Colunas

O valioso retorno de Júlio César

Poucos poderiam prevê-lo, mas foi um erro liberar a saída de Paulo Victor sem trazer outro goleiro de qualidade para o Flamengo. Na época em grande fase, Muralha parecia ter conquistado de vez a meta rubro-negra, alcançando, inclusive, a seleção brasileira. Hoje, entretanto, a realidade é outra. Mesmo defendido por boa parte da crítica, inclusive por mim, que não o considero de todo ruim, é fato que a pressão e o peso da camisa estão afetando as atuações de Muralha. É notável a falta de segurança em saídas simples e as dificuldades em certas bolas de puro reflexo que antes eram facilmente interceptadas pelo arqueiro.

Má fase ou não, não podemos estar condicionados aos altos e baixos da carreira de qualquer jogador; é preciso ter reservas em condições de substituí-lo a qualquer momento. A posição de arqueiro, porém, traz uma certa dificuldade na manutenção de um bom suplente, pois, praticamente, somente a primeira opção tem significativas oportunidades durante a temporada. Então, pois, ocorre uma resistência de mão dupla: nenhum clube quer ter um goleiro oneroso no banco nem os goleiros de alto nível querem amargar a suplência que tanto ofusca suas carreiras.

O Flamengo viveu este dilema com PV e Muralha. Pela amargura, o primeiro saiu. Por consenso e por economia, rebuscamos César – então encostado na modesta Ferroviária, e o colocamos ao lado de Thiago para que disputassem a condição de segundo goleiro do Flamengo. Jovens, promissores, mas ainda nem de perto realidades. Resultado: na má fase de Muralha, ainda não temos um goleiro verdadeiramente preparado para assumir sua posição.

Aí é que entra a importância do retorno de Júlio César. Admiraria sua contratação por diversos fatores: a formação rubro-negra, a experiência transmitida a nossos jovens goleiros, a qualidade, o renome internacional, a alternância com Muralha, o encerramento de seu contrato com o Benfica, os salários reduzidos de um jogador em fim de carreira… só não vejo, amigos, motivos para não trazê-lo.

Voltando ao início do tópico, ainda enxergo o problema da pouca alternância da posição. Aqui, sugiro a adoção do modelo europeu de utilização de dois goleiros durante a temporada. Temos diversas competições ainda em disputa e de diferentes níveis, como Copa do Brasil e Primeira Liga, Brasileiro e Sul-Americana… fora as já passadas Libertadores e Carioca. Aqui temos muito mais espaço de alternância entre os goleiros. Se existe consenso sobre a prevalência de um sobre o outro, este superior deve ser designado para as competições mais importantes. O preterido, portanto, nem por isso deve ser colocado na geladeira; para este restariam as competições menos importantes para manter-se em atividade e em constante pressão sobre a primeira opção.

Isto, meus amigos, já deveria ter sido feito de maneira ampla no Carioca e nos jogos iniciais da Primeira Liga. Foi um desperdício não ter dado mais oportunidades a nossos jovens goleiros, especialmente a Thiago, que já estava no clube no princípio da temporada. Este último, inclusive, teve boas atuações nas poucas partidas em que atuou e poderia ter aproveitado mais chances contra clubes pequenos em jogos de relativa importância. Não teve e, ao meu ver, a regularidade dos competitivos campeonatos que disputamos nessa segunda metade do ano exigem goleiros mais experientes e firmados.

Júlio César é um excelente nome. Para a torcida, para o grupo e para a história do clube. Valorizar quem já produzimos também é valorizar a base, pois é com ela que escrevemos o futuro. Força, diretoria!

Rodrigo Coli

Twitter: @_rodrigocoli

Ver comentários

  • Só vim pra Alertar a Torcida! A Diretoria Não está atrás de um Goleiro (as fontes mais confiáveis garantem) e vcs sabem o que isso significa, Nada de Títulos sem um Grande Goleiro! Sugiro uma campanha no Twitter pra Diretoria nos ouvir :

    #GoleiroProFla

  • Fala sério ,Júlio cesar é ídolo ok,foi um grande goleiro ok,mas o que ele fez na última temporada ?so falhas ,e nas últimas 4 temporadas ?falhas ,muito piores que as do muralha se é pra trazer um goleiro tragam um bom que esteja jogando que valha a pena ,respeito o Julio cesar por tudo que ele representa para nação ,mas falar que ele vai ser titular absoluto r que vai fazer sombra pro muralha é no mínimo ignorância é pouco conhecimento de futebol .

    • O que ele fez! Tomou um monte de frango, perdeu a posição pra um goleiro de 21 anos, terceiro reserva do Benfica e agora fica como segundo goleiro, fica na reserva do André. Além disso vem mais zagueiro igual aos outros, mais um encostado. Acho que são infiltrados contratando perebas pro flamengo

  • Fecha logo com Rodolfo e geovanio que tá entrando dinheiro para o são Paulo

    • O que tem haver SP com flamengo? SP tá repleto de dívidas tributárias, corre risco do dinheiro ficar com o dinheiro retido.

  • Precisamos de um goleiro.

    O Muralha tá longe de ser ruim. Vinha bem (nunca mereceu seleção também, convenhamos), caiu de produção.

    Engraçado que ano passado era coro a pedida dele como titular no lugar do PV. Agora já não presta. Ele não é mal goleiro, precisa de sombra, precisa de constância. Se voltar a ter, ok, senão, fica no banco pianinho, é o melhor joga, assim com o Paulo Victor.

    Falam como se ele fosse o pior goleiro do mundo, contratado sabe-se lá por que. Os mesmos que dizem isso, são os que exigiam ele como titular ano passado.

  • sabem aquela contratação do Murilo, ops, muralha, foi um erro, gastou dinheiro atoa, pq no msm nivel dele tinha o PV, um prata da casa, sangue rubro negro. Agora tem que contratar outro goleiro. Agora, ou contrata um goleiro de seleçao, ou entao, dar oportunidade pro cesar, thiago. Esses dois vao fazer sucesso, provavelmente longe do Fla, ai o Fla vai querer repatriar.

  • A torcida do Mengão é meio esquizofrênica e muito injusta às vezes.

    A pergunta que faço é a seguinte: Alguém aqui está acompanhando o Júlio César nesta última temporada no Benfica?

    Eu não estou.

    Mas o fato é que este senhor tem 37 anos e já foi o melhor goleiro do mundo em 2009/2010.

    37 anos para um goleiro é bem tranquilo (Zé Roberto está aí para provar jogando na linha)

    Portanto, se os críticos dele estão criticando baseados na atuação dele no Benfica Ok.

    Mas se são só papagaios de pirata que sequer veem o campeonato português, vão tomar no meio do brioco.

    Júlio César sempre respeitou o manto e se estiver bem e o salário for razoável é e sempre será bem melhor que Muralha, PV, Felipe e outras porcarias que já foram titulares.

    Na minha opinião deveria ser dado chance ao Thiago de se provar, mas duvido que o Zé Buce... teria coragem.

    SRN.

    • Julio Cesar na temporada passada foi muito bem, sendo titular na Champions, com destaque na boa campanha do Benfica, inclusive fazendo milagres e sendo eleito o goleiro da rodada. Eu vi! Aí nessa temporada, pra quem conhece, desde os tempos de Flamengo ele tinha hérnia de disco. Se afastou por lesão, o reserva Ederson foi bem e não deu mais chances, e qualquer goleiro vindo de lesão precisa de ritmo de jogo. Com final de temporada e partidas importantes, era natural o Júlio ficar no banco. Tanto é que se navegar pelos portais portugueses, você não encontra torcedor falando mal dele. O que pode complicar a negociação é que o Ederson foi negociado com o Manchester City, nisso o Benfica pode se interessar pela renovação do contrato.

      • com essa grana o Benfica vai atras de outro titular! Se mante-lo vai ser ate achar outro!

    • Velho, fim de carreira, salario alto, encontra-se na reserva de seu clube e ja fez em varias ocasioes ,quando estava em alta, pouco caso quando se perguntava de um possivel retorno ao Flamengo! Memoria muito curta vc tem! e justificar a vinda dele pq foi melhor que os outros nao quer dizer nada! Ele tem que estar em alto nivel, e nao está, simples assim! Engraçado é vc dar seu chiliquinho ai, xingar todo mundo que, acertadamente, não quer esse encostado aqui, dizer q ninguem acompanha pra poder criticar, mas Vc pode dar opniao sem acompanhar né falastrao!! Vc pode sugerir! Kkkk Contraditorio vc em nPapagaio!?

      • Seu filho de uma put... se vc acompanhou a ultima temporada vc não se encaixa na minha crítica.
        Ademais eu falei que prefiro chances ao Thiago e não a contratação do Júlio.
        O que eu critico é meter o malho no cara por estar velho quando ele tem 37 anos. O Prass, ídolo do Palmeiras tem mais de 40.
        Aprende a ler antes de falar m.... e vtnc
        SRN

  • Vejo que não é só o Dp de futebol do flamengo que gosta de encostado. Se Júlio césar não serve pra Europa e Rodolfo não serve pro insignificante besiktas vai servir pro flamengo? Mais um zagueiro igual aos que tem lá. Não aprendem, tem um infiltrado lá,ou vários.