição que não é a dele.Por culpa desse treinador,2018 está praticamente perdido.O Flamengo já está a 9 pontos do líder,agora,para ser campeão,precisaria de uma de troca de técnico urgente,mas essa diretoria não vai fazer isso,então vai ser praticamente impossível ser campeão brasileiro.A única coisa importante que dá para alcançar esse ano é a sul-americana,mas,com esse técnico,é bem possível que perca de novo para o poderosíssimo Palestino.
Brasileirão pro Fla já era. As outras duas competições acho que cai nas oitavas. Fazer o que... é assim que o banana de melo gosta.
Nas quartas* na copa do brasil.. era pra ter caído pro poderoso atletico-go e o zé até hoje não sabe como não conseguiu ser eliminado mais uma vez aquele dia rs
se o flamengo continuar jogando como os ingleses de 1980, o famoso chuveirinho, bote o guerreiro no banco para ontem e coloque o viseu ou leandro damião, mas caso mude o esquema para triangulações, toque de bola, infiltrações e até metidas de bola ai o guerreiro tem que jogar
É ridícula a forma q o Flamengo joga , é só no abafa mesmo ,só cruzamento louco a maioria das vezes sem saber pra qm ,não tem jogada ensaiada uma tabela e nem uma infiltração ,será q ninguém no clube tá vendo isso ,ou tá faltando treinar melhor esse time,n é possível . pra um time q no papel é um dos melhores do país n pode passar sufoco pra ganhar.