Bem, como eu acompanho o Flamengo mais de perto desde 1976 tenho uma boa base de observação em razão de 40 anos vendo a nossa performance.
Divido em blocos minha linha de raciocínio:
1 – O legado de 81:
Nossa fase áurea gerou, a meu ver, alguns efeitos colaterais ruins como por exemplo uma permanente soberba. A impressão que dá é que o Flamengo continua sendo o time de 81, que fazia tremer todos os adversários. Não é assim, na verdade, muitas vezes vivemos da força da camisa. Não quero dizer, de forma nenhuma, que foi ruim ter ganho tudo. Apenas é que o pós-fase áurea é que não foi lidado da melhor forma.
2 – Bandeira histórica perdida ou difusa:
O Flamengo sempre foi um time do povo e da raça; nunca jogava de palhaçada, era sempre sério, respeitava os adversários e, por isso mesmo, passava o rodo. Não vejo isso há anos. O Flamengo passou a ser um clube e um time de certa forma elitizados.
3 – O presente:
Eu entendo que estes pontos anteriores servem de pano de fundo para o que eu relato agora. O Flamengo, através de seus dirigentes, passou a ser um time morno, quase frio. Reage basicamente de uma forma blasé aos fracassos. Não vemos a indignação, o lamentar pela derrota ou pelo insucesso. Muitas vezes se nega a realidade para jogar a responsabilidade sobre outros fatores.
Temos hoje um treinador que se mostra péssimo em quase todos os quesitos. Não utiliza a meritocracia, ou ao menos, não compartilha para seus comandados os critérios. Com isso se mostra péssimo líder, pois não consegue manter o grupo motivado, que não sabe direito o que precisa fazer para conseguir uma titularidade.
Como não abre mão de determinadas convicções absurdas, parece colocar o seu interesse pessoal e orgulho acima do clube. Isto para mim já é motivo mais do que justificado para ser demitido.
Estrategicamente também parece muito falho, pois não modifica o time de acordo com as situações de jogo. Diz que estuda, mas isto parece somente para inglês ver. O time é quase sempre mal escalado, as substituições são inacreditáveis, o que emite sinais terríveis para o time, pois ninguém sabe direito o que fazer e o porquê.
Me parece estar claramente perdido, pois não utiliza as peças direito, não desenvolve estratégias e planos de jogo considerando os jogadores e os cenários de jogo.
Vem discriminando de forma injustificável jogadores como Conca, Ederson e Vizeu, além do Ronaldo e Rômulo. Vejo um time fadado ao fracasso, fruto de uma absurda falta de visão aliada à vaidade e orgulho. Tudo temperado com soberba de cima, da diretoria. Aliás, parece que há algo de muito errado no coração da comissão técnica. Ouvimos aqui e ali ruídos na preparação de goleiros, no departamento médico e, claro, no próprio técnico. Pode ser, e parece, uma ótima pessoa, mas completamente perdido em um mar de ótimos jogadores, mas também com egos que podem ser exacerbados. Um time como esse precisa de um treinador com pulso, que realmente soca a mesa quando necessário, mas que é respeitado por todo o grupo, sem perder nunca a noção de mérito e de reconhecimento para seus comandados. É mais ou menos assim na vida empresarial e no esporte também se desenha desta forma, claro guardadas as devidas proporções e peculiaridades.
Vejo com tristeza um time que tem o melhor plantel possivelmente dos últimos 30 anos, naufragar por conta da falta de liderança, capacidade e pulso do treinador. Todo um esforço gigantesco sendo jogado no lixo. Não vamos esquecer de jogadores que já saíram do clube por conta desta péssima gestão dos recursos humanos do grupo. Perdemos o Donatti e existem claros focos de resistência em outros jogadores.
Rodrigo Rubim
Flamengo encara o Fortaleza nesta terça-feira (26) O Campeonato Brasileiro chegou à reta decisiva e…
Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…
Bruno Spindel acredita no título do Flamengo, que ocupa a quinta posição O Flamengo é…
Jogo do Flamengo contra o Internacional está marcado para o próximo domingo (01), no Maracanã…
Ver comentários
Como já sabemos há tempos: diretoria mansa, gerencia mansa, técnico manso e time manso e desorganizado em campo. O Flamengo hoje em dia é uma empresa que se preocupa apenas com os resultados financeiros, os resultados em campo são apenas cordialidades.
Há uma diferença enorme entre analisar resultado e desempenho: por um lado, o time foi desclassificado precocemente da Libertadores e vem empatando e perdendo jogos que não deveria; mas por outro, a desclassificação foi atípica e ainda estamos em 4o. lugar no Brasileiro. Em suma: no caso da Libertadores, tivemos um bom desempenho, mas não apresentamos resultados; já no Brasileiro, temos bons resultados, mas não convencemos no desempenho! Então, poderíamos criticar o time e a comissão técnica duramente? Claro que não! Mas também não podemos enchê-la de elogios!
Porém, inegavelmente a direção vem fazendo um excelente trabalho em termos de finanças e montagem de elenco. Analisando de uma forma geral, posso afirmar perfeitamente que o Flamengo no geral merece uma nota 7,0!
Mas infelizmente, para a torcida ou é nota 10 ou zero... &;-D
Não acredito em nada disso viva a Democracia o problema é que o time jogava no maracana com os geraldinos enchendo a geral de graça: antigamente os dirigentes eram ir responsáveis para não dizer ladrões que deixaram o clube sendo o maior devedor do futebol Brasileiro não pagavam nada nem ninguém, alguns jogadores cachaceiros diziam que fingia que jogava e os dirigentes fingia que pagava , hoje a divida diminui bastante temos patrocinadores serios , estamos com um lindo centro de treinamento e um estadio pequeno mas lindo e aconchegante e ainda temos a maior torcida 6 titulos Brasileiro, 3 Copa do Brasil , 35 Carioca e um Mundial e isso aguça o odio a ponto dos Antisfla ficarem entrando aqui para colocar todo recalque para fora. AVANTE MENGOOOOOOOOOOOO.
Avante Bandeira FC
Balbuino se gosto da boa administração isso é inegável, não suporto pilantra e marginais sempre torço para os honesto e trabalhadores , mais tem gente que gosta. Fazer o que né. Avante Mengoooo.
Esse colunista é técnico de futebol, é cada um que aparece. Saudações rubro-negras!
Concordo, boa análise, vejo da mesma forma o trabalho de ZR. Só não concordo que temos um dos melhores times dos ultimos 30 anos. Rever, Vaz, MA, Pará e Arão são jogadores medianos. O ZR teve 1 ano no cargo, e o minimo que se esperava era pedir jogadores nessas posições.