A Primeira Liga foi uma competição criada a partir da atitude de alguns times brasileiros, que mostravam descontentamento com as federações estaduais – como Flamengo e Fluminense, em relação à FERJ -, a competição vinha com a proposta de ser uma ‘válvula de escape’, para mostrar a força da união dos clubes, porém, com o descaso dos próprios participantes, acabou se tornando apenas mais um elemento prejudicial ao calendário das equipes.
A nova ideia da comissão é de, a partir de 2018, realizar torneios de verão e eventos relacionados ao futebol, tentando evitar o total esquecimento da competição, que já teve uma significativa queda de público de 11.842 espectadores em 2016 para 6.833 em 2017.
Outra proposta nova dos idealizadores é para valorizar as categorias de base dos clubes, tendo competições voltadas para o sub-23, abrindo espaço inclusive para times internacionais.
Na atual temporada, a Primeira Liga está na fase de quartas de final, onde o Flamengo enfrentará o Paraná, com data a ser definida (29 ou 30 de junho).
Os próprios clubes fundadores e o Flamengo está incluído, infelizmente se acomodaram. Fogo de palha. Colocando times reserva e desdenhando a competição. Infelizmente os clubes não sabem separar as coisas e acabam caindo nas vaidades e clubismo. Uma pena, pois eu mesmo cheguei a ter uma ponta de esperança que o movimento fosse crescer. Doce ilusão Lamentável.
Uma decepção…
A CBF e os dirigentes dos clubes de São Paulo conseguiram acabar com a competição; na verdade ela era para ser o embrião da nossa Liga do futebol brasileiro, era a grande chance dos clubes darem um pé na bunda da CBF e passarem a assumir de vez o comando do futebol brasileiro, mas os clubes de São Paulo resolveram apoiar o Coronel Nunes que só serviu de cabide para o Del Nero fugir da justiça, agora voltamos a estaca zero e com os clubes perdendo poder de voto na CBF para as ótimas e competentes federações estaduais. Quem acha o euvírus um FDP que não vale nada e só quer sacanear o Flamengo nos bastidores deveria olhar mais atentamente para os clubes de SP, esses sim tem o poder de manipular a CBF do jeito que eles querem, enquanto o euvírus é um problema estadual esses bostas são um câncer nacional, pois armam todas para se dar bem em cima dos outros.
SRN #CambadaDeFDP
O problema é o calendário horrível dos estaduais que não tem espaço para mais nada e encavala o brasileiro em várias rodas de quarta,domingo