Salve, Salve Nação Mais Linda do Mundo!
“Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo!“ É com essa frase de Raul Seixas que inicio minha coluna de hoje afinal, o que realmente almejamos para nosso querido Mengão no decorrer do ano que se segue?
Se queremos continuar deste mesmo jeito não precisamos ser essa metamorfose. Se quisermos continuar nos apoiando em números e explicando com a frieza da estatística, usando-a como muletas, reiteradas vezes, para justificar e afiançar a maneira com que temos fracassado nos certames em geral, devemos mesmo ter aquela velha opinião formada sobre tudo e continuar trilhando na mediocridade.
Os números são importantíssimos, não nego este fato! Isso é ponto pacífico! Mas devemos utilizá-los com mais ceticismo e menos adoração, usando-os como instrumento de mensuração, de meio; mas nunca, de maneira alguma, devemos os utilizá-los como fim. Não podemos nos basear somente neles, por exemplo, para tentar defender posturas ou pontos de vista. Isso é extremamente perigoso, enganoso e altamente nocivo, ferindo o bom senso de maneira letal.
Digo isso pois muitos amigos e companheiros de Flamengo baseiam-se neles para tentar defender seus pontos de vista afirmando através deles, e somente neles, que o trabalho do Zé Ricardo e o desempenho do time são muito bons. Escancarando-os e tratando-os como peremptórios, tentam empurrar-me a teoria de que nunca, em tempo nenhum, outro técnico teve números melhores que os do Zé e o colocam numa redoma, alçando-o ao posto de um quase semi-deus.
Contra fatos não há argumentos, bradam os numerólogos! Mas não é bem assim que a banda toca! Podemos analisar os fatos sob um ótica totalmente diferente. Por exemplo: as eliminações, o mau desempenho tático do time, as vitórias baseadas nas individualidades, a falta de identidade da equipe, as substituições equivocadas e, principalmete as péssimas escolhas de alguns jogadores com qualidade técnica comprovadamente inferior. Essa argumentação, por si só, já começa a implodir a força do numerário.
É certo que amargamos alguns resultados pífios ultimamente. Com um elenco desta estirpe, deveríamos estar nos apresentando de forma mais digna, o que não acontece há tempos. Não digo em ganhar tudo e todos, não estou desmerecendo e subestimando nenhum adversário, mas fazendo uma análise ponderada sobre o trabalho que vem sendo realizado no Flamengo através destes 14 meses em que a batuta encontra-se nas mãos de nosso treinador.
Atenuando-se o fato de que o elenco foi qualificado com mais excelência no início deste ano e, mais ainda, no segundo trimestre de 2017, podemos fazer uma comparação dos números, pois se o desempenho de ZR é tão alto assim, devemos nos lembrar que nenhum outro técnico do Mengão teve, em tempo algum, à sua disposição, um elenco tão bem qualificado como esse. Essa contraposição é extremamente relevante antes que os números venham a seu favor.
Esse bom desempenho mostrou-se no terceiro trimestre do ano passado, onde o trabalho mostrou-se forte, sólido, e o time (sabedor de suas obrigações ofensivas e defensivas) jogou muito bem durante, principalmente, o segundo turno do campeonato brasileiro. Devido à falta de estádio disponível (o que foi corrigido este ano) as viagens cobraram o preço do desgaste no final do ano, mas nossa performance mostrou-se altamente positiva pelo elenco que possuíamos à época. Esse ano o buraco é mais embaixo.
A qualificação de elenco é uma via de mão dupla, uma faca de dois gumes: traz a tranquilidade de possuir bons jogadores, tornando o elenco superior tecnicamente, mas gera extrema pressão por bons resultados tanto em números quanto em desempenho. E é isso mesmo o que devemos cobrar: desempenho, performance. O que anda faltando em nossa equipe. E é exatamente aí que devemos melhorar se quisermos almejar coisas maiores ainda este ano de 2017.
Os leitores devem compreender que cobrança não significa “cornetagem”. A própria palavra “CRÍTICA” vem do grego “kritike”, significando “a arte de discernir”, o que nos respalda a continuarmos exigindo que seja retirado o máximo deste elenco, com QUALQUER técnico que esteja no comando. Isso não está acontecendo, o time não evolui e não rende nem a metade do que pode render.
Estamos dependendo exclusivamente das individualidades para decidirmos as partidas a nosso favor. Isso é inadmissível! O time já passou da hora de mostrar um futebol mais consistente, afinal de contas nosso treinador é o mais longevo entre os times da Série A. Se a continuidade é importante, que o Zé consiga extrair do elenco muito mais do que se apresenta para o momento! Isso definirá, a meu entender, se ele continuará ou não a trabalhar no Mais Querido após o final da temporada.
Na minha opinião, eu já o teria substituído após a desclassificação na fase de grupos da Libertadores pois entendo que ele não esteja mais agregando valor ao time (taticamente falando), mas respeito muito as opiniões contrárias à troca. Dito isso, no nos resta aguardar e torcer. Devemos continuar apoiando incondicionalmente nosso querido Mengão. Quanto a isso não há concessão que possa ser feita.
Seja com ou sem o Zé Ricardo, nosso Flamengo deve mudar postura, filosofia e, principalmente, algumas convicções para que nos tornemos protagonistas dentro de campo, pois nosso elenco, atualmente, é o melhor do Brasil no papel. Façamos que ele também o seja dentro das quatro linhas. Oremos. Vai pra cima deles Mengo!!!
O Flamengo simplesmente é!!!
Saudações Rubro-Negras a todos!
Fabio Monken
Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!
Flamengo é o atual campeão e o maior vencedor do Campeonato Carioca A Federação de…
CBF definiu os dias e horários das partidas do Flamengo da 37ª e 38ª rodada…
Flamengo e Fortaleza se enfrentam às 20h (horário de Brasília) desta terça-feira (26) O Flamengo…
Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…
Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…
Vice presidente de futebol do Flamengo explicou por que o clube rubro-negro não aceita garantia…
Ver comentários
Com Zé Ruela é no máximo ficar entre os seis primeiros no Brasileirão.
O zé depende apenas dele para continuar! Quem falou para ele que não pode fazer substituição no intervalo? O cara é teimoso tem jogos que alguém não está bem porque esperar 20 do 2 tempo? Ou levar um gol para substituir? Hj de manhã vi o Mauro Cezar comentando que é contra a demissão do zé, porém a diretoria tem que cobrar o cara para parar com essas teimosia, contra Coritiba Geovanio mau e quem ele saca? Berio! Sinceramente o zé Ricardo tá dando show de burrice! Acredito que ele não tem mais volta está nitidamente que nosso time falta pulso e inteligência nas escalações e táticas, temos estes dois jogos decisivos que traçara o futuro do zé ricardo
O pior é que ele substitui no intervalo, quando o MANCUELLO esta jogando de titular e por ventura vai mal no primeiro tempo. Não vinha utilizando o Cuellar, q so é titular graças aquele gol contra o santos, no jogo passado susbtitui o berrio que vinha bem, DOnatti foi pro time la do mexico é titular capitão, aqui nem jogava, conca ja tem um mes que nao entra.
Depois fala que ele nao gosta de gringo acha que é mentira.
Todos os treinadores do mundo dependem apenas deles pra continuar.
Obs: estamos com o melhor elenco dos últimos anos esta é a questão que zé ruela está com bons números, murici estava um fracasso porque qualquer treinador do mundo que possuísse Cezar Martins e walace de zaga seria uma vergonha
Com o treineiro atual é certo que não iremos longe.
Números excelentes mas títulos de expressão que é bom nada... Já vir o Luxemburgo dar padrão a um time horroroso como o de 2014, ja vir o Jayme de Almeida ganhar uma copa do Brasil dando padrão a um time ruim, mas o cara que tem o melhor Flamengo dos últimos anos prefere trabalhar a base de chuveirinhos, o pior são os que seguem esse cara cegamente, dizendo que não ele não tem culpa de o time ser o que mais empata no campeonato, ou que ele nao teve culpa que caímos na fase de grupos da libertadores, ou que fomos desclassificados pra um time minúsculo do Chile em casa, ele so tem culpa nas coisas boas não é mesmo? Ele já demonstrou que não sabe trabalhar quando está pressionado e só com isso ja deveria ter saído fora, mas oque conta são os 60% de aproveitamento ou estar na lista fulera de 10a melhor técnico do mundo, né?
O texto real deveria ser
Aonde vamos chegar....
Pq com esse tal ze aprendiz
Maximo e a obrigacao ficar entre os 6.
Na liberta e msm assim pular fase e fase.
Como o botafogo fez com todo orgulho com menos dindin do que agente.
Nao esqueci e nao esqueco a VERGONHA DA ELIMINACAO DA LIBERTA.
MTOS SAO COMFORMISTAS E ILUDIDOS E ESQUECE DE TD RAPIDO MAIS EU NAO.
###foraforaforazezezeaprendizzzzzz
penso assim amigo
Boa tarde
Amigo
SRN-valeu
Até onde podemos chegar com o Zé? Aonde podemos chegar jogando esse futebol horrível comandado pelo Zé?
Zé tá realmente abaixo do necessário pra tocar o Flamengo, mas só vale a pena trocar se tiver uma cartada certeira, como no caso do Daniel Alves. Pra vir esses técnicos de sempre, melhor nem.
Fato que o problema maior do Flamengo vem de cima, da falta de comando, ou de comando incompetente no futebol. Nisso Luxa tem razão. E não faça o erro de julgar o comando pelas contratações, pois o trabalho da diretoria vai (ou deveria ir) muito além disso.
Gostaria de saber o que o MOZER faz no flamengo isso é função dele como gerente de futebol.... Digo fora MOZER, Vamos pedir a contratação do ZINHO ou do PET.
Daniel alves!?
Sim, como no caso do Daniel Alves, ou seja, uma contratação certeira pra resolver o problema do gol. De que adiantaria substituir o Muralha por outro meia-boca?
Diego meu caro. Diego alves. Hehe
SRN
Texto muito bem escrito. E como é bom ver que muita gente custou mas percebeu que com o Zé e esse futebol sem padrão e sem identidade o máximo que almejamos é ficar entre os seis e pegar esta sexta vaga e nos mata-mata não vamos longe.
E pensar que o Abel e o Cuca estavam dando sopa por ai doidinhos pra receber um convite do Fla mas por causa da falta de visão e conhecimento do ramo por parte dos nossos dirigentes vamos ser a decepção do ano do futebol brasileiro.
E pior é que tínhamos que ler diariamente aquela frase ridícula..."deixem o Zé trabalhar"...putz!
Ainda existe torcedor que defende o Zé Ricardo e sua continuidade a frente do time do Flamengo apesar dos inúmeros insucessos e de um time jogando sem estratégia e tática de jogo? Inusitado mesmo, porque apesar de opiniões contrarias não tenho visto nenhuma evolução do nosso treinador e sim involução e os resultados pífios do time demonstram isso de forma inequívoca. Querem me convencer que Zé Ricardo é um estudioso do futebol, mais parece que apesar de estudar nada aprende, Estudioso é o Titte, com certeza, e talvez esse técnico do Corintians, Carille,
que está fazendo um excelente campeonato brasilleiro com um time limitadíssimo
CArille é do mesmo naipe do ZR, mesmo estilo de jog, filosofia, nao daria certo no flamengo. E ainda, o CArille vem colocando em pratica a mesma coisa que o tite fazia antes.
Acho que não da para comparar o Zé Ricardo com o Carille, pois o Carille foi assistente de um dos melhores técnicos do Brasil estando com o tite em todas as conquistas a frente do corintians. O zé ricardo não tem experiencia a frente de um time profissional mesmo como auxiliar. Não estou defendendo niguem, pos se aceitou o cargo faça por merecer. Mas sendo justo não tem como comparar com nenhum outro técnico.
Ate mesmo o Jair do bostafogo.. elenco ridiculo mais com mais organização