Colunas

A responsabilidade em torcer e cobrar

Ainda que eu deteste a classificação pobre de algumas pessoas, ainda que eu repudie o Sommelier de torcedor, que vive apegado a conceitos binários e infantis – como o de torcedores raiz e torcedores Nutella – precisamos de mais.

Hoje, precisamos de mais. Hoje, precisamos demais de nossas vozes. É preciso que nossa união faça a força e que a Maior Torcida do Mundo Volte a fazer a diferença!

Sim, é preciso cobrar! Talvez tenhamos passado muito tempo só no amor, é bem verdade. Mas é preciso que entendam que cobrança nada tem a ver com violência ou falta de civilidade.

Mesmo sendo preciso cobrar, é necessário torcer, é fundamental apoiar. O momento não é bom, as últimas escolhas de peças não ajudam, nosso melhor futebol não dá as caras faz tempo e tudo parece conspirar contra.

Nessas horas precisamos resgatar nossa identidade. É fundamental que lembremos de nossa promessa de apoio nos piores momentos e até o final. E estamos bem longe de tantos momentos ruins vividos. O momento é ruim, é delicado, é decepcionante, mas é chegada a hora de mostrarmos mais uma vez a nossa força.

Casa nova. Pequena, sim. Mas que pode e deve virar um caldeirão de apoio, um inferno para os adversários. Nunca foi tão fácil sermos o décimo segundo jogador.

Esse é o momento certo de nossa virada. Nossa maior prova de força pode e deve vir de três pontos que a torcida, no grito e na vontade, como em tantas outras vezes em nossa história, colocará na tabela. É assim, quando nada dá certo, quando o time não corresponde o esperado que nós entramos em campo.

Nós somos o Flamengo, que mais uma vez possamos deixar isso bem claro.

Que possamos torcer, vibrar, apoiar, cobrar e vencer. Sim, vencer!

Façamos isso como somos, façamos isso da maneira mais Rubro-Negra possível.

E que fique bem claro, que isso tudo não tem absolutamente nada a ver com violência. Que ninguém ouse, por infantilidade ou cabeça quente, tirar de nós esse enorme reforço que é a Ilha do Urubu!

Saiam de lá com os 3 pontos, é isso que espero de nossa torcida.

Saudações Rubro-Negras!

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares

Ver comentários

  • Esse presidente ignorante é ludibriador não respeita a torcida, se não jogar hoje pra ganhar bem é convencer, vai ser vaiado por 20 mil torcedores

  • Cara, na boa, ninguém aguenta mais esse tipo de "textinho". O tempo do Zé Ricardo no Flamengo acabou. É visível que ele não vai conseguir levar o Flamengo ao título do brasileirão, acreditar em algo diferente disso é gostar de se iludir. Com ele a Briga vai no máximo pelo G6 se bem que com o atual futebol jogado, ficar na zona da sulamericana já estaria de ótimo tamanho. A diretoria ta prorrogando o inevitável e o mais grave disso é que a raiva da torcida só aumenta. Dependendo do que aconteça hoje, as coisas lá na Ilha podem ficar bem feias.

    • Concordo, na prática o texto é até bonitinho, mais dentro de campo o time esta engessado faz tempo e isso principalmente pela teimosia do técnico, e ao que me parece hj ele vai poupar o Juan e escalar o Vaz de novo, além de manter o Arão e Marcio Araújo. Ta de brincadeira né. Cada rodada que passa perdemos a chance de reagir com esse estagiário. É claro que arremessar objetos em campo ou invadi-lo é burrice, mais um enorme coro de insatisfação é correto.

    • daqui a pouco vira um atletico de madrid, toma pau do real madrid todo ano na champions, e ficam felizes pela valentia e por competir e não ganhar hahaahahhahaa que me faz remeter um pouco ao fascismo !!

  • Vou repetir: vai dar merda esse jogo. Só por observar os comentários durante essa semana, oq tem de torcedor de técnico, jogador não é brincadeira. Não duvido que vai ter mta gente disposta a acabar com estádio só pra ver o flamengo prejudicado.

    • obvio que vai da merda... ponte preta é fortissima, time arrumado... a bola vai queimar no pé de todos hoje.......a torcida não vai te rum pingo de paciencia com o time hoje..... tem que abrir os olhos com os infiltrados..principalmente os botafoguenses ..aquele velho do CEP não me engana..é sujo !!

  • desculpe, torcida não ganha jogo. até ajuda ou atrapalha mas jogo ganha-se ou não dentro de campo jogando futebol algo que o time não faz já há muito tempo. só assim vamos sair dessa. SRN

  • Ai vai dos torcedores

    Se vai e apóia ou se vai e bota pro flamengo perde o mando de varios jogos so por implicância com ze

  • Vaiem, xinguem, xinguem até o Diego, SÓ NÃO FAÇAM O FLAMENGO PERDER MANDO DE CAMPO.

  • Se botar 3 volantes, dá p reforçar a defesa e meio campo q sofreu nos últimos jogos contra San Lorenzo, Atlético GO, Sport... e melhorar a posse de bola, solta os laterais para apoiar igual em 2009 e na frente Diego, Éverton Ribeiro (Everton/Vinícius Jr) e Guerrero. Hj estamos lá p iniciar a volta por cima!!!

  • Vaiar no final do jogo, se o time jogar mal, tudo bem. Mas durante o jogo a torcida tem que apoiar quem estiver em campo. Não podemos transformar nosso caldeirão em campo do adversário. Além disso, as cobranças não podem prejudicar futuros mandos de campo do Flamengo. Consciência galera!!! SRN.