Caro Presidente,
Começo essa carta pedindo a devida vênia pela intromissão, mas como torcedor Flamenguista, sinto-me no direito de trazer em minhas linhas a percepção de quem fez o Flamengo ser o que é. Mais que isso, sinto-me no dever de trazer minha percepção, já que considero o Flamengo uma força que existe por conta do futebol e sua torcida.
Entendo que não deva ser fácil presidir um Clube como o Flamengo. Uma torcida quase tão populosa quanto nossa vizinha Argentina, com mais “devotos” do que a população do Canadá. Exige organização, preparo, competência e um bocado de equilíbrio e sangue frio.
Independente do momento de crise, devo ser sincero e admitir que o Senhor reúne algumas dessas características e algumas outras tantas. Mesmo assim, o compromisso com a verdade também não me impede de indicar que algumas, muitas vezes menos técnicas, acabam faltando ao Senhor com certa frequência.
A docilidade e a paciência de nossa torcida desde sua eleição me comovem. E comovem de maneira sincera, apesar da ponderação que o tempo me trouxe aos poucos, nunca acreditei em nossa redenção institucional e financeira por dois motivos: a ausência de gente séria e comprometida somada ao imediatismo da Nação por resultados.
Encontramos gente séria e comprometida, viria o segundo desafio. A sorte nos sorriu ainda em nosso primeiro ano, mas aceitamos nossa sorte e nossa sina em busca da redenção que nos traria de volta o protagonismo além da camisa, do nome e da torcida.
Pouquíssimos momentos de crise, contratações cada vez melhores e mais empolgantes, mas seguíamos na espera por resultados. Nessa espera, fizemos vista grossa para cada erro de planejamento ou escolha questionável, valia confiar. Na verdade, Presidente, ainda vale, mas é preciso mais.
Comemoramos balanços e faturamentos como se fossem taças, aceitamos nossa realidade de reestruturação e abraçamos a causa. Advogamos em nome do Clube e também – de maneira quase inédita e muito ampla – sua diretoria.
Entenda, Senhor Presidente, estou falando de torcedor comum apoiando. Não estou falando de influenciadores digitais ou qualquer tipo de pessoa direta ou indiretamente ligada à política do Clube.
Também sou capaz de compreender certa falta de traquejo de sua parte, o Senhor não foi forjado em um período de crises, mas deveria estar preparado para isso. É compreensível que a pressão por resultados lhe tire o sono. Afinal, até pouco tempo atrás, sua luta era pelo posto de, quem sabe, melhor Presidente de nossa história.
Acontece que independente dos resultados obtidos a partir de agora, os resultados esportivos não devem alcançar o mesmo brilhantismo que vimos na parte administrativa.
Ocorre também que a torcida foi capaz de compreender e suportar muita coisa por muito tempo. Relevamos alguns erros cometidos e também seus deslizes quando pressionado, mas precisamos de mais e precisamos agora. Estamos em seu quinto ano de gestão e não conseguimos digerir uma Copa do Brasil em nosso primeiro ano como resultado do remédio amargo que, junto com o Senhor, resolvemos tomar.
Não clamo por demagogia ou qualquer tipo de absurdo. Não vim aqui para gritar pela volta da irresponsabilidade. Vim pedir respeito, Senhor Presidente. Respeito com o torcedor, com nossa história à beira do campo, seguindo o Flamengo a todo lado no Brasil e no Mundo. Vim pedir respeito e equilíbrio!
Devo dizer também que stá lhe faltando equilíbrio, Presidente. Não se xinga torcedor! Mais que isso, é de uma ingenuidade incompatível com sua biografia, acreditar que um gesto para um torcedor em meio à multidão possa ser interpretado de maneira correta.
Por fim, pelo menos nesse momento, está lhe faltando um pouco de humildade. Reconhecer os erros e delegar funções a quem é capacitado para desempenhá-las é característica básica de qualquer grande gestor. Se a escolha de Godinho pra VP de Futebol parecia um erro, a insistência do Senhor no acúmulo da função é algo ainda pior.
Respeite o torcedor, Presidente. Não politize nossa insatisfação. Ainda que qualquer um saiba como a política do Clube pode desestabilizar o equilíbrio das coisas, o Senhor também sabe que nossa insatisfação não tem nada a ver com a cor de uma chapa ou de outra.
Seus problemas pessoais com alguns jornalistas ou veículos são problemas do Senhor e apenas do Senhor. Ainda que respeite sua chateação, entenda isso como o ônus de sua posição atual.
Queremos o Flamengo forte e vencedor, queremos a chegada do prometido Ano Mágico, adiado ano após ano, enquanto sofremos apoiando. Queremos uma posição de protagonismo. É chegada a hora, é passada a hora da colheita.
Lembre-se de como era ser torcedor e talvez consiga perceber novamente que nós somos o Flamengo. Por isso, merecemos tanto respeito.
A diferença entre um Presidente e um Estadista se vê na diferença como ambos reagem nos momentos de crise. Reflita, delegue, desculpe-se e resgate-se. Assim, posso garantir que a história Rubro-Negra guardará o nome do Senhor em bom lugar.
Saudações Rubro-Negras
Thigu Soares
Twitter: @thigusoares
Estudo aponta que ligas nacionais do Chile e da Colômbia tiveram faturamento inferior ao Flamengo…
Possível ida de Neymar para o Santos pode levar Gabigol a assinar com o time…
David Luiz foi autor de gol do Flamengo sobre o Cruzeiro, na Arena Independência A…
Natan marcou o primeiro gol do Bétis (ESP) contra o Celje (ESL) pela Conference League…
O Flamengo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na 32ª rodada do Brasileirão, mas…
Filipe Luís avalia situações de Arrascaeta, De La Cruz e Luiz Araújo no Flamengo Faltam…
Ver comentários
Como sempre, excelente texto THIGU!
SRN
O Thigu, de novo, enrola, enrola, puxa o saco do Bandeira, depois critica, mansamente, não dizendo que o Flamengo tem que contratar um Técnico com urgência, dispensar o Caetano e alguns jogadores, sendo Ederson, Gabriel, Juan (agradecer pelo passado e deu neh), Vaz, Romulo (veio passear no RJ) e outras malas que todos sabem que são...!!! Aí dá os parabéns pelo texto....kkk.....Devia é dizer, não enrole....!!! Acordem...!!!
Obrigado, Breno!
SRN
Bom, gostei. Apoiamos cegamente, mas uma hora temos que ser firmes. Paciência tem sido uma virtude da nação. Mas não nos subestime.
Extamente! SRN!
O que deixa o torcedor mais triste e irritado é as declarações dele, o time esta jogando mal não esta rendendo um elenco que era para esta no minimo classificado para libertadores esta abaixo dos 10 primeiro na tabela e ele diz que o trabalho vai ser mantido esta praticamente negando o torcedor ele tem que ceder um pouco e atender ao pedido da torcida
Por aí mesmo. SRN
O Mito Thigu virou o carteiro oficial do site.
O problema é que só nós lemos essas cartas.
Thigu, de novo, enrola, enrola, puxa o saco do Bandeira, depois critica, mansamente, não dizendo que o Flamengo tem que contratar um Técnico com urgência, dispensar o Caetano e alguns jogadores, sendo Ederson, Gabriel, Juan (agradecer pelo passado e deu neh), Vaz, Romulo (veio passear no RJ) e outras malas que todos sabem que são...!!! Aí dão parabéns pelo texto....kkk.....Deviam é dizer, não enrole....!!! Acordem...!!!!
Novamente, sugiro releitura do texto.
Ou ao menos busque compreender o objetivo dele.
Se o formato não te agrada, reafirmo que a leitura não é obrigatória.
O que você chama de mansidão, eu classifico como educação.
SRN
Verdade
hauhauhauhauahua
Parabéns, Thigu!
O Bandeira está colocando tudo a perder com essa postura "Euricana".
Está se achando o dono do Flamengo. Parece que ele quer que a torcida que se exploda e engula suas decisões. A cada dia que passa ele respeita menos os torcedores de verdade que querem o bem do clube.
Para ele, todas as críticas são de cunho político, talvez isso justifique a cegueira dele em algumas decisões.
Valeu! SRN!
Parabéns pelo texto!!!
Obrigado! SRN!
O Thigu joga de terno Haha
Excelente texto.
hauahuahuahuha
Valeu, Mateus
muito bom texto. o problema do ebm é que ele não se vê mais como apenas o presidente do clube. se vê como uma entidade que paira acima do bem e do mal que não sabe ouvir crítica. arrisca jogar no lixo o trabalho que o grupo que o elegeu vem fazendo. SRN
De novo, enrola, enrola, puxa o saco do Bandeira, depois critica, mansamente, não dizendo que o Flamengo tem que contratar um Técnico com urgência, dispensar o Caetano, alguns jogadores, sendo Ederson, Gabriel, Juan (agradecer pelo passado e deu neh), Vaz, Romulo (veio passear no RJ)...!!! Ou seja, não enrole....!!! Acordem...!!!!
Acho que você não leu a carta.
Sugiro releitura.
SRN
Boooa Thigu!! Espero que essa carta chegue ao EBM de alguma forma.
O Secretário do Bandeira, Marcio Araujo, rasgará a carta antes que chegue.
Tomara, mas eu duvido um pouco. SRN!